Autor Tópico: Guardar religiosamente...o quê e porquê!!!  (Lida 13407 vezes)

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
Re:Guardar religiosamente...o quê e porquê!!!
« Responder #15 em: 24 de Julho, 2009, 01:30:01 »
O meu pai é a mesma coisa, excepto que não guarda na garagem que nessa, os carros já mal cabem por ser pequena e vai arrumando aqui e ali (o sótão é quase por conta dele...)

Mas normalmente ele aproveita muita coisa que até dá umas ideias engraçadas.
Alguns exemplos:
-De uma chapa de inox com uns cortes em meia lua, ele fez um portão para os cães da minha tia. Não enferruja e tem um design "diferente".
-De um cavalete em ferro surgiu a base para um torno em ferro que aguenta toda a porrada e não mexe (o conjunto torno+cavalete, eu e ele ficamos á rasca para o transportar e não somos propriamente fraquitos)
-De um caixote de lixo que estava para deitar fora, surgiram as rodinhas para um carrinho deslizante para mover móveis. Já suportou 200KG e ainda não partiu. (normalmente o que ele mais procura são rodas para as invenções dele)
-De um par de roldanas pequeninas que estavam para deitar fora no trabalho dele, surgiu um sofisticado arame movel para a minha mãe estender a roupa a secar.
-Tem um ferro de engomar daqueles que ainda se deitavam brasas dentro para engomar, á espera de restauro.
-De um fogão daqueles antigos em ferro que tem a meio a portinha para a lenha a meio e dos lados dois fornos, surgiram 2 fornos para os cozinhados de cá de casa para além de se poder cozinhar o comer quase á borla (vivemos no meio dos pinheiros) e ainda aquecer a casa toda.

As mais interessantes:
-Da suspensão traseira de um FIAT Uno, fez um carrinho de 3 rodas(com o travão de mão por cabo ter sido engenhado para funcionar com o pé). Não sei se havia por aí, os chamados carros de se arrastar. As rodas traseiras vieram de dois pneus sobreselentes de Unos ou Puntos (já não me lembro). O pneu da frente foi de um carrinho de mão que estava para ir para o lixo. Câmara de ar nova e está lá para as "descidas" que se realizam cá. O banco é proveniente daquelas antigas escravanihas que se utilizavam nas escolas que tinham tampa. A extrutura tubular veio do resto do inox da varanda que ele fez para a casa, assim como a tinta da varanda ainda deu para pintar o carrinho.
-Da suspensão de um Renault Clio (dos mais antigos) vai surgir um carro do mesmo estilo que ele vai construir com um amigo
-Um outro carrinho "veio" de placas de cofragem. As rodas deste são em madeira de um castanheiro velho que caiu ao pé de casa a meio da estrada. Ficámos com lenha para todo o inverno e ele ainda conseguiu um "ramo" para tornear as rodas.
-Dos tambores de travão de um camião Volvo vai surgir um braseiro para as espetadas que ás vezes fazemos em casa.
-Uma chapa em ferro fundido (não sei a origem) serve para eu equilibrar o meu carro na garagem para não ficar com uma roda no ar. (é complicado para explicar)
-O móvel da aparelhagem de som de cá de casa proveio de meia dúzia de extensores que estavam perros. Tratamento anti ferrugem e ao fim de 10 anos ainda não tem pinta de ferrugem. Foi adaptado para suportar a televisão por cima  :mellow:
-A minha primeira escravaninha era de uma mesa de escola. Levou um tampo novo de madeira que tinha sobrado de alguma coisa e suportou os meus livros da 2ª à 4ª classe (hoje serve de mesa para ele colocar parafusos)
-De um outro tambor de travão de um Volvo (ou era Bedford, não sei ao certo) saiu uma cadeira rotativa de base "pesada". Na cadeira, o veio central veio também de um extensor. Os descansos dos braços também vieram de qualquer coisa que ele aproveitou mas não me lembro.
-Os pilares da entrada do acesso á garagem são dois tubos em lusalite (?) cheios de cimento. A parte de cima é uma meia bola cujo molde foi do resto de um foguete que explodiu e que aterrou ao pé de nós no fim do ano (esteve guardado talvez por 3/4 anos)
-Tem também uma cozinheira das antigas, para além de vários lampiões, fudegas e petramax (?)
-O bar (não é negócio) que temos em casa, na tal loja, proveio de um carvalheiro que também veio ao chão perto de casa. Moto-serra na mão, carregou a burra de carga dele (L200 '87)  foi á serragem e já tinha madeira para todos os parteleiros.

-Também restaurou uma máquina de escrever da Royal.
-Tem uma armadilha de caça grossa parcialmente inutilizada por ele por motivos óbvios. Foi num dia de caça ao coelho em que ele ficava sem a perna se não reparasse naquela porcaria ali armada.
-Tem uma protecção para lâmpada daquelas em arame que se utilizava  antigamente nas oficinas
...
Quase tudo de coisas que iam ir para o lixo

Basicamente ele guarda (quase) tudo. Quando tem uma ideia brilhante (não são poucas), vai lá vasculhar, pega na máquina de soldar e voilá: uma peça de arte moderna muito útil surgida de alguma coisa velha.
Ele só se sente feliz a "foçar" em ferro, a soldar, a tratar de árvores (adora enchertar árvores) e a fazer mil e uma coisas que ás vezes ficamos de boca aberta.

Isto meus amigos chama-se Reutilizar  ^_^

(Se quiserem fotos de alguma coisa, é só avisar, incluindo os carrinhos)
Ele devia ser meu vizinho, ó Carlos já agora o que é uma fodega como tu dizes.
« Última modificação: 24 de Julho, 2009, 01:31:44 por fiat 600 1958 »

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #16 em: 24 de Julho, 2009, 12:25:35 »
Uma fodega é tipo uma vela a petróleo. Parece uma chávena e no cimo tem aquele "rastilho" para se acender,
Mais logo coloco uma foto. Ás tantas aí dão outro nome.

Se fossem vizinhos tinham de alugar um terreno só para guardar a quinquilharia que fossem encontrando  :lol:
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #17 em: 24 de Julho, 2009, 21:25:58 »
Bem, realmente assim até vale a pena guardar as coisas, porque pelo que contas, tanto tu como o teu Pai, não se limitam só a armazenar coisas, aplicam o vosso engenho e habilidade a aproveitar coisas velhas, e a torna-las em coisas úteis para uso no dia a dia.

Eu admiro pessoas assim, com capacidades fora do comum para aproveitar coisas que para alguns já não prestam, mas que com um pouco de visão e engenho conseguem ainda ser aproveitadas, embora por vezes até lhes seja dado um uso diferente daquele para que foram concebidas!

Parabéns Carlos, gostava muito de te conhecer a ti e ao Senhor teu Pai e claro, ver as vossas criações e engenhos.

Cumps,
Luís

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #18 em: 24 de Julho, 2009, 22:06:49 »
Ficam cá algumas coisas:

O portão feito com uma chapa de inox

A protecção da campainha (também em inox)

O fogão antigo (para aquecer/cozinhar)

A fudega (desculpem ter escrito mal atrás)

O carrinho que utiliza peças de FIAT's já "falecidos"

O carrinho da árvore que veio ao chão

O "Bar Lucas" que eu e ele fizémos

O equilíbrio para o carro

Um rádio que estava no lixo e ainda trabalhava (demora 15 minutos a aquecer antes de funcionar)

Um aquecedor estranho (foi colocado aquele "saquinho" branco e falta reparar o depósito, mas aquece bastante (estava no lixo)

É pela capacidade de transformar muitas coisas que elas são guardadas cá por casa
« Última modificação: 25 de Julho, 2009, 01:39:33 por CarlosLucas »

User N.º 3792

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #19 em: 24 de Julho, 2009, 22:09:24 »
a única coisa antiga e velha que sou obrigado a gramar é a borrega da sogra.... porrrrrrraaaaaaaa.....

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #20 em: 24 de Julho, 2009, 22:17:28 »
a única coisa antiga e velha que sou obrigado a gramar é a borrega da sogra.... porrrrrrraaaaaaaa.....

Não a consegues transformar em alguma coisa "útil" (ou já deu mesmo tudo o que tinha a dar ?)

O movel da aparelhagem (não liguem á desarrumação do meu quarto porque estou a montar um puzzle e preciso de espaço e as coisas são postas todas num canto)

User N.º 3792

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #21 em: 24 de Julho, 2009, 22:33:06 »

Podes vendê-la no prego!

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #22 em: 24 de Julho, 2009, 23:00:59 »
Pois é Carlos, é como eu digo ele devia ser meu sócio...eheheh, sou mesmo assim como ele tudo o que vejo, lá vem para casa.

Aquele rádio é um estrondo, aliás vejo peças dentro do bar lucas que são simplesmente magníficas, isto já está no sangue de cada um...eu faço um terreno de um cunhado meu, cultivo um pouco de tudo, lai perco o stress do dia a dia do meu trabalho de escritório e então lá nesse terreno existe uma casa já degradada, pois tem lá coisas a cair de podres, coisas com dezenas de anos, tais como um orgão todo alagado, já olhei muitas vezes para ele...quadros muito antigos um deles é o coração de cristo, descobri um tear muito antigo, chocalhos, moedas, candeiros, lamparinas etc e livros religiosos desenas deles desde o principio do século passado, panfletos religiosos, uns eles de 188 e tal...

Um dia destes abri o tanque da água e estava a regar a horta, no final quando vinha pelo rego acima para o tanque olho para o chão euma moeda aqui outra ali e mais umas aculá, olha encontrei várias moedas que estavam por ali e a água ao passar deixou-as a descoberto..
Isto no fundo é paixão e depois leva-nos a passar o tempo a restaurar...

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #23 em: 24 de Julho, 2009, 23:11:03 »
Podes vendê-la no prego!

Da maneira como ele descreve a sogra, terá de pagar para alguém levá-la (com respeito á senhora, estou apenas a brincar)

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #24 em: 24 de Julho, 2009, 23:19:53 »
Pois é Carlos, é como eu digo ele devia ser meu sócio...eheheh, sou mesmo assim como ele tudo o que vejo, lá vem para casa.

Aquele rádio é um estrondo, aliás vejo peças dentro do bar lucas que são simplesmente magníficas, isto já está no sangue de cada um...eu faço um terreno de um cunhado meu, cultivo um pouco de tudo, lai perco o stress do dia a dia do meu trabalho de escritório e então lá nesse terreno existe uma casa já degradada, pois tem lá coisas a cair de podres, coisas com dezenas de anos, tais como um orgão todo alagado, já olhei muitas vezes para ele...quadros muito antigos um deles é o coração de cristo, descobri um tear muito antigo, chocalhos, moedas, candeiros, lamparinas etc e livros religiosos desenas deles desde o principio do século passado, panfletos religiosos, uns eles de 188 e tal...

Um dia destes abri o tanque da água e estava a regar a horta, no final quando vinha pelo rego acima para o tanque olho para o chão euma moeda aqui outra ali e mais umas aculá, olha encontrei várias moedas que estavam por ali e a água ao passar deixou-as a descoberto..
Isto no fundo é paixão e depois leva-nos a passar o tempo a restaurar...

Tenho um livro que comprei por 70€ que data de 1955 sobre o "folclore" madeirense (lendas, receitas, fauna, flora, .... e por isso, se os livros são antigos e estão a se perder, deviam de ser guardados ou se não há espaço, vendidos pois dão bom dinheiro.
Quanto ás moedas, isso é que se pode dizer que foi "sorte". O meu pai tem um cofrezinho com moedas já bem antigas, algumas recentes, edições especiais (250$ e 500$ salvo erro a celebrar os descobrimentos). As moedas e os selos deverá ser o que ele mais estima.
Por já ter a "mania" de guardar coisas antigas, apetece-me ir aí e "pedir" algumas dessas coisas para trazer para o meu pai colocar no seu "bar".
Poucas pessoas dão o valor ás coisas antigas e para mim é triste ver quando deitam fora coisas que pelo tratamento/falta de cuidado já não se podem salvar.

(A fudega tem outro nome nessas bandas?)

Uma coisa que acabei de me lembrar: a máquina de costura a pedal da Singer que a minha mãe utiliza esteve para ser roubada a um futuro parente por amigos do alheio até que o meu pai com medo que ela fosse roubada, ofereceu-lhe 50€. A máquina é de 1966 e ainda tem a placa da "Alfândega do Funchal" cravada na base.
« Última modificação: 24 de Julho, 2009, 23:24:48 por CarlosLucas »

User N.º 3792

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
« Responder #25 em: 25 de Julho, 2009, 00:57:50 »
Dos melhores tópicos dos últimos tempos, muito bom!  ^_^ ^_^

Infelizmente, devido a não morar em casa própria e ter me mudado há alguns anos, não guardo muita coisa. Minha mãe também não tem o costume de guardar coisas, tanto que se desfez de preciosidades que hoje eu adoraria ter. Como, por exemplo (vendo as fotos do Carlos), um rádio Transglobe de 9 bandas..... dava para ouvir até comunicações do outro lado do mundo nele!!  ^_^ ^_^

Mas tenho algumas coisas das quais não me desfaço. A primeira carta de motorista de meu avô, quando veio da Rússia ao Brasil é uma delas. Também tenho alguns LPs, para os quais também não tenho tocador. As bíblias (do tempo que eu ainda ía à igreja.. :rolleyes:) ainda as tenho guardadas.... ^_^

Também tenho todas as minhas folhas de pagamento. Isso guardo por motivos de aposentadoria.. haha...

Novamente digo: bom post!
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #26 em: 25 de Julho, 2009, 01:36:30 »
Lembrei-me de mais algumas coisas que tenho guardadas:

-Facturas de praticamente todas as compras dos últimos 5 anos até agora - umas para garantias, outras para me lembrar dos aparelhos/coisas que já tive.
-Manuais de instruções - são guardados porque podem sempre vir a ser preciso - ainda guardo o manual de instruções da motherboard do meu primeiro PC já lá vão ~8 anos.
-Facas que o meu avô usava para matar porcos (ainda hoje o meu pai as empresta aos vizinhos, mas não tira o olho delas) - têm utilidade como facas "normais" (se bem que algumas...)
-2 catanas que o meu avô trouxe da Venezuela - para relembrar que a minha familia mais chegada já lá esteve quase toda
-Um anel de criança em ouro que encontrei - ouro não se deita fora
-O meu colar do baptizado que também foi utilizado no baptizado da minha mãe - motivos sentimentais / ouro não se deita fora
-Um trevo de 4 folhas com 1,5 cm em ouro, oferta da televisão Philips que os meus pais compraram á 20 anos - ouro não se deita fora.
-A minha colecção de Tazzos da Matutano - a primeira colecção que fiz completa (mas infelizmente já perdi muitos deles)
-O recibo de 420€ da carta de condução - para me lembrar de quanto paguei e quando começei
-2 penas da crista da minha caturra macho (ele ficou tão triste quando elas cairam) - são muito bonitas apesar de terem só 5 cm de comprimento e 0,5 cm de largura
-Algures guardada pela minha mãe, a carta de condução do meu falecido avô quando esteve na Venezuela e o bilhete de identidade dele também
« Última modificação: 25 de Julho, 2009, 01:45:15 por CarlosLucas »

User N.º 3792

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #27 em: 25 de Julho, 2009, 14:53:15 »
Pois, lá vou eu denunciar mais coisas que tanto gosto...
A minha bicicleta que eu comprei quando tinha 12 anos por quatro contos, pois porque só aprendi a andar aos 11.

Uns socos rebelos que eu comprei com 18 anos no São Martinho, guardo-os na garagem, o meu fato de casamento, uma gambiarra que anda permanentemente no meu Opel, foi feita por um colega de trabalho electricista quando eu trabalhava a mecânico...
Livros ntigos da CP (caminhos de ferro Portuguêses) que eram do meu pai, ele ía deitalos fora e eu, Pai espere, eu levo-os, guardo-os em casa.
Garrafas com maçâs, peras, laranjas e ameixos lá dentro e água-ardente feito por mim, estão no meu bar...

Um atrelado tenda que era do meu padrinho, ía deitá-lo fora, eu restaurei-o e tenho-o no garagem, como vêm, são muitas coisas, posteriormente falarei de mais...

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #28 em: 25 de Julho, 2009, 21:29:20 »
@Carlos creio que a tua fudega deste lado do atlântico dá-se pelo nome de lamparina

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #29 em: 26 de Julho, 2009, 00:13:56 »
@Carlos creio que a tua fudega deste lado do atlântico dá-se pelo nome de lamparina

É mais fina então  :mellow: Mas as lamparinas não são a óleo?
A fudega é a petróleo, mas pode perfeitamente ser uma lamparina nessas bandas  ^_^

User N.º 3792