ou pi x r^2ou 2 x pi x diâmetro se a memória não me falha (ou isso é o perimetro?)
um carro preparado para 95 vai tirar o mesmo partido da 98 que tira da 95 o estar mais calmo ou certo é da qualidade das gasolinas, cada motor tem um teor de octanas recomendado e deve ser esse a ser utilizado. os motores dos 127 de fabrica se estiverem bem afinados detonam com 95... ja me aconteceu!
Tenho imensa pena, mas os cálculos estão errados....o valor da câmara é calculado da seguinte forma:PI x R(raio) ao quadrado x altura e não diâmetro ao quadrado !
o volume da camara de combustão é pequeno porque o motor é pequeno e não entraste com a junta nos calculos
Boas pessoal,entao é assim...Com tanta conversa eu ainda não percebi qual é a melhor gasolina para o meu tipo...Eu ACHO( atenção,ACHO) que deve haver alguma diferença nas coisas,por causa do seguinte...:Eu tenho o cartao SOLRED,e ás vezes atesto o deposito na repsol,com 95,outras x meto aqui ao pé de mim, na Bomba do Jumbo de Alfragide,e ás vezes na TOTAL...Acontece que eu (desde que tive um AX 5 portas....CUP),gosto muito da Gasolina Ultimate da BP(98 octanas),agora isto pode ser da minha cabeça,mas sinceramente eu noto que os carros parecem ficar um bocado mais soltos..O que achas?Por exemplo,com 95 do Jumbo,a descer os cabos de Avila não passo dos 180klm/h...Com a 98 ultimate há 5 dias dei 192klm/h...Atenção ,dispenso comentarios a desmentir,porque ISTO é REAL!!!Ou entao é o meu carro que nao tá bom....
Ah e como tinha dito, perguntei ao meu professor o que ele achava do assunto, ao qual ele disse:"parcialmente tens razão em certos aspectos, noutros não. A diferença de octanas nota-se fundamentalmente, nas altas rotações ou seja, na rotação potencia máxima, e não na rotação binário máximo. A parte em que tens razão é que o desempenho do automóvel está garantido com as 95 octanas em carros com relação de compressão até 11,5:1 ou seja dito em cilindrada mais ou menos até aos 1800cc, variando em alguns modelos, devido ao avanço de ignição. Ao andares no teu dia a dia, não notarás diferença nenhuma entre as gasolinas, mas notarás sem dúvida na velocidade de ponta, pois ganhas à vontade 1,5 km/h a cada mudança, se totalizares ainda são uns 7 km/h. Este ganho está na capacidade da gasolina de 98 octanas aguentar mais compressão."Depois disto, chego à conclusão que não estaria totalmente correcto, mas tinha certos pontos bem e vocês também.
um motor de 919 com 12 ou 13 de compressão o que deve consumir....
eu dei-te o volume da camara de combustão, ou seja o volume da cabeça, a junta n faz parte quanto ao que o teu professor te disse...a compressão n tem nada a ver com a cilindrada total, tudo depende da preparação do motor, um 127 903 tem uma potencia especifica de 50 cv/L um renault laguna 1.8 tem a mesma potencia especifica, no entanto o laguna anda a 95, e o 127 não!!!!!o poder andar a 95 ou a 98 tem a ver com o avanço que o fabricante prescreve (que nós ca fora damos sempre mais um bocadinho para ficar bema finado e responder melhor) e tem a ver com a taxa de compressão, o teu professor até pode ter alguma razão no que toca a carros de origem e novos, mas no que toca a carros antigos e a carros preparados... está redondamente enganado, pergunta-lhe la sobre um motor de 919 com 12 ou 13 de compressão o que deve consumir.... (quando o meu motor foi feito chegou-se a conclusão que o carro tem de usar 98 no minimo, 100 de preferencia!!!!!) e garanto-te que sentia a diferença de 98 para 100!