Autor Tópico: FIAT Tipo  (Lida 7953 vezes)

BeatleAndForzaFiat

• Visitante
FIAT Tipo
« Responder #15 em: 16 de Setembro, 2004, 00:12:38 »
Gosto bem mais da primeira geração de UNOs que das ultimas . É mais corpolento!!

esta imagem é poderosa....

:love:   :love:   :love:   :love:   :love:   :love:   :love:  

joaochambino

• Visitante
FIAT Tipo
« Responder #16 em: 16 de Setembro, 2004, 11:14:24 »
....Por último, concordo contigo em que o motor do 1.1 é excelente em baixa rotação e consumo. Já fui diversas vezes ao Porto e Algarve fazendo uma média de 140kms/h e zero problems. :palmas:

Eu vou um pouco atrás para falar do Fiat Tipo 1.4 carro que fiz alguns milhares de kms por ter sido carro de serviço  e como é de calcular abusava um pouco, pois gasolina e manutenção era de de borla... ( olá patrão !  :t_up: ) a ideia que eu tenho do carro era acima de tudo de um carro muitissimo comodo e silencioso, quanto a andamento era apelidado do "martelão", lento no arranque, lento a ganhar velocidade, depois dava gosto ve-lo papar kms e mais kms, apesar de  adornar demasiado a carroçaria ( afinal era cómodo !) curvava bem mas estava longe de ser um carro "desportivo"  aliás nem essa era a filosofia do 1.4 e muito menos o 1.1   ... fazer médias de 140 kms/h numa viagem longa num  1.1 seja ele qual for não é fácil até porque isso obriga a uma velocidade de cruzeiro que está acima das possibilidades do pequeno motor... a não ser que seja para derreter!   :buaaa:  

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
FIAT Tipo
« Responder #17 em: 16 de Setembro, 2004, 14:33:21 »
O meu 1.1 ainda está como "novo" (72000kms), pq daqui a 50000kms já não é o mesmo. É rápido no arranque e a ganhar velocidade em relação ao 1.4 - o teu era de que ano? Motor fire ou tinha o motor do Ritmo?
Garanto-te q fiz por diversas vezes as viagens à média indicada e o motor não derreteu, nem mais ou menos. Óleo q uso sempre - Selenia; gasolina - Vpower da Shell. :uikabom:  

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
    • http://www.alfanord.pt
FIAT Tipo
« Responder #18 em: 16 de Setembro, 2004, 15:07:32 »
fazer médias de 140 kms/h numa viagem longa num 1.1 seja ele qual for não é fácil até porque isso obriga a uma velocidade de cruzeiro que está acima das possibilidades do pequeno motor... a não ser que seja para derreter! mecry.gif
Olhe que não!!! Olhe que não!!!

( pelo menos falando do carburado , do IE não sei , mas o bloco é o mesmo!!! )

O meu primeiro , aos 10 anos e 160k km estava melhor que novo e o que não lhe faltou foi viagens a 150/160 em AE...
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
ALFA ROMEO Sprint Veloce 1.3
ALFA ROMEO 156 SW Locomotive
FIAT Punto Sport

joaochambino

• Visitante
FIAT Tipo
« Responder #19 em: 16 de Setembro, 2004, 17:10:39 »
... com todo o respeito pela vossa opinião não me digam que um 1.1 segura uma velocidade de cruzeiro dessa ordem, que afinal é identica à velocidade máxima real, durante kms a fio .... não interpretem mal, mas eu tenho 51 anos, carro  desde os 18 e durante muitos anos mudava de carro de dois em dois anos, já tive quase de tudo o que é utilitário, menos o Tipo 1.1 que nem sequer conduzi! Vejam a relação peso/potência de um Tipo 1.1 e depois digam o que pensam... isso lembra-me o antigo BX 1.1 que era um "fartote" de rir e no entanto quem conheceu esse motores num AX 11, num 205, ou mesmo nos Saxo e 206 já catalizados eles dão bem conta de si, mas nunca para médias de 160 ou mesmo de 150 kms/h... estamos a falar em médias e não em velocidades instanâneas!
Repito, isto não é para aborrecer ninguém, estamos simplesmente a emitir opiniões...

Tipo11

• Ferrari

• *
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
FIAT Tipo
« Responder #20 em: 16 de Setembro, 2004, 17:46:05 »
Parece-me q o Baiones se referia a velocidade de ponta, pq tb faço 160 a descer!  Tenho 39 anos, já me passaram diversas marcas e cilindradas pelas mãos, e o mais rápido 1.1 que vi foi este. Agora não há nada como comprovar "in loco" o facto de um Tipo 1.1 fazer uma média de 140, talvez seja exagerado, pronto 135kms/h, digamos. Por isso convido-o a ir ao Porto lá para o final de Outubro, para tirar a sua conclusão. Ou então se não puder convido-o no próximo encontro informal a dar uma volta no carro. :t_up:  

