Se querem qualidade em colunas "pequenas"...Sem duvida Pioneer..Nakamichi é muito á frente já...São colunas (as verdadeiras) de profissional...Para cima de 200€ as mais baratas...Quanto ás da norauto..Dizem que vai buscar tudo ás blaupunkt...Logo... Há também as Hertz,e as Focal..Estas um pouco acima das pioneer em termos de preço mas mais "faceis" de encontrar...O meu carro tem 8 colunas e 2 tweeters..Com as manias da kenwood e alpines tenho uma grande bosta de som... Sem um bom amplificador nao vai la..Agora atenção que o radio pode nao tar a debitar potencia suficiente ás colunas e aí já é outra historia.
Norauto = JBL !!!Tweeters direccionais e tudo agora claro ... numas mini colunas ... não há milagres, em termos de graves pelo menos!!!!
Pois isso da JBL,perguntei a um rapaz que lá trabalhou e foi que me disse blaupunkt...Além disso é só veres a potência nominal das colunas...Por fora diz 240W...RMS é capaz de ter para 55W...É nestas coisas...
Nakamichi a uns meses atraz na mediamarkt (braga) comprei 1 conjunto d ovais por 50€ e um colega comprou redondas de 17cm pelo mesmo preço tavam em promoção pa acabar o stok pq o pessoal so ker alpine, sony etc...
Eu também comprei umas "FOCAL" no Continente da Amadora... :crash: Rebentaram passado um ano.. E potencia RMS o que é que as Nakamichi diziam na caixa?Os Nokias tambem vão desde o 3310 ao topo de gama...Agora se forem as "verdadeiras" foi grande compra mesmo...E duram uma vida,sempre a tocar "no maximo"..(vai primeiro a cablagem e só muito tempo depois é que as colunas começam a distorcer um bocadinho.. )