Autor Tópico: Gasóleo Ao Preço Da Morte! Carros Electricos!?  (Lida 13205 vezes)

josue

• Visitante
Gasóleo Ao Preço Da Morte! Carros Electricos!?
« Responder #30 em: 27 de Maio, 2008, 09:41:39 »
E tem que se acrescentar mais um mérito ao motor eléctrico... que é o binário!

Não conheço as tabelas mas sei que um motor eléctrico tem toda a força disponível (ou quase) desde rotação zero até ao máximo enquanto que um motor a combustão tem o pico de binário numa certa rotação e depois começa a perder outra vez...

Quanto aos puristas, tenho só a dizer que: também eu sou maníaco por motores! Arrepio-me todo quando ouço um ronco puro e determinado! Mas ando a ficar cansado!

Estou farto de gastar um litro de gasolina para ir buscar um litro de leite ao supermercado! Estou farto de pensar no desperdício que crio de cada vez que ando de carro! Se eu peso 60Kg e o carro 800Kg, isso que dizer que de toda a gasolina que gasto, só 7% dela é usada para me levar a mim... os outros 93% são para levar o carro!

Já estou a tirar a carta de mota e vou comprar uma 125... Também tem motor pouco (muito pouco) eficiente mas ao menos gasta uma ninharia!

Eu, pessoalmente, só não comprei uma scooter eléctrica (já existem e estão no mercado) porque trabalho a 45 Km de casa e a autonomia da pequena não chega!!!

Já agora visitem: Carro Eléctrico Norueguês no "Portugueses ao Volante"
« Última modificação: 27 de Maio, 2008, 09:43:18 por josue »

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #31 em: 27 de Maio, 2008, 11:12:38 »
As scooters electricas são bem fixes...o problema é mesmo a autonomia. 1 carga=100km. Podiam era arranjar maneira de as baterias irem carregando ao longo da viagem, que sempre dava mais 20km...

Aproveitando toda a energia libertada desnecessariamente por um carro, em travagem, com o rolamento das rodas, a oscilação dos amortecedores, o vento em andamento...podemos andar, quem sabe, sem ser preciso recarregar a bateria. Isto seria talvez o cúmulo da eficiência energética, mas o futuro da nossa mobilidade passará por aí. Pela investigação de novas formas de gerar energia, de reaproveitar a energia.

[size=8]Depois é só colocar umas colunas a fazer barulho e já parece um carro a gasolina  [/size] (lol)
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #32 em: 27 de Maio, 2008, 11:26:13 »
estar a tentar carregar baterias durante uma viagem só causa asneira, vai diminuir a autonomia, a unica hipotese é travagem regenerativa :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

josue

• Visitante
« Responder #33 em: 27 de Maio, 2008, 11:45:25 »
... a unica hipotese é travagem regenerativa :) ...
been there done that

os paineis fotovoltaicos estão também mais leves e mais eficientes... voltamos aos tectos pretos usados nos carros antigos (contra o gelo)... aproveita-se e forra-se também o capot!

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #34 em: 27 de Maio, 2008, 11:53:55 »
Os empilhadores antigos do tempo em que começei na AE (1994) eram de travagem regenerativa, de cada vez que tiras o pé do acelarador aumentava um ou dois pinos de carga...  :yes:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #35 em: 27 de Maio, 2008, 14:14:16 »
estar a tentar carregar baterias durante uma viagem só causa asneira, vai diminuir a autonomia, a unica hipotese é travagem regenerativa :)
Só diminui se as baterias forem fracas... mas é como disse, ainda há muito trabalho de investigação pela frente. Ao nível de baterias mais duradouras e da regeneração de energia. Por exemplo nos carros hibridos, os construtores dão garantia de 8 anos para as baterias, o que é pouco. Estas são carregadas estejam cheias ou vazias, através da travagem regenerativa. Mas quanto mais cheias, menos carregam. E se estiverem com muito pouca carga, se fores à velocidade cruseiro, também carregam.

Falo por experiência própria, porque em quatro anos, não noto diferença de carga nas baterias do IMA.
« Última modificação: 27 de Maio, 2008, 14:18:48 por nomade »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #36 em: 27 de Maio, 2008, 21:22:20 »
Vocês nunca viram de certeza um Lexus 400 Ah hibrido (GPL, gasolina e electricidade).....

quando aquilo arranca a "pilhas", não há nada que o agarre ... a eficiencia é tão elevada que um tipo não quer outra coisa...

