Quanto ao ventilador, o chefe de oficina tentou passar-me um atestado de incompetente, pois disse-me que o ruido é normal nos carros recentes, pois é o motor electrico que se ouve, ao qual disse que não era normal e que só agora passado mais de 40000km é que se ouvia. Ao que ele me respondeu que todos os Bravos têm esse ruido (parece uma ventoinha gripada) e que não valeria a pena mudar pois voltaria. Então eu disse: É defeito do modelo! e ele respondeu: Não, é defeito do fórum! 
Perguntou-me se eu queria mudar mesmo sabendo que o ruido voltaria, e eu claro, respondi, se aguentar mais 40000km já é bom. ENCOMENDOU O MOTOR DA VENTILAÇÃO.
Eh pah, ligam-me quando chegar a peça, e demora 5 a 15 minutos a mudar... era preciso tanta palha! Acham que é normal ouvir-se um cri cri cri na posição 1 do AC manual?
É defeito do fórum?? Bem só se for de o pessoal andar bem informado e saber e conhecer muito melhor os carros do que muitos que trabalham com eles!
Falei com o Pedro Caleça... ao qual disse que fiquei um pouco desapontado por estar a mudar discos aos 40000km, Ele: Eh pah, tens andado a dar-lhe! e eu, não os pneus ainda são os de origem, e ele bem, pode ser que eles tenham detectado alguma anomalia no sistema.
Volto a falar nesta questão, pois fui hoje contactado pela Fiat Portuguesa, para eles se inteirarem da situação.
Desde que recebi o carro, depois da última visita já fui contactado 5 vezes para inquérito (3 da IMV, e 2 da Fiat Portuguesa).
Pela IMV, fui contactado para responder aos seguintes inquéritos:
1) Grau de Satisfação no geral em relação à IMV. (dei nota positiva)
2) Grau de Satisfação na ultima visita à IMV. (dei nota negativa)
3) Devido ao segundo inquérito, a informação deste foi enviada para a Fiat Portuguesa.
Pela Fiat Portuguesa, fui contactado para responder aos seguintes inquéritos:
1) Grau de Satisfação na ultima visita à IMV. (dei nota negativa)
2) Hoje, Grau de Satisfação geral e na ultima visita à IMV, com pormenor, do que se pode mudar, o que tem de melhor e o de pior.
Descrevi a situação, da tentativa de a oficina fugir à responsabilidade, pormenorizando todos os detalhes.
Perguntou se eu tinha falado, ou se tinha meios para falar com outras pessoas, e eu disse que tinha acesso a um fórum e podia ser lido por 500 a 1000 pessoas. Falo dos aspectos negativos e positivos da oficina, o que devia mudar.
Aspectos postivos:
Apresentação
Recepção
Simpatia e Cordialidade
Facilidade de Marcação
Aspectos negativos:
Falta de Brio, nunca conseguem resolver um problema à primeira, e quando resolvem o problema criam outros.
Seja usado ou novo, o carro sai sempre com defeitos, ou pormenores que são fáceis de resolver se eles quiserem.
No final, foi-me dito que o meu inquérito vai ser entregue à IMV, e a meu pedido, não vai ser anónimo, pois o que disse hoje, disse em todos os inquéritos, e a sensação de estar a ser enganado, não foi disfarçada, o mesmo disse na hora de lavantar o carro.
Sei que a IMV, lê isto, e que vai ter acesso ao inquérito, e sei que me vão telefonar de lá para responder a outro inquérito, pois geralmente respondo a um de cada, mas devido ao ter reclamado, já vou no quinto telefonema, e até já recebi em casa um inquérito da Fiat Portuguesa também.
Se a IMV, tem acesso ao fórum, e o chefe dos mecânicos que me tentou enrrolar tem acesso, como ele disse (o defeito do CRICRICRI da Ventilação, era defeito do fórum... mas está mal informado, se é comum a todos os Bravos, então o meu era um em 48 com CRICRICRI), e se até os vendedores têm acesso e até são convidados para os eventos e encontros, porque motivo é que não resolvem problemas tão simples, e que a serem resolvidos seria um sinónimo de Profissionalismo.
É que se no Fiatistas existem 48 Bravos, provavelmente mais 48 Pessoas desconhecidas lêem este fórum, com curiosidade sobre este modelo, e certas atitudes podem fazer pender a escolha para a concorrência.
É uma marca boa (minha nota 9 de 10), um modelo excelente (10 de 10), e com uma boa assistência no geral (8 de 10), mas todos sabemos que a FIAT não é uma marca que seja considerada boa por quem não a conhece, e certas cenas e atitudes não contribuem para uma melhor imagem de marca.
Como já aqui foi dito por um user, o
di nunes penso eu, a Fiat tem tudo para ser uma das melhores marcas europeias, tem a tecnologia, tem o design, tem os excelentes motores, fiablidade, e manutenção em conta, se tem tudo para ser uma das melhores, porque motivo não o é? Porque erram em pormenores que mandam a marca para baixo?
Para consolidar uma boa imagem é preciso anos e anos, para destruir uma marca, basta um mau produto ou uma má assistência, basta uma única vez.
Continuo a confiar nos serviços da IMV, e da Fiat, mas espero que melhorem o profissionalismo e a eficácia nos pormenores.
PS. Desculpem o testamento, mas foi um desabafo e como sempre foi apanágio do Fiatistas e de mim próprio, falo bem quando devo falar (recomendo vivamente a IMV ou mesmo a compra de um Bravo, ou de um Fiat), mas também falo mal quando erram e quando não funcionam bem. Não escondo a cara.
Fiquem bem e bons kms.