0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
mania dos diesel
não, erro da tua parte, a taxa de compressão tem apenas a ver com o volume unitario de cada cilindro e o volume de cada camara de combustão, 10:1 significa que o volume do cilindro é 10 vezes maior que o volume da camara de combustão, esta formula não depende da cilindrada total do motor!se fores ver o POST que eu fiz sobre os motores ohv (fiat 600, 850, 127, a112, diversos abarth, etc) vais ver que ha motores minusculos com taxas de compressão bastante elevadas que produzem potencias respeitaveis!um motor pequeno só tem uma hipotese de produzir potencia (sim porque binário é para esquecer) e essa hipotese é RODAR, para atingir rotações mais elevadas um motor necessita de extrair tudo o que possa da combustão, como tal usa taxas de compressão enormes na tentativa de criar uma explusão mais forte que consiga levar o motor até uma rotação mais alta e assim produzir mais potência.calcula a taxa de compressão para um motor que tem pistons de 65.6mm, curso de 68mm, 17.5 cc de volume de camara de combustão, uma junta da cabeça com 1mm, o piston no topo do seu curso fica á face com o bloco, e tem a cabeça plana...faz as contas e depois ve se a cilindrada total entra em algum ladoah... a taxa de compressão deste motor serão uns generosos 12:1 e se o dono meter gasolina de 95 octanas... vai buscar bocados de pistons ao CARTER!
Fiz ao lado outros calculos para comparar esse com outros e tenho aqui um 1192cc com uma relação de compressão de 9,5:1Exprimindo agora em kilogramas força, esse 900cc com essa relação toda, deve ter uns 18 kgf/cm2 de relação de compressão, porque com a pressão de compressão esta aumenta bastante.
brunoMOF:boas man! olha eu queria-te agradecer por os excelentes momentos de diversão que me proporcionas-te neste tópico. Adorei a sério! (lol) E olha em vez dos cálculos poderias ter feito uma coisa porreira; sacavas o turbocalc e tinhas chegado facilmente a várias conclusões que te salvariam do poço em que te foste enfiando ao longo da thread!
O Bruno,eu acho que te estas a seguir muito pelos livros,nem sempre é como diz a teoria,tudo bem que se tem de a saber e te-la presente,mas se queres aprender a serio vai para uma oficina,mexe e remeche,e quando não souberes o porque do fenomeno ai sim,vai ao livros. Quanto a gazolina...é simples,esperimentas usar as 3 (95,98 e 100) no mesmo motor com as mesmas condições e depois vais ver que realmente, e mesmo em motores pequenos(900cc),se nota a diferença.
Ontem pus no meu 98, diferença 0. Eu sei que aprende-se é com a prática, mas neste caso é mesmo teórico.