Autor Tópico: Primeiro Carrinho a Comprar... Fiat Punto... até 5000€  (Lida 6515 vezes)

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
Primeiro Carrinho a Comprar... Fiat Punto... até 5000€
« em: 23 de Julho, 2009, 13:35:57 »
Boas ppl!

Para quem já conversou comigo, eu iniciei um outro tópico sobre que carro comprar... Na altura tinha visto um panda, entre outros do mesmo patamar...
No entanto e depois de ver e fazer continhas á vida...

Acabei por ter que desistir da ideia de comprar um carro novo, sendo que o meu orçamento bem esticadinho vai até aos 5000 euros (aproximadamente).
Tendo em conta que será o meu primeiro carrinho, e também não quero andar com um chasso velho, tive a ver algumas propostas para estes preços, e existem alguns fiats que me chamaram a atenção.

Pessoalmente gosto de carrinhos "maneirinhos" não muito grandes mas que vão dando para levar 4 pessoas e dar umas voltinhas, ir passear ao FDS a qualquer lado, etc...

E depois de inspeccionar um dos melhores sites de usados (standvirtual), deparei-me com alguns carros que gostaria que me dessem a vossa opinião...

Ora aqui ficam as minhas opções:

1)  Fiat Punto Sound

Preço:   5.500 EUR V.fixo
Primeiro registo:   Dezembro 2003   (5 anos e 7 meses)
Insp. válida até:   sem indicações
Quilómetros:   75.000 KM
Potência:   60 CV (1.242 ccm)

Deixo aqui algumas imagens para verem:

Link do site:
- http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p545675&ux=70&uy=379&dist=41

Aqui fica a minha opção 2...

2)Fiat Punto Sound

Preço:   5.000 EUR V.neg.
Primeiro registo:   Julho 2004   (5 anos)
Insp. válida até:   Julho 2010
Quilómetros:   22.500 KM
Potência:   65 CV (1.242 ccm)

Aqui ficam umas imagens do bicho!

Link no site:
- http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p528355&ux=70&uy=379&dist=40

Por fim a minha 3ª escolha....

3) Fiat Punto 1.2 ELX

Preço:   4.900 EUR V.neg.
Primeiro registo:   Junho 2004   (5 anos e 1 mês)
Insp. válida até:   sem indicações
Quilómetros:   120.000 KM
Potência:   80 CV (1.200 ccm)

Link no site:
- http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p588969&ux=70&uy=379&dist=40

Dentro dos preços que procurava estes acabaram por ser uma das escolhas que eu pretendia.
No entanto e sendo eu um novato nestas coisas, e não ter conhecimentos suficientes para poder tomar uma opção acertada sem ser enganado, gostava de contar com a vossa ajuda e sabedoria na matéria...

Em especial, se estes carros são bons... Como se comportam em termos de fiabilidade, segurança, economia...
Se devo ver alguma coisa em especial nos veículos quando os vir, etc...

Tudo o que me puderem aconselhar será muito bem vindo, pois como disse, não tenho muitos recursos e estando a terminar a carta, queria ter o meu "bolinhas" :)
Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dispensar!

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo
Lord Paulus Cobris
« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 13:41:22 por Lord Paulus Cobris »

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Re:Primeiro Carrinho a Comprar... Fiat Punto... até 5000€
« Responder #1 em: 23 de Julho, 2009, 14:35:07 »
Boas!
Paulo destes exemplares todos a minha escolha vai para aquele que quanto a mim é o mais feio (gosto mais da versão 3 portas, embora goste muito da frente antes do restyling) e porque, porque tem o motor 1.2 16V de 80 cavalos, resumindo este motor é uma máquina  :wacko:

Bom, em relação a fiabilidade penso que não haverá problemas, os Puntos são máquinas fiáveis e falando do motor 1.2 16V podes esperar a mesma fiabilidade e também um motor raçudo, elástico, rotativo e nervoso, vivaço, muito bom mesmo  :wacko:

Em relação ao carro no geral, cumpre bem no conforto, no comportamento é um carro que "vira muito bem" e que se agarra bem ao chão, tem um bom poder de travagem e no que toca a consumos, podes esperar entre 6,5 e 11 litros aos 100...é uma questão de gosto !

A minha sugestão vai para procurares uma versão  de equipamento "sport" (3 portas) equipada com o motor 1.2 16V de 80 cavalos, pois este motor tem um comportamento muito diferente da versão 1.2 8V de 60 cavalos, este é sempre muito mais aborreçido não acelera nem anda como o de 16V de 80 cavalos, a diferença de preços quanto a mim vai concerteza justificar a escolha, o prazer de condução e gozo acabam por "pagar" também a diferença  B)

Estou a falar de um destes  :wacko:
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p593205

Cump.
« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 14:45:29 por di nunes »

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #2 em: 23 de Julho, 2009, 17:07:17 »
Existe uma ediçao limitada chamada Sport Rally, que trás bacquets desportivas com o simbolo Abarth... é capaz de ser mais caro...

Boas curvas
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #3 em: 23 de Julho, 2009, 18:10:00 »
Procurando e negociando bem arranjas muita coisa com 5.000€.

Aliás, eu acho que podes gastar menos.

Aconselho o Punto MK2 1.25 16v Sport (Tem 6 velocidades, jantes 15 e 80cv).
Com 5.000 € consegues unidades muito boas, mas o mais provável é arranjares um bom carro destes por 3.500 / 4.000 €.

A minha mana tem um e é um carro que já anda muito bem e em utilização tranquila gasta pouco.
Sendo Sport é bastante valente em curva mas bastante rijo, menos que um GT / HGT, mas é. (Eu osto assim).

Tens também o equivalente Lancia Y Elefantino Rosso.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #4 em: 23 de Julho, 2009, 19:12:27 »
Boas!
Paulo destes exemplares todos a minha escolha vai para aquele que quanto a mim é o mais feio (gosto mais da versão 3 portas, embora goste muito da frente antes do restyling) e porque, porque tem o motor 1.2 16V de 80 cavalos, resumindo este motor é uma máquina  :wacko:

Bom, em relação a fiabilidade penso que não haverá problemas, os Puntos são máquinas fiáveis e falando do motor 1.2 16V podes esperar a mesma fiabilidade e também um motor raçudo, elástico, rotativo e nervoso, vivaço, muito bom mesmo  :wacko:

Em relação ao carro no geral, cumpre bem no conforto, no comportamento é um carro que "vira muito bem" e que se agarra bem ao chão, tem um bom poder de travagem e no que toca a consumos, podes esperar entre 6,5 e 11 litros aos 100...é uma questão de gosto !

A minha sugestão vai para procurares uma versão  de equipamento "sport" (3 portas) equipada com o motor 1.2 16V de 80 cavalos, pois este motor tem um comportamento muito diferente da versão 1.2 8V de 60 cavalos, este é sempre muito mais aborreçido não acelera nem anda como o de 16V de 80 cavalos, a diferença de preços quanto a mim vai concerteza justificar a escolha, o prazer de condução e gozo acabam por "pagar" também a diferença  B)

Estou a falar de um destes  :wacko:
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p593205

Cump.

Boas! Desde já obrigado pelo comentário sobre os vários modelos e carros.

Vou ser sincero, penso que é importante gostarmos do que vemos... E as minhas 2 primeiras escolhas são para mim mais apelativas que a versão 4 portas que apresentei, ou mesmo a versão sport que foi apresentada.

Acho que os puntos mais bonitos foram mesmo os últimos...
A minha questão é... será que o motor 60cv 8v é assim tão mais fraco ou mau?  Será que para uma utilização normal não será suficiente?  Estes motores são motores para aguentar quantos km´s?

Em termos de problemas que é que costuma ter problemas neste modelo?

Obrigado desde já pela resposta...

Cumprimentos,

LPC

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #5 em: 23 de Julho, 2009, 19:13:57 »
Existe uma ediçao limitada chamada Sport Rally, que trás bacquets desportivas com o simbolo Abarth... é capaz de ser mais caro...

Boas curvas

Boas!

Pois... mas o meu limite é mesmo dentro dos 5000 euros...
Já vi o que falas! :)  Mas sinceramente tb não quero nada demasiado vistoso, quero algo que seja bonito, mas não "tão vistoso" que chame os amigos do alheio...

Cumprimentos,

LPC

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #6 em: 23 de Julho, 2009, 19:15:48 »

Com 5.000 € consegues unidades muito boas, mas o mais provável é arranjares um bom carro destes por 3.500 / 4.000 €.

A minha mana tem um e é um carro que já anda muito bem e em utilização tranquila gasta pouco.
Sendo Sport é bastante valente em curva mas bastante rijo, menos que um GT / HGT, mas é. (Eu osto assim).

Boas,

Eu sou da mesma opinião que o Paulo, por esse valor de que dispões encontras de certeza muitos carros bons, tens é que procurar muito bem.

De qualquer forma, posso também dizer-te, que dos carros que apresentas-te, a segunda opção pareceu-me a melhor, por ser o mais recente de todos e pelo estado geral, que aparenta estar muito bom.

Mas eu, no teu lugar eu seguia o conselho do Paulo, e procurava um pouco mais.

Cumps,
Luís

Lord Paulus Cobris

• Piccolo

• *
  • 25
« Responder #7 em: 23 de Julho, 2009, 19:23:02 »

Boas!
Tenho procurado, mas onde costumo ver é mesmo no standvirtual... se me puderes aconselhar mais alguns lugares era porreiro...
Eu sou de Sintra, logo terá que ser algo que me seja possível tratar por estas bandas...

Normalmente limito a 50km do meu código postal a buscar no standvirtual (2710)

Falas-me desses preços mas não vi nada por esses preços tão baixos...  Pessoalmente, o carro tem que ser estéticamente apelativo aos meus olhos, e os primeiros puntos falhavam um pouco... Em especial de traseira...

Que modelo é esse de punto que falas?

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Eduardo

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #8 em: 23 de Julho, 2009, 20:10:09 »
Eu conheço os 2 motores 1242 no Punto.

O 60 tem 8v e o 80 tem 16v.

Em baixas não notas diferenças.

Aliás em 1ª e 2ª o 60 pouca diferença faz
Em cidade não notas grande diferença, pois os 20 cavalos adicionais não "aparecem".
Vais achar que os 60cv te parecem mais comparado com outros carros.
Depois todas as outras velocidades no 60cv são demasiado longas para trabalhar para os consumos.
Que me desculpem os donos, mas em estrada largada os Puntos 60 têm pouca alma, são lentos.

Com o estado actual do mercado de usados não terás dificuldade de arranjar 16v por 5.000€, muita mesmo.

Se é só para cidade o 60 é muito bom carro.
Em estrada terás desilusões, pois és comido pelos pequenos Diesel (tipo 70 e 75cv) que andam por ai.
Com o 80 já não... um Diesel tem que ter perto de 100cv para te incomodar.

Stilo Abarth

Punto GT3

Jotaghost

• Piccolo

• *
  • 64
« Responder #9 em: 23 de Julho, 2009, 20:50:12 »
na minha opiniao, nao compres o de 60cv.., a minha mae tem um e arrependeu-se... vem bem equipado, é confortável... mas não anda... gasta tanto como o de 80cv... vai para o de 80 versão sport... ou entao um hgt!!! arranjas a menos de 5000€... sei de um a 750€... precisa é de um motor novo!!! :wacko:

olha este... com backets da abarth e tudo... 4000€...
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p526899

com kit abarth, backets e tudo...
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p580535

boa sorte!!
« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 20:57:31 por Jotaghost »

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #10 em: 23 de Julho, 2009, 21:06:05 »
Sim, com 5.000€ arranjas inclusivamente um 1800 HGT; e ai já estamos a falar de outro carro.

A pessoa mais avalisada e competente que participa neste fórum para te falar desse carro é o "Bude" que já por cá passa.  <_<

E como é de Lisboa até possivelmete terá todo o gosto em mostrar-te in loco o que é um HGT, com o seu motor 1750.
Agora claro que vai consumir mais em geral do que um 1250 Sport, principalmete em cidade.

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 23 de Julho, 2009, 21:08:20 »
Sim, com 5.000€ arranjas inclusivamente um 1800 HGT; e ai já estamos a falar de outro carro.

A pessoa mais avalisada e competente que participa neste fórum para te falar desse carro é o "Bude" que já por cá passa.  <_<

E como é de Lisboa até possivelmete terá todo o gosto em mostrar-te in loco o que é um HGT, com o seu motor 1750.
Agora claro que vai consumir mais em geral do que um 1250 Sport, principalmete em cidade.

Neste momento o Standvirtual tens cerca de 20 unidades HGT, dos 4.000 aos 8.000 € pedidos.

http://www.standvirtual.com/index.php?op=search&aktion=find&mp=1&rub=0&list=15&a=&sort=1&ma=19&mo=380&ty=HGT&ka%5B%5D=&pv=&pb=&tr=&ez=&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=&lb=&la=P&pz=&um=&fl%5B%5D=&do=&od=&ed=&list=15&sort=1

Pagando 5.000€ em notas em cima da mesa conseguirás chegar aos que andam até 6.000/6.500€.

Stilo Abarth

Punto GT3

Jotaghost

• Piccolo

• *
  • 64
« Responder #12 em: 23 de Julho, 2009, 21:12:43 »
sim... o hgt é outro campeonato... o unico calcanhar de aquiles é o Variador de fase sensivel :wacko:

mudas qdo avariar e dura uma vida!!! tive a ver o do budes... 7.9l/100km... é um must... :wacko: :wacko:

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #13 em: 23 de Julho, 2009, 21:16:03 »
sim... o hgt é outro campeonato... o unico calcanhar de aquiles é o Variador de fase sensivel :wacko:

mudas qdo avariar e dura uma vida!!! tive a ver o do budes... 7.9l/100km... é um must... :wacko: :wacko:

Sim, cerca de 8 litros... mas isso já é o pé e lombo bem treinados do amigo "Bude".
Quem for com muito sangue na guelra e fizer cidade terá dificuldade de baixar dos 9 ou 10.
Em condições idênticas o HGT gastará sempre 1 a 1,5 litros acima dos modelos 1242.

Stilo Abarth

Punto GT3

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #14 em: 24 de Julho, 2009, 06:31:02 »

A pessoa mais avalisada e competente que participa neste fórum para te falar desse carro é o "Bude" que já por cá passa.  <_<

Estava a ler o tópico e de repente vejo HGT e bude. Aqui estou para tentar dar umas dicas.

Em primeiro lugar, acho o Punto 1.2 Sport mais adequado para quem acaba de tirar a carta.

Apesar do 1.2 ser generoso e a caixa de 6 ajudar, o HGT ganha nas medições.
Quero dizer que o 1.2 é melhor 1.2 do que o 1.8 é 1.8, porque este está estrangulado por causa do consumo e de alguns acidentes que houve com o Punto GT. Estas razões para o menos bom rendimento do 1.8 -16V foram-me dadas pelo engenheiro Nuno Pires, na altura, chefe da competição da FIAT.
Uma característica do HGT que é diferente do Sport é que por causa do maior peso do motor, o carro comporta-se de forma mais parecida com os de propulsão (vulgo tracção a trás). Neste aspecto, ao contrário da maioria dos colegas "users", eu prefiro o Sport por ser um verdadeiro tracção (vulgo tracção à frente).
Outra diferença a nível dinâmico é no sistema de travagem, 2 e 4 discos, embora não esteja convencido que no dia a dia a diferença seja grande. Em condução desportiva ou em emergência aí sim, há diferença.

Em termos estéticos, grande parte dos 1.2 Sport têm o mesmo desenho que o HGT (Jantes 15 e saias) só se diferenciando pelos espelhos. São pretos e manuais, enquanto que no HGT são na cor da carroceria e eléctricos. No interior há uma diferença na consola central que, no HGT, engloba uma segunda sede de rádio que pode ser usada, por exemplo, para um leitor múltiplo de CDs/DVDs. As alavancas e manetes de velocidades são diferentes nos dois.

Como não podia deixar de ser o 1.2 é mais comedido no consumo, especialmente em cidade, neste ambiente no HGT é dificil baixar dos 10l/100. Eu, por vezes, consigo mas exige esforço pessoal (para o pé ficar mais leve) e principalmente sorte com o trânsito. Se o trajecto, para além de cidade, englobar vias com trânsito fluente e por exemplo IC 19 a rolar, a média geral pode ir aos 8 litros, mas digo-vos que não é fácil. 7,9 foi o melhor que consegui de média. Num trajecto mais curto, uma vez cheguei aos 6 litros, mas foi mesmo tipo concurso "Quem consegue o consumo mais baixo", e isto apesar de ter sido uma experiência interessante, não vale.

Um colega falou no Variador de Fase como ponto sensível. O que tenho a dizer sobre ele é que o meu fraquejou por volta dos 90.000Km. Segundo o meu concessionário actual (o antigo era a Trevauto, fechou), o variador de fase deve ser substituído sempre que se muda a correia da distribuição. Procedendo assim não há problema e poupa-se muito dinheiro porque não se pode substituir o variador sem substituir a correia e o tensor. Isto é, se se substituir o variador, é obrigatório substituir a correia da distribuição mesmo que ela tenha sido posta nova na véspera. Adorei a demonstração de funcionamento do variador que o mecânico me fez quando fui buscar o meu carro. O homem estava a substituir um igualzinho num Alfa. Os sinais de fraqueza são dois: -Menor disparo especialmente nos arranques, e barulho semelhante a um motor Diesel, no funcionamento a frio. Este segundo sintoma desaparece logo que o motor chega à temperatura ideal.
A minha experiência de 9 anos com o meu "filhote" diz-me que a sua peça mais falível é o cinto de segurança do condutor. Foi substituída e já necessita nova substituição. O problema é só do enrolador.
No capítulo da fiabilidade, quero salientar a qualidade dos 4 discos e das pastilhas de travão que me permitiram fazer 95.936 Km até que resolvi mudá-las. Podem ver no tópico "Uso dos travões" em http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19164.0  os meus dois ou três comentários.

Em termos de um comentário final digo que se um dia puder trocar de carro, o HGT vai deixar muitas saudades.

Se desejarem mais detalhes eu estarei por aqui.