Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 487445 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re:Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #210 em: 23 de Junho, 2009, 14:29:08 »
Boas.

Sim! As versões SPORT R (são as actuais à venda, com os motores 1.4 T-JET e 2.0 M-JET), trazem de série farois de xénon, vidros fumados entre outro equipamento de série.

Site FIAT.PT (configurador)

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #211 em: 23 de Junho, 2009, 15:47:49 »
Hasp, tenho um igual ao teu, jantes diferentes acho eu.
Ando mais pelos lados de Espinho e Gaia. Quando vires um FM já sabes sinais de luzes.  -_-

Quanto as luzes, acho as de origem um pouco fracas em termos de iluminação, precisava mesmo de ver umas como as do Bluecat em acção.

E tu já sabes... HF Preto luzes!!  :rolleyes: Eu ando mais pelos lados de Porto Centro... mas nunca se sabe!! Eu há totil que ando para aparecer num encontro do norte, mas os horarios tem-me lixado a vida!  :angry:

Quanto às luzes, eu é certo que vou pôr, pode é demorar um bocado, mas está previsto nos meus "must have". Deixa vir as férias... :D

Hasta!!

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #212 em: 23 de Junho, 2009, 18:02:50 »
E tu já sabes... HF Preto luzes!!  :rolleyes: Eu ando mais pelos lados de Porto Centro... mas nunca se sabe!! Eu há totil que ando para aparecer num encontro do norte, mas os horarios tem-me lixado a vida!  :angry:

Quanto às luzes, eu é certo que vou pôr, pode é demorar um bocado, mas está previsto nos meus "must have". Deixa vir as férias... :D

Hasta!!

Já tive para ir a um encontro, mas não deu jeito.

Essas luzes que falamos é semelhante ao xénon? (iluminação e efeito)

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #213 em: 23 de Junho, 2009, 18:06:30 »
Ponto positivo do Bravo:

Blue&me - bluetooh avançado, lê sms, etc.
Mp3 por usb.

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #214 em: 23 de Junho, 2009, 18:11:34 »
Cá para o norte, há cada vez mais Bravos, não sei se é assim no sul. E alguns, com condutores perto da casa dos 50 anos lol

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #215 em: 23 de Junho, 2009, 18:19:03 »
Essas luzes que falamos é semelhante ao xénon? (iluminação e efeito)

Essas luzes são Xénon! Igual ao de origem, a diferença é que os carros não têm o alinhamento automático dos faróis nem o lava faróis.

Juntamente com o Xénon, coloquei mínimos LED...

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #216 em: 23 de Junho, 2009, 18:29:01 »
Ok, brigado.

Só falta mesmo umas fotos disso em acção...leds nos mínimos, tenho de ver isso (de dia e de noite).

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #217 em: 23 de Junho, 2009, 18:36:34 »
Só falta mesmo umas fotos disso em acção...leds nos mínimos, tenho de ver isso (de dia e de noite).

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #218 em: 23 de Junho, 2009, 19:05:24 »
Ola Marshall... Eu sou do Barreiro, e pretendo apenas andas uns 2000 km com o carro antes de colocar a GPL.   Pretendo colocar um kit da BRC.  E acredita, coragem nao me falta. Ate hoje nunca kiz carros a gasoleo. Sempre tive gasolina/GPL   são melhores em tudo em relacao ao gasoleo (para mim claro).   Concidero que gasoleo é mesmo para carros de trabalho e com necessidades de fazer mais de 500 000 km. O que no caso de particulares como nos, nao é o caso. Chega-se a ver particulares a vender carros a gasoleo com 7 e 8 anos com 120 000 km...  Minha astra é a GPL e tem 382 500 km, e ta ai para as curvas. Por isso nem irei pensar 2x, o bravo quando chegar é para por a GPL, e caso mude de opniao e compre outro carro e de outra marca, sera sempre a gasolina para por a GPL.  Nao tenho nada contra ao gasoleo, apenas faço contas, e nao compensa, a comecar logo pelo preco do carro, depois na manutencao, seguida do combustivel, etc etc... Sem falar que a conducao é outra...!!

