Autor Tópico: Bernardo Sousa em Abarth S2000 - 2009  (Lida 9944 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #15 em: 05 de Março, 2009, 01:34:56 »
Bernardo Sousa não vai ao Chipre

Piloto português do Agrupamento de Produção não estará presente na próxima etapa do Mundial

Bernardo Sousa não vai participar no Rali do Chipre, terceira prova do Mundial da especialidade e segunda a contar para o campeonato de Produção (P-WRC), tendo informado a Federação Internacional do Automóvel (FIA) da sua intenção de trocar a prova, que se disp uta de 13 a 15 de Março, pela presença na Austrália (4 a 6 de Setembro).

Sousa, que abandonou o Rali da Noruega logo após a superespecial de abertura da prova, devido a problemas mecânicos, foi autorizado pela FIA a alterar o seu calendário – os concorrentes ao P-WRC devem escolher antecipadamente as seis provas em que estarão presentes durante o ano.

Bernardo Sousa deverá fornecer mais informações sobre o seu programa ainda esta semana, mas parece claro que as suas relações com a equipa Sports & You, que prepara e assiste o Fiat Punto S2000, não são as melhores. Uma troca de equipa parece agora a solução mais provável.

O próximo compromisso do piloto é o Rali de Portugal, de 2 a 5 de Abril.

Fonte: AutoPortal
« Última modificação: 05 de Março, 2009, 01:36:36 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #16 em: 06 de Março, 2009, 16:30:18 »
Bernardo Sousa revela hoje equipa

A edição madeirense de hoje d'A Bola revela que Bernardo Sousa escolherá hoje a equipa pela qual passará a correr depois do 'divórcio' com a Sports&You. O piloto esteve recentemente em Itália, sendo que a opção pela nova equipa deverá recair na Procar ou Grifone.

No mesmo jornal, o jovem piloto responde madeirense prosseguiu a 'troca de palavras' com Paulo Ferreira, responsável da Sports & You:

"Não vou descer ao nível dele. Paulo Ferreira disse que o carro estava pronto. De facto estava, esqueceu-se foi de dizer que não estava nas condições que me prometeram, a começar pela carroçaria, passando pela caixa X-Trac e terminando na evolução do motor."

Fonte: Auto Sport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #17 em: 09 de Março, 2009, 15:22:19 »
Bernardo Sousa já tem acordo com a Procar

Bernardo Sousa já encontrou nova equipa, e vai passar a correr pela Procar Rally Team no PWRC. O carro mantém-se o mesmo Grande Punto Abarth S2000, que vai já começar a ser montado pelo preparador italiano tendo em vista o Rali de Portugal.

Para além das cinco provas que irá realizar no PWRC - Portugal, Itália, Grécia, Austrália e País de Gales -, Bernardo Sousa vai ainda participar no Sata Rallye Açores e, como grande novidade, no Rali Vinho Madeira, estando ainda por definir presenças esporádicas em mais algumas provas do IRC, bem como do campeonato italiano.

"A Procar é uma equipa que nos dá total confiança. Tem uma estrutura muito forte e extremamente profissional, que nos dá garantias e certezas em relação ao futuro, que correspondem às nossas necessidades", revelou Bernardo Sousa, que regressou hoje (06/03) à Madeira, onde irá assistir amanhã ao XX Rali da Camacha.

"Estamos muito entusiasmados e acreditamos que ainda é possível fazer coisas bonitas este ano. Mais felizes ficamos por podermos começar de novo em Portugal, no Vodafone Rallly de Portugal, já no próximo dia 2 de Abril", destacou entusiasmado.

Bernardo Sousa terminou a ligação com o preparador português Sports&You, porque não estavam a ser cumpridos acordos pré-estabelecidos. "Por duas vezes foi-nos prometido um carro novo e em boas condições, algo que nunca aconteceu", esclareceu o piloto madeirense, sem querer alimentar mais polémicas em torno desta matéria. "O futuro é o caminho", justificou.

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #18 em: 09 de Março, 2009, 15:52:12 »
Ele que não falte ao Rally de Portugal!
Faz lá falta o belo toque italiano xD

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #19 em: 20 de Março, 2009, 14:23:52 »
"Estou satisfeito com o nível de profissionalismo e dedicação da Procar"

Bernardo Sousa vai realizar a partir de segunda-feira, em Itália, os primeiros testes com o Fiat Punto Abarth S2000 da Procar. Contudo, não o fará ao volante da viatura com que irá competir no Rali de Portugal, que se dis###### de 2 a 5 de Abril.

"Vamos testar na segunda-feira, dia 23, mas não o faremos com carro oficial, porque o mesmo ainda se encontra em fase de montagem. Mas vamos testar numa viatura idêntica", explicou o piloto madeirense, que está satisfeito com a forma como estão a correr os preparativos para a prova portuguesa:

"A adaptação à nova equipa está a correr muito bem. Temos estado em contacto permanente com toda a equipa e a estrutura da Procar e estou satisfeito com o nível de profissionalismo e dedicação que estão a dar a este projecto", apontou Bernardo Sousa.

Mesmo assim, o jovem piloto português prefere, por agora, não apontar objectivos para a quarta prova do Mundial de ralis, a segunda do ano do madeirense, após os azares registados na prova inaugural, na Noruega. "Precisamos de ganhar ritmo e neste momento o importante é fazermos muitos quilómetros, no sentido de nos adaptarmos da melhor forma ao carro. Espero que tudo corra pelo melhor", revelou.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #20 em: 20 de Março, 2009, 19:16:44 »
TMN e Meo patrocinam Bernardo Sousa

A poucos dias do Rali de Portugal, a PT alarga a sua estratégia de patrocínios na área do desporto a mais uma jovem referência do automobilismo português: o piloto madeirense Bernardo Sousa.

Seguindo a sua já consistente estratégia de patrocínios, entretanto materializada com a criação do TMN Dream Team – sólida equipa de jovens desportistas portugueses apoiados pela TMN –, a PT anuncia o alargamento do seu patrocínio ao desporto, através das marcas TMN e Meo, ao jovem piloto madeirense Bernardo Sousa.

Natural do Funchal e com apenas 21 anos de idade, Bernardo Sousa reflecte o talento, a perseverança, a eficácia, o valor e a competitividade, que estão, por inerência da sua posição de liderança no sector das comunicações, associados à TMN e ao Meo.

Bernardo Sousa estreou-se nos desportos motorizados em 1999, nos karts. No Rally da Camacha, em 2006, o piloto madeirense inicia-se nos rallies e ganha terreno pela atenção que capta. Em 2007, ao volante de um Mitsubishi, vence o Rally de Porto Santo. Em 2008, posicionando-se como o 2º classificado no PWRC, no Rally da Acrópole, e destacando-se por ter sido o primeiro madeirense a marcar presença no WRC, começa a fazer história.

Este ano tem ainda a percorrer, no calendário do PWRC, os Ralis de Portugal (2 a 5 de Abril), da Sardenha (21 a 24 de Maio), da Acrópole (11 a 14 de Junho), da Austrália, (4 a 6 de Setembro) e da Grã-Bretanha (22 a 25 de Outubro) e, no calendário do IRC, os Ralis dos Açores (em Maio) e da Sardenha (em Setembro).

Fonte: Motores  Magazine

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #21 em: 24 de Março, 2009, 15:47:14 »
Teste animador para Bernardo Sousa

Bernardo Sousa testou hoje durante cerca de 100 km o Fiat Punto Abarth S2000 da Procar e os resultados foram animadores. Entretanto, já foi divulgada a nova decoração para o Rali de Portugal.

Deu para sentir o valor do carro e todas as suas potencialidades”, revelou satisfeito o piloto madeirense, ainda em Itália, mais precisamente na região de Siena, onde se encontra a fábrica do preparador italiano.

Bernardo Sousa e o seu co-piloto, Jorge Carvalho, começaram por fazer cerca de 10 km com pneus normais, para ganharem um pouco ritmo com nova viatura, e depois testaram com os pneus utilizados em provas do Mundial, que são mais duros, ao longo de quase 90 km. “Não sentimos qualquer problema, ganhámos ritmo e fizemos muitos quilómetros. Conseguimos uma boa adaptação ao carro e até melhoramos algumas coisas, nomeadamente ao nível das suspensões, fazendo algumas afinações”, revelou.

O piloto madeirense não testou o S2000 que irá tripular no Rali de Portugal, pois este encontra-se em fase de conclusão de montagem. “O meu carro fica pronto na quarta-feira”, anunciou, adiantando que os primeiros testes oficiais acontecerão já em solo nacional. “Na segunda-feira, dia 30 de Março, vamos participar nos testes do P-WRC com a nova viatura e aí faremos mais alguns acertos, caso entendamos ser necessário”, explicou.

O jovem piloto português prefere, por agora, não apontar objectivos para a quarta prova do Mundial, o Rali de Portugal, que se dis###### de 2 a 5 de Abril, mas não escondeu que se sente agora mais confiante. “Vai ser uma prova difícil, estamos conscientes disso, mas como confirmei o potencial destes carros quando as coisas estão bem preparadas, encaro a prova com maior optimismo”, frisou.

Bernardo Sousa aproveitou a circunstância para elogiar uma vez mais a estrutura oficial da equipa da Procar. “Não nos tem faltado nada e estamos satisfeitos com o nível de profissionalismo e dedicação que estão a dar à nossa equipa”, finalizou.

Uma nota final para dar conta do site oficial de Bernardo Sousa - www.bernardo-sousa.com - entrará amanhã em funcionamento, com novo layout e uma entrevista ao piloto madeirense.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #22 em: 26 de Março, 2009, 19:32:11 »
Bernardo Sousa e Jorge Carvalho em Italia

[dohtml]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="
color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="
color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/dohtml]

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #23 em: 01 de Abril, 2009, 16:08:03 »
"É possível pontuar e acredito no top 5 do PWRC"

Bernardo Sousa vai regressar à competição no Rali de Portugal. Depois do azarado Rali da Noruega, e a ausência em Chipre, com uma troca de equipa pelo meio, o piloto madeirense abordou o futuro, perspectivando o Rali de Portugal, para o qual parte com ambições moderadas, ainda que optimista, afirmando que quer terminar a prova nos pontos.

O piloto madeirense revelou também que a adaptação à nova equipa (Procar) e ao carro (Fiat Punto S2000) está a correr pelo melhor, factos que lhe transmitem maior confiança. Hoje, Bernardo Sousa fará os últimos os testes com a nova viatura.

O início de campeonato não foi certamente aquele que estava à espera. Poderá ter influência no regresso, nomeadamente no Rali de Portugal?

De facto não poderíamos ter começado da pior maneira, desde a equipa, ao carro e ao resultado final... nem passamos do primeiro dia de prova na Noruega. Todos esses factores conjugados implicaram a não participação no Rali do Chipre, o que representaria mais 700 a 800 km com o carro, que faria com que já estivéssemos mais adaptados e com um ritmo de prova bastante grande.

Quais são as suas expectativas para o Rali de Portugal?

Infelizmente a expectativas não podem ser muito elevadas, tendo em conta a actual conjuntura. Estou parado desde a Noruega, tenho falta de ritmo e não tenho conhecimento total do carro. Ainda assim, acredito que é possível pontuar. Entrar no top 5 do PWRC será bastante bom.

Como é que correram os testes com novo carro?

Ainda melhor do que estava à espera. Deu para sentir o valor do Fiat Punto S2000 da Procar e todas as suas potencialidades. Conseguimos recuperar algum ritmo, pois fizemos muitos quilómetros, e uma boa adaptação ao carro. Fiquei bastante animado e sinto-me mais confiante.

Vai fazer mais cinco provas do PWRC, vai correr os ralis da Madeira e Açores e, provavelmente, mais algumas outras provas do IRC ou do campeonato italiano. Sente que para evoluir necessita de mais competição?

Sem dúvida, todos os meus adversários têm quase todos os fins-de-semana provas ou testes, portanto, para acompanhar o ritmo deles é-me extremamente complicado. Tenho, se calhar, menos de metade das provas e dos testes deles e isso, por vezes, reflecte-se nos resultados. Preciso de fazer muitos e muitos quilómetros para continuar a aprender e é esse o meu desejo para esta temporada.

Mesmo assim, acusam-no de não estar totalmente focado nos ralis. Trata-se de uma crítica injusta?

O meu início nos ralis foi criticado por ter começado pelo topo, aliás a minha carreira sempre o foi e será criticada. Mas os cães passam e a caravana passa! Eu faço aquilo que gosto e sempre dei o meu melhor.

Continua a sonhar com um WRC, como um processo natural de evolução?

Claro que sim. Não há nenhum piloto que nunca o tenha sonhado. Neste momento estou guiando os futuros WRC mas não escondo que continuo com o desejo de guiar os actuais.

Vai fazer o Rali Vinho da Madeira, por alguma razão especial?

A participação ainda não está totalmente assegurada, está nos planos mas não é ainda um dado garantido, embora esteja bem encaminhada. Desde que me iniciei nos ralis falhei apenas uma edição do Rali Vinho Madeira, porque tinha prevista a minha participação no Rali da Finlândia, o que não veio acontecer por, na altura, encontrar-me a recuperar de uma lesão no ombro.

Caso se confirme a sua presença no Rali Vinho Madeira, vai lutar pelo primeiro lugar ou ainda é prematuro avançar com objectivos?

Isso é um absurdo, há que ter a consciência de que não faço provas de asfalto regularmente há cerca de um ano e meio, ainda para mais nunca guiei este tipo de carros em asfalto. Depois, o meu conhecimento do terreno em ritmo de prova em nada se aproxima dos meus adversários, pelo que será impossível pensar em discutir a vitória. Até entrar nos lugares pontuáveis certamente que não será fácil.

Apesar de ter somente 21 anos está sujeito a uma enorme pressão. Como é que lida com essa tensão?

Cada um lida como consegue e pode, mas já me afectou muito mais do que agora.

Sebastien Loeb é um piloto eleição. Será que um dia teremos um campeão mundial português? O que precisamos de fazer para lá chegar?

Será possível se reunirmos as condições necessárias, apoiando as verdadeiras jovens promessas, como Federação francesa faz em relação ao Sebastien Ogier, entre outros bons exemplos. Mas também será fundamental que os amantes da modalidade deixem de criticar por tudo e por nada e apoiem verdadeiramente os pilotos portugueses.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #24 em: 02 de Abril, 2009, 14:31:40 »
Bernardo Sousa acidentado no shakedown

Azar para Bernardo Sousa! O piloto da Procar não começou bem o Rali de Portugal já que teve uma aparatosa saída de estrada no shakedown, deixando o Fiat Punto S2000 em muito mau estado.

Aparentemente, o piloto madeirense saiu largo demais numa direita, e embateu com a frente esquerda numa pedra, capotando de seguida, com o carro a cair do lado do seu navegador, Jorge Carvalho, que terá ficado algo combalido, mas aparentemente sem qualquer lesão.

O carro foi transportado para a assistência da Procar, e alguns observadores no local colocam em sérias dúvidas a possibilidade de recuperação do carro a tempo da super-especial. Muito trabalho pela frente para os mecânicos da Procar, e um caso a seguir nas próximas horas. A ver vamos se o jovem piloto consegue estar à partida do 'seu' rali.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #25 em: 02 de Abril, 2009, 14:42:14 »
Bernardo Sousa confirma abandono

Segunda baixa de vulto do Vodafone Rali de Portugal. Depois de Fernando Peres, devido a problemas de saúde, ter confirmado a ausência da prova, agora foi a vez de Bernardo Sousa nem sequer começar o rali, abandonando ainda no shakedown, na sequência de uma acidente com o seu Punto S2000:

"Tudo se passou numa zona muito rápida, onde cortei demasiado uma curva e bati numa pedra. A direcção abriu e fui em frente, capotando. O carro ficou muito mal tratado, e não vai ser possível participar no rali. Aleijei-me um pouco no braço, mas nada de especial, enquanto o Jorge (ndr: Carvalho navegador) foi ao Hospital por precaução, por suspeita de ter deslocado o ombro.", referiu Bernardo Sousa.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #26 em: 02 de Abril, 2009, 16:31:57 »
Imagens do Abarth S2000 de Bernardo Sousa

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Bernardo Sousa
« Responder #27 em: 03 de Abril, 2009, 02:11:53 »
TMN e Meo patrocinam Bernardo Sousa

A poucos dias do Rali de Portugal, a PT alarga a sua estratégia de patrocínios na área do desporto a mais uma jovem referência do automobilismo português: o piloto madeirense Bernardo Sousa.

Seguindo a sua já consistente estratégia de patrocínios, entretanto materializada com a criação do TMN Dream Team – sólida equipa de jovens desportistas portugueses apoiados pela TMN –, a PT anuncia o alargamento do seu patrocínio ao desporto, através das marcas TMN e Meo, ao jovem piloto madeirense Bernardo Sousa.

Natural do Funchal e com apenas 21 anos de idade, Bernardo Sousa reflecte o talento, a perseverança, a eficácia, o valor e a competitividade, que estão, por inerência da sua posição de liderança no sector das comunicações, associados à TMN e ao Meo.

Bernardo Sousa estreou-se nos desportos motorizados em 1999, nos karts. No Rally da Camacha, em 2006, o piloto madeirense inicia-se nos rallies e ganha terreno pela atenção que capta. Em 2007, ao volante de um Mitsubishi, vence o Rally de Porto Santo. Em 2008, posicionando-se como o 2º classificado no PWRC, no Rally da Acrópole, e destacando-se por ter sido o primeiro madeirense a marcar presença no WRC, começa a fazer história.

Este ano tem ainda a percorrer, no calendário do PWRC, os Ralis de Portugal (2 a 5 de Abril), da Sardenha (21 a 24 de Maio), da Acrópole (11 a 14 de Junho), da Austrália, (4 a 6 de Setembro) e da Grã-Bretanha (22 a 25 de Outubro) e, no calendário do IRC, os Ralis dos Açores (em Maio) e da Sardenha (em Setembro).

Apostaram no cavalo errado  :buaaa:  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #28 em: 05 de Abril, 2009, 22:00:16 »
E lá fiquei eu sem ver um Abarth no Estádio do Algarve  :buaaa:

Eu lá nas bancadas à espera, à espera... e nada!
O menino podia ter ao menos batido depois da primeira especial, para eu poder ver pela primeira vez ao vivo o Abarth em acção

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Bernardo Sousa
« Responder #29 em: 13 de Abril, 2009, 18:08:03 »
Bernardo Sousa terá carro 'novo' para os Açores

O madeirense Bernardo Sousa terá de usar um outro carro no Sata Rali dos Açores, próxima prova do Intercontinental Rally Challenge, em virtude do seu Abarth Grande Punto S2000 habitual ter ficado destruído no 'shakedown' do último Rali de Portugal.

Apesar de não colocar em causa a sua participação na prova açoriana, Bernardo Sousa necessita de um novo carro para poder percorrer as estradas da próxima prova do IRC.

"Perdemos a direcção ao bater numa pedra numa curva para a direita, o carro foi para a esquerda e embatemos numa parede a cerca de 120 Km/h", começou por lembrar Sousa. "O carro está completamente destruído pelo que precisaremos de outro para o Rali dos Açores", acrescentou o jovem piloto, que não tem tido muita sorte nas últimas provas em que participou.

"O que aconteceu foi muito desapontante mas felizmente, o Jorge e eu estamos bem e não haverá problema em ter outro carro pronto para os Açores porque ainda temos algum tempo", terminou Bernardo Sousa.

Veja aqui o acidente de Bernardo Sousa no Rali de Portugal.