Autor Tópico: Instalação De Sensores De Aproximação Magneticos  (Lida 1680 vezes)

cesar

• Piccolo

• *
  • 70

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
Instalação De Sensores De Aproximação Magneticos
« em: 22 de Setembro, 2008, 17:36:23 »
Boas, sei que já aqui está um post com os mesmos sensores mas num alfa 166. Não quero repetir, mas sim ajudar com mais informação mas no Lancia Lybra....

Aqui vai:

As ferramentas necessárias para o trabalho (bits philips e torx). A chave articulada é essencial, pois há parafusos com acesso muito dificil. Não tirei foto do aparelho, mas é desses magneticos e custou 45€
   Tirar o forro (ambos os lados) e o farolim direito (luz de marcha a traz)
   Desapertar os 3 parafusos por detraz da cobertura (o da foto é o do meio). Chave Torx 30
   Desapertar os parafusos da parte de cima
   Desapertar os parafusos de FORA da cava da roda
   Desapertar os parafusos de DENTRO (interior) da cava da roda. Aqui usei a extenção da chave e afastei o forro da cava da roda.
   Depois de tudo desapertado, o parachoques está solto, mas tem um guia de plastico que entra num furo da chapa.
   Desapertar os parafusos de baixo junto ás rodas
   Desapertar os parafusos de baixo junto ao escape, ao meio e do ouro lado
   Tirar o parachoques com cuidado. Eu tive que tirar uma roda porque o parafuso interior teimava em não sair....
   Limpar bem a zona onde se vai colar a fita magnetica. Quanto mais para cima melhor.
   desmontar o farolim e identificar o fio da Marcha atráz.
   como tenho gancho de reboque optei por essa entrada, mas pode ser outra qualquer, pelo farolim por exemplo. Como a entrada do cabo fica longe do farolim (onde vai ligar o fio) tive que por a centralina no parachoques, mas se for outra entrada mais perto do farolim, a centralina pode (e deve) ficar dentro da viatura.
   Como a minha vai ficar cá fora, meti-a dentro duma embalagem de plastico para a proteger da água e pó.
   E para alem disso, tenho que a fixar para não se estragar com as turbulências das estradas de Portugal.
   A coluna de "ruido" pode ficar onde quizerem! Se eu soubesse que fazia tanto barulho, metia-a dentro do vão. Ouvir-se ia na mesma acho eu, ou se calhar tinha de baixar o som do radio....mas se tiverem putos pequenos que costumam dormir nas viagens.... É melhor pôr lá dentro.
   A colocação da fita magnetica é muito importante. Lavei o plastico e passei com alcool para uma melhor aderencia. Acho que a pûs muito baixa, pois está a detectar lixo no chão, mas funciona na mesma. Mas se fosse hoje, punha-a por cima do frinzo. ATENÇÃO, não façam a curva lateral com a fita se não ela detecta lateralmente e pode induzir o conductor em erro!! Agora monta-se tudo como estava e VOILÁ! E não fica a nossa linda maquina com "bolinhas" no parachoques.... Funciona muito bem e com todo o tipo de materiais...

88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #1 em: 22 de Setembro, 2008, 22:31:17 »
Bom trabalho!

Bem sei o tempo que se perde a montar uma coisa dessas, mas no final fica-se com aquele sorriso por ver o pára-choques intacto, sem as inestéticas bolinhas.  :t_up:

Eu não colocaria a centralina tão próxima do pára-choques. Basta levares com um toque de traseira e ela fica logo danificada, enquanto se estando no interior, apenas bastaria levar uma fita magnética nova... :rolleyes:

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

uno_quick

• Zagato

• *
  • 2114

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder - Porto
    • http://www.fiatistas.com
« Responder #2 em: 22 de Setembro, 2008, 22:51:28 »
:bompost:

um dia deste vai ser o meu
Fiat 127 -- Até sempre migo
Fiat uno 1.0i.e -- valente
Fiat Ducato Granduca -- a casa Fiat
Alfa Romeo 156 sport -- aka il petroleiro
Fiat 127 -- O segundo RED
Fiat Punto TD ELX -- the turbulence

Hélder

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
« Responder #3 em: 23 de Setembro, 2008, 00:19:48 »
Também tirei fotos da instalação dos sensores de aproximação de meu carro.. mas, como acho que só eu tenho Siena aqui, fico sem postar.... (lol)  (lol)

:t_up:  
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #4 em: 23 de Setembro, 2008, 02:49:47 »
Também tirei fotos da instalação dos sensores de aproximação de meu carro.. mas, como acho que só eu tenho Siena aqui, fico sem postar.... (lol)  (lol)

e porque não?

Sempre podes mostrar como o fizeste, vá lá, abre um tópico e "explica tudo direitinho, viu?"

LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

cesar

• Piccolo

• *
  • 70

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
« Responder #5 em: 25 de Setembro, 2008, 13:03:22 »
Obrigado pessoal. Braz, tens toda a razão. Eu bem queria por lá dentro, mas teria que fazer um buraco na carroçaria ou o fio passaria pela entrada do forolim e ficava a fazer pressão no dito. Como tinha lá o buraco (bem isolado) do gancho de reboque e o fio não era suficientemente comprido para usar esse buraco com a centralina dentro... optei por deixar cá fora!
Obrigado pelo apoio. Vou tentar postar a montagem da ps2 tambem na minha lybra!!! :)
Cumprimentos Fiatistas
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)