Autor Tópico: Que Gasolina/gasoil Espetam Dentro Do Vosso Carro?  (Lida 18344 vezes)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Que Gasolina/gasoil Espetam Dentro Do Vosso Carro?
« Responder #105 em: 17 de Abril, 2008, 16:01:35 »
ou pi x r^2
ou 2 x pi x diâmetro

se a memória não me falha (ou isso é o perimetro?)
« Última modificação: 17 de Abril, 2008, 16:02:11 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #106 em: 17 de Abril, 2008, 16:58:41 »
Volume do cilindro = área da base x altura <=> Vc = Ab x h

Ab = Pi r^2

Volume do cilindro = (Pi r^2) x h
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #107 em: 17 de Abril, 2008, 21:22:58 »
ou pi x r^2
ou 2 x pi x diâmetro

se a memória não me falha (ou isso é o perimetro?)
o perímetro é 2PI x R

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #108 em: 17 de Abril, 2008, 22:52:01 »
um carro preparado para 95 vai tirar o mesmo partido da 98 que tira da 95 o estar mais calmo ou certo é da qualidade das gasolinas, cada motor tem um teor de octanas recomendado e deve ser esse a ser utilizado. :)

os motores dos 127 de fabrica se estiverem bem afinados detonam com 95... ja me aconteceu!
Boas pessoal,entao é assim...Com tanta conversa eu ainda não percebi qual é a melhor gasolina para o meu tipo...

Eu ACHO( atenção,ACHO) que deve haver alguma diferença nas coisas,por causa do seguinte...:

Eu tenho o cartao SOLRED,e ás vezes atesto o deposito na repsol,com 95,outras x meto aqui ao pé de mim, na Bomba do Jumbo de Alfragide,e ás vezes na TOTAL...
Acontece que eu (desde que tive um AX 5 portas....CUP),gosto muito da Gasolina Ultimate da BP(98 octanas),agora isto pode ser da minha cabeça,mas sinceramente eu noto que os carros parecem ficar um bocado mais soltos..
O que achas?
Por exemplo,com 95 do Jumbo,a descer os cabos de Avila não passo dos 180klm/h...
Com a 98 ultimate há 5 dias dei 192klm/h...
Atenção ,dispenso comentarios a desmentir,porque ISTO é REAL!!!Ou entao é o meu carro que nao tá bom....
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #109 em: 17 de Abril, 2008, 22:55:16 »
Faz sentido dar mais.. obvio que faz.
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #110 em: 18 de Abril, 2008, 03:08:47 »
Tenho imensa pena, mas os cálculos estão errados....

o valor da câmara é calculado da seguinte forma:

PI x R(raio) ao quadrado x altura e não diâmetro ao quadrado !
Eu não calculei o volume da câmara de compressão, mas o valor do volume do cilindro, o valor da câmara já o Luke o tinha dado.

Só pra você confirmar, veja a imagem.

« Última modificação: 18 de Abril, 2008, 03:24:03 por BrunoMOF »
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #111 em: 18 de Abril, 2008, 03:32:15 »
o volume da camara de combustão é pequeno porque o motor é pequeno :)

e não entraste com a junta nos calculos :P
900cc - 65,5 diametro do cilindro e 68mm de curso. Camara de compressão de 17,5cc

1100cc - 75mm diametro do cilindro e 67,5mm de curso. Camara de compressão de 35,08cc.

O cilindro não é muito mais largo, e a diferença das camaras, é o dobro do tamanho.

Os dados são verdadeiros?

Quanto ao não ter posto o tamanho da junta, não é necessário pois deste-me o volume da câmara de compressão, pois já conta com isso tudo...
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #112 em: 18 de Abril, 2008, 03:51:35 »
Ah e como tinha dito, perguntei ao meu professor o que ele achava do assunto, ao qual ele disse:

"parcialmente tens razão em certos aspectos, noutros não. A diferença de octanas nota-se fundamentalmente, nas altas rotações ou seja, na rotação potencia máxima, e não na rotação binário máximo. A parte em que tens razão é que o desempenho do automóvel está garantido com as 95 octanas em carros com relação de compressão até 11,5:1 ou seja dito em cilindrada mais ou menos até aos 1800cc, variando em alguns modelos, devido ao avanço de ignição. Ao andares no teu dia a dia, não notarás diferença nenhuma entre as gasolinas, mas notarás sem dúvida na velocidade de ponta, pois ganhas à vontade 1,5 km/h a cada mudança, se totalizares ainda são uns 7 km/h. Este ganho está na capacidade da gasolina de 98 octanas aguentar mais compressão."

