Autor Tópico: Guardar religiosamente...o quê e porquê!!!  (Lida 13432 vezes)

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
Guardar religiosamente...o quê e porquê!!!
« em: 22 de Julho, 2009, 23:40:28 »
Algum Fiatista tem algo guardado que tanto estima, por exemplo eu tenho uma boneca que me foi oferecida qundo eu nasci, guardo também todas as provas, cadernos e livros da primária, dá-me gozo quando abro a mala e vejo as primeiras letras que comecei a escrever...
Quando olho para a boneca (boneca de plástico) e reparo no rabo dela todo picado das agulhas faço uma retrospectiva até á minha infância e recordar como brincava aos médicos e enfermeiros, são coisas que por vezes comovem, por isso deixo este desafio...
« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 04:09:52 por fiat 600 1958 »

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
Re:Guardar religiosamente...o quê e porquê!!!
« Responder #1 em: 23 de Julho, 2009, 00:41:45 »
Tenho guardado o kit de guia turistico que me deram quando fui á expo98, tenho os peluches das festas de final de ano do 1º Ciclo, dos 4 anos(embora o meu sobrinho já tratou de manchar 2).
tenho também muitas das cartas que as miúdas escreviam em resposta ás minhas  :lol:
Tenho a discografia dos Linkin Park toda em CD embora alguns já apresentam sinais evidentes de velhiçe.
Acho que é tudo, tinha mais coisas mas uma vez mudei de casa e tive de deixar algumas coisas para trás :(

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #2 em: 23 de Julho, 2009, 02:49:49 »
Era difícil escrever sobre bastantes objectos e coisas que tenho assim guardados.
Mas uns documentos de pessoas já desaparecidas tenho guardados, exemplos:
- uma fantástica folha escrita pelo meu bisavô à máquina no dia do nascimento do meu Pai, com a altura, peso e relato de que se comprou uma banheira para o menino nela tomar banho.
- Bilhetes de identidade, passaportes e cartas de condução de alguns antepassados.
- A Caderneta Escolar do meu Pai da 1ª Classe ao final do Liceu, com todas as notas e uma foto em cada ano.
- Um livro onde tem umas páginas de homenagem à minha Bisavó que era Professora.
- Algumas jóias antigas.
- Alguns selos antigos.
- Na minha Biblioteca constam alguns livros valiosos, com destaque para algumas unidades com séculos.
- As fitas Azuis de Coimbra da minha avó, 1939?
- O Livro de caricaturas dos finalistas da Universidade da minha Avó.
- O Livro de caricaturas dos finalistas da Universidade do meu Pai.
- A Cartola, bengala e laço do Cortejo Académico de Finalistas do meu Pai.
- O meu traje Académico.
- 3 Quadros que desenhei / pintei com 10, 11 e 12 anos.
- Um 1º prémio em prata que ganhei num concurso internacional de puzzles em 1986 com 13 anos.
- Umas frases, as últimas que o meu Pai escreveu na sua última manhã, pois já não podia falar.

E tantas tantas coisas mais.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #3 em: 23 de Julho, 2009, 02:52:29 »
Assim de guardar também... no tempo em que se gravava tudo, milhares de CD's e DVD's.  :wacko:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #4 em: 23 de Julho, 2009, 04:13:17 »
Era difícil escrever sobre bastantes objectos e coisas que tenho assim guardados.
Mas uns documentos de pessoas já desaparecidas tenho guardados, exemplos:
- uma fantástica folha escrita pelo meu bisavô à máquina no dia do nascimento do meu Pai, com a altura, peso e relato de que se comprou uma banheira para o menino nela tomar banho.
- Bilhetes de identidade, passaportes e cartas de condução de alguns antepassados.
- A Caderneta Escolar do meu Pai da 1ª Classe ao final do Liceu, com todas as notas e uma foto em cada ano.
- Um livro onde tem umas páginas de homenagem à minha Bisavó que era Professora.
- Algumas jóias antigas.
- Alguns selos antigos.
- Na minha Biblioteca constam alguns livros valiosos, com destaque para algumas unidades com séculos.
- As fitas Azuis de Coimbra da minha avó, 1939?
- O Livro de caricaturas dos finalistas da Universidade da minha Avó.
- O Livro de caricaturas dos finalistas da Universidade do meu Pai.
- A Cartola, bengala e laço do Cortejo Académico de Finalistas do meu Pai.
- O meu traje Académico.
- 3 Quadros que desenhei / pintei com 10, 11 e 12 anos.
- Um 1º prémio em prata que ganhei num concurso internacional de puzzles em 1986 com 13 anos.
- Umas frases, as últimas que o meu Pai escreveu na sua última manhã, pois já não podia falar.

E tantas tantas coisas mais.

Pois...tenho também a factura do primeiro fogão e botija de gáz que os meus pais compraram quando casaram, fotos da familia desde os bisavós, o meu FIAT 600, pois tenho-o desde 1990 mas representa muito para mim, até porque foi o meu primeiro carro...

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #5 em: 23 de Julho, 2009, 06:07:26 »
Algum Fiatista tem algo guardado que tanto estima...

Bom tópico.
Eu fui habituado a preservar e guardar tudo.
O acto de deitar fora alguma coisa ficou conhecido na casa dos meus pais como "Acto Heróico", dada a dificuldade.
Vou apenas salientar a honra de ter ficado para mim a caneta do meu avô paterno.

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #6 em: 23 de Julho, 2009, 10:19:03 »
Entre outras coisas, guardo religiosamente a aliança de casamento do meu Avô, Pai do José Fernandes Sénior, oferecida pela minha Querida Avó que conta já com umas lindas 89 primaveras.
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #7 em: 23 de Julho, 2009, 10:39:44 »
Ora eu assim que me lembre agora, para além de fotos de família muito antigas, tenho guardadas religiosamente uma dezena de cassetes de vídeo dos meus filhos quando eram bebés, e também uma dúzia de cassetes de áudio, de quando eu era teenager e tive a minha primeira HI-FI.

E ainda alguns LPs em vinil (já nem tenho onde os por a tocar!).

Quem guarda religiosamente muitas coisas da minha infância, é a minha Mãe. Um dia serão minhas, e nessa altura passo eu a guarda-las religiosamente!

Cumps,
Luís

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #8 em: 23 de Julho, 2009, 11:21:12 »
eu por acaso também guardo algumas coisas das quais não me quero desfazer, tais como fotos dos meus primeiros acampamentos com amigos e não só, reliquias que vamos adquirindo e outras como as canecas da Festa da cerveja do Porto  ^_^ ^_^ ^_^

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #9 em: 23 de Julho, 2009, 15:38:09 »
as canecas da Festa da cerveja do Porto  ^_^ ^_^ ^_^

Se tivesses podido guardar também a cerveja é que era porreiro... ^_^

Cumps,
Luís

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #10 em: 23 de Julho, 2009, 21:12:14 »
Cá por casa, os meus pais não ligam muito, mas eu inspecciono meticulosamente o resultado daquelas limpezas a fundo e normalmente, mais de metade volta para casa novamente.
Assim que me lembre:
-Coleccção de selos e moedas do meu pai que futuramente será minha - muitas delas/deles são muito mais velhos que o meu pai.
-Álbuns de quando os meus familiares estiveram na Venezuela (ao lado de monstros como Mustangs e Camaros V6 ou V8), para além das fotos mais recentes e os meus álbuns - contêm fotos de familiares que já morreram e nem cheguei a conhecer.
-Uma taça em inox que me ofereceram no meu 1º aniversário. - ainda hoje dá muito jeito para colocar coisas no figorífico
-Um pregador com um barquinho da Chico, assim como um conjunto de talheres em plástico - lembrança sentimental
-O meu traje de finalista de 12º - serve de fato para alguma ocasião e ainda tem a fita lá espetada
-Os meus cadernos praticamente todos desde a 1ª classe (um ou outro degradou-se e foi mesmo impossível guardar) - gosto de ver a minha letra como evoluiu ao longo dos tempos.
-Um cartão dado pela professora da primária com o abecedário á frente e algumas contas atrás - a prof levava-me de casa para a escola e ao fim do dia deixava-me novamente em casa. Tinha um Lancia Y10 que me fascinava a quantidade de luzes que podiam acender. Foi por recordação
-Os meus documentos com um furo a meio, de quando fui fazer o Cartão de Cidadão - não gosto de deitar documentos fora
-O meu livro de vacinas original - nunca tive outro e aquele tem o meu registo de vacinas completo.
-A pulseirinha que me colocaram no hospital quando nasci - guardei por motivos sentimentais embora nada se veja escrito mas tem a medida do meu pulso marcada.
-A régua de papel que tinha colada á parede onde todos os dias via se tinha crecido - ainda tem lá algumas marcações de datas/alturas
-A primeira carta que escrevi para uma miuda, mas que faltou coragem para entregar (se sabia o que sei hoje...) - impressionante como as primeiras palavras que ia dirigir a uma miuda gira me parecem hoje tão foleiras.
-Uma colecção com mais de 200 filmes em cd/dvd com origem ... - adoro rever filmes antigos.
-Tinha guardado a primeira playboy me deram mas a minha mãe descobriu e deu cabo dela. - Realmente a net tem mais variedade, mas queria ter preservado a revista.
-Um porta-moedas do meu avô materno em estilo de pele de crocodilo - motivo sentimental
-O primero telefone com 2 copos e 1 fio que o meu avô materno me fez - motivo sentimental
-A minha colecção de ursos de peluche, incluindo 2 que a minha mãe fez - ainda hoje gosto de os apertar e lembrar algumas noites em que escondia atrás deles com medo de um monstro.
-Uma colecção de 15/20 carrinhos em escala 1/43 e alguns 1/24 que tenho na parte de cima da cama - recuso-me a deitar fora carrinhos
(Um Ferrari 275 GTB que abri no dia de natal, fui mostrar á minha avó, tropecei e ..... ainda hoje o guardo com os raspões e as rodas em falta, assim como uma colecção enorme de brindes dos ovos kinder).
-Praticamente todos os jogos que tive em criança - motivo sentimental
-Os meus primeiros videogames e as suas 3 cassetes amarelas, os comandos e a pistola - ainda hoje me lembro das tardes passadas a brincar com a minha mãe e a minha avó a jogar Galáxia
-Colecção de ferramentas do meu pai, assim como algumas que eram dos meus avôs - têm sempre a sua utilidade
-Um canivete do meu avô paterno - também é muito útil para pequenos consertos/cortes.
-Todos os telemóveis que tive junto com os meus pais até hoje (o primero tinha parte da frente em ferro azul) também me recuso a deitar fora telemóveis, porque ainda podem servir para um desenrasque
-As caixas de praticamente todos os artigos electrónicos que comprei - servem para guardar outras coisas lá dentro.
-Os jornalinhos Ti-Ti-Tá de música de quando andava na primária - gosto de ver as primeiras notas musicais que desenhei.
-A colecção de cassetes de rádio dos meus pais, que ainda estão em uso, graças ao radio CD/Cassete que a minha mãe tem no carro - passei a infância a ouvir aquelas cassetes
-Uns quandos discos de vinil que de vez em quando retiro o pó - nostalgia/ sentimentalismo
-O primeiro vídeo que os meus pais tiveram (ainda hoje trabalha) que custou 100 contos - não se deita fora coisas a funcionar
-O 1º fogão e frigorífico que os meus pais tiveram (ainda hoje o frigorífico é o mesmo e o fogão quase todos os dias trabalha). O frigorífico foi recarregado aquele gás algumas vezes e o fogão levou uma cabeça reguladora nova e voilá, ambos a funcionar - não se deita fora coisas a funcionar
-Um diablo daqueles que tinham dois pauzinhos e uma corda e se rodava aquelas meias tijelas - pertence á categoria dos brinquedos que ficaram gastos de tanto uso mas ainda entretêm uns bocados
-Os primeros óculos que tive (as lentes foram mudadas, mas a armação é a mesma, embora já tenha mudado para outra) - nem sei porque guardei...

-O primeiro carro a sério que o meu pai me comprou  :mellow: - motivos sentimentais, económicos.........

E uma variedade de coisas que nem me estou a lembrar

(a minha mãe diz que eu não deito nem uma caixa fora, o que é verdade)

Editei para acrescentar as razões
« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 21:28:09 por CarlosLucas »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #11 em: 23 de Julho, 2009, 22:04:37 »
Ó Carlos, tu vê lá...olha que ainda te podes tornar num obsessivo-compulsivo, a guardar coisas!

Como aquelas pessoas que por vezes nos são mostradas nos programas do Odisseia, que guardam tudo o que podem, e em casa deles mal se consegue por um pé! ^_^

Cumps,
Luís

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #12 em: 23 de Julho, 2009, 22:28:38 »
Ó Carlos, tu vê lá...olha que ainda te podes tornar num obsessivo-compulsivo, a guardar coisas!

Como aquelas pessoas que por vezes nos são mostradas nos programas do Odisseia, que guardam tudo o que podem, e em casa deles mal se consegue por um pé! ^_^

Cumps,
Luís

Ó Luis, eu se te mostrasse a minha garagem, ficavas admirado com as quinquilharias que lá tenho, pois sou do género que tudo o que encontro e que veja que está ainda num estado rasoável, lá vai para a garagem, depois com vagar lá vou restaurando...
Um dia destes ía para a garagem pegar no carro e quando vou a passar junto do contentor do lixo, reparo que estavam ali dois carrinhos de bébé, usados mas em muito bom estado, um deles se fosse-mos a comprar novo deve estar a rondar os 400 euros o outro mais fracote...olhei para eles, pensei logo, "aquelas rodas servem para o meu compressor" olhei para um lado e para o outro, não vi ninguém e peguei no melhor.
Ainda está lá na garagem, pois tenho pena de lhe tirar as rodas...para os meus filhos já não dá porque já são graúdos, mas quem sabe se um dia destes aparece uma pessoa a precisar e então lá vai...
Panelas de ferro que encontro pelas bordas abandonadas, gasómetros, ferros de engomar antigos, aliás, tenho o primeiro ferro da minha mãe, era ainda daqueles que havia uma ficha no próprio ferro, pipos de madeira do meu pai, etc...

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #13 em: 23 de Julho, 2009, 23:53:37 »

Cumps,
Luís

Já tinha pensado nisso  ^_^ . Mas as coisas são guardadas no sótão que espaço não falta (por enquanto  :mellow: ) porque para além da casa não ser muito grande, gosto de lugares desafogados por isso vai grande parte para o sótão ou então para a loja que está meio vazia e tem o mesmo tamanho da casa. Apenas preciso descer as escadas para aceder aos meus "Ficheiros Secretos" ou subir a escada para os restantes "Ficheiros Secretos"  ^_^

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #14 em: 24 de Julho, 2009, 00:18:36 »
Ó Luis, eu se te mostrasse a minha garagem, ficavas admirado com as quinquilharias que lá tenho, pois sou do género que tudo o que encontro e que veja que está ainda num estado rasoável, lá vai para a garagem, depois com vagar lá vou restaurando...
Um dia destes ía para a garagem pegar no carro e quando vou a passar junto do contentor do lixo, reparo que estavam ali dois carrinhos de bébé, usados mas em muito bom estado, um deles se fosse-mos a comprar novo deve estar a rondar os 400 euros o outro mais fracote...olhei para eles, pensei logo, "aquelas rodas servem para o meu compressor" olhei para um lado e para o outro, não vi ninguém e peguei no melhor.
Ainda está lá na garagem, pois tenho pena de lhe tirar as rodas...para os meus filhos já não dá porque já são graúdos, mas quem sabe se um dia destes aparece uma pessoa a precisar e então lá vai...
Panelas de ferro que encontro pelas bordas abandonadas, gasómetros, ferros de engomar antigos, aliás, tenho o primeiro ferro da minha mãe, era ainda daqueles que havia uma ficha no próprio ferro, pipos de madeira do meu pai, etc...

O meu pai é a mesma coisa, excepto que não guarda na garagem que nessa, os carros já mal cabem por ser pequena e vai arrumando aqui e ali (o sótão é quase por conta dele...)

Mas normalmente ele aproveita muita coisa que até dá umas ideias engraçadas.
Alguns exemplos:
-De uma chapa de inox com uns cortes em meia lua, ele fez um portão para os cães da minha tia. Não enferruja e tem um design "diferente".
-De um cavalete em ferro surgiu a base para um torno em ferro que aguenta toda a porrada e não mexe (o conjunto torno+cavalete, eu e ele ficamos á rasca para o transportar e não somos propriamente fraquitos)
-De um caixote de lixo que estava para deitar fora, surgiram as rodinhas para um carrinho deslizante para mover móveis. Já suportou 200KG e ainda não partiu. (normalmente o que ele mais procura são rodas para as invenções dele)
-De um par de roldanas pequeninas que estavam para deitar fora no trabalho dele, surgiu um sofisticado arame movel para a minha mãe estender a roupa a secar.
-Tem um ferro de engomar daqueles que ainda se deitavam brasas dentro para engomar, á espera de restauro.
-De um fogão daqueles antigos em ferro que tem a meio a portinha para a lenha a meio e dos lados dois fornos, surgiram 2 fornos para os cozinhados de cá de casa para além de se poder cozinhar o comer quase á borla (vivemos no meio dos pinheiros) e ainda aquecer a casa toda.

As mais interessantes:
-Da suspensão traseira de um FIAT Uno, fez um carrinho de 3 rodas(com o travão de mão por cabo ter sido engenhado para funcionar com o pé). Não sei se havia por aí, os chamados carros de se arrastar. As rodas traseiras vieram de dois pneus sobreselentes de Unos ou Puntos (já não me lembro). O pneu da frente foi de um carrinho de mão que estava para ir para o lixo. Câmara de ar nova e está lá para as "descidas" que se realizam cá. O banco é proveniente daquelas antigas escravanihas que se utilizavam nas escolas que tinham tampa. A extrutura tubular veio do resto do inox da varanda que ele fez para a casa, assim como a tinta da varanda ainda deu para pintar o carrinho.
-Da suspensão de um Renault Clio (dos mais antigos) vai surgir um carro do mesmo estilo que ele vai construir com um amigo
-Um outro carrinho "veio" de placas de cofragem. As rodas deste são em madeira de um castanheiro velho que caiu ao pé de casa a meio da estrada. Ficámos com lenha para todo o inverno e ele ainda conseguiu um "ramo" para tornear as rodas.
-Dos tambores de travão de um camião Volvo vai surgir um braseiro para as espetadas que ás vezes fazemos em casa.
-Uma chapa em ferro fundido (não sei a origem) serve para eu equilibrar o meu carro na garagem para não ficar com uma roda no ar. (é complicado para explicar)
-O móvel da aparelhagem de som de cá de casa proveio de meia dúzia de extensores que estavam perros. Tratamento anti ferrugem e ao fim de 10 anos ainda não tem pinta de ferrugem. Foi adaptado para suportar a televisão por cima  :mellow:
-A minha primeira escravaninha era de uma mesa de escola. Levou um tampo novo de madeira que tinha sobrado de alguma coisa e suportou os meus livros da 2ª à 4ª classe (hoje serve de mesa para ele colocar parafusos)
-De um outro tambor de travão de um Volvo (ou era Bedford, não sei ao certo) saiu uma cadeira rotativa de base "pesada". Na cadeira, o veio central veio também de um extensor. Os descansos dos braços também vieram de qualquer coisa que ele aproveitou mas não me lembro.
-Os pilares da entrada do acesso á garagem são dois tubos em lusalite (?) cheios de cimento. A parte de cima é uma meia bola cujo molde foi do resto de um foguete que explodiu e que aterrou ao pé de nós no fim do ano (esteve guardado talvez por 3/4 anos)
-Tem também uma cozinheira das antigas, para além de vários lampiões, fudegas e petramax (?)
-O bar (não é negócio) que temos em casa, na tal loja, proveio de um carvalheiro que também veio ao chão perto de casa. Moto-serra na mão, carregou a burra de carga dele (L200 '87)  foi á serragem e já tinha madeira para todos os parteleiros.

-Também restaurou uma máquina de escrever da Royal.
-Tem uma armadilha de caça grossa parcialmente inutilizada por ele por motivos óbvios. Foi num dia de caça ao coelho em que ele ficava sem a perna se não reparasse naquela porcaria ali armada.
-Tem uma protecção para lâmpada daquelas em arame que se utilizava  antigamente nas oficinas
...
Quase tudo de coisas que iam ir para o lixo

Basicamente ele guarda (quase) tudo. Quando tem uma ideia brilhante (não são poucas), vai lá vasculhar, pega na máquina de soldar e voilá: uma peça de arte moderna muito útil surgida de alguma coisa velha.
Ele só se sente feliz a "foçar" em ferro, a soldar, a tratar de árvores (adora enchertar árvores) e a fazer mil e uma coisas que ás vezes ficamos de boca aberta.

Isto meus amigos chama-se Reutilizar  ^_^

(Se quiserem fotos de alguma coisa, é só avisar, incluindo os carrinhos)
« Última modificação: 24 de Julho, 2009, 00:32:47 por CarlosLucas »

User N.º 3792