Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 486679 vezes)

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
Re:Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #465 em: 18 de Julho, 2009, 13:21:44 »
Bravistas...espero ver muitos Bravos no encontro mensal do Norte. Vou lá estar pela 1ªvez  :ph34r:

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #466 em: 18 de Julho, 2009, 23:02:38 »
Grande encontro...ao princípio morno, mas juntou muitos fiatistas. Boas conversas e esclarecimentos.

Ficaram admirados das médias que os T-jets são capazes.
Tínhamos 3 T-Jets, 2 com médias de 9/10L.

É possível melhores resultados sem sacrificar o prazer de condução.
Saí de casa com 6.9L, vim nas calmas, cheguei ao encontro com 6.8L.
Ao voltar, fiz uma condução mais desportiva, total 6.8L na mesma.
Isso em 330 km (hoje +-100km)
 :mellow:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #467 em: 19 de Julho, 2009, 10:46:18 »
Boas.

Isso já são médias de quem conhece o carro! :D

Eu ando regularmente entre os 7.0 e os 7.6 (apesar de na minha assinatura estar 7.7... por vezes solto o carvão ou faço viagens em AE mais despachadas), e olha que geralmente ando por cidade, muitos kms por depósito são passados em Lisboa e arredores, fazendo IC19, Cabos D'Avila, 2ª Circular e alguma A1!

Ou seja, eu quando digo conhecer o carro, tem a ver com o facto de se estiver trânsito, não valer a pena ir a competir no para-arranca com o tipo do lado... mas sim, optar por uma toada leve e correcta, é nessas situações em que a média estabiliza. :D

Como o T-JET é um modelo turbo, consegues conduzir de dois modos, como um atmosférico, ou como um turbo diesel...pois como tens binário logo muito cedi, podes trocar mudanças às 2000rpm sem qualquer problema e tens sempre vigor e força disponivel... se quiseres brincar... eh pah... basta carregar no acelarador e passar as 3000/4000 e aí tens potência e diversão assegurada... agora, temos que ser sinceros, no dia-a-dia, no transito anda a maioria das vezes no modo TD...lol

Se quizeres ver as médias que faço clica na assinatura... já fiz um depósito inteiro com média 6.9 / 6.8 / 7.0 e o maior foi 9.6

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #468 em: 20 de Julho, 2009, 16:45:10 »
Grande encontro...ao princípio morno, mas juntou muitos fiatistas. Boas conversas e esclarecimentos.

Ficaram admirados das médias que os T-jets são capazes.
Tínhamos 3 T-Jets, 2 com médias de 9/10L.

É possível melhores resultados sem sacrificar o prazer de condução.
Saí de casa com 6.9L, vim nas calmas, cheguei ao encontro com 6.8L.
Ao voltar, fiz uma condução mais desportiva, total 6.8L na mesma.
Isso em 330 km (hoje +-100km)
 :mellow:

Excelentes médias para não dizer bastante optimistas!

No meu caso para fazer médias dessas, tenho de andar muitos kms a 70 kms/h e deixar o carro embalar ate aos 100...e quase nao carregar no acelerador, em descidas em ponto morto ou utilizar o ponto morto sempre que possivel é meio caminho andado.

Mal se apanha uma subida e que seja preciso carregar no acelerador, mesmo reduzindo uma abaixo eleva o consumo para mais tres ou quatro litros...instantanemente e para baixar de novo a media e difiçil.

Não há duvida que utilizando bem a caixa e a rotação do motor é meio caminho andado para excelentes consumos, para mim 8l/100 é muito bom, é a média com que anda o meu normalmente 7,8/8...

Andar todos os dias a fazer consumos de 6 litros, sou sincero, não sou capaz, há dias que ando para aí virado mas é raro, não me preocupo com os consumos mas também não faço questão de serem elevados.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #469 em: 20 de Julho, 2009, 16:52:35 »
Boas.

Eu não falo em consumos instântaneos... esses oscilam entre os 2L e os 25L lol

Falo de consumos médios... e anda geralmente na casa dos 7 ... não dos 6

Conhecendo o carro, o terreno e a caixa consegues fazer abaixo de 8... depende também dos percursos... eu apanho pouco para arranca, mas apanho...

Enchi um depósito com SC98... e já gastei um quarto de depósito... a média está nos 6.8, agora será que vai chegar ao fim de semana com essa média? duvido. :)

Yellow_sport

• Moretti

• *
  • 175
    • http://www.exoticoonline.com
« Responder #470 em: 20 de Julho, 2009, 16:55:29 »

Excelentes médias para não dizer bastante optimistas!

No meu caso para fazer médias dessas, tenho de andar muitos kms a 70 kms/h e deixar o carro embalar ate aos 100...e quase nao carregar no acelerador, em descidas em ponto morto ou utilizar o ponto morto sempre que possivel é meio caminho andado.

Mal se apanha uma subida e que seja preciso carregar no acelerador, mesmo reduzindo uma abaixo eleva o consumo para mais tres ou quatro litros...instantanemente e para baixar de novo a media e difiçil.

Não há duvida que utilizando bem a caixa e a rotação do motor é meio caminho andado para excelentes consumos, para mim 8l/100 é muito bom, é a média com que anda o meu normalmente 7,8/8...

Andar todos os dias a fazer consumos de 6 litros, sou sincero, não sou capaz, há dias que ando para aí virado mas é raro, não me preocupo com os consumos mas também não faço questão de serem elevados.

Não acho nada aconcelhavel andar com o carro em ponto morto. Sempre ouvi dizer que era perigoso!

Ainda para mais, gasta menos deixando ir embalado com a mudança engatada, pois o rolamento do motor evita ser consumida gasolina.

cumps.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #471 em: 20 de Julho, 2009, 17:03:35 »
Não acho nada aconcelhavel andar com o carro em ponto morto. Sempre ouvi dizer que era perigoso!

Ainda para mais, gasta menos deixando ir embalado com a mudança engatada, pois o rolamento do motor evita ser consumida gasolina.

cumps.

Exacto. Em descidas acentuadas nota-se bem no CB. Assim que o desengatas o consumo sobe 2 ou 3 litros...

Para poupar numa descida usem a 6ª e deixem o carro fluir e embalar... é nesses locais que eu baixo médias. :D Cabos D'Avila rullez!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #472 em: 20 de Julho, 2009, 17:56:19 »

cumps.

Perigoso, como assim?

Bom, nas descidas com o carro embalado e em ponto morto torna-se mais difiçil a travagem e esta não é tão eficaz, pode perder-se o controle da viatura com mais facilidade...

Em relação ao gastar menos...vê assim as coisas:

Em ponto morto a gasolina continua a cair nos cilindros certo?
Com o carro engatado também continua e tens a agravante de quando carregas no acelerador ele vai gastar mais que embalado em ponto morto!

Ora se nas duas situações a gasolina continua a "pingar" para dentro dos cilindros e se quando engatado vai consumir mais instantaneamente quando se injecta gasolina ao carregar no acelerador...o carro gasta sempre menos se não acelerares, não acelerares muito, os consumos estão sempre associados a pressão no pedal do acelerador! quanto mais carregas mais gasta!

Nos carros de carburador o ponto morto é ainda mais eficaz!

Agora uma coisa é certa, um carro em ponto morto não é carro!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #473 em: 20 de Julho, 2009, 17:58:17 »
Exacto. Em descidas acentuadas nota-se bem no CB. Assim que o desengatas o consumo sobe 2 ou 3 litros...

Para poupar numa descida usem a 6ª e deixem o carro fluir e embalar... é nesses locais que eu baixo médias. :D Cabos D'Avila rullez!

Pedro mas quando metes o carro em ponto morto continuas a acelerar!?

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #474 em: 20 de Julho, 2009, 18:05:00 »
Nuno, isso é a força da gravidade!

Eu em 6ª em descidas acentuadas, não vou a acelarar... tal como desengatado não acelero.

A gravidade ajuda os cilindros a funcionar precisando por isso de menos combustivel!

Uma questão... numa subida/descida de forte inclinação...

O que gasta mais? Subir tentando não puxar pelo carro, ou descer com acelarador a fundo!

Eu aposto que a descer mesmo no prego o consumo é menor!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #475 em: 20 de Julho, 2009, 18:16:15 »
Nuno, isso é a força da gravidade!

Eu em 6ª em descidas acentuadas, não vou a acelarar... tal como desengatado não acelero.

A gravidade ajuda os cilindros a funcionar precisando por isso de menos combustivel!

Uma questão... numa subida/descida de forte inclinação...

O que gasta mais? Subir tentando não puxar pelo carro, ou descer com acelarador a fundo!

Eu aposto que a descer mesmo no prego o consumo é menor!

Ok, ou seja, numa descida com o carro engatado tira-se o pé do acelerador e a gravidade faz tudo, vejamos o peso do carro faz com que as rodas continuem a girar e estas ao girarem fazem rodar a transmissão que por sua vez está ligada ao volante do motor através da embreagem, o volante do motor faz girar a cambota e esta impulsiona os pistoes para cima e para baixo, a arvore de cames continua a abrir e a fechar as valvulas...e o ar entra e sai do motor...

Ou seja existe é a diferença de não haver "explosão" a injeção cortou, não se carrega no acelerador, não há explosão, logo não há consumo...e no ponto morto como é, não será igual com a diferença de estar desengatado?

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #476 em: 20 de Julho, 2009, 18:25:22 »
Exacto!

O carro ao ralenti é capaz de estar mamar e bem! Por isso é que os consumos em cidade são sempre altos!

Um carro quando não tem bateria pega de empurrão... o que fez o motor ligar? não será a gravidade?

Fica bem.

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #477 em: 20 de Julho, 2009, 21:52:37 »
Normalmente as marcas costumao dizer que...

Um motor ao relanti (por 10 minutos) equivale a 3 Km percoridos (condução normal)

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #478 em: 21 de Julho, 2009, 00:10:14 »
Muito depende da acentuação da descida.

Acredito que em ponto morto, gaste mais que engatado.
Mas o carro não percorre tantos km num espaço curto de tempo. Isso é que faz baixar a média.

« Última modificação: 21 de Julho, 2009, 11:40:41 por Marshall76 »

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #479 em: 21 de Julho, 2009, 11:33:54 »
Essa teoria da gravidade não é de generalizar assim...