Olá. Parabéns pela macchina De onde és?Olha esse motor, salvo erro 1242 8v 60cv, facilmente e com pouco dinheiro fazes 100cv... e com mais algum ai 130.Dizem que é o motor ideal para desenvolver.Já te aparecem aqui entendidos que te dizem o que fazer e como fazer.Alguns até sabem fazer.Eu posso dizer-te que podes começar por meter uma suspensão em condições:amortecedores molas e barra.Nessa área, Koni e Bilstein são a referência mundial.
nesse carro as unicas coisas que podes fazer sem crise com o IMTT, é isto:- cames do 75- cabeça rebaixada a 0,2- repro à centralinaMas no inicio, é sempre a suspensão e a travagem dele...este aqui tem esse motor, mas tem 130 cv (+ ou -), mas esquece que isto muito andamento....
tens que arranjar uma cames dum 75 e se possivel nova ou então em muito bom estadoem 2ª mão arranjam-se algumas bos, tens é que procurar.quanto à cabeça faceada tens que ir a um torneiro e depois mais o mecânico.... aqui é algum dinheiro....e a repro, existe aí pessoal que pode indicar-te gente capaz...mais umas coisinhas, como velas, colectores de escape, etc e o motor fica muito mais solto...vai para os Koni reguláveis que é mesmo do melhor... tenho disso !!!e quando estiveres com os discos gastos mete uns melhores e vê se as barras estabilizadores do 100 hp serão maiores e compatives... se forem aproveitaem principio fica entre 90 e 100 cv, mas cuidado onde pões o carro a fazer este tipo de coisas...neste motor para este tipo de transformação "normal" ainda se gasta umas coroas, mas não é das mais caras...agora se quiseres "trepar" com a transformção, prepara-te para abrir o motor e desmontá-lo todo e substituir quase tudo....
cames= árvore de cames ou balanceiro -> é o que comanda as válvulas !
Sr Luis Bar atenção ao que diz:"Cames" não é o mesmo que balanceiros. Balanceiros são actuados pela conhecida "came" através de impulsores e por sua vez actuam nas valvulas .O Fire não usa este sistema o meu 126 sim, pois tem "came" lateral. Não diga ao rapaz para ir procurar por um balanceiro para um Fire sff....vão se rir na cara deleUm pouco de cultura geral:tecnicamente uma arvore de cames chama-se "veio de resaltos" tal como cambota chama-se "veio de manivelas". Faz todo o sentido chamar-se assim certo?!?!?Abraço