Autor Tópico: Compra de novo carro: Panda 1.2 Dynamic ECO 5P  (Lida 14340 vezes)

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
Compra de novo carro: Panda 1.2 Dynamic ECO 5P
« em: 03 de Junho, 2009, 01:11:02 »
Saudações a todos os estimados colegas de forum!

Durante as minhas buscas por informações sobre alguns carros, deparei-me com este forum, que pelo que tenho estado a ler, parece-me recheado de muita e boa informação sobre a FIAT! :)

Vou expor o meu caso.
Estou actualmente a tirar a carta de condução, e enquanto a coisa não se termina, tenho estado a ver alguns veiculos para comprar depois de tirar a carta.
Sendo eu apologista de carros pequenos mas com boas características, tenho andado a ver alguns... nomeadamente:

- Opel Ágila / Suziki Splash
- Chevrolet Aveo 5 Portas
- Ford Ka
- Dacia Sandero
- Fiat Panda

E depois de andar a comparar os valores, extras e mesmo os produtos em questão, achei que o FIAT Panda poderia ser uma boa escolha.
No entanto todos os meus colegas dizem-me horrores da Fiat e da sua pouca qualidade nos seus produtos (diga-se veículos).

Quero acreditar que tal não seja assim, até porque se vê muitos fiats na estrada.
O carro será para adquirir novo, ou na pior das hipoteses semi-novo e depois de uma configuração bastante pensada no site da fiat, cheguei á seguinte configuração que se adapta ao valor que poderei dar vs extras e equipamento:

Panda 1.2 Dynamic ECO 5P

Color Externa: PRETO DARKWAVE
Interior: TECIDO AREIA/CINZENTO apesar de estranhamente na versão 1.1 permitir o Preto/Cinzento que pessoalmente até gosto mais
Interior (Rodas): TAMPÕES

- Colore externa: PRETO DARKWAVE    Euro 230,00
- Interior: TECIDO AREIA/CINZENTO    Euro 0,00
- Jantes: TAMPÕES    Euro 0,00

Opcionais    PVP

- AR CONDICIONADO MANUAL    Euro 780,00
- BANCO POSTERIOR REBATÍVEL    Euro 80,00
- AIRBAGS LATERAIS    Euro 180,00
- AIRBAGS LATERAIS COM PROTECÇÃO CABEÇA    Euro 260,00
- FAROIS DE NEVOEIRO    Euro 120,00

Equipamento de série:

Conforto e Funcionalidade
- FECHO CENTRAL PORTAS C/COMANDO
- VOLANTE REGULÁVEL EM ALTURA
- DIRECÇÃO ASSISTIDA ELÉCTRICA
- CINTO DE SEGURANÇA POSTERIOR CENTRAL COM ENROLADOR
- BOLSA E COMPARTIMENTO NO BANCO DO PASSAGEIRO
- VIDROS ELÉCTICOS + FECHO CENTRAL PORTAS
- BANCO CONDUTOR REGULÁVEL EM ALTURA
- ISQUEIRO
- ESTOFOS EXTRA-SÉRIE
- PACK CONFORT

Exterior
- ÓCULO POSTERIOR AQUECIDO
- LIMPA LAVA-ÓCULO TRASEIRO

Linha e Estilo
- BARRAS PORTA-TUDO NO TEJADILHO
- RODA SOBRESSELENTE DE EMERGÊNCIA
- PÁRA-CHOQUES NA COR DA CARROÇARIA
- FRISOS LATERAIS DE PROTECÇÃO

Segurança
- AIRBAG CONDUTOR
- AIRBAG PASSAGEIRO

Vários
- LIVRO INSTRUÇÕES PORTUGUÊS
- RADIO CD E MP3

PVP da viatura sem opcionais
Euro 11.100,00 IVA incluído
PVP Total:
Euro 12.750,00 IVA incluído

A minha questão é... Vale a pena apostar neste veículo?  Em termos de configuração que escolhi o que acham e o que me podem dizer?
Em termos de fiabilidade, qualidade e manutenção como se porta este veiculo?

Desde já agradeço todas as informações e comentários que me possam dar... Caso me recomendem outro veiculo estou todo de ouvidos...

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Compra de novo carro: Panda 1.2 Dynamic ECO 5P
« Responder #1 em: 03 de Junho, 2009, 03:06:31 »
Bem vindo Paulo!

Olha, já agora vou enriquecer a tua informação.
O Ford Ka que falas é um "FIAT 500" com chapa diferente e materiais banais e não de charme como o 500.
São ambos produzidos na mesma fábrica e a FIAT coloca o símbolo da Ford no carro.

Uma vez que estás mais virado para o Panda, sei que até à pouco tempo, era considerado mesmo pelos Ingleses como o carro melhor construído do seu segmento (segmento A).

Aos teus amigos que dizem que a FIAT avaria e não presta pergunta-lhes porque não vêm nas estradas e ruas os milhões de Renault 5, Citröen GS, Opel Kadett, etc e vêm Unos a pontapés, 127, etc, etc???
 :lol:
A Autohoje é um antro de anti-Itália (muita inveja e ignorância).

Nota: se até tirares a carta e comprares um carro do grupo FIAT, tiveres 150 posts neste fórum (salvo erro) tens um desconto especial de 7% no carro.

Evidentemente que te recomendava antes um 500, pois é um fenómeno a nível mundial; um ícone de moda e coleccionísmo.
Não sei os Kms que pretendes andar, mas se forem bastentes vai para Diesel.
Se precisares de mais espaço, recomendava o Linea.
Tem uma relação preço / produto imbatível em Portugal.

O Motor diesel 1300 multijet da FIAT (utilizado por outras marcas também) foi premiado e considerado o melhor motor e mais fiável da sua gama.
Em Portugal por exemplo, 90% dos carros que a marca Opel vende são equipados com este motor.
Se por acaso a FIAT cortar o fornecimento, a Opel "acaba".

O Dacia é um Renault com 20 anos disfarçado feito na Roménia.
O Chevrolet é na verdade um Daewoo, uma cópia Coreana com tecnologia ultrapasada.
(Estes 2 carros são as chamadas gamas Low cost para países do 3º mundo)

Se te dizem que os FIAT's desvalorizam... daqui por 4 anos tenta vender um Dacia ou Chevrolet e depois diz-me alguma coisa.
« Última modificação: 03 de Junho, 2009, 03:28:19 por GT ABARTH »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #2 em: 03 de Junho, 2009, 05:37:36 »
Sendo eu apologista de carros pequenos mas com boas características...
Vais muito bem servido com o Panda tal como o configuraste. Recomendo fortemente que acrescentes os sensores de estacionamento (há duas hipóteses).
Recomendei um Panda semelhante a uma das minhas irmãs. Embora ela tenha optado por uma versão mais fraca, está super satisfeita. E já lá vão quase três anos.
Excelente relação preço/qualidade. Nenhum problema até agora.

E.Amorim

• Zagato

• *
  • 1340

Masculino
« Responder #3 em: 03 de Junho, 2009, 09:58:47 »
Antes demais paulo bem vindo!

das opçoes que deste eu puxo muito para i panda (sou suspeito) mas pelo que vejo e que ouço esta um carro fenomenal um carro que cunheço bem tb é o chevrolet que nao deixa nada a desejar. mas penso que pelo equipamento e charme o panda vai a frente
->Nel passato
:) Fiat Uno 45 s  Bordeaux - evolution - 1994
:) Fiat Uno 60 sx vermelho - 1990 - doador
:) Fiat Uno 60 sx Cinzento - 1990 -
:) Peugeot 206 1.4 hdi 2005
:) Honda PCX N_esp - Vitam. Dr. Pulley 2012
:) Honda NC700X 2012 - 6 meses :(
:) BMW 320i E36 150cv 20v - 1992
:) Peugeot 206 1.6 hdi 110cv FAP - Sport
:) Nissan Juke Tekna Premium 1.5cc 110 cv 6vl
:) Fiat Uno 1.1 I.e. SX - 146 - 1993
:) Honda Forza 125cc 2016

->In questo
 :t_up: Fiat Punto 55 176 - 1998
 :t_up: Nissan Qashqai 1.5 Dci N-connect 2018
 :t_up: Honda NC750x 2021

I am Back - 2007 to 2022

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #4 em: 03 de Junho, 2009, 10:07:32 »
Muito bem vindo Paulo, deverias fazer primeiro uma apresentação no local apropriado.

Mas relativamente à questão da compra do carro eu faço minhas as palavras do GT ABARTH, o Panda é sem dúvida nenhuma a única opção possível!

Experimenta conduzir um e vais ver não queres outro!

Cumps,
Luís

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #5 em: 03 de Junho, 2009, 22:06:36 »
Bem vindo Paulo!

Olha, já agora vou enriquecer a tua informação.
O Ford Ka que falas é um "FIAT 500" com chapa diferente e materiais banais e não de charme como o 500.
São ambos produzidos na mesma fábrica e a FIAT coloca o símbolo da Ford no carro.

Uma vez que estás mais virado para o Panda, sei que até à pouco tempo, era considerado mesmo pelos Ingleses como o carro melhor construído do seu segmento (segmento A).

Aos teus amigos que dizem que a FIAT avaria e não presta pergunta-lhes porque não vêm nas estradas e ruas os milhões de Renault 5, Citröen GS, Opel Kadett, etc e vêm Unos a pontapés, 127, etc, etc???
 :lol:
A Autohoje é um antro de anti-Itália (muita inveja e ignorância).

Nota: se até tirares a carta e comprares um carro do grupo FIAT, tiveres 150 posts neste fórum (salvo erro) tens um desconto especial de 7% no carro.

Evidentemente que te recomendava antes um 500, pois é um fenómeno a nível mundial; um ícone de moda e coleccionísmo.
Não sei os Kms que pretendes andar, mas se forem bastentes vai para Diesel.
Se precisares de mais espaço, recomendava o Linea.
Tem uma relação preço / produto imbatível em Portugal.

O Motor diesel 1300 multijet da FIAT (utilizado por outras marcas também) foi premiado e considerado o melhor motor e mais fiável da sua gama.
Em Portugal por exemplo, 90% dos carros que a marca Opel vende são equipados com este motor.
Se por acaso a FIAT cortar o fornecimento, a Opel "acaba".

O Dacia é um Renault com 20 anos disfarçado feito na Roménia.
O Chevrolet é na verdade um Daewoo, uma cópia Coreana com tecnologia ultrapasada.
(Estes 2 carros são as chamadas gamas Low cost para países do 3º mundo)

Se te dizem que os FIAT's desvalorizam... daqui por 4 anos tenta vender um Dacia ou Chevrolet e depois diz-me alguma coisa.

Boas GT!
Desde já obrigado pela resposta...

É verdade já sabia que Fiat 500 e KA usam a mesma plataforma.  No entanto e pessoalmente não gosto muito do fiat 500.
Preciso de um utilitário maiorzito.

Em relação á questão dos posts vs compra de um carro da FIAT, como é que isso se processa? Existe alguma coisa escrita que possa ver? 7% num carro de 13000 euros ainda é alguma coisa... (e já que em PT não fazem como na Espanha, incentivo directo na compra de um carro novo, mesmo que não tenha uma sucata para dar...).

Em relação á questão Diesel ou Gasolina, penso que para compensar o preço mais caro do motor (e no preço final), terei que andar muitos KM´s... Que penso que não compense (tendo em conta a diferença entre os preços actualmente). No entanto gostaria de saber se este motor 1.2 a gasolina é porreiro ou nem por isso?
Sei que em 2008 a Fiat actualizou os motores para este produto, no entanto pode ser que alguém aqui saiba um pouco mais sobre isto...

Em termos de espaço vs dimensão vs preços vs equipamento, para já para mim o Panda seria uma das opções a considerar, já que pelo que vi permite 4 pessoas irem bem á frente e a atrás e ainda ter uma bagageira razoável.
Alem de que já fica no tecto que tinha pensado para dar por um carro neste momento.

Em relação aos restantes carros referi apenas por uma questão de referencia... Até me esqueci de referir outro carro que tb me chamou a atenção... O Suzuki Swift 1.3 de 3 ou 5 portas...

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #6 em: 03 de Junho, 2009, 22:12:04 »
Vais muito bem servido com o Panda tal como o configuraste. Recomendo fortemente que acrescentes os sensores de estacionamento (há duas hipóteses).
Recomendei um Panda semelhante a uma das minhas irmãs. Embora ela tenha optado por uma versão mais fraca, está super satisfeita. E já lá vão quase três anos.
Excelente relação preço/qualidade. Nenhum problema até agora.

Boas bude!
Desde já obrigado pela resposta!

Dentro do que estava ao meu alcance em termos de valor e extras, penso que foi o melhor que consegui... abdiquei do AC Auto e das Jantes Especiais, mas optei pela segurança e outros extras mais importantes.
Em relação aos Sensores de Estacionamento, achas que vale a pena? como é que aquilo funciona? Ainda é alguma guita 160 euros! :)

Obrigado desde já!

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #7 em: 03 de Junho, 2009, 22:16:30 »
Muito bem vindo Paulo, deverias fazer primeiro uma apresentação no local apropriado.

Mas relativamente à questão da compra do carro eu faço minhas as palavras do GT ABARTH, o Panda é sem dúvida nenhuma a única opção possível!

Experimenta conduzir um e vais ver não queres outro!

Cumps,
Luís

Boas BigLuisão
Obrigado pelo comentário!

Irei fazer a minha apresentação sem falta nos próximos tempos.

Em relação ao Panda, parece-me que não existe muito gente neste forum com ele, ou mesmo que me possa dar alguma opinião ou conselho técnico...
Do que já vi (por fora claro, nunca andei num), gostei do que vi... no entanto existem também outras alternativas, e como tal gostava que me indicassem se pelo preço que se paga por ele, vale a pena ou existem melhores escolhas no mercado... (ouvi falar por exemplo do novo twingo até...).

Cumprimentos,

LPC

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #8 em: 03 de Junho, 2009, 22:39:19 »
.

Vindo de quem já leva praticamente 40 000km num panda... não precisas dos sensores para nada!  :lol:
small sports car...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 03 de Junho, 2009, 22:45:11 »
Já vai aparecer quem te responda a tudo.
Não digas é mal do 500 senão aparece ai uma menina chamada Catie que te "esgana"  :lol:

Bem, sobre o motor já tive um Punto (mais pesado) do que o Panda e o motor era muito bom.
A 1ª e 2ª eram bastante fortes e rápidas, pois são carros configurados para cidade.
Depois a caixa era algo longa para estrada e o carro era lento, mas nada que a concorrência não seja.

Quanto ao Suzuki acho fixe, mas ai falas de valores €€€€€ muito mais altos (Ah... o motor é FIAT também)

Stilo Abarth

Punto GT3

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #10 em: 03 de Junho, 2009, 23:01:50 »
Antes de mais, bem vindo ao fiatistas.com!

Como já disse no tópico anterior o "meu" carro do dia a dia é um panda Multijet matriculado em  Dezembro de 2004, dos primeiros Pandas a Diesel.

O carro foi comprado com cerca de 6 meses e 6000km. Na altura procurava-se substituto para uma Palio Weekend e apareceu o panda a um bom preço e foi comprado.

Entretanto já passaram uns aninhos e o panda já tem alguns km em cima, actualmente cerca de 65000km.

Até ao momento não tivemos nenhum problema nem nenhuma despesa extra. Os únicos problemas existentes foram resolvidos na garantia e eram defeitos crónicos das primeiras unidades. Para breve está prevista a substituição dos discos (parece que também era típico dos primeiros).

De resto tem sido sempre a andar. Da motorização não te vou falar nada até porque estás a considerar comprar o 1.2.

O panda é um carro que cumpre bem a sua função de citadino. É pequeno, confortável e muito fácil de arrumar. Comigo tem feito algumas viagens (com 4 pessoas e tudo) um bocadinho maiores e não se nega a isso mas, como é óbvio, não é o mesmo que ir sentado num Croma. Tenho um amigo meu que tem um Daewoo Matiz que me diz que o panda é claramente mais confortável.

Relativamente ao espaço interior ele existe e consegues enfiar 5 pessoas lá dentro por algum tempo, mas não mais do que uns 200km  ^_^, mas com 4 pessoas andas relativamente bem. A mala é um "pouco" limitada e poderá ser complicado transportar objectos mais volumosos, como por exemplo uma mala rígida da SAMSONITE (ou mesmo uma televisão de 51cm), sem baixar os bancos. Mas com jeitinho e paciência consegues até arrumar algumas coisas, mas atenção... pode ser complicado meter a tralha para 4 pessoas irem passar um FDS... principalmente se 3 forem mulheres..  ^_^

Em termos de ruídos parasitas nada a assinalar. Faz um barulhito ou outro mas é perfeitamente aceitável.

Relativamente ao comportamento, é um carro relativamente alto, sensível aos ventos laterais e com as suspensões algo moles (prefiro andar com o meu punto MKII em ritmos mais despachados) o que em ritmos mais elevados pode provocar algum desconforto, mas é mesmo só isso.. desconforto, porque se comporta relativamente bem. Mas se pensarmos bem não é um carro para condução desportiva.. e cumpre muito bem a sua função.

Penso que com jante 14´e com os 165 a coisa melhore um pouco. Aqui acrescentaria esse opcional à tua lista.

Se recomendo?

Sim,recomendo.

Se voltava a comprar?

Acho que sim. Cumpre bem a sua função de carro de cidade.

Se neste momento pudesse trocar, trocava?

Trocava sim senhor. Optava por algo um bocadinho maior, principalmente no que diz respeito à mala..

small sports car...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 03 de Junho, 2009, 23:05:27 »
Linea  B)

Stilo Abarth

Punto GT3

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #12 em: 03 de Junho, 2009, 23:14:09 »
Linea  B)

Boas!

Esse Linea tem um óptimo aspecto e bons acabamentos, interiores, etc... Mas para mim para primeiro carro (e ainda sem grande experiência de condução... é muito grande).

Como tal a minha ideia é começar com um carro mais pequeno para ganhar "calo" :)

Cumprimentos,

LPC

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #13 em: 03 de Junho, 2009, 23:27:03 »
Bem vindo Camarada...

Olha, eu sou-te sincero! Gosto muito do look do Swift e do Aveo também... São muito giros... Mas o Panda parece-me mesmo a melhor escolha...

Dos novos nunca andei em nenhum, mas fiz 50 mil km's num 750 assim que tirei a carta... Maravilha!!!

A Fiat, ao contrário do que dizem é muito fiável!!! E de manutenção em conta!!!

Pensa nisso!

Já agora, não consegues chegar ao grande punto???

Ah, e se queres ganhar calo, recomendo mesmo o panda 750!!! eeheheheheh
« Última modificação: 03 de Junho, 2009, 23:29:31 por PeteCunha »

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #14 em: 03 de Junho, 2009, 23:38:50 »
Boas bude!
Desde já obrigado pela resposta!
Em relação aos Sensores de Estacionamento, achas que vale a pena? como é que aquilo funciona? Ainda é alguma guita 160 euros! :)
Quando se configura um automóvel, deve-se cuidar de todos os detalhes. Os sensores de estacionamento facilitam de forma evidente o arrumar o carro. Eles como que "encurtam o carro" seja ele qual for. Consegue-se meter o carro em lugares que pareceriam impossiveis. Sendo o condutor pouco experiente como tu, a ajuda dos sensores é ainda maior. As senhoras adoram os sensores.
Eu coloco os sensores no capítulo segurança. Isto porque tudo o que facilite a condução faz-nos chegar ao destino mais frescos. Mais frescos é mais atentos, mais atentos é mais segurança.
No meu Punto não havia sensores de origem, só como Lineaccessori. Montei-os e lá estão a fazer (maravilhosamente) o seu trabalho.
Podes optar entre encomendar de fábrica ou como acessório montado cá.

Boa escolha.
PS: A sugestão do Linea pelo GT ABARTH penso que era para o Bizarro.
« Última modificação: 03 de Junho, 2009, 23:40:34 por bude »