Autor Tópico: Anatomia Patológica, Citológica E Tanatológica  (Lida 11519 vezes)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Anatomia Patológica, Citológica E Tanatológica
« Responder #15 em: 18 de Novembro, 2008, 11:02:12 »
Desculpa lá a iminha ignorância, mas existe sempre a necessidade de se retirar os testículos ao cadáver??  :wacko:  :puke:

Cumps,
Luís

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #16 em: 18 de Novembro, 2008, 11:29:50 »
Desculpa lá a iminha ignorância, mas existe sempre a necessidade de se retirar os testículos ao cadáver??  :wacko:  :puke:

Cumps,
Luís
Ahhahahah, não te preocupes, porque já não devemos sentir nada na altura  (lol)

Não há nenhuma regra, mas convém, imagina que há alguma anormalidade, ou alguma massa tecidular estranha, tem de se averiguar, pode existir tumor testicular, bloqueio do canal testicular, etc...

Existe uma ordem específica para retirar todos os órgãos, assim como uma sequência lógica dos cortes efectuados.

Neste tipo de autópsia, no final é curioso, porque o cadáver fica quase todo vazio, mas depois os órgãos são colocados no sítio.

Mais uma coisa curiosa, quando se retira a grelha costal, nos outros países civilizados, utiliza-se uma pequena serra eléctrica para cortar as costelas, cá é com uma espécie de alicate daqueles compridos para cortar correntes, que para além de fazer um barulho tremendo é necessário alguma força, na minha opinião torna-se um pouco macabro.

Falando um pouco da força necessária para fazer um autópsia, que é um pormenor que nem todos pensamos, imaginem fazer uma autópsia a uma pessoa por exemplo de 130kg...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #17 em: 18 de Novembro, 2008, 11:37:25 »
Entendi...é mesmo tudo muito macabro então numa pessoa com 130kg é de peso!!!  :d_grin:

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #18 em: 18 de Novembro, 2008, 11:46:56 »
- A autópsia começa pela descrição escrita do cadáver, das roupas, etc.
- Depois faz-se a "ficha dentária"
- Só depois se procede à abertura do corpo... reticências para não chocar os impressionáveis. Nesta parte, também se descreve por exemplo o conteúdo do estómago.
- Finalmente pode-se serrar o craneo e analisar o cérebro.

Descrição muito pormenorizada das roupas (marca, cor, tipo), depois de se cortar as roupas com determinadas regras e protocolos para não dificultar a investigação, faz-se a descrição do corpo, que se denomina de análise do hábito externo (cor, cicatrizes, lesões, tatuagens, etc), e quando se sabe que foi vítima por arma de fogo, tira-se uma radiografia para saber a localização dos projécteis, tiram-se muitas fotografias para documentar bem o caso e inicia-se então a análise do hábito interno.

(nas autópsias anátomo-clínicas não se faz isto!)

Conheço um caso curioso de uma bala que penetrou numa determinada zona da vítima e não saiu do corpo, porque se alojou por trás da fivela do cinto da vítima.
- Fiat 127 mk1 1978

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #19 em: 18 de Novembro, 2008, 11:51:42 »
Entendi...é mesmo tudo muito macabro então numa pessoa com 130kg é de peso!!!  :d_grin:
É um tipo de trabalho qeu aprendemos a ver a vida de outra maneira e questionamo-nos frequentemente com muitas perguntas.

Às vezes penso para que nascemos se depois acaba tudo e nos transformamos num monte de matéria orgânica, são dúvidas existenciais muito curiosas.

Perguntamos se realmente acaba tudo ali, etc...

Já pensaram também que é curioso trabalharmos uma vida inteira para atingir determinados fins e de repente tudo acaba em vão.

Contudo, acaba-se por dar um valor à vida extremo e o querer aproveitar cada momento na medida dos possíveis é claro.
- Fiat 127 mk1 1978

Panda4x4Girl

• Vignale

• *
  • 810
    • http://
« Responder #20 em: 18 de Novembro, 2008, 11:53:34 »

Mais uma coisa curiosa, quando se retira a grelha costal, nos outros países civilizados, utiliza-se uma pequena serra eléctrica para cortar as costelas, cá é com uma espécie de alicate daqueles compridos para cortar correntes, que para além de fazer um barulho tremendo é necessário alguma força, na minha opinião torna-se um pouco macabro.

Muitos pormenores na minha opinião lol
Confesso que antes do almoço ler este post me fez um bocado confusão lolol

Mas admiro quem tem coragem para o fazer, e acredito que deve ser no minímo interessante e nada monotono lol :D :t_up:  

Panda 4x4 Sisley Power!!

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #21 em: 18 de Novembro, 2008, 12:06:10 »
Muitos pormenores na minha opinião lol
Confesso que antes do almoço ler este post me fez um bocado confusão lolol

Mas admiro quem tem coragem para o fazer, e acredito que deve ser no minímo interessante e nada monotono lol :D :t_up:
Peço desculpa, mas uma pessoa fica entusiasmada...

Olha para ganhares mais apetite, contaram-me de um determinado médico que come umas valentes sandochas ao pé do cadáver e como o senhor tem assim uma barba um pouco grande às vezes fica assim um pouco vermelha em baixo  (lol), coitado, deve ser quando lhe calha um cadáver pesado e o senhor tem de ganhar forças  (lol)

Não concordo contigo quando dizes que é pouco monótono, falo no caso das autópsias anátomo-clínica, pois acho que é sempre a mesma coisa e lidar todos os dias com a morte, acaba por fartar, por isso, não escolhi seguir esta área.
- Fiat 127 mk1 1978

Panda4x4Girl

• Vignale

• *
  • 810
« Responder #22 em: 18 de Novembro, 2008, 12:16:17 »
Não és o primeiro a dizer que há quem coma durante uma autopsia lol

Panda 4x4 Sisley Power!!

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #23 em: 18 de Novembro, 2008, 12:47:14 »
Eu acho que se presencia-se uma autópsia ficava era 2 dias sem comer  :wacko:  :puke:

Uma coisa é ver esse tipo de situações nas séries televisivas, por aí, nada me incomoda nem impressiona. Mas outra coisa é a realidade dura e avassaladora, ainda para mais por vezes acompanhada de cheiros nauseabundos! :puke:  :puke:

Eu cá tenho um estomago muito sensível (deve ser das francesinhas!) (lol)

Cumps,
Luís  

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #24 em: 18 de Novembro, 2008, 13:20:47 »
Prancharam uma colega da minha irmã numa autópsia, colocaram o orgão genital do defunto no bolso da bata, pensando que ela iria gritar, não, com a maior das calmas ela tira o "besidróglio" do bolso e pergunta aos colegas quem é que tinha perdido aquilo...

Numa sala com 15 pessoas não houve ninguém que não tivesse chorado a rir, até o professor...

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #25 em: 18 de Novembro, 2008, 13:57:52 »
Prancharam uma colega da minha irmã numa autópsia, colocaram o orgão genital do defunto no bolso da bata, pensando que ela iria gritar, não, com a maior das calmas ela tira o "besidróglio" do bolso e pergunta aos colegas quem é que tinha perdido aquilo...

Numa sala com 15 pessoas não houve ninguém que não tivesse chorado a rir, até o professor...

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)
 (lol)  (lol)  (lol) Que grande presença de espírito que ela teve!!!  (lol)  (lol)  (lol)

Cumps,
Luís

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #26 em: 18 de Novembro, 2008, 14:12:30 »
É curioso o caso que o Amigo Pinto de Almeida referiu, de um uma autópsia em que uma bala de calibre 6.35 se foi alojar na perna do falecido. Isto porque na série televisiva CSI, havia precisamente um episódio em que a vítima morria em consequência de um disparo de arma de fogo, e no decorrer da autópsia o médico legista que procedia à mesma, teve grande dificuldade em localizar a bala e só depois de radiografar o corpo é que a conseguiu encontrar.
Pois, mas por este Portugal fora, os desgraçados do médicos legais têm que se desunhar porque como calculam não existem Raios-X; e como a Lei proibe de um cadáver ser metido num Raio-X de um Hospital, têm mesmo que encontrar a bala; ou chegar à conclusão que saiu do corpo.

E mais... só em 1990 apareceu o 1º Frigorífico, fora dos Institutos de Medicina Legal do Porto, Lisboa e Coimbra... ora vejam as centenas de Tribunais que existem em Portugal e vejam os cadáveres que ficavam a apodrecer; pois a autópsia só pode ser feita 24 horas ou mais depois do óbito.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #27 em: 18 de Novembro, 2008, 14:14:35 »
abertura da caixa craneana com uma serra eléctrica que automaticamente aspira o pó dos ossos (esquírolas ósseas) do crâneo de maneira a não trazer doenças graves para quem realiza as autópsias, dantes esta abertura era efectuada com um serrote e cabeça desandava para todos os lados.
E na parte final, para ajudar a sair a tampinha do craneo, usava-se e ainda se usa um martelo e um cinzel.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Panda4x4Girl

• Vignale

• *
  • 810
« Responder #28 em: 18 de Novembro, 2008, 14:38:30 »
Vocês deviam por no Título... CUIDADO AO ABRIR  :d_grin:  

Panda 4x4 Sisley Power!!

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #29 em: 18 de Novembro, 2008, 15:31:32 »
E na parte final, para ajudar a sair a tampinha do craneo, usava-se e ainda se usa um martelo e um cinzel.
Ehehehe, é verdade esqueci-me desse pormenor, e depois faz um sozinho "engraçado" por causa do vácuo.

Para cortar o crâneo tem de ser com determinada forma de modo a fazer encaixe, para no fim voltar a meter no sítio, como aqui o objectivo não é ensinar a fazer autópsias, não vamos estar aqui a fazer uma descrição detalhada...

Agora já estou a ver o pessoal a começar a treinar nos animais lá em casa  (lol)  (lol) ....
- Fiat 127 mk1 1978