Boas Tardes:
Venho pedir ajuda pra tratar da saúde ao pandarelho (em relação ao dono - nada a fazer)
O pandastico tem um problema que passo a explicar:
Depois do motor estar quente (1 horita a rodar), ele perde muita potência (especial/ a subir). Nessa altura o carro mais parece um tractor, o motor fica com um bater q vem da dentro da tampa válvulas (acho eu) tac...tac...tac. que varia com a acelaração e que não faz a frio. E chega mesmo uma altura que o moço vai em tal esforço que o desligo pra ele arrefecer.
o timing ignição = 2 graus antes PMS e afinei-o com uma lâmpada 12v (motor desligado).

O ponto tá adiantado em relação às marcas do antigo dono uns 5 mm (um rasgo marcado entre o distribuidor e motor, neste momento está pela marca a vermelho, mais adiantado portanto...certo?).
Não grila nem em carga nem a subir, mas não tem força e não passa dos 100 kms. Relanti estável mas como tem um rasgo na panela por onde já caia ferrugem do interior, então colei-o pra já com fita de aluminio tocolante só pra ter o relanti +- estável e sem raters, pra tentar afinar o carburas (tem o parafuso da mistura com 6,5 voltas aberto, desde o fim do aperto depois rodando para a esquerda)
Não perde anti-congelante mas cai umas gotas de líquido pelo escape de manhã (pernoita em garagem).
Bobine e bomba de gasolina aquecem bastante mas ainda dá pra tocar c/ a mão.
Mudei eu próprio (e portanto possível asneirada):
- Termóstato; condensador; rotor + tampa distribuidor; platinado; filtro gasolina; velas (NGK BCPR6E); um cabo velas; anti-congelante; fole transmissão (fole do lado condutor q liga à caixa) + óleo caixa 80w/90-gl/5 (asneirada?); uma limpezasita c/ spray limpa carburas; bomba água nova e correia distribuição (não fui eu que fiz - mas já confirmei e não saltou nenhum dente, a marca da polie de cames estava às 9 horas, mas como não consegui desapertar a polie na distribuição onde passa a correia alternador - marca às 10 horas, tive que pôr o rasgo do volante motor nos "O" graus para encontrar o PMS, asneirada?); arranjei a chaufagem (torneira radiador) e agora já não tá sempre a disparar a ventoinha como dantes e tenho muito ar, muito quente, muito depressa, na sofagem.
Uma das minhas dúvidas ao desmontar o distribuidor era o avanço centrífugo ter o mecanismo seco (e tinha), a raspar na calamina que lá tinha, táva perro o mecanismo... Limpei-o pús massa, mudei platinado e parti uma das anilhas de cartão que entram no veio do distrib. (não sei q material é).
Alguma ideia em relação ao problema que só aparece quando motor tá quente? Mesmo o barulho do motor parece mudar nessa altura e o relanti tb fica mais instável e falta potência, não desenvolve como a frio. Desculpem o testamento. Agradeço desde já os vossos possíveis diagnósticos.
Que raio de problema é este que só acontece a quente (mas a ventoinha não desata a disparar só o faz mesmo é nos semáforos ao fim de uns minutos parado), e se eu deixar arrefecer completamente o motor (3/4 horas) ele volta a ficar normal... relanti estável e mantendo velocidade nas subidas, pelo menos durante 30/45 minutos.
Será ?
1-carburador sujo?
2-transmissão? (O fole de transmissão do lado do pendura, junto à caixa está a verter, não sei se é valvoline ou alguma massa de lubrificar - tipo molybdenum? acho que tenho lá dessa massa.
3-bobine?
4- Escape podre pode provocar sobreaquecimento do motor?
5 - Junta queimada (mas não tenho maionese... nem no reservatório do refrigerante nem no óleo)
6- Admissão com uma entrada de ar adicional e a tornar a mistura ar/gasoil muito fraca (as velas estão esbranquiçadas), mas já andei a pincelar com diluente e o relanti não aumentou. (nas juntas da admissão e carburas).
Desculpem o testamento
Ajudem-me a ajudar o Pandarolho p. f.
Brigades