Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 487327 vezes)

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
Re:Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #480 em: 21 de Julho, 2009, 11:40:59 »
- Se a descida é acentuada. Em ponto morto, o carro chega mais depressa ao fim da descida. Portanto, faço mais percurso, com o motor menos tempo "ligado" (a gastar).

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #481 em: 21 de Julho, 2009, 12:17:44 »
- Se a descida é acentuada. Em ponto morto, o carro chega mais depressa ao fim da descida. Portanto, faço mais percurso, com o motor menos tempo "ligado" (a gastar).

Chegas mais rápido porque nao tens o carro engatado ou seja não há inérçia do motor, se estiver engatado sim há inerçia...é o motor a parar a carroçeria!

Se eu me atirar de um avião sem paraquedas chego ao chão mais depressa, se tiver paraquedas demoro a chegar e não me mato...ate posso travar e tudo...

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #482 em: 21 de Julho, 2009, 12:35:13 »
Aliás é que a questão nem é o tempo/velocidade com que se faz a "descida" mas sim a distançia percorrida/consumo, estas são as grandezas, o calculo é saber em que situação gasta mais ou menos, no ponto morto ou com mudança engrenada!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #483 em: 21 de Julho, 2009, 12:50:44 »
Mas fazendo o comparativo entre as grandezas...tempo/velocidade, distançia percorrida/consumo, ve-se o seguinte:

Usando a descida como transporte...em ponto morto o unico atrito inerçia que está a haver é vençer o "ar" uma vez que o motor não está a "travar" logo a descida é feita mais rápidamente e a uma maior velocidade...com o carro engatado para a mesma situação temos o motor a "travar" logo não se vai fazer a descida com a mesma velocidade nem gastar o mesmo tempo, agora pode-se vençer isto carregando no pedal do acelerador e aí vais injectar gasolina logo vais gastar mais para percorrer a mesma distançia, mas podes gastar menos tempo e se durante a descida tiveres de travar com o carro engatado, para voltares a mesma velocidade vais ter de carregar de novo no acelerador, logo gastar mais.

No ponto porto se tiveres de travar, vais demorar mais tempo a ganhar velocidade e claro demorar mais tempo  percorrer a mesma distançia mas vais gastar menos combustivel.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #484 em: 21 de Julho, 2009, 13:16:35 »
A inércia do ngate depende da mudança usada.

Numa 6ª (a aconselhada) a inércia é menor do que um 3ª por exemplo.

Numa 6ª sem acelarar o carro consome menos do que desengatado!
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #485 em: 21 de Julho, 2009, 13:25:11 »
A inércia do ngate depende da mudança usada.

Numa 6ª (a aconselhada) a inércia é menor do que um 3ª por exemplo.

Numa 6ª sem acelarar o carro consome menos do que desengatado!

Se me disseres que parado e desengatado gasta mais ainda me convençes é que na prática a realidade mostra-me que desengatado e em andamento gasta menos.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #486 em: 21 de Julho, 2009, 14:20:26 »
ehehe

A prática a mim diz-me o contrário. :D

Basta dar uma vista de olhos no Consumo Instântaneo!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #487 em: 21 de Julho, 2009, 14:35:48 »
ehehe

A prática a mim diz-me o contrário. :D

Basta dar uma vista de olhos no Consumo Instântaneo!

Nunca te passou pela cabeça...que os CB não são fiaveis e que em certa altura, muita coisa era desmentida pela falta de fiabilidade dos CB, tal como mostrarem mensagens de consumo 0?

Só se o meu carro é diferente de todos...e não gasta mais em ponto morto, não gosto, mas faço a experiençia, quando tenho tempo e quero fazer contas a poupança!

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #488 em: 22 de Julho, 2009, 23:50:04 »
Boas.

De facto também acho que em certas situações, descidas de pequena inclinação e mais prolongadas compensa colocar em ponto morto pois o motor não está a travar o carro.

Já em estradas de montanha, como é o caso do Marão, acho que o carro gasta menos com uma velocidade metida acima das 2000rpm do que em ponto morto, até porque isso traduz mais segurança e menor desgaste de travões.

Quanto às vossa médias tenho que ter umas aulas convosco pois o meu Ecodrive é 75 (o que acho bom) e o carro anda sempre á volta dos 9,0lt/100Km.

Cumprimentos.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #489 em: 23 de Julho, 2009, 10:18:23 »
Boas.

Já testei os consumos do CB com os valores reais... e no fim de contas deu-me uma margem de erro inferior a 0,1L num depósito do 58L. Acho que é credivel.

Isso do ponto morto/engatado é como a troca dos pneus gastos para trás ou para a frente!

A maioria mete os gastos atrás.... o maior erro que podes fazer, pois o carro fica falso de traseira!

Quanto ao ecoDrive, o meu andava sempre nos 89. :D

Para conseguires consumos desses, tens que ter uma boa lista musical... e saber aproveitar o transito/estrada... a uma velocidade de 80/100 constante nas vias de Lisboa e não andar a queimar pneu e travões no para arranca é uma boa ideia.

Tinha dito que o meu começou esta semana de trabalho com uma média de 6.8... bem já com quase uma semana de trabalho em Lisboa (IC19-N117-2ª Circular) está agora nos 7.0 (a cidade não faz milagres!)

Fiquem bem.

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #490 em: 23 de Julho, 2009, 11:09:10 »
A questão do ponto morto é materia que dá pano para mangas...

Em relação aos consumos...no meu dia a dia não consigo fazer menos de 8 litros 8 , 8.5...para fazer consumos abaixo de 7 litros tenho de andar muito devagar mesmo e não podem haver nem subidas nem transito...e muito difiçil!!!

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #491 em: 23 de Julho, 2009, 18:08:43 »
Bem, grande discução  :-)

Entao ca vai minha teoria...

Expermentem ir numa descida grande em mudança alta carro engatado sem acelarar... ( o carro desliza (dependendo da inclinação) aumenta ou deminui de velocidade)

Então... partindo do presuposto que a descida é grande e tem uma inclinação que permite o carro deslizar e nem aumenta nem deminui de velocidade !!

Agora com isto tudo... desliguei o motor !! Mas deixem o carro nas mesmas circunstancia descritas acima (engatado em mudança alta e na tal descida em que ele nem aumenta nem deminui de velocidade) Apenas desliguem a ingnição...

Resultado... o carro começa a deminuir de velocidade...

Conclusão, mesmo em mudança alta ou baixa, a descer, e tirando o pe do acelarador, a injecção injecta combustivel para funcionamento ao relantim

Poderam tb testar assim... em 1º acelerem um pouco, tirem o pe do acelarador, o carro desliza mas deminui bruscamente de velocidade, ate que o motor establize nas 1000 rotacoes + ou - a partir dai, o carro continua a andar.

Para mim, os carros quando se tira o pe do acelarador, continuam a injectar combustivel em quantidades relativas ao relatim

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #492 em: 23 de Julho, 2009, 18:36:36 »
Bem, grande discução  :-)

Entao ca vai minha teoria...

Expermentem ir numa descida grande em mudança alta carro engatado sem acelarar... ( o carro desliza (dependendo da inclinação) aumenta ou deminui de velocidade)

Então... partindo do presuposto que a descida é grande e tem uma inclinação que permite o carro deslizar e nem aumenta nem deminui de velocidade !!

Agora com isto tudo... desliguei o motor !! Mas deixem o carro nas mesmas circunstancia descritas acima (engatado em mudança alta e na tal descida em que ele nem aumenta nem deminui de velocidade) Apenas desliguem a ingnição...

Resultado... o carro começa a deminuir de velocidade...

Conclusão, mesmo em mudança alta ou baixa, a descer, e tirando o pe do acelarador, a injecção injecta combustivel para funcionamento ao relantim

Poderam tb testar assim... em 1º acelerem um pouco, tirem o pe do acelarador, o carro desliza mas deminui bruscamente de velocidade, ate que o motor establize nas 1000 rotacoes + ou - a partir dai, o carro continua a andar.

Para mim, os carros quando se tira o pe do acelarador, continuam a injectar combustivel em quantidades relativas ao relatim

Nonnu quando falavam em relação ao perigo de andar em ponto morto...epa essa de desligar a ignição em andamento e a descer aconteçe que simplesmente ficas sem travoes, direção não travas nunca com a mesma eficáçia é perigoso.

Bom, os carros de injeção, aconteçe que quando não ha pressão no acelerador a centralina recebe a informção e corta o débito de combustivel, corta a injeção numa descida por exemplo como o carro engatado.

Se for em ponto morto continua a debitar gasolina para manter o ralenti e não ir abaixo, mas essa quantidade de combustivel é sempre a mesma, a centralina so manda debitar a quantidade suficiente para o motor não se ir abaixo.

Ao invés de engatado, nesta situação lá está  o carro perde velocidade assim que se tira o pé do acelerador, é o motor a travar e o corte de injecção, quando estabiliza na faixa de rotação do ralenti vai ter de injectar gasolina, para este não ir abaixo, ou carrega-se no acelerador para ganhar mais velocidade e vai-se injectar gasolina.

Conduzir em ponto morto não é nehnhum modo de conduzir!

Na perspectiva do gasta mais gasta menos, em ponto morto a única coisa que gasta a mais são discos e pastilhas, consoante o nivel de inclinação e duraçao da descida...sujeita-se a ficar sem travoes ou potençia de travagem a pala de sobreaqueçimento, agora combustivel, gasta menos!

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #493 em: 23 de Julho, 2009, 19:56:54 »
Di Nunes, claro que eu dei isto como exemplo, nao para fazer heheheh

""-Nonnu quando falavam em relação ao perigo de andar em ponto morto...epa essa de desligar a ignição em andamento e a descer aconteçe que simplesmente ficas sem travoes, direção não travas nunca com a mesma eficáçia é perigoso-""

Era apenas para dar exmplo da minha teoria   hahahahahhahahahahahaha

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #494 em: 23 de Julho, 2009, 20:14:52 »
Epa, a de desligar o carro é boa para aparecer na NECROLOGIA no jornal... Não obrigado, se eu quisesse um carro desses em vez de comprar o Bravo tinha comprado um Insight da Honda (se houvesse na altura), embora esse faça tudo a travar com o motor eléctrico.

De facto os trajectos que o meu TJet faz não são os melhores, pois são curtos e com trãnsito. Vou ver se em Agosto testo bem esses consumos.

Cumprimentos!