Autor Tópico: Problemas JTD 16v!!!  (Lida 5380 vezes)

Alfa147

• Recem chegado

• *
  • 4
Problemas JTD 16v!!!
« em: 27 de Abril, 2009, 12:23:41 »
Boas ppl

Tenho uma Stilo MW JTD 16v (140cv) de 2004 com cerca de 90K km e tenho tido problemas constantes que se vem agravar de dia para dia. :angry:
Quando arranco com viatura parada (principalmente em subidas) o motor por vezes não desenvolve, ou seja, carrego no pedal do acelerador a fundo e a rotação não passa das 1500-2000rpm em 1º velocidade!!!
Levantando o pedal de acelerador e carregando varias vezes efeito é o mesmo, por vezes estou ali 10secs com carro quase parado sem arrancar o que começa ser perigoso em cruzamentos, etc…
Isto nem sempre acontece, pode surgir varias vezes ao dia como pode passar dias sem acontecer!!!!
Já o levei por diversas vezes à Bosch e nada, já troquei as velas, fiz a muda de óleo e filtro , bateria é nova e foram apertados e verificados todas tubagens, admissão, turbo, etc...
Verifiquei à dias que se carregar rapidamente no pedal da embraiagem e largar logo de seguida (dou-lhe um kick!), o motor dispara logo feito louco!
Problemas de embraiagem não me parece visto que testei com o travão de mão e tentando arrancar só com pé na embraiagem em 1º e o motor começa a ir abaixo, portanto a embraiagem está fazer força.
Também se fosse de embraiagem provavelmente o carro não andava mas a rotação subia…não é o que acontece.
Acho isto muito estranho visto ele até puxar muito bem, sinto perfeitamente entrada do turbo, arranca com força e não tem problemas alcançar velocidade superiores…
Não sei se terá a ver com MAF ou outro sensor qualquer….já alguém teve alguma situação semelhante?  :unsure:

SpeddyGonzalez

• Piccolo

• *
  • 26
    • http://
Re:Problemas JTD 16v!!!
« Responder #1 em: 27 de Abril, 2009, 15:34:35 »
Já o levaste à Fiat??

Alfa147

• Recem chegado

• *
  • 4
« Responder #2 em: 27 de Abril, 2009, 17:12:35 »
Já o levaste à Fiat??

Yep...disseram que não tem problemas!  :huh:

Fernando Cunha

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #3 em: 05 de Maio, 2009, 02:40:12 »
Boas

Há umas semanas atrás eu coluquei aqui um topico,( pois que ninguem me soube responder) para me ajudarem com uma peça que nós temos no nosso carro que pouca gente sabe que é o acelarómetro por isso eu penso que estás a ter o mesmo problema que eu.

pelo menos eu fui á fiat e eles disseram-me que era do acelarómetro

Espero ter ajudado alguma coisa

Alfa147

• Recem chegado

• *
  • 4
« Responder #4 em: 03 de Novembro, 2009, 16:48:45 »
Sorry desenterrar este tópico, mas tenho agora +130.000km e de dia para dia a coisa piora.
Troquei recentemente toda a distribuição devido a uma polie partida e sei que tenho de trocar em breve o volante bi-massa.
Nunca tive qualquer tipo de problema excepto o que referi inicialmente no tópico e um cheiro insuportável que sai pelo escape!
A carrinha não faz quase fumo nenhum, tirando quando carrego a fundo…mas não é fumo negro, quase não se vê!
Hoje de manhã ao subir a ponte do freixo, a puxar 1º não passava das 1000-1500rpm o que foi preocupante pois comecei a empatar o transito, o que é realmente estranho é que o motor não vai sequer abaixo, continua a puxar mas muito lentamente!
Tentei por diversas vezes colocar o pé a fundo na embraiagem e carregar no acelerador a fundo numa tentativa de obter resposta do motor, encher o turbo, etc…mas nada resultou….e de repente passado quase 1 min, já ele puxava feito louco a plissar até em 3º a subir!!!
Já fui com o carro a diversos mecânicos, testes em varias maquinas e nada acusa!
O meu mecânico limpou a EGR recentemente, tendo ficado com melhor resposta do motor, mas não resolver esta questão que surge quando lhe apetece!
Alguém tem alguma luz do que possa ser?  :huh:

