- Se a descida é acentuada. Em ponto morto, o carro chega mais depressa ao fim da descida. Portanto, faço mais percurso, com o motor menos tempo "ligado" (a gastar).
A inércia do ngate depende da mudança usada.Numa 6ª (a aconselhada) a inércia é menor do que um 3ª por exemplo.Numa 6ª sem acelarar o carro consome menos do que desengatado!
eheheA prática a mim diz-me o contrário. Basta dar uma vista de olhos no Consumo Instântaneo!
Bem, grande discução :-)Entao ca vai minha teoria...Expermentem ir numa descida grande em mudança alta carro engatado sem acelarar... ( o carro desliza (dependendo da inclinação) aumenta ou deminui de velocidade)Então... partindo do presuposto que a descida é grande e tem uma inclinação que permite o carro deslizar e nem aumenta nem deminui de velocidade !!Agora com isto tudo... desliguei o motor !! Mas deixem o carro nas mesmas circunstancia descritas acima (engatado em mudança alta e na tal descida em que ele nem aumenta nem deminui de velocidade) Apenas desliguem a ingnição...Resultado... o carro começa a deminuir de velocidade...Conclusão, mesmo em mudança alta ou baixa, a descer, e tirando o pe do acelarador, a injecção injecta combustivel para funcionamento ao relantimPoderam tb testar assim... em 1º acelerem um pouco, tirem o pe do acelarador, o carro desliza mas deminui bruscamente de velocidade, ate que o motor establize nas 1000 rotacoes + ou - a partir dai, o carro continua a andar.Para mim, os carros quando se tira o pe do acelarador, continuam a injectar combustivel em quantidades relativas ao relatim