Autor Tópico: Carregar A.c Modelo Antigo - Já Descarregou?  (Lida 4804 vezes)

ireal

• Giannini

• *
  • 421
Carregar A.c Modelo Antigo - Já Descarregou?
« em: 25 de Junho, 2008, 11:20:17 »
Boas...

Como é obvio está a chegar o calor é tempo de pensar em por o A.C a funcionar, mas so recentemente é que descobri que o meu sistema é antigo, e que já ninguem consegue carregar este sistema a não ser alguem k carregue frigorificos, mas o problema é que eles não sabem qual a medida do gas para meter.

Alguem terá uma solução para este problema?

Ta a ficar muito calor, por isso precisava mesmo da vosa ajuda.

obrigado
« Última modificação: 19 de Julho, 2008, 18:11:11 por ireal »
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #1 em: 25 de Junho, 2008, 11:41:57 »
és tu e eu com o Thema... Sistema antigo... :smash:

Ajudem aí quem saiba de alguma casa que eu vou também tentar saber... :t_up:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

LuisDedra

• Visitante
« Responder #2 em: 25 de Junho, 2008, 12:27:05 »
Eu tive de meter as valvulas novas que custam 25 euros cada uma,sao 2,e agora tenho o gas recente!

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #3 em: 25 de Junho, 2008, 12:37:59 »
Quem te fez o serviço ?? Electricista Auto?

Tenho um orçamento de 100€ já carregado !!

Troca de torneiras e mais O´rings (diz o gajo) ...

Será isso que fizes-te?
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #4 em: 19 de Julho, 2008, 18:09:53 »
Afinal dá para carregar o AC antigo ....

Consegui carregar o meu AC num electricista auto, que tem uma maquina bastante complecta, tendo as saidas devidas para carregar modelos de geração anterior.

Contudo o AC já não funciona ....

Será que tem alguma fuga??

Será que a valvula deixou passar o Gas todo para fora? Alguem já teve alguma situação semelhante, e como foi reparada?

Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #5 em: 19 de Julho, 2008, 19:25:03 »
Estive a ponderar se havia de responder ou não :d_roll:

Eu até não gosto de ajudar, porque ha sempre aqueles parvos do cara*** que teem a mania ke sabem tudo, e as vezes só dizem é merd@ da boca pra fora :puke:

Mas uma vez ke é a minha profissão, faço-o mais só pra malta não ser chupada até aos ossos pelos ladrões das oficinas, e ignorando assim bocas de user´s ke mais valiam tar off dos foruns :puke:

Alteração , ou reconversão do Sistema de A.C.

O gaz R12, aquele que vocês chamam antigo, foi PROIBIDO por lei.

Que eu tenha cunhecimento, já a anos que não se vende, foi proibido devido a ter substancias que afetam a camada do ozono.

Portanto se dizem ke carregam com R12  :d_roll:

O mais provavel é ser o gaz actual e vocês tarem a pagar como o antigo e tarem a ser endrominados :d_grin:

O gaz actual é o R134a

Para se fazer uma reconversão, o sistema tem ke ser preparado, pois o gaz R134a é mais agressivo que o R12, se a reconversão não for bem feita, corre-se o risco de gripar o compressor.

A reconversão consiste em:

Substituir as falvulas de carga de R12 para R134a, substituir a garrafa de desitratação, e inserir um óleo especifico pra "ensopar" o compressor e o circuito todo.

Este processo só é feito uma vez.

Nunca mais se volta a reconverter um sistema já reconvertido, pode dar-se o risco de danificar a valvula expansiva e mesmo até o compressor.

Quando é efectuada a carga de reconversão pela primeira vez, deve-se tambem injectar para o circuito o oleo novo que é o actual, esse oleo é pra lubrificação do compressor.

Os  O-Ring´s não é preciso substituir em caso algum, só mediante uma fuga, deve-se sim substituir os O-Ring´s da garrafa de desitratação, uma vez que esta tambem deve ser substituida.

Nas viaturas que usam condensador + garrafa de desitratação, não é obrigatoriamente efectuar a sua substituição.

Carga:  :d_shades:

Na primeira vez que o sistema é reconvertido, é altamente recomendavel não atestar o circuito.

Exemplos:  :d_cool:

Como o sistema vai levar muito oleo de reconversão, esse oleo ronda +/- umas 60 ou mais gramas.

Se a viatura levar 900 gramas de gaz é recomendavel recarregar só com 800.

Atenção, isto só é feito uma vez, só é feito no acto da reconversão do sistema, a partir de aí são efectuadas cargas normais.

Custos:  :deal:

Dependendo do local ronda os 150 170€ +/- isso.

Mas ha sempre akeles nojentos que só teem uma casa aberta pra denegrir a imagem das oficinas em geral, e só pra tarem a fod** o negócio ao parceiro, fazem preços muito baixos e nem sequer sabem em que consiste uma reconversão
de sistemas.

Se soubessem, nunca fariam preços tão baixos, pois estavam a ficar no prejuiso

Fazem a reconversão mal feita, e ja tive casos em que nem formação teem e nem sequer sabem como a fazer.

Resultados?

Mais mês, menos mês, esta o compressor agarrado, ou a fazer barulho, corre-se o risco de dar inicio a novas fugas, porque como já disse, o gaz R134a é mais agressivo, o sistema fod***se todo se não for bem reconvertido.

Manutenção:  :d_naughty:

Todas as vezes que o sistema de A.C. é recarregado, é altamente recomendavel a injecção de oleo novo pro circuito, isto em tudas as viaturas.

O sistema de A.C. não deve estar parado por longos preúdos de tempo, em caso de pouca utilização recomenda-se o funcionamento de pelo menos uma vez por mês.

Porque?

Não digo :d_grin:

O condensador deve estar LIMPO e com as alhetas dos favos desempenadas, pois o seu sobreaquecimento, provoca excesso de pressão no circuito, e a falta de arrefecimento faz com que faça muito menos frio, dando a sesação de que o sistema está com pouco gaz.

As viaturas equipadas com filtros de habitaculo, estes devem ser substituidos regularmente, ou ao fim de um ano.

Poderá causar avarias graves.

Sim, a falta de substituição pode causar avarias.

Porque?

Informem-se, muito já disse eu  :d_grin:

Termino por aki.

Porque? :d_umpf:

Pra evitar bocas nojentas de user´s parvos que são autenticos pintas ke teem a mania ke sabem tudo e não passam de curiosos.

Ps:

Se vir bocas relacionadas com o meu post, este será imediatamente editado :super:

O ke disse é porque sei, é a minha profissão já a uns bons anos.

Quem souber e quiser partilhar a sua sabedoria faça o que eu fiz.

Quem não souber abstenha-se ou pergunte, não critique ou não fale sem saber, é divido a isso que se causa os maus ambientes, nos foruns muitos user´s afastam e os foruns morrem.

Este forum tambem já foi vitima disso :d_umpf:

Agora portem-se mal :d_smoke:
« Última modificação: 19 de Julho, 2008, 19:44:48 por RMace »
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #6 em: 19 de Julho, 2008, 19:31:10 »
Afinal dá para carregar o AC antigo ....

Consegui carregar o meu AC num electricista auto, que tem uma maquina bastante complecta, tendo as saidas devidas para carregar modelos de geração anterior.

Contudo o AC já não funciona ....

Será que tem alguma fuga??

Será que a valvula deixou passar o Gas todo para fora? Alguem já teve alguma situação semelhante, e como foi reparada?
Eu tambem já recarreguei sistemas de R12  com essas torneiras adaptadoras, e sabes uma coisa?

Fica uma boa merd@ :yeah:

" Será que a valvula deixou passar o Gas todo para fora? "

Que valvula é essa?

Se o sistema tivesse fuga, tu ouvias o gaz a perder-se, o gaz não se perde logo de repende se a fuga for pequena.

Só em caso de fugas pequenas é que não ouves o gaz a perder-se.

Se não trabalha pode ser muita coisa, é praticamente impossivel dizer o que é.

Vê lá é onde metes o carro......

Pela tua conversa, o gaijo nem a reconversão fez, limitou-se a meter gaz e siga  :t_up:

CASAL BOSS Rulez ! ! !

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #7 em: 19 de Julho, 2008, 20:06:22 »
Agradeço-te a resposta !!

Quanto a valvula, falo da valvula onde se conecta a mangueira (tipo pneu de carro). Quando o gajo carregou o AC, ela ficou a perder um bocado de pressao, mas anadou por lá a fazer e pareceu-me que ficou resolvida a ffuga, mas pode sempre ter-se danificado!

Então o que me dizes é que o gajo carregou o AC com R12 e não com o outro gas, certo?

O gajo nao ligou nenhuma botija a maquina, simplesmente pos um deposito de oleo e a maqune esteve algum tempo conectada e mais nada. De seguida não funcionou, porque a "valvula estava encravada e não fazia arrancar o compressor" (palavras do electricista)...lá andou a fazer alguma ***** e aquilo lá começou a funcionar.

Carreguei na terça feira e custou 50euros, hoje sabado, o AC já nao funciona !!!

Vou ir lá reclamar, e perguntar o porque daquilo acontecer !!!

Devo mesmo converter o sistema para nunca mais ter problemas?  
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 20 de Julho, 2008, 00:21:50 »
o homem já te respondeu que sim e não o incomodes, que sua senhoria desceu do altar para dar a explicação aos mortais...

o primeiro gas que está proibido continha CFC responsável pelo aumento do buraco do ozono.

o buraco do ozono tem vindo a diminuir derivado a não se ter usado os CFC´s desde há alguns anos para cá

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #9 em: 21 de Julho, 2008, 00:49:18 »
Já agora, quais são os sintomas de que o circuito de AC necessita ser recarregado? Diminuição de frio no AC? :rolleyes:

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #10 em: 21 de Julho, 2008, 08:24:40 »
Já agora, quais são os sintomas de que o circuito de AC necessita ser recarregado? Diminuição de frio no AC? rolleyes.gif

Sim diminuição de saida de ar frio!!!

No meu caso já não sai ara frio ... está igual a Sofagem. Ar Forçado!!!!
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

127.127

• Vignale

• *
  • 671
« Responder #11 em: 21 de Julho, 2008, 10:58:17 »
Ver se consigo NÃO chatear o RMace :omg:

Tal como sucedeu com os extintores de halon, que foram proíbidos há uns anos (mais de 10), não foram imediatamente todos substituidos, pois se não o esvaziamento em massa de extintores de halon causaria ainda mais problemas do que aqueles que até aí tinham sido por eles causados. Foram-se então substituindo aos poucos e como tal ainda devem por aí andar uns mas já fora da validade.

De facto o R12 está proíbido de utilizar nos automóveis, mas ainda se arranja esse gás, não sei como, mas ainda existe, talvez para outras aplicações para as quais não existe para já substituto económicamente viável. Portanto há uns "artistas" que ainda arranjam R12. Mas cada vez é mais raro, felizmente.

O sistema de AC deve trabalhar pelo menos uma vez por mês, para que o próprio gás lubrifique os componentes do sistema (compressor principalmente e seus o-rings). RMace: Paz e amor: :omg:  :buba:

Em sistemas antigos, que deixaram de trabalhar há algum tempo, o mais certo é terem fugas, daí terem ficado com menos gás, principalmente nestes o-rings do compressor e vaso de expansão, mas também no evaporador (o que fica no circuito de ar para o habitáculo), devido a pequenos poros nas soldaduras das curvas, e outras razões. Ou mesmo no condensador (o que fica ao pé do radiador) e aí é só substituir esse radiadorzito.

Pelo que normalmente o pessoal ficou sem frio (i.e sem gás) e vai em Junho a correr carregar o gás, mas esquece-se de ver as fugas, e para ver as fugas  é preciso carregar o sistema com gás e um marcador que é um líquido luminescente (aparece realçado no local da fuga). É claro que esta carga é perdida. (editado: o marcador é indispensável para ver as fugas mais pequenas, as maiores não necessitarão deste marcador). É assim RMace?

Depois de descobrir a fuga, que nem sempre é fácil (e barato), é preciso reparar e só depois leva nova carga. Portanto é uma brincadeira que pode sair carita....pois já vamos em 2 cargas e isto se descobrires a(s) fuga(s) todas logo à 1ª.

Espero não ter dito muitas asneiras. Trabalhei em tempos em Frio industrial (aliás foi o meu 1º trabalho aos 16 anos), estudei estes sistemas e também passei pela aprendizagem prática de carregar um sistema com fuga. gastei na altura 20 contos para aprender: foi uma carga de gás.

Eh pá isto ficou grande texto...pelo menos comprido é ele... (lol)
« Última modificação: 21 de Julho, 2008, 17:52:17 por 127.127 »
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #12 em: 21 de Julho, 2008, 19:34:30 »
actualização:

Fui ao tecnico que fez o carregamento de GAS e comecei por perguntar que gas tinha sido inserido, ele disse que tinha sido carregado o r134 porque já nao existe o r12, depois aconselhou a ir lá com tempo, metermos o liquido de detecção de fugas e verificar todo o sistema com uma luz Ultra Violeta (claro que custa dinheiro e vou ter de o dispender) a melhor parte é que se prontificou a ver reparar a fuga, e depois o carregar GAS onde pagarei o preço de custo (menos mal), terei de pagar o liquido a detecção da fuga e a sua reparação, conforme o sitio onde esteja a anormalidade

Vou fazer a reparação em Agosto vamos ver no que dá.

Pergunto aos tecnicos aqui do Forum, é possivel carregar o R134 pelo sistema antigo?
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
« Responder #13 em: 21 de Julho, 2008, 20:28:11 »

Pergunto aos tecnicos aqui do Forum, é possivel carregar o R134 pelo sistema antigo?
Já te disseram mais acima... Ao colocares R134a num sistema projectado para R12 vais ter problemas a médio prazo. O R134a não tem a capacidade lubrificante do R12... Mas tens a certeza que o teu carro de origem trazia AC com R12? De que ano é o carro?

Já agora para se ver fugas de refrigerante de circuitos de AC há 3 sistemas distintos. O mais comum é o injector de aditivo ultra violeta que é injectado no circuito com o R134a e depois pode ser visto no local da fuga com uma lanterna de luz UV e com uns óculos amarelos. Os outros dois sistemas são por ultra-sons e por sistema de díodo aquecido. Não sei ao certo como funcionam mas sei que existem. Se alguém souber pode explicar para aumentar a nossa cultura geral.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #14 em: 21 de Julho, 2008, 21:22:48 »

Sim diminuição de saida de ar frio!!!

No meu caso já não sai ara frio ... está igual a Sofagem. Ar Forçado!!!!
é isso que está a acontecer com o meu Alfa.

Vou ter de o carregar para não sofrer mais este Verão!  :t_up:  

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD