Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 486908 vezes)

soulless

• Novato

• *
  • 11
Re: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #1515 em: 05 de Novembro, 2011, 15:01:21 »

Nonnu, quanto ao GPL, é óptimo, mas gastar 8Lt a meu ver está no limiar do impossível, pois também já tive um fiesta 1.25 a GPL e fazer 8,5 era muito bom, embora andasse mais nos 9lt, isto num carro com 75cv. Isto a menos que o carro faça muita estrada...

Eu acho normal... se a minha média no T-Jet é na casa dos 6.5 (medias verdadeiras, nada de CB's optimistas... por aí costuma marcar 6.0 por deposito), acho q o aumento do consumo em 2 litros em GPL plausivel. Obviamente que está a falar de uma condução relativamente cuidada e com pouca cidade.
Também tenho um Golf III GTI 16v (2.0 de 150 cv) que gasta um nadinha menos que o T-Jet nas mesmas condições descritas.

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #1516 em: 05 de Novembro, 2011, 18:55:24 »
Eu faço 95% em estrada e 5% em cidade

Eu muito raramente entro em cidades

Moro fora da cidade, nao trabalho na cidade, e pouco vou pra dentro das cidades...

dai que eu tenha medias muito baixas, pois ando devagar, e sempre a rolar em estrada

Eu de casa para o trabalho faço 76 Km(ida e volta), saio de casa e passado 500 metros ja vou em sexta, e apenas apanho uma saida de via rapida e uma rotunda no caminho para o trabalho, por isso... media muito baixinhas... eu vou a rolar sempre na casa dos 90 a 100 Kmh

Eu compreendo que quem mora dentro de cidade e trabalha na cidade etc etc tec, seja muito complicado fazer media de 8 e tal a GPL, talvez 9,5 seja mais realista...
Mas o meu caso é diferente, derivado ao sitio onde moro, ao local do meu trabalho, e os locais que frecuento seja praticamente todos fora de cidade :)

Só para acrescentar, a minha carrinha astra 1.4 de 82 cavalos, foi o carro anterior ao bravo e no qual eu tive 11 anos a GPL e fiz quase 400 000 KM gastava mais GPL a cada 100 Km que o Bravo, as medias da astra era de 9,4 litros de gpl aos 100.

O kit GPL nao era de injectores, era vaporizado direto, e talvez derivado a ter menos potencia o motor gastasse mais, pois a velocidade e trajectos eram iguais, as coisas mudam e a eletronica tras os seus beneficios, neste caso mais efeciencia e menor conssumo. de salientar tambem que o bravo rola muito melhor que a astra apesar de pesar mais 300 quilos

talvez sua aerodinamica, o cx, os pneus baixo perfil e mais presao, etc etc, isso nota-se muito bem com o bravo desengatado, rola que é uma maravilha, ja a astra começava logo a perder velocidade muito rapido, ora isto ajuda muito nos conssumos, eu conduzo muitas vzes carro do meu sogro, megane, e epa aquilo nao rola nada bem, perde velocidade muito rapido desengatado, o bravo nisso é espetacular, sacana do carro desliza mesmo muito bem

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #1517 em: 07 de Novembro, 2011, 21:29:15 »
Sim... o bravo em estrada consegue muito bons consumos. Não me canso de dizer que uma vez a vir do algarve, pela nacional, fiz 5,2l de media entre Vilamoura e Alcácer, a uma boa média de velocidade e sem transito nenhum... Claro que este valor foi a gasolina!

A GPL pela experiência que tive em quase 5 anos, não fazia muita diferença andar devagar ou rápido... em cidade ou estrada... isto no fiesta 1.25.

Cumprimentos.

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #1518 em: 07 de Novembro, 2011, 21:33:41 »
Boas..
Bem ja tenho o bravo á dois anos, mas... :)

Hoje fui lavar a maquina e pus-me a mexer la nos botoes do radio, e reparei que clicando la nas configuracoes e deixando o dedo uns segundos aparece uma cena que é

CLOCK(relogio)

Minha pergunta é, o radio da as horas ?
é que logo de seguida me aparece CLOCK RDS e com a hora errada  :(   em 14 minutos, e fartei-me de clicar em tudo que era botao e nao conssigo acertar as horas

Para mim é uma falha infantil o Bravo nao ter um relogio que nao seja preciso ligar a chave de ingnicao, mas enfim...
Relogio nos carros é coisa ja tipo vidros eletricos, todos trazem :)
Epa mas no Bravo esta apagado, no minimo o raio do radio podia dar as horas :)

Minha questao é... no radio ha alguma tecla que se precione (mesmo com radio e ingnicao desligados) e mostre as horas nem que seja por uns segundos ??

Abraço

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #1519 em: 08 de Novembro, 2011, 14:45:19 »
Isso deve ser a hora transmitida pela estação RDS!

Pode estar certa ou não...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #1520 em: 10 de Novembro, 2011, 10:53:45 »
Sim em geral essa hora não está certa. Lembro-me que em viagens a vir do algarve num Mitsubishi, a hora vinha sempre a alterar pelo caminho... lol... uma autêntica máquina do tempo...

Boxer

• Piccolo

• *
  • 50

Masculino
« Responder #1521 em: 15 de Novembro, 2011, 19:28:14 »
Caríssimos,

Bravista novo no fórum. Adquiri há cerca de 1 mês um Bravo 1.6 MJet Sport 120cv preto R17 (1.6 120cv CD DYNMC54X 891/365 ALL.BASE GS M365, seja lá isto tudo o que for e que passo a explicar mais à frente).
O carro é de Março de 2010, pelo que o adquiri com 1 ano e meio e 46 mil quilómetros a uma gestora de frotas que trabalha com a IMV.
Bom preço, garantia de 2 anos e historial do carro confirmado.

Comprei-o com algumas raspadelas nas jantes dianteiras e uma pequena mossa na bagageira, mas são coisas que depois resolvo calmamente e que, tendo em conta o preço dele, não fazem diferença nenhuma. E os pneus são da 51ª semana de 2010, pelo que nesse capítulo também estou descansado.

Estou muito satisfeito com o carro. Sempre gostei muito dele mas nunca tinha olhado com tanta atenção para um até ver este negócio.
Como já tinha o "bichinho" (o meu primeiro carro foi um Alfa Romeo 33 1.7 QV de 1989, 8v e 118cv, 2 Webers duplos, fui sócio do Clube Alfa Romeo de Portugal, antigamente conhecido como Clube Alfista de Portugal), a escolha não foi nada demorada e estou encantado com o carro.
Ruídos parasitas, não tem. Conforto, bastante. O motor é bom, a suspensão é firme sem ser seca, o espaço é porreiro, as jantes bicolores são lindas, a caixa de 6 é bem-vinda e os consumos... bom, esses ainda têm que se habituar ao condutor  :mecry:

O meu percurso diário (semana de trabalho) é apanhar a Marginal em Algés, entrar em Paço d'Arcos, ir em direcção ao Lagoas Park e virar para a recta do Tagus, até chegar mesmo ao Tagus Park. Sem abusos, isto mete-me calmamente nos 6 altos, quase 7.
A média do último depósito foi 7,2  :maufeitio:
Claro que para isso contaram também umas tiradas na A5 acima dos 160 e alguns arranques mais vistosos motivados pelo stress oriundo do trânsito e da incompetência que grassa.

Dúvidas: alguém me sabe dizer o equipamento de série desta versão em Março de 2010? Pergunto isto porque não tenho cruise control, o AC é manual e os elevadores dos vidros traseiros são movidos a bife (ou outra proteína que abasteça o bícep).
Ainda assim, pelo preço, continua a ser uma pechincha. Só lhe metia os sensores e talvez o xénon. Os médios vinham a apontar MUITO para baixo mesmo na posição mais elevada, o que me dava uns 5 metros de visibilidade. Fui a uma oficina onde me disseram que não podiam mexer porque assim estavam correctos. Lá inisti e eles subiram aquilo. Ficou com o ângulo correcto. A seguir levou umas Philips Xtreme Vision e aí ficou perfeito  :t_up:

Aquela treta toda que meti lá em cima é porque tentei ver no cofre do motor se tinha o tal autocolante com a versão, equipamento e data de fabrico, mas não vi nada. Depois reparei que na pasta dos manuais vinham umas folhas que trazem, no cabeçalho, a informação que lá escrevi em cima, seguida de uma série de siglas que, presumo, sejam o equipamento.
Uma imagem vale mil palavras:

Se alguém souber interpretar, agradeço a luz.

Ah, a matrícula é -IZ- e sou de Cascais, apesar de agora residir quase permanentemente em Algés.
« Última modificação: 16 de Novembro, 2011, 18:46:36 por Boxer »
Fiat Bravo 1.6 MJet Dynamic Sport

Boxer

• Piccolo

• *
  • 50

Masculino
« Responder #1522 em: 16 de Novembro, 2011, 22:08:55 »
Bem, e agora tenho que começar a tratar dos consumos, porque se dou mais dinheiro a este carro tenho que o meter como dependente na próxima declaração do IRS  :dry:

Já reparei que ele de vez em quando tem uns consumos instantâneos mais puxados, que deverá ser devido à regeneração.
Hoje a vir do trabalho o gajo andava sempre com valores elevados. Irritei-me e dei-lhe uma esmifra de 1ª a 3ª, passou-lhe a maluqueira.
Note-se que acontece a mesma coisa com o 1.6 HDi (tive-o durante 7 anos e o esquema do FAP era o mesmo).

Boxer

• Piccolo

• *
  • 50

Masculino
« Responder #1523 em: 16 de Novembro, 2011, 22:20:29 »
Li há uns posts atrás que há um upgrade para o Blue&Me, versão 5.5 (superior à que eu tenho, que é a 5.4).
Estava a ponderar instalá-la, apesar dos riscos inerentes, e só pensei nisso porque a minha mulher recebeu um Lancia Y novinho, 1.3 MJet 95cv, full extras, e o Blue&Me do Y é MUITO melhor! E como tem as tais opções "USB" no menu deduzo que seja a 5.5, por isso queria saber se alguém já instalou e se viu melhorias. E quais  :huh:

alabamapt

• Piccolo

• *
  • 71

Masculino
« Responder #1524 em: 16 de Novembro, 2011, 23:08:51 »
Por acaso também tinha a mesma dúvida em relação à versão 5.5. É que o meu é 5.4 e não consigo arranjar forma de ele me ler as mensagens que recebo no tml ou de ele indicar sequer que as recebo.... Não sei se é defeito do carro ou do tml (Nokia 5230)

Alguém pode elucidar, de quais das "opções" é que será?

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #1525 em: 17 de Novembro, 2011, 14:36:07 »
Oh Marshall76, estás a fazer bem as contas?

Olha que o carro gasta sempre um bocadinho de gasolina.
E a GPL consome mais litros.

Acho muito complicado poupar mais de 50 € por 1000 kms = 500 € por 10.000 kms = 1000 € por 20.000 kms.

10L/100 de gpl (0.649€/L) aos 100km = 6,50€ aos 100

6,50 x 10 = 65€ por 1000km + 5€ de gasolina = 70€ por 1000km a GPL

A gasolina:
8L/100 km
80L para 1000km
80 x 1.55€/L = 124€ por 1000km a gasolina

124€ - 70€ poupança de 54€ a cada 1000km

20000km poupança de 1080€

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #1526 em: 17 de Novembro, 2011, 18:31:45 »
Por acaso também tinha a mesma dúvida em relação à versão 5.5. É que o meu é 5.4 e não consigo arranjar forma de ele me ler as mensagens que recebo no tml ou de ele indicar sequer que as recebo.... Não sei se é defeito do carro ou do tml (Nokia 5230)

Alguém pode elucidar, de quais das "opções" é que será?

Isso de não ler as mensagens pode ser incompatibilidade do tlm... acho que no site da Fiat tem lá a lista dos que são compatíveis.
No meu entender, e no que vi também no site da Fiat na altura, a diferença da versão 5.4 para a 5.5 é que a mais recente já está preparada para o iPod. a mim disseram para lá ir para actualizar e sinceramente preferia ter ficado com a 5.4... desde que instalaram a mais recente que as musicas não podem estar dentro de pastas, porque o leitor já não reconhece... de resto tudo igual...

Podem instalar, mas ponderem/informem-se bem porque depois não dá para voltar a instalar a versão antiga (pelo menos eu pedi na Fiat o "downgrade" e eles disseram que não conseguiam, o que me parece estranho porque no servidor deviam ter o ficheiro, mas enfim)

Boxer

• Piccolo

• *
  • 50

Masculino
« Responder #1527 em: 17 de Novembro, 2011, 18:58:44 »
Eu venho com a pica toda  :yeah:  :laugh:

Mais uma dúvida: ando a alimentar o EcoDrive há uns dias e ontem trouxe a pen para casa para fazer upload da informação.
O problema é quando meto a pen e ele começa a transferir, pára ao fim de "x" %.
Se tirar a pen e repetir tudo, ele avança mais 2%, e assim sucessivamente.

Já vos aconteceu? É algum problema da pen, do EcoDrive... será por eu tirar a pen apenas mudando a "Source" para o rádio e desligando-a, em vez de desligar o motor como eles aconselham?  :help:

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #1528 em: 17 de Novembro, 2011, 19:08:33 »
 :D

Sinceramente não te sei responder a isso do EcoDrive.. Ainda não me deu para instalar, até porque depois penso que se quero deixar que aquilo grave coisas na pen, não tenho maneira de desinstalar...

O que te posso dizer é que deves retirar a pen como eles dizem... desligar o carro e só depois tirar a pen (quando for para a inserir novamente, abres a porta, esperas que a luz da USB desligue e então nessa altura é que pões a pen outra vez no sitio). Assim, é como se fizesses "remover com segurança" no computador.

Boxer

• Piccolo

• *
  • 50

Masculino
« Responder #1529 em: 17 de Novembro, 2011, 19:56:05 »
Boa, desconhecia  :huh:
Vou experimentar isso.

Já agora, quando se mete aquilo na pen para instalar no carro, depois de instalar convém ligar a pen ao PC e limpar a aplicação, deixando apenas a pasta dos dados que é onde ele vai gravando. Senão aquilo instala o EcoDrive sempre que liga a pen  :wacko: