Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 485819 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #1560 em: 20 de Dezembro, 2011, 14:43:35 »
Boas.

Grande susto que apanhei ontem com o meu T-JET.

Saí do trabalho pelas 23h30 e ele pegou bem, com um ronco constante e abafado pelo frio. Como tive que passar pelas Amoreiras, apanhei a A5 desde a saída do túnel e deu-me para esticar as pernas ao bicho.

A velocidade começou a subir, e depois de subir a Pimenteira a cerca de 160km/h, facilmente na recta seguinte o ponteiro passou dos 220km/h... não avançando mais devido a algum trânsito e ao facto de ser noite.

Continuei para casa, a um ritmo bastante rápido e juntando a outros dias de "condução empenhada" a média, passando um quarto de depósito, estava nuns impensáveis 11,5L.

Entrei na garagem, deixei o motor ligado durante um par de minutos e desliguei para ir arrumar melhor o Panda para caberem os dois na garagem. Demorei cerca de dois minutos no máximo.

Quando voltei a dar à chave do Bravo.... nada... não ligava nada. Passado alguns segundos com a chave colocada lá acendia a luz do sistema electrónico e dava uma quantidade absurda de erros, desde ASR, ESP, HILL HOLDER, SENSORES, AIRBAG, ABS, etc... Quando rodava a ignição, desligava tudo e morria....

"Queres ver que derreti alguma coisa?" pensei eu.

Hoje fui à oficina em frente à minha casa e disseram-me que devia ser bateria. Foram lá com uma bateria para fazer o carro pegar e o máximo que conseguiram foi que a centralina ligasse o sistema sem dar erros, mas mesmo assim sem conseguir ligar a ignição. Só ligando os cabos ao reboque é que o motor acordou. Depois de levar o carro à oficina, foi testada a bateira e dos 400A estava a debitar 9A. Nem dá para aquecer o isqueiro.

Lá vou eu trocar a bateria pela primeira vez, com o Bravo a fazer 4 anos e 1 mês e com 67000km percorridos.

O estranho disto tudo foi não sentir os sintomas, mas segundo os mecânicos, os carros mais recentes é habitual não notar os sintomas... mas agora que penso nos erros que deu... de há uns dias para cá, por uma vez deu erro de sensores de estacionamento e numa outra vez os vidros não respondiam ao comando da chave. Eram os sintomas que não notei.

Um gajo espera que a bateria falhe depois de uma noite com uma luz acesa, mas nunca depois de um trajecto com "a faca nos dentes".

Fiquem bem.
« Última modificação: 20 de Dezembro, 2011, 14:47:31 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #1561 em: 20 de Dezembro, 2011, 21:11:25 »
... Quando voltei a dar à chave do Bravo.... nada... não ligava nada. Passado alguns segundos com a chave colocada lá acendia a luz do sistema electrónico e dava uma quantidade absurda de erros, desde ASR, ESP, HILL HOLDER, SENSORES, AIRBAG, ABS, etc... Quando rodava a ignição, desligava tudo e morria....

"Queres ver que derreti alguma coisa?" pensei eu.

Depois de levar o carro à oficina, foi testada a bateira e dos 400A estava a debitar 9A. Nem dá para aquecer o isqueiro.

Lá vou eu trocar a bateria pela primeira vez, com o Bravo a fazer 4 anos e 1 mês e com 67000km percorridos.

O estranho disto tudo foi não sentir os sintomas, mas segundo os mecânicos, os carros mais recentes é habitual não notar os sintomas... mas agora que penso nos erros que deu... de há uns dias para cá, por uma vez deu erro de sensores de estacionamento e numa outra vez os vidros não respondiam ao comando da chave. Eram os sintomas que não notei.

Um gajo espera que a bateria falhe depois de uma noite com uma luz acesa, mas nunca depois de um trajecto com "a faca nos dentes".
Baterias,  :maufeitio:. Considero que é a peça mais falível, num automóvel.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #1562 em: 21 de Dezembro, 2011, 10:08:47 »
Mas tive a sorte de a bichinha vir morrer a casa... a 50m da oficina que substituiu a bateria.

88€ depois estamos de volta!

soulless

• Novato

• *
  • 11
« Responder #1563 em: 21 de Dezembro, 2011, 21:08:31 »
A do meu T-JET está a morrer. 45.500km e 3 anos e meio.

Mas está a dar sinais. Desde que começaram os dias mais frios de manhã, o carro só pega à segunda. Durante o resto do dia não volto a ter problemas.

Ontem, acendeu-me o simbolo da bateria no canto inferior esquerdo do CB durante um ou 2 minutos, ao arrancar ao fim da tarde pra voltar a casa do trabalho (de salientar que faço um percurso de 2 km ida e volta à hora do almoço e aí nada aconteceu...) e senti ficar sem direcção assistido durante uma fracção de segundos.

Já começo a preparar os tais 88€...  O carro está neste momento na Fiat a substituir a transmissão direita. Quero ver se eles dizem algo sobre a bateria.

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #1564 em: 21 de Dezembro, 2011, 22:40:20 »
Boas pessoal.
T-Jet a rolar. Tem 36.000km/3Anos.
Aconselham mudar as velas com quantos Kms? Quais? E que o preço?

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #1565 em: 22 de Dezembro, 2011, 09:47:21 »
Boas pessoal.
T-Jet a rolar. Tem 36.000km/3Anos.
Aconselham mudar as velas com quantos Kms? Quais? E que o preço?

As velas são de 30 em 30 mil, na fiat fica por 60 e poucos €.

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #1566 em: 22 de Dezembro, 2011, 09:48:55 »
E lampadas do 3ª STOP alguem já mudou? Ja tive a ver no manual e é necessario desmontar o forro da bagageira, queimou me uma mesmo do meio. :smashfreakB:

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #1567 em: 22 de Dezembro, 2011, 09:53:25 »
A do meu T-JET está a morrer. 45.500km e 3 anos e meio.

Mas está a dar sinais. Desde que começaram os dias mais frios de manhã, o carro só pega à segunda. Durante o resto do dia não volto a ter problemas.

Ontem, acendeu-me o simbolo da bateria no canto inferior esquerdo do CB durante um ou 2 minutos, ao arrancar ao fim da tarde pra voltar a casa do trabalho (de salientar que faço um percurso de 2 km ida e volta à hora do almoço e aí nada aconteceu...) e senti ficar sem direcção assistido durante uma fracção de segundos.

Já começo a preparar os tais 88€...  O carro está neste momento na Fiat a substituir a transmissão direita. Quero ver se eles dizem algo sobre a bateria.

O meu tem 56 mil kms e 3 anos e ainda não notei nada de especial quanto à bateria.
Faço uma pergunta à malta que já mudou as transmissões, qual é o ano de produção do vosso bravo e sabem se houve algum upgrade nesse componente nas versões mais recentes. Pergunto isto pq  muitas das pessoas que tenho visto mudarem transmissões têm bravos da 1º série (os tais com os mostradores em branco).

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #1568 em: 22 de Dezembro, 2011, 10:13:42 »
Fabricado às 12:02 de 17 de Outubro de 2007... 1ª Série.

Morzaca

• Banido
  • Novato

• *
  • 10
« Responder #1569 em: 22 de Dezembro, 2011, 17:37:24 »
O meu Bravo mudou transmissões aos 50' km. Primeiro só queriam chegar-se à frente com uma, mas quando lhes perguntei onde é que comprovavam que eu é que era responsável pelo estrago da outra, pensaram melhor e puseram as duas e suportaram o arranjo na totalidade. Acho que foi um atirar o barro à parede que não lhes ficou nada bem.
O meu é um Multijet de 105 cv e é de 03.09

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #1570 em: 22 de Dezembro, 2011, 18:34:32 »
As minhas foram substituídas as duas ao abrigo da extensão de garantia (5 anos os 1000000km).

Deram-me um orçamento de 900€ enquanto ficou à espera de aprovação da FIAT PORTUGUESA.

soulless

• Novato

• *
  • 11
« Responder #1571 em: 22 de Dezembro, 2011, 23:21:40 »
o meu saiu da fabrica em Novembro de 2007. Também 1a série de mostradores brancos.

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #1572 em: 23 de Dezembro, 2011, 15:55:00 »
Entao mas afinal o que se passa com as transmicoes ?
qual o problema que dao e sintomas ?

no meu ainda nao notei nada... tem 70 000 e 3 anos em janeiro proximo

o meu é de fevereiro de 2008

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #1573 em: 23 de Dezembro, 2011, 16:19:40 »
Mal apertadas / falta de massa.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Maelus

• Piccolo

• *
  • 57

Masculino
« Responder #1574 em: 27 de Dezembro, 2011, 20:49:55 »
Boas.

Quando voltei a dar à chave do Bravo.... nada... não ligava nada. Passado alguns segundos com a chave colocada lá acendia a luz do sistema electrónico e dava uma quantidade absurda de erros, desde ASR, ESP, HILL HOLDER, SENSORES, AIRBAG, ABS, etc... Quando rodava a ignição, desligava tudo e morria....

Hoje fui à oficina em frente à minha casa e disseram-me que devia ser bateria. Foram lá com uma bateria para fazer o carro pegar e o máximo que conseguiram foi que a centralina ligasse o sistema sem dar erros, mas mesmo assim sem conseguir ligar a ignição. Só ligando os cabos ao reboque é que o motor acordou. Depois de levar o carro à oficina, foi testada a bateira e dos 400A estava a debitar 9A. Nem dá para aquecer o isqueiro.

Fiquem bem.

Boas!

Por cá a máquina já conta com 67500 Km feitos em 3 anos e 5 meses, e há cerca de 3000 km a bateria entregou a alma ao criador...
Precisei fazer uma paragem, não superior a 5 minutos, para se recusar a funcionar novamente... aparecendo, claro, a série de erros relatada pelo nosso amigo "Bluecat"

Depois de a assistência pôr o carro a funcionar, alertando para não desligar nunca o motor, lá fui eu à minha vida.

Ao final do dia ( sim, andei a tarde toda com o carro, sem o poder desligar) pronto para regressar a casa, prestes a entrar na Autoestrada, fico sem iluminação, a direcção assistida foi-se  :o... lá teve que ir o tótó para casa de táxi...

No dia seguinte o meu pai fez o favor de ir em busca de uma bateria, passou pela Midas (169€), no Continente (115€)...

Ficando desagradado com estes valores decidiu fazer os telefonemas certos e chegou ao brilhante valor de 59€ por uma bateria de 65Ah ao invés dos 60Ah de origem...

Abraços