Autor Tópico: Bravo 1.4 T-jet  (Lida 966596 vezes)

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
Re: Bravo 1.4 T-jet
« Responder #6225 em: 14 de Dezembro, 2011, 18:20:38 »
Para isso fico com o BM!
20cv nem se nota a diferença... É só por dizer que a embalagem é mais moderna...lol

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6226 em: 15 de Dezembro, 2011, 11:06:09 »
Vejamos:

Fiat Bravo Sport R 1.4 16v T-JET
1368cc
155cv/5500rpm
230Nm/3000rpm
8.2s
212km/h
7.1L

Alfa Romeo Giulietta Distinctive 1.4 16v Multiair
1368cc
170cv/5500rpm
250Nm/2500rpm
7.8s
218km/h
5.9L

Sendo as carroçarias de dimensões muito parecidas (O Bravo tem menos 1,5cm de comprimento, menos 0,6cm de largura e mais 3,3cm de altura. Uma mala maior em 50L e menos 15kg.), a maior diferença estará na tecnologia Multiair que pegou no mesmo motor e conseguiu extrair mais 15cv, mais 20Nm e melhorar os consumos em 1,2L.

Em termos percentuais são estas as contas:

Potência: +15cv (melhorou 10%)
Binário: +20Nm (melhorou 9%)
Aceleração: -0,4s (melhorou 5%)
Performance: +6km/h (melhorou 3%)
Consumo: -1,2L (melhorou 20%)

É uma excelente evolução, pena foi o Grupo Fiat ter medo do canibalismo entre os dois modelos e "matar" o Bravo, pois antes de sair de cena a versão Sport R, esta sofreu uma actualização ao evoluir a tecnologia T-JET para Multiair, mas usaram como base a versão do T-JET de 120cv e não a de 155cv, e o resultado foi um downgrade em termos de potência. Como é óbvio, o T-JET estava num patamar alto em termos de performance, só ultrapassado em potência pelo 1.4 TSI de 170cv da VW, ou pelo 1.6 TURBO de 180cv da Opel, ambos bastante mais caros.

Tudo o resto estava num patamar de potência inferior, entre 120cv e 150cv.

(1.4T 120cv, 1.4TCe 130cv, 1.6THP 150cv, etc)

Com o Downgrade para 140cv, a Fiat colocou o Bravo Multiair no meio do rebanho, e como é sabido o modelo já é dos mais antigos do segmento e como é óbvio as vendas desceram bastante até que optaram por matar a versão.

No caso do Giulietta a fasquia de potência está lá em cima, acima do rebanho e onde concorre com menos concorrentes do que por exemplo o Giulietta T-JET que tem vendas também fracas por estar no meio da carneirada.

Mas isso deve ter sido pensado, digo eu.

A Fiat ainda é vista com maus olhos e em termos de empate de performances/preços, perde para as marcas mais "cotadas" numa possível escolha, pois já alguém ouviu que a tia do vizinho da prima do colega da namorada teve um Fiat e que aquilo dava problemas.

A Alfa Romeo padece dessa aversão aos italianos, mas devido ao design fabuloso há quem arrisque.  :lol:

Fiquem bem.
« Última modificação: 15 de Dezembro, 2011, 11:09:03 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #6227 em: 26 de Dezembro, 2011, 20:46:21 »
O meu está agora com 34 mil kms e está para ficar na família !
Até à data não deu nenhum problema , mas parece-me que a bateria está a ir à vida ...
O que o BlueCat relatou em relação às baterias nos carros mais modernos é 100% verdade . Já aconteceu cá em casa num Alfa GT M-Jet e num Alfa 159 M-Jet . As baterias simplesmente morrem sem qualquer sintoma !
O Bravo está a começar a custar um pouco mais a pegar a frio , mas só mesmo quem conhece o carro consegue notar .
De resto é meter gasolina e andar para a frente ! Que assim continue por longos anos !

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #6228 em: 27 de Dezembro, 2011, 00:08:59 »
Aquela do Stilo foi na mesma... de repente!
E ficou preso na garagem engatado em 1ª sem hipótese de desengatar.
Teve mesmo que se meter outra bateria.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #6229 em: 27 de Dezembro, 2011, 11:21:01 »
Aquela do Stilo foi na mesma... de repente!
E ficou preso na garagem engatado em 1ª sem hipótese de desengatar.
Teve mesmo que se meter outra bateria.

O meu quando acabou a bateria avariou a centralina da coluna de direcção :S sorte k tneho a extensão de garantia e a Fiat assumiu o prejuizo em cerca de 1000€ :S

Tirando isso a nivel d problemas foi o rádio k avariou a fazer quase 2 anos(deixou de ler cds) levou 1 novo e d resto só lamento a péssima qualidade da pele sintética do volante k está a descascar toda cm 52000 Kms :S

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6230 em: 27 de Dezembro, 2011, 12:35:14 »
e d resto só lamento a péssima qualidade da pele sintética do volante k está a descascar toda cm 52000 Kms :S

A de substituição é de superior qualidade.

O meu já substituiu a do volante aos 29000km e a do travão de mão... só a da manete se mantém.

TEm actualmente 67000km e nunca mais teve problemas com a pele.

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #6231 em: 27 de Dezembro, 2011, 13:48:36 »
A de substituição é de superior qualidade.

O meu já substituiu a do volante aos 29000km e a do travão de mão... só a da manete se mantém.

TEm actualmente 67000km e nunca mais teve problemas com a pele.

Pois o problema é k s kiser trocar a garantia nao cobre :S

ivor

• Giannini

• *
  • 305

Masculino
« Responder #6232 em: 27 de Dezembro, 2011, 14:24:25 »
Olá a todos,  :)

Tenho andado desaparecido, mas quando posso venho ler alguma coisa, aqui pelo fórum, só que não há tempo para andar a comentar…  :angry:

O meu pedido de ajuda/despiste:

Tive um problema no meu painel de instrumentos, devido a luz do óleo (não acendia devidadamente) e o mesmo teve se ser trocado ao abrigo da extensão de garantia. 
Visto que os manómetros que tinha no meu bravo, já não se fabricarem, foi-me colocado os de fundo cinzento. (imagens mais abaixo)
A minha questão é (já questionei a IMV – italian Motor Village de Alfragide e já lá estive mais do que uma vez), no painel de instrumentos (antigo), de fundo branco, o mesmo tinha um sensor,  que mesmo com as luzes ligas e com sol (dia) o painel não ligava, só ligando em sítios de pouca luminosidade. Este novo não faz isso… com as luzes ligas o painel fica sempre ligado e luzes desligadas o painel de instrumentos tem as luzes sempre desligadas.. foi-me dito, mas não tive confirmação, que esse sensor só existe nos painéis de instrumentos de fundo branco. Alguém tem este painel de instrumentos num bravo, versão sport?
Será que é mesmo isso… este painel não tem essa função/sensor?!...

Antes:

Depois:

Obrigado a todos,

Abraço,

Ivo R.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6233 em: 27 de Dezembro, 2011, 14:24:59 »
Pois o problema é k s kiser trocar a garantia nao cobre :S

O volante foi trocado aos 29000km dentro dos dois anos de garantia, e o travão de mão aos 60000km dentro da extensão de garantia.

Além disso também já troquei todos os logos... ao abrigo das garantias.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6234 em: 27 de Dezembro, 2011, 14:28:09 »

Tenho andado desaparecido, mas quando posso venho ler alguma coisa, aqui pelo fórum, só que não há tempo para andar a comentar…  :angry:

Tive um problema no meu painel de instrumentos, devido a luz do óleo (não acendia devidadamente) e o mesmo teve se ser trocado ao abrigo da extensão de garantia. 
Visto que os manómetros que tinha no meu bravo, já não se fabricarem, foi-me colocado os de fundo cinzento. (imagens mais abaixo)
A minha questão é (já questionei a IMV – italian Motor Village de Alfragide e já lá estive mais do que uma vez), no painel de instrumentos (antigo), de fundo branco, o mesmo tinha um sensor,  que mesmo com as luzes ligas e com sol (dia) o painel não ligava, só ligando em sítios de pouca luminosidade. Este novo não faz isso… com as luzes ligas o painel fica sempre ligado e luzes desligadas o painel de instrumentos tem as luzes sempre desligadas.. foi-me dito, mas não tive confirmação, que esse sensor só existe nos painéis de instrumentos de fundo branco. Alguém tem este painel de instrumentos num bravo, versão sport?

Antes:

Depois:

Obrigado a todos,

Abraço,

Ivo R.

Já testei isso num SPORT R e de facto já não traz o sensor... só se tiver sensor de luminosidade.

Esse "truque" era usado para melhorar a visualização dos caracteres de dia, pois a iluminação destes juntamente com a luz do dia dificultava as leituras. Foi por esse motivo que foram substituídos pelos "menos estéticos" de fundo cinzento.

ivor

• Giannini

• *
  • 305

Masculino
« Responder #6235 em: 27 de Dezembro, 2011, 14:38:06 »
Já testei isso num SPORT R e de facto já não traz o sensor... só se tiver sensor de luminosidade.

Esse "truque" era usado para melhorar a visualização dos caracteres de dia, pois a iluminação destes juntamente com a luz do dia dificultava as leituras. Foi por esse motivo que foram substituídos pelos "menos estéticos" de fundo cinzento.

Olá BlueCat,

Obrigado pelo teu rápido esclarecimento. Era o que suspeitava  :(
Então nem vale a pena andar a "chatear-me", sobre essa questão...
É que já estava habituado a essa função, visto andar a maior parte das vezes com as luzes ligadas de dia (e já estava habituado a leitura o painel em fundo branco, agora faz-me impressão ver os manómetros ligados, como hoje no dia de sol... (e estes notam-se mais visto serem mais escuros), e o meu Bravo não tem sensor de luminosidade  :angry:

consegui através o "Elearn" a seguinte info:

"Sensor de luminosidade (apenas para as versões com fundo claro)
Os quadros de instrumentos com fundo claro têm um sensor de luminosidade para gerirem oportunamente a iluminação a bordo do veículo. O sensor de luminosidade está integrado no quadro de instrumentos.
O quadro de instrumentos diferencia a condição diurna ("Day mode") da nocturna ("Night mode") em função do estado das luzes de presença (activadas/desactivadas) e da sinalização do sensor.
Se o sensor não estiver presente (versão com fundo escuro), o quadro de instrumentos discrimina a condição diurna da nocturna apenas em função do estado das luzes de presença.
Iluminação reóstata (dimming)
Na condição diurna ("Day mode"), o display do quadro Comfort está iluminado a 100% e não é possível regular a sua intensidade luminosa (dimming). A regulação só é possível na condição nocturna ("Night mode")."

Obrigado e lá vou eu ter de me habituar a andar com o painel sempre ligado...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #6236 em: 27 de Dezembro, 2011, 20:14:57 »
Eu se um dia necessitar de forrar algum volante, estou tentado a forrar em Camurça em vez de Couro  ;)

Neste género como o João Paulo fez:

http://afife.olx.pt/vendo-volante-fiat-coupe-punto-gt-iid-293291338
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #6237 em: 28 de Dezembro, 2011, 09:32:28 »

Antes:

Depois:

Obrigado a todos,

Abraço,

Ivo R.

Boas Ivor de facto acho inadmissivel deixarem de fabricar o painel com o fundo branco...assim como os farois da frente agr virem escuros....EU comprei o carro como está..com farois brancos e com o painel branco e gosto MIL vezes mais dos brancos do que dos pretos!!!

Acho muito mal a Fiat estar a fazer isto e sinceramente não sei até k ponto o podem fazer.....

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #6238 em: 28 de Dezembro, 2011, 09:38:46 »
O volante foi trocado aos 29000km dentro dos dois anos de garantia, e o travão de mão aos 60000km dentro da extensão de garantia.

Além disso também já troquei todos os logos... ao abrigo das garantias.

Eu sei BlueCat ja tido lido isso de ti à uns posts atrás a diferença é que na Mundauto de Stª Catarina no Porto eles tiraram fotos do volante e mandaram para a ACP (instituição responsavél pela extensão de Garantia) e estes disseram que não cobrem...dizem é considerado desgaste..e não é coberto...

Diferenças de tratamento será que m podes dizer o nome da oficina k t assumiu os custos e já agora o teu nome?

Será k assim consigo alguma coisa :( É k s trocas t a do travão de mao na extensão kem a dá é a ACP na msma :(

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #6239 em: 28 de Dezembro, 2011, 09:49:20 »
Boas Ivor de facto acho inadmissivel deixarem de fabricar o painel com o fundo branco...assim como os farois da frente agr virem escuros....EU comprei o carro como está..com farois brancos e com o painel branco e gosto MIL vezes mais dos brancos do que dos pretos!!!

Acho muito mal a Fiat estar a fazer isto e sinceramente não sei até k ponto o podem fazer.....

A FIAT apenas resolveu um problema que existia, depois de levar com muitas críticas. Quanto aos farois se os teus sao brancos eles têm que meter um branco.