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #219 em: 23 de Junho, 2009, 19:55:33 »
Barreiro, isso é em Lisboa, pensei que fosses de cá do Porto.

Contra o diesel - nível elevado de partículas nocivas.

GPL nos Bravos, sequencial multiponto, Landi Renzo, é o que vem de fabrica na Itália.

Até logo.

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #220 em: 23 de Junho, 2009, 19:57:33 »
Bluecat, isso dá para meter por etapas? Mínimos por uns tempos, depois médios, etc
Cumprs

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #221 em: 24 de Junho, 2009, 11:34:41 »
Ola Marshall... Eu sou do Barreiro, e pretendo apenas andas uns 2000 km com o carro antes de colocar a GPL.   Pretendo colocar um kit da BRC.  E acredita, coragem nao me falta. Ate hoje nunca kiz carros a gasoleo. Sempre tive gasolina/GPL   são melhores em tudo em relacao ao gasoleo (para mim claro).   Concidero que gasoleo é mesmo para carros de trabalho e com necessidades de fazer mais de 500 000 km. O que no caso de particulares como nos, nao é o caso. Chega-se a ver particulares a vender carros a gasoleo com 7 e 8 anos com 120 000 km...  Minha astra é a GPL e tem 382 500 km, e ta ai para as curvas. Por isso nem irei pensar 2x, o bravo quando chegar é para por a GPL, e caso mude de opniao e compre outro carro e de outra marca, sera sempre a gasolina para por a GPL.  Nao tenho nada contra ao gasoleo, apenas faço contas, e nao compensa, a comecar logo pelo preco do carro, depois na manutencao, seguida do combustivel, etc etc... Sem falar que a conducao é outra...!!

Exactamente.

Olha tive um familiar que comprou uma Peugeot 307 Cuir 2.0 HDI 136cv. Mas como andava sempre com um comercial raramente andava com ela.

Resultado.... vendeu-a dois anos depois com 6000km!!!!!!!!!!!!

Com o preço dessa versão comprava uma a gasolina mais potente e não perdia dinheiro... mas é como digo, é a febre do diesel.

Outro exemplo, o Bravo.

Quando comprei o T-JET fiz as contas para o 1.9 M-JET potência identica mas melhores consumos.... pois mas custava mais 8500€, sabes quantos kms tinha que fazer com o diesel para compensar?

264000km

Actualmente o T-JET com 155cv está ao nível do M-JET de 105cv em termos de preços.

Quanto ao GPL, já pensei em colocar mas espero por nova legislação (é que nem o posso pôr na minha garagem do prédio!). Deram-me um orçamento de 1550€ com oferta de 75€ em GPL.

O PalmaPT, tem um Bravo a GPL, diz que o carro não puxa tão bem, mas acho que isso deve estar inerente a facto de perder em média 20cv (155 -> 135cv).

Segundo as minhas contas pouparia 3€ por cada 100km, 30€ por cada 1000km, 300€ por cada 10000km (logo, o ponto de equilibrio seria 51666km)

Dá que pensar... e por enquanto ainda posso me dar ao luxo de o alimentar com gasolina de 98 octanas, claro que made by JUMBO. :)

Fica bem.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #222 em: 24 de Junho, 2009, 12:04:36 »
Bluecat, isso dá para meter por etapas? Mínimos por uns tempos, depois médios, etc
Cumprs

Sim, claro. :)

O mais caro é o kit de Xénon, kit esse que deves arranjar por cerca de 100€.
Os LED, ficam entre 5€ e 10€
Depois tens a instalação.

Se tiveres dúvidas quanto ao quereres fazer isto, aconselho-te o seguinte:

- Primeiro compras umas lâmpadas de halogeneo H1 (do tipo Philips BlueVision) para os médios (se achares que não são suficientes, passas estas lâmpadas para os máximos, e passas à fase seguinte.)