BeatleAndForzaFiat

• Visitante
FIAT Tipo
« Responder #21 em: 16 de Setembro, 2004, 18:06:50 »
eu do Tipo não falo porque não conheço o suficiente, mas já que estão a falar do 1.1 eu remato com o meu 1.1...

quando faço viagens pro algarve a velocidade constante são 140Km/h. será exagerado considerando que o motor é um 1.1? vai nas 4000 rotações mas vai ali direito sem tremer e à excepção do ruido do motor (que no inicio custa mas depois não se dá por ele) é tudo perfeito.

nas curvas tenho de admitir que o Uno a meu ver é perigoso pelo simples facto de adornar imenso (mesmo a curvas a baixa velocidade) o que causa uma sensação de pouca segurança.

em viagens ando sempre nestas velocidades 130/140 Km/h e o carro nunca teve problemas de motor nem nada que se pareça.

em relação a consumos posso afirmar que encher o deposito em Lisboa, fazer a viagem e andar 1 semana no ir pra praia e voltar, saídas à noite, mini-roteiros é trigo limpo. ou seja, mais economico só os "aspiradores"

ah, e é de 1990 e tem 104 mil Km. ;)

:fiat:

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
FIAT Tipo
« Responder #22 em: 16 de Setembro, 2004, 20:33:34 »
que afinal é identica à velocidade máxima real, durante kms a fio ....
Conseguia perfeitamente manter os 150 a direito , e passava os 160 a descer depois de embalar .

Claro que o terreno não é sempre a direito , qd chegava ás subidas....

Onde eu queria chegar é que o motor aguentava bem AE sempre "prego a fundo"

Só a titulo de curiosidade , o meu pai , com 4 pessoas lá dentro , na ponte de Loures , encostou o ponteiro aos 200 . ( para quem conhece a ponte de loures não será novidade , akilo é quase a pique!!! )

Mas não se esqueçam de uma coisa , o carro veio novo para as nossas mãos e foi sempre tratado nas palminhas , alia´s como acontece com qq outro carro que por aqui passa .

Posso-te dizer que uma semana antes de o desfazer na arvore , estava com 160k ,  estava afinado para melhor se mexer em baixas velocidades : fazia 13,5s 0-100 , igualava quase todos os 1.4 da altura ( tipo CLIOs , FIESTAs , etc ) até esgotar 3ª ( 110 ) , fazia 13,5s 0-100 , só que não passava dos 150 a direito e a descer embalado não passava dos 165/170 . Não gastava uma gota de oleo e continuava a fazer médias d 6,5 com andamento misto .

Claro que aqui o animal s tinha de armar em parvo e o partir todo por estupidez.... :boxe:

Tinha um amigo meu com um Cinquencento Sport com um Remus , um K&N , e rebaixado 40mm e não me passava nos arranques ou recuperações . Em ponta ia-se embora.... Picanços em cidade nem nas curvas me mamava !!!!! Meus ricos TOYO e amortecedores novinhos da FIAT!!!

Por isso é que quero outro , não gasta nada e chega bem para o andamento normal . Para brincadeiras tenho o 33 .
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

joaochambino

• Visitante
FIAT Tipo
« Responder #23 em: 17 de Setembro, 2004, 11:30:48 »
=Baiones,Sep 16 2004, 07:33 PM]
....Onde eu queria chegar é que o motor aguentava bem AE sempre "prego a fundo"

... encostou o ponteiro aos 200 . ( para quem conhece a ponte de loures não será novidade , akilo é quase a pique!!! )

..... estava afinado para melhor se mexer em baixas velocidades : fazia 13,5s 0-100 , igualava quase todos os 1.4 da altura ( tipo CLIOs , FIESTAs , etc ) .

Por isso é que quero outro , não gasta nada e chega bem para o andamento normal . Para brincadeiras tenho o 33 .

Estamos de acordo, aliás qualquer aguenta esse esforço.. até entregar a alma ao criador!
Quanto à velocidade de ponta , todos sabemos que isso depende muito da caixa, houve uma época muito longa em que a 5ª servía para um desempenho mais economico do carro com todas as consequências que vinham daí e uma delas era de facto a "grande" ponta em descidas,  que muitos carros atingiam mas que no fundo não tinha nada a ver com a verdadeira velocidade máxima.  
Relativamente ao 1.1 58 cv igualar muitos 1.4 da altura,  quero recordar-lhe os motores 1.1 do grupo PSA, para não falar dos 1.4 do mesmo grupo (AX TRS 70 cv ou AX GT 85 CV) , motores Renault 1.4 ( Clio S ou RTi 80 CV) Opel ( Corsa 1.4S/GT/Joy 75cv/80cv) etc., etc.

No último ponto, eu estou totalmente de acordo! Há carros que nós fazemos deles o nosso cavalo alado, ande ele pouco, ande ele muito, isso não interessa é o nosso menino de ouro, é o melhor carro do mundo! Eu também tenho o meu eleito, é FIAT, é PUNTO.  Estimo-o ao ponto de não fazer dele o carro do dia, quero que ele seja daqui por alguns  anos o companheiro das vossas "velhas" máquinas  ... fiquem bem.   :fiat:  

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
FIAT Tipo
« Responder #24 em: 17 de Setembro, 2004, 12:18:02 »
até entregar a alma ao criador!
Mas mais depressa vai entregar a alma ao criador por outras razões do que por andar muitas vezes a 150/160...

E tive no primeiro essa experiência na pele . Claro que se vão de ter de manter timmings de manutenção mais apertados se se ker que ele aguente . Nos meus carros faço sempre mudanças de oleo aos 10k km e revisão geral de 20 em 20 com velas e tudo .

a "grande" ponta em descidas, que muitos carros atingiam mas que no fundo não tinha nada a ver com a verdadeira velocidade máxima.
Pois , ainda hoje fico parvo qd m lembro de ver o Tipo 1.1 a encostar aos 200 , claro que se não fosse a descida a pica , a embalagem que trazia , e provávelmente muito vento a favor nunca o faria nem a descer daquela maneira!!!

Relativamente ao 1.1 58 cv igualar muitos 1.4 da altura, quero recordar-lhe os motores 1.1 do grupo PSA, para não falar dos 1.4 do mesmo grupo (AX TRS 70 cv ou AX GT 85 CV) , motores Renault 1.4 ( Clio S ou RTi 80 CV) Opel ( Corsa 1.4S/GT/Joy 75cv/80cv) etc., etc.
1.1 do PSA ? Havia amigos meus com AX 11 e brincava com eles até 3ª ( a ,partir de 4ª era p esquecer , já não havia tanta genica )

Qt aos 1.4s , não estou a falar de 1.4 mais potentes mas haviam muitos ainda que literalmente passavem vergonha qd me tentavam ultrapassar pq so conseguiam começar a passar qd eu começava a esgotar 3ª .
O Clio s já era mais porreiro para ( na altura que gostava disso ) para umas brincadeiritas com o 33 1.3 q tb por cá morava .

Os meus eleitos foram os que me deram mais gozo até hoje , e curiosamente as ovelhas negras do Grupo Italiano : O 33 e o Tipo .

Mas tb t digo uma coisa , só n ando mais vezes com o 33 pq gasta muito  , e assim como assim até posso ter outro "chasso" barato que anda o suficiente e gasta muito pouco!!  :fiat:  
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Tipo11

• Ferrari

• *
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
FIAT Tipo
« Responder #25 em: 21 de Setembro, 2004, 00:35:56 »
A estrutura do Tipo e quem a tem: (axo q é facil de perceber o italiano)

[...Riassumendo, derivarono dal progetto TIPO2 (in ordine cronologico): Fiat Tipo 5 porte, Fiat Tempra, Lancia Dedra, Alfa Romeo 155, Fiat Tipo 3 porte, Lancia Delta, Fiat Coupè, Alfa Romeo Spider, Alfa Romeo Gtv, Lancia Delta HPE, Alfa Romeo 145, Alfa Romeo 146, Fiat Bravo, Fiat Brava e Fiat Marea. ...]

O artigo completo:
http://www.cuorialfisti.com/Tecnica/Progetto%20Tipo.htm

:aviso: Fiat Tipo Carro do ano 1989 :fiat:  

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
FIAT Tipo
« Responder #26 em: 21 de Setembro, 2004, 03:14:50 »
A estrutura do Tipo e quem a tem: (axo q é facil de perceber o italiano)

[...Riassumendo, derivarono dal progetto TIPO2 (in ordine cronologico): Fiat Tipo 5 porte, Fiat Tempra, Lancia Dedra, Alfa Romeo 155, Fiat Tipo 3 porte, Lancia Delta, Fiat Coupè, Alfa Romeo Spider, Alfa Romeo Gtv, Lancia Delta HPE, Alfa Romeo 145, Alfa Romeo 146, Fiat Bravo, Fiat Brava e Fiat Marea. ...]

O artigo completo:
http://www.cuorialfisti.com/Tecnica/Progetto%20Tipo.htm

:aviso: Fiat Tipo Carro do ano 1989 :fiat:
 :fiat:  :tasla:  :palmas:  :t_up:

:yeah: Fiat Tipo.  :yeah:

( nada tendencioso este reply!!  :d_grin:  )
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
FIAT Tipo
« Responder #27 em: 21 de Setembro, 2004, 10:25:54 »
Alfa 156 Lancia Lybra

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
FIAT Tipo
« Responder #28 em: 21 de Setembro, 2004, 11:14:17 »
ou seja teoricamente é possivel espetar um 3.0 24v da alfa dentro de um tipo?! :d_evil:
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
FIAT Tipo
« Responder #29 em: 21 de Setembro, 2004, 11:38:00 »
ou seja teoricamente é possivel espetar um 3.0 24v da alfa dentro de um tipo?! :d_evil:
Acho que tem mais piada um 20V Turbo ... mas ok ... gostos são gostos