Depois disto, chego à conclusão que não estaria totalmente correcto, mas tinha certos pontos bem e vocês também.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #113 em: 18 de Abril, 2008, 10:34:49 »
Boas pessoal,entao é assim...Com tanta conversa eu ainda não percebi qual é a melhor gasolina para o meu tipo...

Eu ACHO( atenção,ACHO) que deve haver alguma diferença nas coisas,por causa do seguinte...:

Eu tenho o cartao SOLRED,e ás vezes atesto o deposito na repsol,com 95,outras x meto aqui ao pé de mim, na Bomba do Jumbo de Alfragide,e ás vezes na TOTAL...
Acontece que eu (desde que tive um AX 5 portas....CUP),gosto muito da Gasolina Ultimate da BP(98 octanas),agora isto pode ser da minha cabeça,mas sinceramente eu noto que os carros parecem ficar um bocado mais soltos..
O que achas?
Por exemplo,com 95 do Jumbo,a descer os cabos de Avila não passo dos 180klm/h...
Com a 98 ultimate há 5 dias dei 192klm/h...
Atenção ,dispenso comentarios a desmentir,porque ISTO é REAL!!!Ou entao é o meu carro que nao tá bom....
qual era a temperatura do ar qnd deste os 192 e qual era a temperatura qnd deste 180? :)

como ja foi dito um carro i.e. que esteja feito para 98, vai perder potencia com 95 porque tem de atrasar o ponto de ignição para evitar detonação.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #114 em: 18 de Abril, 2008, 10:44:23 »
Ah e como tinha dito, perguntei ao meu professor o que ele achava do assunto, ao qual ele disse:

"parcialmente tens razão em certos aspectos, noutros não. A diferença de octanas nota-se fundamentalmente, nas altas rotações ou seja, na rotação potencia máxima, e não na rotação binário máximo. A parte em que tens razão é que o desempenho do automóvel está garantido com as 95 octanas em carros com relação de compressão até 11,5:1 ou seja dito em cilindrada mais ou menos até aos 1800cc, variando em alguns modelos, devido ao avanço de ignição. Ao andares no teu dia a dia, não notarás diferença nenhuma entre as gasolinas, mas notarás sem dúvida na velocidade de ponta, pois ganhas à vontade 1,5 km/h a cada mudança, se totalizares ainda são uns 7 km/h. Este ganho está na capacidade da gasolina de 98 octanas aguentar mais compressão."

Depois disto, chego à conclusão que não estaria totalmente correcto, mas tinha certos pontos bem e vocês também.
eu dei-te o volume da camara de combustão, ou seja o volume da cabeça, a junta n faz parte :)

quanto ao que o teu professor te disse...

a compressão n tem nada a ver com a cilindrada total, tudo depende da preparação do motor, um 127 903 tem uma potencia especifica de 50 cv/L um renault laguna 1.8 tem a mesma potencia especifica, no entanto o laguna anda a 95, e o 127 não!!!!!

o poder andar a 95 ou a 98 tem a ver com o avanço que o fabricante prescreve (que nós ca fora damos sempre mais um bocadinho para ficar bema finado e responder melhor) e tem a ver com a taxa de compressão, o teu professor até pode ter alguma razão no que toca a carros de origem e novos, mas no que toca a carros antigos e a carros preparados... está redondamente enganado, pergunta-lhe la sobre um motor de 919 com 12 ou 13 de compressão o que deve consumir.... (quando o meu motor foi feito chegou-se a conclusão que o carro tem de usar 98 no minimo, 100 de preferencia!!!!!) e garanto-te que sentia a diferença de 98 para 100!

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #115 em: 18 de Abril, 2008, 14:10:01 »
um motor de 919 com 12 ou 13 de compressão o que deve consumir....
Segundo o que o Bruno escreveu deve consumir 98, porque 95 seria até 11,5:1, se bem percebi.

cumps. :t_up:  
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #116 em: 18 de Abril, 2008, 16:30:24 »
eu dei-te o volume da camara de combustão, ou seja o volume da cabeça, a junta n faz parte :)

quanto ao que o teu professor te disse...

a compressão n tem nada a ver com a cilindrada total, tudo depende da preparação do motor, um 127 903 tem uma potencia especifica de 50 cv/L um renault laguna 1.8 tem a mesma potencia especifica, no entanto o laguna anda a 95, e o 127 não!!!!!

o poder andar a 95 ou a 98 tem a ver com o avanço que o fabricante prescreve (que nós ca fora damos sempre mais um bocadinho para ficar bema finado e responder melhor) e tem a ver com a taxa de compressão, o teu professor até pode ter alguma razão no que toca a carros de origem e novos, mas no que toca a carros antigos e a carros preparados... está redondamente enganado, pergunta-lhe la sobre um motor de 919 com 12 ou 13 de compressão o que deve consumir.... (quando o meu motor foi feito chegou-se a conclusão que o carro tem de usar 98 no minimo, 100 de preferencia!!!!!) e garanto-te que sentia a diferença de 98 para 100!
Tá bem vou perguntar.

Mas como é claro lá estuda-se o carro a vir de fábrica. Alterados é só mais para o fim. Daqui a um ano talvez lol. Mas como te tinha dito Luis, os carro de agora vêm todos com avanços a condizer com a relação de compressão, até porque cada vez mais a marcas optam por optimizar os seus carros para 95, pois a vida não ta fácil. Quanto à cilindrada não ter nada a ver com a relação de compressão...vindo de fábrica sem alteração nenhuma, quanto mais cilindrada, mais compressão. Porque para calculares a relação de compressão, precisas de obter a cilindrada unitária. A cilindrada não está directamente relaccionada, mas por ela consegues adivinhar a relação de compressão.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #117 em: 18 de Abril, 2008, 18:23:40 »
olha que nem por isso... se fores ver tabelas n notas isso... um motor com mais cilindrada não precisa de tanta compressão para ter uma boa potencia

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #118 em: 19 de Abril, 2008, 04:13:50 »
Tem, olha que sim.

Bem como tal perguntei sobre os carros antigos e alterados:

"Bruno, carros alterados são excepção em tudo. Sobre esses não há mais nada a dizer. Carros antigos...porquê? Carros antigos alterados? Isso é o mesmo que os outros. Olha eu tenho um 127 900cc e o que eu já fiz naquilo...posso-te dizer que se não puser 98 naquilo, fico com a cabeça toda fodi** e sem êmbolos. Pra te dizer ele agora é um 1050cc, e tá a debitar 89 cavalinhos que é obra. Aumentei o volume dos cilindros, os êmbolos têm mais diametro e são planos para lhe aumentar a relação de compressão, o curso dele é menor, obtenho 7650 rpm, é superquadrado, tenho o avanço de ignição mais avançado, veio de ressaltos abarth, carburador duplo com admissão directa abarth, radiador do prisma i.e. , tá um mimo, é de 1972!!! E a adrenalina que aquilo dá??? Meu deus...bem voltando ao assunto existem outras excepções que são as versões musculadas dos modelos, estes têm grandes relações de compressão e cilindrada baixa em alguns casos, por exemplo o Uno Turbo i.e. . Pergunta ao teu amigo se ele não tá a confundir relação de compressão com pressão de compressão? É que os motores pequenos dão enormes pressões de compressão. Por exemplo o meu 127 de origem tinha 9:1 relação de compressão, e depois tinhas uns incriveis, 13:1 de pressão de compressão. Quanto ao que o teu amigo diz da cilindrada não ter a ver com a relação de compressão, em poucos casos é verdade, mas a maioria tem a ver mesmo, pois um motor tem de ser todo ele a condizer, mostra-lhe isto"

O meu professor é Fiatista lool, já lhe perguntei se quer ir a um encontro ele diz que se calhar vai.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
« Responder #119 em: 19 de Abril, 2008, 15:45:16 »
Algumas coisas esquesitas...

Pistões planos para dar mais relação de compreção????

Que cambota meteu para ter menos curso?E que bielas?Ou compensou nos pistões?

13:1 de relação de compreção...tudo bem...mas não com gazolina de 98octanas,no minimo de 105.O que me leva a fazer outra pergunta,que carro de origem tam a relação de compreção maior que 11,5:1? Pessoalmente não conheço nenhum...por isso,e por essa logica, a gazolina de 98 não estaria no mercado a fazer nada.

O Turbo I.E tem relação de compreção BAIXA,devido a ser turbo,e não alta.

2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...