- Os LED, necessitam de uma microresistência para enganar a centralina (as lampadas halogeneo consomem 5W, os led 0,1W... a centralina detecta lâmpada fundida), resistência esta que serve para queimar energia (±4,9W)

- O Kit Xénon (no Bravo terá que ser H1), é vendido com várias hipoteses de escolha quanto a temperaturas de luz, para saberes a luz do sol tem 5800ºk (o halogeneo 3000ºk, e o Xénon de série 4300ºk). Visto isto aconselho a compra de kit de no máximo 6000ºk (o que eu tenho, e que é o Super White, é o mais próximo da luz solar), acima desta temperatura a luz começa a azular e torna-se ilegal.

Aconselho recorrer a um profissional para a instalação. É fácil mas fica mais perfeito e eles fazem na hora as resistencias para os minimos. Se for perfeccionista (como o que me montou o kit) desmonta a frente do carro para imbutir os balastros nas ópticas e assim não se nota fios nenhuns!

Outra coisa, aconselho a troca das luzes de matricula por Philips BlueVision (ficam mais brancas, mas sem serem azuis.) :)

Convém salientar que:

-Segundo o código da estrada, podes usar médios ou máximos de cor branca ou amarelada (cuidado com a temperatura do xénon. 6000ºk no máximo)

-Segundo as IPO, um carro para ter Xénon, terá que ter lava farois e regulação automática dos mesmos.

Ou seja, eles podem implicar contigo. O que eu aconselho e será o que vou fazer quando chegar a IPO: Paro cinco minutos antes, troco as lampadas, e ligo o fio principal directamente, sem ir ao balastro e já está. Os LED é troca directa. Depois da IPO, perco mais 5 minutos e faço o inverso. Assim de certeza que não implicam, apesar de geralmente implicarem apenas se as luzes tiverem desfocadas, assim como o halogeneo... mas nunca fiar.

Se concordares com isto, e mesmo assim quiseres, pah verás que nunca será o mesmo viajar de noite!

Outras moods, troquei  as luzes interiores por leds triplos, ficou muito mais hi-tech e ando a sondar hipoteses de colocar luzes diurnas... apesar de os mínimos LED já serem os usados nas luzes diurnas.

Fica bem!

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #223 em: 24 de Junho, 2009, 13:26:42 »
Boas. Bluecat, andas mesmo por dentro das coisas. Muito boa informação.

GPL
A diferença entre gasolina e GPL é maior (hoje):

Sc95/98(preço 95 normal e 98 marca branca) +- 1.35
GPL +-0.50

Gasolina 7L/100 = 9,45€
GPL 8,5L/100 = 4,25€ + 1.20€(gasolina por 100km) = 5,45€

(O nosso Bravo tem a "mania" de desperdiçar Gasolina cada vez que o ligamos de manhã  :lol: )
(Ligo a ignição, marcha atrás engrenada, largo a embraiagem lentamente, e ele dá gás 2 ou 3 vezes, vrum vrum só ali 0.5L)

Poupança +- 4€
O que posso gastar no Gpl (revisão, lubrificante,...) é abatido no bem que faz ao motor (menos desgaste,etc)

1000Km/mês
Gasolina 94,50€
GPL 54,50€

Poupança mês = 40,00€ x 12meses X 3 anos = 1440€ (investimento recuperado)

GPL vale a pena  :ph34r:

A perca potência deve ser imperceptível, muito depende da afinação, mais rica menos rica, digo eu.
No fórum autogás, há lá um muito satisfeito (Honda Civic 1.8 140cv recente, atmosférico)

« Última modificação: 24 de Junho, 2009, 13:42:26 por Marshall76 »

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #224 em: 24 de Junho, 2009, 13:32:45 »
Quanto as luzes.

Tinha um pé atrás, por causa daquele efeito "tuning"que anda por aí (aquele azul, bad)
Se ficar mesmo branco branco (como alguns topos de gama MC/BM/AU  :angry: :angry: :angry:) talvez ponha.

Tenho ver isso ao vivo....

Onde se compra esse Kits? Oficina especializada?
A oficina cá da terra (cunhado) não tem, posso mandar vir e instalar, mas preciso de referências e marcas.
« Última modificação: 24 de Junho, 2009, 13:37:39 por Marshall76 »