Autor Tópico: Mínimos De Led  (Lida 97258 vezes)

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Re:Mínimos De Led
« Responder #180 em: 12 de Agosto, 2009, 17:58:25 »
Quando eu andava de moto, andava sempre de luz ligada e já me tinha habituado, sempre somos mais bem vistos!

É obrigatório ter sempre os médios ligados nas motas!!!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #181 em: 12 de Agosto, 2009, 18:00:42 »
É obrigatório ter sempre os médios ligados nas motas!!!

Exacto, por isso mesmo é que já estava habituado! ^_^

Cumps,
Luís

fiatninja

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #182 em: 16 de Agosto, 2009, 22:07:43 »
Nas motas eu sou de acordo devem de andar sempre ligadas, pois atingem velocidades muito rapidas assim com elas ligadas ja chama mais atençao. Agora nos carros de dia acho que nao é preciso, agora anda a moda das luzes dos chineses nos audi parecem as luzes do natal, ja para nao falar daquelas luzes cor branca que encandei durante a noite a coisas que eu nao percebo na lei autorizar luzes de cor branca essas me...das tipo xeno ...
Fiat Punto/ Marea weekend

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #183 em: 16 de Agosto, 2009, 22:32:20 »
Nas motas eu sou de acordo devem de andar sempre ligadas, pois atingem velocidades muito rapidas assim com elas ligadas ja chama mais atençao. Agora nos carros de dia acho que nao é preciso, agora anda a moda das luzes dos chineses nos audi parecem as luzes do natal, ja para nao falar daquelas luzes cor branca que encandei durante a noite a coisas que eu nao percebo na lei autorizar luzes de cor branca essas me...das tipo xeno ...

As luzes podem ser brancas ou amarelas, segundo o código de estrada e também têm de estar focadas e niveladas de forma a não encadear quem circula em sentido oposto. Até á uns tempos atrás, as lampadas "brancas" davam uma claridade branco-amarelado. Depois começaram as modas dos "xenons" e "blue plasma" e não sei que mais e é o que se vê. Algumas lampadas de marcas mais "normais" (Philips, Osram, PIAA) já possuem lampadas com luz quase braca, com um ligeiro toque de azul ou mesmo branca que além de iluminarem a estrada não encadeiam os outros condutores por não dispersarem a luz.

Agora aquelas que se encontram em supermercados do tipo "xenon plasma white blue ... " é que para além de darem uma luz azulada, o feixe dispersa muito e encadeia quem vem em sentido contrário e muitas vezes nem iluminam a estrada onde é preciso.

Ainda hoje vinha atrás de mim um Chrysler 300C em que as luzes eram praticamente roxas. TIve de ir uns bons metros a ver aquela cor no retrovisor dentro de um tunel, mas não encadeavam. Apenas estranhavam pela cor.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

fiatninja

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #184 em: 16 de Agosto, 2009, 22:53:00 »
Ha uns anos atras as luzes que encandeavam eram uns maximos agora os medios de cor branca muito forte ja encandei. E ainda por cima andam como tu escreveste luzes de cor roxa , azul e verde etc. parece as luzes do "natal". As lampadas de cor branca sao boas para quem as tem no seu automovel mas nós devemos sempre contar com os outros e depois queixam se de colisões frontais .
Fiat Punto/ Marea weekend

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #185 em: 16 de Agosto, 2009, 23:07:06 »
Verde nunca vi, mas pelo andar da carruagem não deve faltar muito.

Quanto á parte das luzes brancas serem boas apenas para quem as tem no seu automovel, discordo um pouco, mas depende das lampadas e das ópticas.
As lampadas de marcas mais conceituadas e com a potencia certa (55/65W ou lá o que é) num farol focado e alinhado não têm razões para encadear. É preciso ver também se o carro vem com carga e o condutor não ajustou a altura das luzes consoante essa carga. Nesse caso qualquer lampada seja amarela, branca amarelada, branca, azul... encadeia porque apanhas com o feixe mesmo na cara.