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #37 em: 27 de Maio, 2008, 22:17:58 »
Ve lá se esse Lexus não é a Electricidade, Gasolina, GPL, Gasóleo, Cheiro de Peixe etc
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

marco oliveira

• Visitante
« Responder #38 em: 28 de Maio, 2008, 01:14:02 »
Na Finlândia estão a desenvolver um projecto de carros a electricidade .
O carro quando vai ao posto de abastecimento uma maquina retira a bateria descarregada e coloca um nova .
A previsão de gastos é de 2€ por cada 100km , e dizem que querem ver se a diferença de gasto da para pagar o carro.
Já existem cerca de 1000 encomendas. E a previsão disso é só para 2010 por isso….
Falam que os postos de abastecimento recarregam as baterias através de painéis solares , não sei se terão  autonomia suficiente mas…..  

Para aqueles que gostam de ouvir a magia que sai debaixo do capo desses bichinhos, meu amigo vão se mentalizando que o futuro passa pelo o silencio.  

Eu também não gosto, mas todos temos que fazer um esforço para termos um mundo melhor.
(nem que tenhamos de andar de carroça como nos velhos tempos. (lol)  )

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #39 em: 28 de Maio, 2008, 03:58:04 »
nomade, temos de respeitar sempre a lei da conservação de energia, se estas a dispender x de energia para manter o veiculo em marcha, para conseguires manter a mesma marcha e ir a carregar as baterias ao mm tempo tinhas que dispender mais energia, que pelas perdas que irás ter vai ao fim e ao cabo resultar numa perda de energia, o meu colega fez ensaios com o mata-velhos electrico com e sem caixa de velocidades, sem caixa de velocidades tem mais autonomia!

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #40 em: 28 de Maio, 2008, 18:49:08 »
nomade, temos de respeitar sempre a lei da conservação de energia, se estas a dispender x de energia para manter o veiculo em marcha, para conseguires manter a mesma marcha e ir a carregar as baterias ao mm tempo tinhas que dispender mais energia, que pelas perdas que irás ter vai ao fim e ao cabo resultar numa perda de energia, o meu colega fez ensaios com o mata-velhos electrico com e sem caixa de velocidades, sem caixa de velocidades tem mais autonomia!
Sim, eu percebo isso. Até porque em travagem regenerativa, ao carregar as baterias, o carro também vai a gastar energia para acumular mais energia. Por isso é que não carrega em aceleração, porque é difícil manter 2 fluxos de energia contínuos. Mas não podemos dizer que daqui a uns valentes anos, não se consiga contornar a lei da conservação da energia ;)

Vocês nunca viram de certeza um Lexus 400 Ah hibrido (GPL, gasolina e electricidade).....

Eu acho que esses Lexus estão num campeonato a parte...São de uma eficiência tremenda e mesmo comparando com o Prius, não tem nada a ver  :omg:  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #41 em: 28 de Maio, 2008, 18:58:18 »
se conseguires contornar a lei da conservaçao da energia estarás a criar matéria apartir do nada

Catarina Oliveira

• Zagato

• *
  • 2394
« Responder #42 em: 28 de Maio, 2008, 19:11:13 »
Na Finlândia estão a desenvolver um projecto de carros a electricidade .
O carro quando vai ao posto de abastecimento uma maquina retira a bateria descarregada e coloca um nova .
A previsão de gastos é de 2€ por cada 100km , e dizem que querem ver se a diferença de gasto da para pagar o carro.
Já existem cerca de 1000 encomendas. E a previsão disso é só para 2010 por isso….
Falam que os postos de abastecimento recarregam as baterias através de painéis solares , não sei se terão  autonomia suficiente mas…..  

Para aqueles que gostam de ouvir a magia que sai debaixo do capo desses bichinhos, meu amigo vão se mentalizando que o futuro passa pelo o silencio.  

Eu também não gosto, mas todos temos que fazer um esforço para termos um mundo melhor.
(nem que tenhamos de andar de carroça como nos velhos tempos. (lol)  )
estou contigo... ou entao ha sempre a opçao GPL...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #43 em: 28 de Maio, 2008, 22:01:56 »
Ve lá se esse Lexus não é a Electricidade, Gasolina, GPL, Gasóleo, Cheiro de Peixe etc
este manel não cala a matraca............

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #44 em: 29 de Maio, 2008, 00:32:34 »
se conseguires contornar a lei da conservaçao da energia estarás a criar matéria apartir do nada
Bem visto :P