Autor Tópico: pandastico 750 clx (1991) weber 32TLF + marelli S18-  (Lida 21014 vezes)

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
pandastico 750 clx (1991) weber 32TLF + marelli S18-
« em: 18 de Maio, 2009, 15:15:03 »
Boas Tardes:
Venho pedir ajuda pra tratar da saúde ao pandarelho (em relação ao dono - nada a fazer)
O pandastico tem um problema que passo a explicar:
Depois do motor estar quente (1 horita a rodar), ele perde muita potência (especial/ a subir). Nessa altura o carro mais parece um tractor, o motor fica com um bater q vem da dentro da tampa válvulas (acho eu) tac...tac...tac. que varia com a acelaração e que não faz a frio. E chega mesmo uma altura que o moço vai em tal esforço que o desligo pra ele arrefecer.

o timing ignição = 2 graus antes PMS e afinei-o com uma lâmpada 12v (motor desligado).

O ponto tá adiantado em relação às marcas do antigo dono uns 5 mm (um rasgo marcado entre o distribuidor e motor, neste momento está pela marca a vermelho, mais adiantado portanto...certo?).
Não grila nem em carga nem a subir, mas não tem força e não passa dos 100 kms. Relanti estável mas como tem um rasgo na panela por onde já caia ferrugem do interior, então colei-o pra já com fita de aluminio tocolante só pra ter o relanti +- estável e sem raters, pra tentar afinar o carburas (tem o parafuso da mistura com 6,5 voltas aberto, desde o fim do aperto depois rodando para a esquerda)
Não perde anti-congelante mas cai umas gotas de líquido pelo escape de manhã (pernoita em garagem).
Bobine e bomba de gasolina aquecem bastante mas ainda dá pra tocar c/ a mão.

Mudei eu próprio (e portanto possível asneirada):
- Termóstato; condensador; rotor + tampa distribuidor; platinado; filtro gasolina; velas (NGK BCPR6E); um cabo velas; anti-congelante; fole transmissão (fole do lado condutor q liga à caixa) + óleo caixa 80w/90-gl/5 (asneirada?); uma limpezasita c/ spray limpa carburas; bomba água nova e correia distribuição (não fui eu que fiz - mas já confirmei e não saltou nenhum dente, a marca da polie de cames estava às 9 horas, mas como não consegui desapertar a polie na distribuição onde passa a correia alternador - marca às 10 horas, tive que pôr o rasgo do volante motor nos "O" graus para encontrar o PMS, asneirada?); arranjei a chaufagem (torneira radiador) e agora já não tá sempre a disparar a ventoinha como dantes e tenho muito ar, muito quente, muito depressa, na sofagem.

Uma das minhas dúvidas ao desmontar o distribuidor era o avanço centrífugo ter o mecanismo seco (e tinha), a raspar na calamina que lá tinha, táva perro o mecanismo... Limpei-o pús massa, mudei platinado e parti uma das anilhas de cartão que entram no veio do distrib. (não sei q material é).

Alguma ideia em relação ao problema que só aparece quando motor tá quente? Mesmo o barulho do motor parece mudar nessa altura e o relanti tb fica mais instável e falta potência, não desenvolve como a frio. Desculpem o testamento. Agradeço desde já os vossos possíveis diagnósticos.

Que raio de problema é este que só acontece a quente (mas a ventoinha não desata a disparar só o faz mesmo é nos semáforos ao fim de uns minutos parado), e se eu deixar arrefecer completamente o motor (3/4 horas) ele volta a ficar normal... relanti estável e mantendo velocidade nas subidas, pelo menos durante 30/45 minutos.

Será ?

1-carburador sujo?
2-transmissão? (O fole de transmissão do lado do pendura, junto à caixa está a verter, não sei se é valvoline ou alguma massa de lubrificar - tipo molybdenum? acho que tenho lá dessa massa.
3-bobine?
4- Escape podre pode provocar sobreaquecimento do motor?
5 - Junta queimada (mas não tenho maionese... nem no reservatório do refrigerante nem no óleo)
6- Admissão com uma entrada de ar adicional e a tornar a mistura ar/gasoil muito fraca (as velas estão esbranquiçadas), mas já andei a pincelar com diluente e o relanti não aumentou. (nas juntas da admissão e carburas).

Desculpem o testamento
Ajudem-me a ajudar o Pandarolho p. f.
Brigades

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
Re:pandastico 750 clx (1991) weber 32TLF + marelli S18-
« Responder #1 em: 18 de Maio, 2009, 15:43:28 »
Bem ... depois de reler esta coisa, acho que até eu fico baralhado, desculpem era para pre-vislumbrar o texto e arranjá-lo antes de enviar mas falhou-me o dedo.

Já agora alembrou-me que se ligar as luzes, o relanti cai muitíssimo... e sem conta-voltas não há maneira de acertar o relanti (algum truque ou isso), certo?

O parafuso da mistura do weber tá c/ 6,5 voltas p/ esquerda a contar do fim do aperto (quando deveria estar com 2 voltas no máximo, ou isto é uma tanga dita pelo mecânico?). Não consigo contrabalançar a mistura com o parafuso do relanti porque este já tá no máximo do curso e não posso aumentar relanti pra poder empobrecer a mistura.
Mas como pode a mistura estar tão rica (6,5 voltas), quando as velas estão com cor cinzento/branco sem depósitos... Como pode ser que com a mistura tão rica elas estejam desta cor ?  - SOBREAQUECIMENTO?

Mas e então a ventoinha não devia tar sempre a disparar ? (o que não acontece). Poderá ser uma entrada de ar adicional q só se nota a quente (dilatação do metal ou isso) e como posso descobrir isso e onde procurar?

PS- Tenho tb uma fuga de óleo entre a cabeça e o distribuidor pq acho q não devo apertá-lo muito, poderei meter uma daquelas juntas líquidas vermelha em bisnaga que por acaso tenho porque sobrou da montagem do termóstato.

Abraços Fiatasticos

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #2 em: 18 de Maio, 2009, 16:07:03 »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 18 de Maio, 2009, 17:26:07 »
sobre o ponto do motor, eu afino-o de ouvido, até deixar de haver poço

qual é o oleo que o motor tem?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #4 em: 18 de Maio, 2009, 17:46:00 »
sobre o ponto do motor, eu afino-o de ouvido, até deixar de haver poço

qual é o oleo que o motor tem?

Boas Tardes:

Pois, em relação ao óleo e assim de memória é o seguinte: 15w-40 mineral...
sorry, mas tive que ir à mala do carro ver: DELPHI Supreme Diesel - API SJ/CG-4/CE ACEA B3/B4/E3

Estranho esta denominação "supreme diesel" o mecânico deixou-me um resto num bidão 5lt que tenho guardado na mala... e até estive a escrevinhar num papel... será que o gajo meteu um óleo errado no pandarelho?

Abraço Fiatastico

victor ribeiro

• Giannini

• *
  • 412

Masculino
  • Texto Pessoal
    os meus carrinhos
« Responder #5 em: 18 de Maio, 2009, 20:58:08 »
se foi esse o oleo que ele te meteu não é o mais indicado a não ser que tenhas um camião.

spawn

• Moretti

• *
  • 193
« Responder #6 em: 18 de Maio, 2009, 21:41:59 »
Nao percebo!
para que por supreme diesel num carro a gasolina,quando tem supreme 15w40 para carros a gasolina?

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
pandastico 750 clx
« Responder #7 em: 19 de Maio, 2009, 12:14:35 »
Bom Dia:

Exacto este óleo é para pesados. Mas será que só o óleo explica o problema do carro a quente perder potência e mudar o ruído produzido pelo motor?

Vou tentar fazer um video do barulho que o motor faz a quente...

imaginem 2 folhas de chapa metálica novas, ainda com aquela protecção de óleo, a deslizar em contacto uma sobre a outra... paralelamente claro.

Não consigo explicar o som doutra forma.

Abraço

EDUD

• Giannini

• *
  • 324

Masculino
« Responder #8 em: 19 de Maio, 2009, 12:34:29 »
Penso que o problema não seja do oleo mas ha prai qualquer coisa que não bate certo. Passa se alguma coisa com o circuito de refrigeração do carro ou com o motor.

Edit:   

Será ?

4- Escape podre pode provocar sobreaquecimento do motor?---- aponto nesta

5 - Junta queimada ----Quando ligas o carro ele não deita a agua fora?

6- Admissão com uma entrada de ar adicional e a tornar a mistura ar/gasoil muito fraca (as velas estão esbranquiçadas)

Velas esbranquiçadas mistura correcta.

O carro dispara a ventoinha?

Tens de ver o que se passa

cumprimentos
« Última modificação: 19 de Maio, 2009, 13:02:38 por EDUD »
Fiat Panda 0.9 ie

EDUD

• Giannini

• *
  • 324

Masculino
« Responder #9 em: 19 de Maio, 2009, 13:38:03 »
ah ja agora viste aq folga das valvulas ?

cumprimentos
Fiat Panda 0.9 ie

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 19 de Maio, 2009, 14:30:27 »
escape podre? até podia não ter escape que não ia aquecer por isso

eu trocava o oleo ja por 10w40(julgo que é o aconselhado) e um filtro de oleo novo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #11 em: 19 de Maio, 2009, 14:48:33 »
4- Escape podre pode provocar sobreaquecimento do motor?---- aponto nesta
- Pois... eu também, embora várias pessoas me tenham garantido que não pode ser da panela, posso muito bem ter estragado tudo ao pôr a fita de alumínio "tocolante" à volta da panela se por dentro a panela estiver entupida. Na sexta-feira vou trocá-la (já agora são 55 aéreos com a montagem incluída, achei um bom preço)

5 - Junta queimada ----Quando ligas o carro ele não deita a agua fora?
- Nunca tal me tinha acontecido, mas desde ontem (motor frio) que se abrir a tampa reservatório do radiador com carro ao relanti, o líquido começa a subir e a vir por fora.
E se abrir a tampa com o motor já quente começa a golfar para fora tipo geyser (com o carro ligado ou desligado).
- Mas o líquido não borbulha ao acelerar com a tampa aberta do radiador (que é costume acontecer qd a junta tá nas couves, certo?)
- A quente, carro desligado ao abrir o capot, ouço pressão a escapar-se pela válvula da tampa do reservatório (tampa fechada) e isto tb nunca tinha acontecido até ontem.

6- Admissão com uma entrada de ar adicional e a tornar a mistura ar/gasoil muito fraca (as velas estão esbranquiçadas)
Velas esbranquiçadas mistura correcta.

- Julguei que deveriam estar acastanhadas, de qualquer forma estão sempre secas e sem depósitos e são novas (1 mês) NGK BCPR6E - folga 0,85 mm
O carro dispara a ventoinha?
Dispara normalmente se estiver parado num semáforo ou no pára e arranca, ao fim de 5 minutos ou isso e em andamento, nunca dispara.

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #12 em: 19 de Maio, 2009, 14:55:40 »
ah ja agora viste aq folga das valvulas ?

- Com este sistema de pastilhas, acho que vou optar por ir a uma oficina ajustar folgas, se as tiver.

Luke - é isso na sexta for comprar óleo e filtro novos pra mudar, no manual aconcelham um 15w-40 mineral... tenho algum receio que um óleo mais fluído possa haver fugas depois? Mas se calhar era melhor apostar num óleo melhorzito realmente.

alterlego

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #13 em: 19 de Maio, 2009, 15:02:25 »
Desculpem, mas fiz TAB e enviei a mensagem antes de terminar!

Luke:
A panela está podre porque já tem um rasgo e pode estar entupida por dentro, de modo que o fluxo de gases estava a sair pela soldadura (que desapareceu simplesmente) entre o tubo e a panela. Ao tapar com a fita de alumínio, se calhar tornei o escape fechado... acho que vou arrancar a fita toda então... assim os gases saiem pelo buraco na panela e pela soldadura e já não há espiga.

Depois dou novidades.

Obrigades pessoal Fiatastico

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #14 em: 19 de Maio, 2009, 15:11:33 »