Estive a ponderar se havia de responder ou não
Eu até não gosto de ajudar, porque ha sempre aqueles parvos do cara*** que teem a mania ke sabem tudo, e as vezes só dizem é merd@ da boca pra fora
Mas uma vez ke é a minha profissão, faço-o mais só pra malta não ser chupada até aos ossos pelos ladrões das oficinas, e ignorando assim bocas de user´s ke mais valiam tar off dos foruns
Alteração , ou reconversão do Sistema de A.C.
O gaz R12, aquele que vocês chamam antigo, foi PROIBIDO por lei.
Que eu tenha cunhecimento, já a anos que não se vende, foi proibido devido a ter substancias que afetam a camada do ozono.
Portanto se dizem ke carregam com R12
O mais provavel é ser o gaz actual e vocês tarem a pagar como o antigo e tarem a ser endrominados
O gaz actual é o R134a
Para se fazer uma reconversão, o sistema tem ke ser preparado, pois o gaz R134a é mais agressivo que o R12, se a reconversão não for bem feita, corre-se o risco de gripar o compressor.
A reconversão consiste em:
Substituir as falvulas de carga de R12 para R134a, substituir a garrafa de desitratação, e inserir um óleo especifico pra "ensopar" o compressor e o circuito todo.
Este processo só é feito uma vez.
Nunca mais se volta a reconverter um sistema já reconvertido, pode dar-se o risco de danificar a valvula expansiva e mesmo até o compressor.
Quando é efectuada a carga de reconversão pela primeira vez, deve-se tambem injectar para o circuito o oleo novo que é o actual, esse oleo é pra lubrificação do compressor.
Os O-Ring´s não é preciso substituir em caso algum, só mediante uma fuga, deve-se sim substituir os O-Ring´s da garrafa de desitratação, uma vez que esta tambem deve ser substituida.
Nas viaturas que usam condensador + garrafa de desitratação, não é obrigatoriamente efectuar a sua substituição.
Carga: :d_shades:
Na primeira vez que o sistema é reconvertido, é altamente recomendavel não atestar o circuito.
Exemplos:
Como o sistema vai levar muito oleo de reconversão, esse oleo ronda +/- umas 60 ou mais gramas.
Se a viatura levar 900 gramas de gaz é recomendavel recarregar só com 800.
Atenção, isto só é feito uma vez, só é feito no acto da reconversão do sistema, a partir de aí são efectuadas cargas normais.
Custos:
Dependendo do local ronda os 150 170€ +/- isso.
Mas ha sempre akeles nojentos que só teem uma casa aberta pra denegrir a imagem das oficinas em geral, e só pra tarem a fod** o negócio ao parceiro, fazem preços muito baixos e nem sequer sabem em que consiste uma reconversão
de sistemas.
Se soubessem, nunca fariam preços tão baixos, pois estavam a ficar no prejuiso
Fazem a reconversão mal feita, e ja tive casos em que nem formação teem e nem sequer sabem como a fazer.
Resultados?
Mais mês, menos mês, esta o compressor agarrado, ou a fazer barulho, corre-se o risco de dar inicio a novas fugas, porque como já disse, o gaz R134a é mais agressivo, o sistema fod***se todo se não for bem reconvertido.
Manutenção:
Todas as vezes que o sistema de A.C. é recarregado, é altamente recomendavel a injecção de oleo novo pro circuito, isto em tudas as viaturas.
O sistema de A.C. não deve estar parado por longos preúdos de tempo, em caso de pouca utilização recomenda-se o funcionamento de pelo menos uma vez por mês.
Porque?
Não digo
O condensador deve estar LIMPO e com as alhetas dos favos desempenadas, pois o seu sobreaquecimento, provoca excesso de pressão no circuito, e a falta de arrefecimento faz com que faça muito menos frio, dando a sesação de que o sistema está com pouco gaz.
As viaturas equipadas com filtros de habitaculo, estes devem ser substituidos regularmente, ou ao fim de um ano.
Poderá causar avarias graves.
Sim, a falta de substituição pode causar avarias.
Porque?
Informem-se, muito já disse eu
Termino por aki.
Porque?
Pra evitar bocas nojentas de user´s parvos que são autenticos pintas ke teem a mania ke sabem tudo e não passam de curiosos.
Ps:
Se vir bocas relacionadas com o meu post, este será imediatamente editado :super:
O ke disse é porque sei, é a minha profissão já a uns bons anos.
Quem souber e quiser partilhar a sua sabedoria faça o que eu fiz.
Quem não souber abstenha-se ou pergunte, não critique ou não fale sem saber, é divido a isso que se causa os maus ambientes, nos foruns muitos user´s afastam e os foruns morrem.
Este forum tambem já foi vitima disso
Agora portem-se mal :d_smoke: