Autor Tópico: A 3a Não Entra..nem Sai  (Lida 1409 vezes)

rodasMC

• Visitante
A 3a Não Entra..nem Sai
« em: 18 de Agosto, 2008, 15:17:16 »
Boas pessoal, venho aqui falar do problema que o meu uno 1.1 tem. Há pco tempo tive um problema na alavanca da caixa de velocidades, o apoio (em borracha) cedeu e a alavanca ou ferro k faz a ligação entre o punho e a caixa caiu. depois de ter sido trocado o apoio em borracha a terceira nunca mais entrou como entrava. Agora só entra às vezes e não adianta fazer mta força na alavanca de velocidades. Alguém faz ideia de como se resolve este problema? Antes disto acontecer da troca da borracha acontecia-me muito raramente, a 3a por vezes não entrava ou então entrava e não saia. O que eu queria saber é se o problema pode ser resolvido sem ir fazer reparação na caixa ou não.

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
    • http://www.alfanord.pt
A 3a Não Entra..nem Sai
« Responder #1 em: 18 de Agosto, 2008, 15:29:33 »
Curiosamente ha duas quinta-feiras atrás fiquei sem caixa de velocidades quando esse ferro me caiu em andamento...

tem dois, um para o eixo esq-dir e outro para o eixo fr-tr .

O que me caiu foi o do eixo fr-tr .

Soltou-se do lado da caixa, aquilo tem uma borracha que mantem o ferro agarrado á rotulazinha que vem da caixa.

Comprei a dita borrachina, e quando tirei o ferro para fora para a colocar, resolvi endireitar o dito cujo, que estava algo torto, pensei eu que fosse de ter andado a roçar no chão...

O que me aconteceu agora é que fiquei com a alavanca demasiado para trás, por ex, a colocar a 2ª ou 3ª a alavanca fica a bater no travão de mão...

Vou ter de desmontar tudo para voltar a entortar o ferro a ver se a alavanca reduz o angulo e não se chega tão atrás...

Será que também não terás esse ferro fora da forma original, como eu fiz ao meu, e agora influencia o modo em como entram as mudanças ?
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
ALFA ROMEO Sprint Veloce 1.3
ALFA ROMEO 156 SW Locomotive
FIAT Punto Sport

rodasMC

• Visitante
A 3a Não Entra..nem Sai
« Responder #2 em: 18 de Agosto, 2008, 17:34:55 »
ola. Não me parece que seja esse o problema muito embora também me aconteça o mesmo. Ao meter a 4a a alavanca chega perto do travão de mão como te acontece a ti, mas a borracha nova que foi substituida tb pode eliminar folgas que podiam existir antes e ser essa a causa.

Porém continuo a pensar que pode ser apenas necessario uma afinação dessas rótulas todas que o sistema de mudanças tem. O problema é que eu não sei afinar isso..

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
A 3a Não Entra..nem Sai
« Responder #3 em: 18 de Agosto, 2008, 17:38:18 »
ve se tens alguma folga no sistema todo de alavancas, n vejo outra razão..
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
A 3a Não Entra..nem Sai
« Responder #4 em: 18 de Agosto, 2008, 21:12:40 »
É uma questão de afinação ou então essa dita borracha está mal metida...

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
A 3a Não Entra..nem Sai
« Responder #5 em: 19 de Agosto, 2008, 10:01:14 »
As caixas dos fires sempre tiveram problemas com a 3º, ve se nao tens os parafuso do selector com folga.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide