Autor Tópico: Fiat Marea Weekend (1.4 Sx - Esquentador)  (Lida 11320 vezes)

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
Fiat Marea Weekend (1.4 Sx - Esquentador)
« em: 09 de Dezembro, 2008, 10:49:50 »
Olá a todos!

Já cá ando há algum tempo e, basicamente, só chateei com perguntas e questões. :P

Chegou a altura de vir partilhar a evolução da minha "fragoneta".  :d_grin:

A Origem

O meu primeiro carro foi um Punto 55SX de 1996. Grande carro, o único problema que deu foi a embraiagem (eve de ser nova aos 17 mil), pq levou muito mau trato da senhora q conduzia o carro...

Depois, troquei por um Punto TD70 de 1997. Zero problemas (e com um campotamento pelo meio). Grande maquina. A seguir, veio um Smart ForTwo e depois um Clio DCI 65 comercial.

Até ao momento em que o clio estava "curto". Aí decidi procurar um carro de 5 lugares, a GPL. Apareceu a minha Marea, meio por acaso. Troquei logo, até por ser FIAT e porque é um carro que eu sempre gostei bastante. :love:

O "projecto"
A minha ideia é manter este carro durante algum tempo. Mais para o muito tempo. :) Pelo que tenho planeado alguns mimos. E já fiz alguma coisa e tenho um projecto em andamento.

Caracteristicas: Fiat Marea Weekend 08/1998, 1.4 SX (80CV) com kit GPL aspirado c/ centralina Lovato, depósito no lugar do pneu suplente.

Feito
  • Novo Autorádio - Alpine 9812RB c/ CD Changer (6)
Em progressão
  • Instalação de colunas 16.5 vias separadas c/ crossover (Phase Evolution CFS 165.25)
  • Instalação de Amplificador (Diamond Audio D5)
Planeado - sem ordem especifica (a não ser a de orçamento disponível)
  • Instalação de Subwoofer (ainda em análise qual)
  • Fundo falso ou lateral falsa para subwoofer, amplificador, arrumação (pneu suplemente, macaco, etc.)
  • Opticas Polielipticas
  • Kit Xenon 5300K 35W
  • Sensores estacionamento
  • Melhorar suspensão (ainda nem sequer pensei nas opções)
  • Banho de pintura
  • Pernos segurança para as rodas (eu sei, eu sei... esqueço-me!)
  • Interiores novos, ou simplesmente retocados onde necessário (por exemplo, as manetes das luzes e limpa-vidros...)
  • Eventualmente, quem sabe, trocar o motor e o kit GPL
  • Piscais laterais transparentes (do Bravo HGT)
Tudo isto, dependente do orçamento e tempo disponíveis. Algumas coisas, eu próprio vou fazer, outras nem por isso...

Agora vou parar de escrever. Mais logo ou nos próximos dias, vêm as fotos. Vou tentar manter isto actualizadinho. :d_look:
« Última modificação: 10 de Dezembro, 2008, 18:39:18 por stargazer »

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #1 em: 09 de Janeiro, 2009, 17:29:49 »
Olá!

A ver se tenho tempo de actualizar isto com as últimas "bricolages". Já lhe meti os sensores de estacionamento (as fotos vou ver se as ponho amanhã) e já lá tenho uns piscas laterais branquinhos para colocar...

Estou à espera do resto do material para montar o meu som (1ª fase), mas tá atrasado...

Era para me ter lançado noutras coisas, mas como o carro vai fazer diagnostico e o mais certo é ter de gastar t€mpo em alguma coisa (pelo menos e embraiagem deve levar), ficaram em stand-by...

Bom, eu prometo que depois venho cá por os bonecos :d_grin:  

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
« Responder #2 em: 09 de Janeiro, 2009, 23:02:17 »
Olá amigo stargazer
Qual o consumo que a tua Marea faz a GPL? de acordo com que tipo de percurso?

O que notaste de diferente em relação a gasolina? mais fraca? na mesma? sentes alguma perca de potencia?

cumps
Pmak
Paulo Malaquias

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #3 em: 10 de Janeiro, 2009, 13:39:44 »
Neste momento, ela faz a média q tá na minha assinatura... Mas tá a gastar um pouco mais do que devia.... Problemas na centralina do GPL, penso eu...

Ou então velas...

Mas, com 35l de GPL faz entre 300 a 330 km, em percurso misto.

De resto,já a comprei assim... E naõ te sei dizer em termos de comparação... Mas ela até anda melhor a gas (mais serena) do q a gasolina...E como o kit é aspirado c/ centralina, a perda de potencia da-se a gasolina e a gás, ao que sei... O mesmo não acontece com kits de injecção.

Em termos de potencia e força, parece-me que tá "presa".

Seja como for, eu estou a pensar mete-la num diagnostico para ver se ela temalgum problema de maior...

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #4 em: 10 de Janeiro, 2009, 15:56:18 »
Stargazer tens um kit aspirado....agora ´q ue eu percebi o consumo tão alto e a carrinha presa....:blink:

Eh pá não sei se te vais safar....os aspirados tiram muita força ao motores,mas no teu caso não tens opção o motor é monoponto... ;)  

Tenta ver se tá tudo ok,a nivel de membranas do vaporizador... :t_up:  
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
« Responder #5 em: 11 de Janeiro, 2009, 00:15:28 »
Stargazer tens um kit aspirado....agora ´q ue eu percebi o consumo tão alto e a carrinha presa....:blink:

Eh pá não sei se te vais safar....os aspirados tiram muita força ao motores,mas no teu caso não tens opção o motor é monoponto... ;)  

É isso mesmo... os nossos motores são monoponto e apenas podem levar kit's de gás aspirados... :(

Eu ainda pensai em fazer essa alteração ao meu Bravo mas tenho receio da perca de potencia... por isso te perguntei a opinião sobre a tua (que tem o mesmo motor que eu tenho no Bravo)...

Em relação a gasolina... tu não tens um botão que te dá a opção de andar a gasolina ou a gás? se tens experimenta andar a gasolina e ver como ela se comporta e depois compara...

cumps
Pmak
Paulo Malaquias

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #6 em: 11 de Janeiro, 2009, 12:44:18 »

Muda-se-lhe a mecânica para 2.0 20V e pronto! :d_grin:

Mais a sério, eu acabei por geral aqui alguma confusão com as minhas questões todas. Vou ver se trago para aqui o assunto. :P Não tenho andado muito organizado e isso passou cá para o forum também. :P

Eu não tenho como comparar, aliás, a única coisa q tenho de comparação era o carro anterior, clio comecrial, dci 65Cv...Quanto a média a gasolina, ainda não fiz...:smash:

Quando lhe mudei o filtro do gás, aproveitei para no instalador para ver se estava tudo bem com o sistema. O redutor era aparentemente novo, segundo o técnico.

Foi-me dito que sim, à excepção da centralina que tem o motor passo-a-passo avariado. Esse já sei e vou ver se troco isso (tenho da arranjar um dia para tratar do asssunto - um aparte: na mesma altura, o Sr. Rui Oliveira disse-me que o carro poderia levar um kit de injecção).

Na realidade, a coisa que eu estava mais de pé atrás era a compressão... Desconheço o historial do carro até vir para as minhas mãos... E por isso pensei num diagnostico.

Em relação aos travões, estão com o nivel correcto, bem como o radiador. O óleo não verifiquei ainda, mas penso que também está no "sitio". A suspensão anda com alguma chiadeira, terei de tratar dela.

Quanto às velas, filtros, oleo e afins, tá a chegar a mudança de oleo e farei isso tudo na altura, como tinha já planeado.

Mas, agora para o luis bar, não percebi bem uma coisa: que centralina é que tenho de fazer o reset?
« Última modificação: 11 de Janeiro, 2009, 13:24:37 por stargazer »

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #7 em: 11 de Janeiro, 2009, 12:52:16 »
É isso mesmo... os nossos motores são monoponto e apenas podem levar kit's de gás aspirados... :(

Eu ainda pensai em fazer essa alteração ao meu Bravo mas tenho receio da perca de potencia... por isso te perguntei a opinião sobre a tua (que tem o mesmo motor que eu tenho no Bravo)...

Em relação a gasolina... tu não tens um botão que te dá a opção de andar a gasolina ou a gás? se tens experimenta andar a gasolina e ver como ela se comporta e depois compara...

cumps
Pmak
Pois, lá está, eu não consigo notar diferenças na minha a gasolina e a gás, a não ser que a gasolina ela soluça um bocadinho qando em esforço... Tirando isso, força, performance, tudo muito idêntico...

Mas pelo que já li, é normal... Os kits aspriados "roubam" potencia nos dois modos, porque estrangulam a entrada de ar (não sei se estou a dizer uma asneira mt grande ou não...).

Eu comprei esta carrinha assim, pq o negócio em si não foi mau e, assumi alguns compromissos (noemadamente logo a começar na idade e no motor), mas em termos financeiros não dava para mais por n motivos q não interessam aqui.

Porque, se fosse para eu converter, se calhar teria procurado outro carro... Mas isso sou, que sou um pouco esquisito. :P

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #8 em: 11 de Janeiro, 2009, 13:20:46 »
Os sensores de parque

Bom, primeira reportagem, já com algum tempo... ACabou por ser mais simples do que pensava, mesmo depois de (por não ter tomado café, por certo) ter desmontado o interior da mala do lado errado... :smash:

Depois de montar de novo, lá desmontei o lado correcto (o da marcha-atrás) e desmontei o para-choques, que estava neste estado:

Depois de algum tempo com APC, papel de limpeza e uns MF do Lidl, ficou assim:

E este er ao aspecto da traseira desmontada:

De seguida, foi escolher o sitio para a centralina, que acabou por ficar atrás do painel da mala, onde tem um espaço de arrumações, Ainda com os cabos desarrumados, e as ligações terminadas:

Depois disto, um dia vou ter de a limpar em condiçoes... Provavelment quando for montar o som, aproveito e limpo aquilo tudo...

Os sensores já quase colocados no sitio, só faltava aperta-los e apertar o parachoques no sitio:

Lá dentro, acabei por colocar o indicador de distanicia (que também tem o buzzer) debaixo do volante, do lado esquerdo, numa mini-prateleira que lá tem:

Não tirei mais fotos, pois estava sozinho e sem muito tempo de sobra.

Conclusões: o kit de sensores veio de hong kong e ficou-me, com taxas e tudo, por cerca de 30€. Funciona bem, depois de devidamente afinado na sensibilidade, que é o que terei de fazer, não ficou exactamente como quero.

Pelo preço, estou satisfeito. :d_grin:
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2009, 22:56:56 por stargazer »

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #9 em: 14 de Janeiro, 2009, 11:58:08 »
Ora depois da discussão neste tópico (que eu trouxe aqui para este), resolvi seguir as indicações do Luis Bar e olhar com "olhos de ver" para o meu caso.

Então, para já, fiz as seguintes verificações:
  • Velas: Ainda não as verifiquei (não encontrei ainda a chave). Mas penso que as vou mudar mesmo. Não tenho indicação de terem sido mudadas;
  • Óleo: está ao nível, com quase 7000 km. Nem sequer está preto, o q segundo sei é normal nos veículos a GPL (O óleo e o filtro vão ser mudado dentro de 500km, porque me puseram óleo para 10mil);
  • Radiador: A água está ao nível. Estou a ponderar, no entanto, trocar a água por liquido especifico de radiador...Se justificar;
  • Travões: Estou desconfiado dos discos. Quando travo, sente-se um trepidar que inicialmente atribuí às rodas desequilibradas. Manteve-se após alinhar direcção e equilibrar rodas. Alguém me diz como verificar o estado dos discos? O nível do óleo de travões está normal;
  • Suspensão: O carro faz alguma chiadeira vinda da traseira em certas curvas e em estradas de mau piso. E ao travar sinto o carro como que a "soluçar". Penso que tá na hora de visitar o "senhor dos amortecedores";
  • Direcção: O nível do liquido está correcto;
  • Níveis de CO: em relação a isto ainda não os fui medir. Posso fazê-lo em qualquer centro de diagnósticos auto, certo?
E pronto. Avizinham-se mais uns dias de bricolage auto...

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #10 em: 14 de Janeiro, 2009, 13:33:23 »
muito bem  :palmas:

da-me a tua opinião, onde ficam melhor os sensores, no meio ou junto da borracha preta para disfarçar  :d_shades:
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2009, 13:33:48 por sousart »

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #11 em: 14 de Janeiro, 2009, 14:12:59 »
Eh pá, sousart... Sinceramente, eu acho que ali no meio, onde os pus... E a razão é simples: a distancia ao solo recomendada pelo fabricante do kit... :d_grin:

Eu até era para pedir pretos, e colocar na borracha, mas depois cheguei à conclusão que na borracha é muito alto. Assim vieram azul metalizados... Nota-se 1 pouco a diferença de cor...

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #12 em: 14 de Janeiro, 2009, 14:58:22 »
obrigado, poe o link onde os arranjaste para eu poder ver  :d_shades:

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
« Responder #13 em: 14 de Janeiro, 2009, 16:15:49 »
obrigado, poe o link onde os arranjaste para eu poder ver  :d_shades:
ebay:

http://shop.ebay.ie/merchant/oemking

É só procurar o que agrada mais. :d_grin:  

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #14 em: 14 de Janeiro, 2009, 18:12:01 »
muchas gracias  :palmas:

tenho duas dúvidas ou problemas, depende do ponto de vista:

1º nao percebo patabina do ebay e tenho receio de comprar seja o que for.

2º não sei como se faz o pagamento, se fosse preciso, eras capaz de fazer isso por mim, eu transferia a guita para ti e tu pagavas  :t_up:

diz-me como ficou na tua máquina, se tens fotos finais do trabalho podias enviar ou colocar aqui, desculpa estar a ser chato. :fiat: