Autor Tópico: Ignição  (Lida 6435 vezes)

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Ignição
« em: 10 de Julho, 2008, 11:58:01 »
Pessoal existe maneira de aplicar as bobines de igniçao duplas como tem o cinquecento sport e o punto 75 sem recorrer a centralina?
Ou como fazem para aplicar uma bobine por vela?

e quais sao as melhores bobines.

http://www.youtube.com/watch?v=fAK-fnXnats&feature=related
« Última modificação: 11 de Julho, 2008, 13:45:59 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Ignição
« Responder #1 em: 11 de Julho, 2008, 12:36:45 »
Eu acho que é possível utilizares um sistema semelhante ao do Cinquecento Sport sem centralina mas tens de ter um módulo que controle a ignição.

Qual é o carro em que queres aplicar esse sistema?

Numa ignição convencional a faísca e a ordem de ignição são controladas pelo distribuidor. Os ressaltos da cam determinam o tempo de carga da bobine e o tempo em que salta uma faísca. A ordem dos cabos de vela dá a ordem de ignicão no sentido de rotação do rotor.
Num carro que tenha distribuidor é possível utilizar o sinal do platinado ou de um sensor Hall consoante o que estiver dentro do distribuidor para comandar um módulo de ignição electrónica. Depois esse módulo poderá comandar duas bobines duplas ou eventualmente até 4 bobines simples. Tudo dependerá da programação do módulo.
Assim de repente estou-me a lembrar do sistema de ignição do Lotus Elan SE 1.6 Turbo. Aquilo tem um sistema da GM com um módulo e duas bobines duplas que inclusive são montadas em cima do módulo. Nesse carro no entanto creio que já não existe distribuidor mas sim um sensor de posição de cambota.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Ignição
« Responder #2 em: 11 de Julho, 2008, 13:19:54 »
No meu carro de momento esta a funcionar com destribuidor com sensor de hall, mas o motor tb tem o sensor de posiçao da polie da cambota derivado a de origem estar preparado para injecçao directa.

Como pelo k tenho lido a igniçao atraves do sensor da cambota e mais precisa, e como tenho sensor na cambota e ate tenho as bobines buplas, teria k arranjar um kit de IGNITION CONTROL tipo o da MSD.

« Última modificação: 11 de Julho, 2008, 13:22:11 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Ignição
« Responder #3 em: 11 de Julho, 2008, 14:34:38 »
Sim em princípio terás de arranjar o módulo que faz a gestão da ignição. O sensor de cambota tem a vantagem de ler directamente na cambota enquanto que no distribuidor o sinal já poderá estar desfasado por algum desgaste dos componentes mecânicos que transmitem o movimento ao distribuidor.

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Ignição
« Responder #4 em: 11 de Julho, 2008, 14:37:21 »
Em relacçao as bobines quais sao as melhores akelas redondas mais antigas ou as k parecem um tranformador?
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Ignição
« Responder #5 em: 11 de Julho, 2008, 16:11:14 »
Tambem estou interessado neste tema...estou atento :t_up:  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Ignição
« Responder #6 em: 11 de Julho, 2008, 21:10:59 »
A bobine redonda tem 48 000v e a outra 45 000v, quanto mais tençao melhor???
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Ignição
« Responder #7 em: 11 de Julho, 2008, 21:31:15 »
Eu acho que é possível utilizares um sistema semelhante ao do Cinquecento Sport sem centralina mas tens de ter um módulo que controle a ignição.

Qual é o carro em que queres aplicar esse sistema?