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #5 em: 03 de Novembro, 2009, 19:42:41 »
se não tem erros é dificil de diagnosticar, é verdade que o volante bi-massa so tem dado problemas em todos os modelos..

não tenho grande experiencia em motores JTD para ajudar, já é bem conhecido que não gosto dos motores JTD  e muito menos os Mjet :rolleyes:

como muitos já descobriram fazer pontos de embraiagem com carros fly-by-wire não resulta grande coisa, tens um botão na embraiagem que previne o motor de acelarar demasiado enquanto pisas o pedal..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

HSInfor

• Piccolo

• *
  • 36

Masculino
« Responder #6 em: 27 de Junho, 2010, 03:52:32 »
Sorry desenterrar este tópico, mas tenho agora +130.000km e de dia para dia a coisa piora.
Troquei recentemente toda a distribuição devido a uma polie partida e sei que tenho de trocar em breve o volante bi-massa.
Nunca tive qualquer tipo de problema excepto o que referi inicialmente no tópico e um cheiro insuportável que sai pelo escape!
A carrinha não faz quase fumo nenhum, tirando quando carrego a fundo…mas não é fumo negro, quase não se vê!
Hoje de manhã ao subir a ponte do freixo, a puxar 1º não passava das 1000-1500rpm o que foi preocupante pois comecei a empatar o transito, o que é realmente estranho é que o motor não vai sequer abaixo, continua a puxar mas muito lentamente!
Tentei por diversas vezes colocar o pé a fundo na embraiagem e carregar no acelerador a fundo numa tentativa de obter resposta do motor, encher o turbo, etc…mas nada resultou….e de repente passado quase 1 min, já ele puxava feito louco a plissar até em 3º a subir!!!
Já fui com o carro a diversos mecânicos, testes em varias maquinas e nada acusa!
O meu mecânico limpou a EGR recentemente, tendo ficado com melhor resposta do motor, mas não resolver esta questão que surge quando lhe apetece!
Alguém tem alguma luz do que possa ser?  :huh:

Já me aconteceu algo semelhante e era o sensor de massa de ar, meti um novo e resolveu de vez.

« Última modificação: 27 de Junho, 2010, 03:56:20 por HSInfor »
Stilo MW JTD 115

stilo jtd

• Moretti

• *
  • 154
Re: Problemas JTD 16v!!!
« Responder #7 em: 27 de Junho, 2010, 12:02:06 »
fogo nem na fiat conseguem resolver isso???? isto é muito mau pessoal :maufeitio:

nem tenho palavras...olha tenta fechar totalmente a egr tapando com uma xapa e ve se melhora...pk ela pode estar a abrir ou a fechar no momento errado...ou a ficar pressa, mas os entendidos k digam algo pk eu n percebo mt disto :d_roll:

cumps

GiJoe

• Novato

• *
  • 13

Masculino
« Responder #8 em: 27 de Junho, 2010, 18:43:42 »
Em tempos tive uma Dóblo 1.9 JTD de 105 Cv de trabalho, em que durante duas semanas, me deu sintomas semelhantes......

Ia no meio do transito e derrepente, puffff! o acelerador parecia que deixava de funcionar.... 2ª a fundo..... 40 km/h.. :angry:

Parava onde podia... desligava esperava 1 min quando ligava, tudo normal! Na Fiat fizera-me diversos "resets" na centralina e lá um dia aquilo resultou e deixei de ter esse problema.

Se a MAF está OK, tem de vir de algum lado.... fios trilhados, mau contacto..... alguma coisa!

Clube Fiat Bravo..... http://www.clubefiatbravo.pt.vu/
Bravo TD100 99

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 27 de Junho, 2010, 21:13:46 »
é problema do tipo ..... do mecânico...

HSInfor

• Piccolo

• *
  • 36

Masculino
« Responder #10 em: 28 de Junho, 2010, 14:27:25 »
EGR não me parece, quando bloqueia fechada anda ainda melhor, quando bloqueia aberta faz uma fumarada desgraçada, se não faz fumo é porque não é EGR.

Para testar a MAF é só desligar a ficha, se o carro fica a puxar bem é da MAF, é um teste simples e de borla, a MAF fica mesmo após o filtro de ar, se também não resultar é ver se há erros na ECU.

Boa sorte.
Stilo MW JTD 115