As Philips Power2Night são mesmo brancas (as BlueVision têm um "toque" de azul) e têm passado com distinção nos testes que lhes têm feito inclusive nos testes de encadeamento ficando dentro dos valores permitidos por lei. Eu vou optar num futuro bem próximo pelas Xtreme Power porque pelos relatos de utilizadores e imagens da net são mesmo brancas e não azuladas e mais importante: não encadeiam. Já tenho os farois alinhados prontos para as receber, porque com as que tenho agora, com os médios, apenas dá para me orientar de noite, tendo de recorrer com frequência aos máximos e aos farois de nevoeiro quando não vêm carros em sentido contrario porque a claridade para além de amarelada, num lugar sem luz com os médios é como utilizar uma vela para conduzir ás escuras.

User N.º 3792

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #186 em: 17 de Agosto, 2009, 12:21:20 »

A principal razão pela qual as motos devem circular sempre com as luzes ligadas, não é só pelas velocidades que podem ou não atingir, as scooters por exemplo não atingem grandes velocidades (pelo menos as de 50cc), o principal motivo é o tamanho dos veículos de 2 rodas, que são substancialmente mais pequenos do que um automóvel, e por isso mais difíceis de ver, quer em condições normais (com bom tempo) quer com má visibilidade (chuva e nevoeiro).

Convém não esquecer que uma moto tem cerca de 1 terço do tamanho de um carro, em alguns casos chega a ser 1 quarto desse tamanho!

As lampadas de cor branca sao boas para quem as tem no seu automovel mas nós devemos sempre contar com os outros e depois queixam se de colisões frontais .

Eu acho que as lâmpadas de cor branca são boas para todos, tudo o que possa servir para melhorar a nossa segurança e proporcionar melhor visibilidade à noite, é bem vindo.

Só que é como disse e muito bem o Carlos Lucas, os faróis devem de estar bem alinhados, de modo a não provocar encandeamentos nos outros condutores que se cruzem connosco, ou que circulem à nossa frente. Isto está no código e é ponto assente, seja com que tipo de luz for!!

Verde nunca vi, mas pelo andar da carruagem não deve faltar muito.

Mas eu por acaso já vi, andam por aí alguns indivíduos a circular, com aquelas lâmpadas "pseudo xenon de hipermercado" que quando ligadas ficam com um tom esverdeado, que até parece que o carro sofre do fígado (se o tivesse), fica mesmo xunga! ^_^

É claro que estes tipos chegam ao IPO e pimpa...chumbo neles :wacko:

Cumps,
Luís

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #187 em: 17 de Agosto, 2009, 12:41:16 »

Mas eu por acaso já vi, andam por aí alguns indivíduos a circular, com aquelas lâmpadas "pseudo xenon de hipermercado" que quando ligadas ficam com um tom esverdeado, que até parece que o carro sofre do fígado (se o tivesse), fica mesmo xunga! ^_^

É claro que estes tipos chegam ao IPO e pimpa...chumbo neles :wacko:

Cumps,
Luís

Mas será que são tão burros que nem as tirem para IPO? Bem, para as colocarem devem ser, mas sinceramente dessas ainda não vi. Se os carros fossem como o Herbie, já tinham posto os donos a andar.

User N.º 3792

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #188 em: 17 de Agosto, 2009, 12:53:05 »
Boas.

Eu tenho no meu Mínimos de LED duplo e Médios de Xénon 6000ºk (Pure White), e juntando às ópticas serem de lente (luz mais concentrada e focada) os fárois foram alinhados e focados.

Já fiz milhentos kms de noite em AE e EN e nunca me deram sinais de luzes mesmo na função "0". A luz melhorou bastante e a minha segurança também, e quanto aos outros acredito que não chateio ninguém pois senão já tinha levado com uns sinais de máximos.

Agora... já levei com carros em halogéneo (luzes amarelas mesmo) que tinham um farol a apontar para cada lado, e esses encandeiam.

Não é o tipo de lâmpada em si que influencia, mas sim o alinhamento e focagem das ópticas. Outra coisa, o xénon só deve ser montado em ópticas de lente, pois as de reflector são espelhadas e dão uma luz mais intensa e descontrolada, o que em termos de iluminação é pior, mas em termos de encadeamento aumenta muito.

Há tempos apanhei um Grande Punto (ópticas de reflector com lâmpada única médio/máximo) e tinha xénon (pela cor também 6000ºk), em médios estavam bem alinhados e não incandeavam, mas quando me meu um lampejo para me dar passagem, foi mesmo com o xénon a apontar para os olhos... até bati mal!

Outra cena, tem a ver com o facto de nós à noite, em EN por exemplo termos tendência para olhar para o carro que vem em sentido contrário... o que faz com que encandeie mais do que em situações em que a nossa visão não aponte para os faróis. Nisso os de xénon são piores, não porque encandeiam, mas porque como o feixe é diferente faz com que olhem mais para estes farois do que para os de halogeneo!

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #189 em: 17 de Agosto, 2009, 15:29:33 »
Bem, estive a ver mais sobre o assunto e realmente a lente não é sinónimo de xenon. (Pensei em tal pela forma como a luz é distribuida e pela quantidade fiquei convencido que era xenon)
Quanto ás luzes nos Audi, são desactivadas por uma opção seleccionada pelo computador de bordo, segundo o pessoal da AH

As minhas desculpas.

User N.º 3792

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #190 em: 17 de Agosto, 2009, 16:55:24 »
Quanto ás luzes nos Audi, são desactivadas por uma opção seleccionada pelo computador de bordo, segundo o pessoal da AH

As minhas desculpas.

Boas,

Ó Carlos Lucas, não é preciso estares a pedir desculpas a ninguém, como tu há muita gente fica convencida, de que as luzes nos Audi não se apagam!!

Cumps,
Luís

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #191 em: 17 de Agosto, 2009, 17:10:18 »
Normalmente não gosto de teimar com as coisas. Estava convencido de uma coisa errada e estava a "a bater na mesma tecla" e a teimar (mais no caso dos xenons)

Enfim. Estamos aqui para aprender.

User N.º 3792

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #192 em: 17 de Agosto, 2009, 17:40:30 »
eheh nem mais.

Olha uma dica... sempre que for Xénon, os farois têm lava-farois! (e geralmente são em lente)

Mas há faróis com lente sem xénon, e carros com lava farois sem xénon.

Mas geralmente, se tiverem estes dois componentes têm xénon. ;)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #193 em: 17 de Agosto, 2009, 18:34:42 »
eheh nem mais.

Olha uma dica... sempre que for Xénon, os farois têm lava-farois! (e geralmente são em lente)

Mas há faróis com lente sem xénon, e carros com lava farois sem xénon.

Mas geralmente, se tiverem estes dois componentes têm xénon. ;)

Exacto, eu por acaso também costumo reparar nesses pormenores, mas por vezes (sem as luzes ligadas) é difícil saber quem tem, ou quem não tem xénon!

Agora o que se verifica é que as tais luzinhas que os Audi trazem, os novos Lancia Delta também já trazem, bem como os Porsche e alguns dos novos Mercedes.

Acho que é uma tendência que vai alastrar a todas as marcas, mais cedo ou mais tarde!

Cumps,
Luís

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #194 em: 18 de Agosto, 2009, 10:55:40 »
Exacto, eu por acaso também costumo reparar nesses pormenores, mas por vezes (sem as luzes ligadas) é difícil saber quem tem, ou quem não tem xénon!

Agora o que se verifica é que as tais luzinhas que os Audi trazem, os novos Lancia Delta também já trazem, bem como os Porsche e alguns dos novos Mercedes.

Acho que é uma tendência que vai alastrar a todas as marcas, mais cedo ou mais tarde!

Cumps,
Luís

Será obrigatório em todos os carros em 2011 ou 2012... (está a começar como foi com o 3ºSTOP)