Numa ignição convencional a faísca e a ordem de ignição são controladas pelo distribuidor. Os ressaltos da cam determinam o tempo de carga da bobine e o tempo em que salta uma faísca. A ordem dos cabos de vela dá a ordem de ignicão no sentido de rotação do rotor.
Num carro que tenha distribuidor é possível utilizar o sinal do platinado ou de um sensor Hall consoante o que estiver dentro do distribuidor para comandar um módulo de ignição electrónica. Depois esse módulo poderá comandar duas bobines duplas ou eventualmente até 4 bobines simples. Tudo dependerá da programação do módulo.
Assim de repente estou-me a lembrar do sistema de ignição do Lotus Elan SE 1.6 Turbo. Aquilo tem um sistema da GM com um módulo e duas bobines duplas que inclusive são montadas em cima do módulo. Nesse carro no entanto creio que já não existe distribuidor mas sim um sensor de posição de cambota.

O Elan era igual ao Corsa MPI

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Ignição
« Responder #8 em: 11 de Julho, 2008, 22:03:34 »
Quanto mais tensão, melhor será a faísca.

Podes também melhorar as massas do motor com cabos ligados á carroceria, vai sempre ajudar pois são descargas enormes de energia vindas das velas que precisam de sitio para "escoar".
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
Ignição
« Responder #9 em: 11 de Julho, 2008, 23:46:12 »
Quanto mais tensão, melhor será a faísca.

Podes também melhorar as massas do motor com cabos ligados á carroceria, vai sempre ajudar pois são descargas enormes de energia vindas das velas que precisam de sitio para "escoar".
Wrong!!!

A faísca da vela é grosso modo, um curto circuito!

Para teres um curto circuito tens que ter (+) positivo e (-) negativo. Quanto melhor for a qualidade dos condutores, menores as perdas de corrente (não confundir com tensão!), mais forte o curto circuito (faísca) logo, mais eficaz a explosão

Rafa_bmx

• Moretti

• *
  • 165
Ignição
« Responder #10 em: 12 de Julho, 2008, 00:15:25 »
e se tiveres um curto circuito com 12v e outro com 48mil volts qual será o mais forte? qual será o que tem mais ''força'' por asism dizer (pois a força na electronica/electrecidade é outra coisa) mas sim... mais voltagem mais faiszca por assim dizer... claro com cabos melhores mais ''força'' terá a centelha..

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
Ignição
« Responder #11 em: 12 de Julho, 2008, 06:26:39 »
Não confundir tensão com corrente!!!

De qualquer das formas apenas comentei o "escoar" ... a corrente não escoa para lado nenhum não há uma continuidade do polo ... morre por ali mesmo!!!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Ignição
« Responder #12 em: 12 de Julho, 2008, 09:04:17 »
Eu explico:

a bateria tem 12 V e 45 Ah

a tensão de 12 V é transformada em 45.000 V (dado que tem que ser alta voltagem para produzir faisca) à custa da carga de 45 Ah.

significa que sobe a voltagem sobe e a descarga desce, pelo que teoricamente quanto mais volts, mais facil é a faisca;

no entanto os Watts de trabalho são os mesmos:

12 V x 45 Ah = 540 W

assim, para que haja 45.000 W = 12 V x (x) Ah

vejam a descarga que fica em Ah....

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Ignição
« Responder #13 em: 12 de Julho, 2008, 13:29:15 »
alhos com bogalhos, ese h ta aí a mais

a descarga é pontual, não se arrasta no tempo.

o importante é teres um sistema que faça a ignição limpa, acho que ter 1 ou 4 bobinas não será tão proveitoso, eu qnd passei de platinados para electronica senti uma diferença DA NOITE PARA O DIA!!!!! é que n tem comparação!!!!!!!!!!!!!!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Ignição
« Responder #14 em: 21 de Julho, 2008, 22:02:34 »
Eu estava com ideia de por igniçao como os puntos 75, pk no meu carro a ordem de faisca e dada pelo destribuidor tipo 1,4,2,3, enquanto k no punto com as bobines duplas a faisca da-se em dois cilindros ao mesmo tempo tipo 1,4 e 2,3 logo apartida deve ter algum rendimento em relaçao ao destribuidor?
« Última modificação: 21 de Julho, 2008, 22:12:12 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide