Se o carro é de tracção á frente, ao ter pneus lisos não irá ter a aderencia necessária para um arranque.Embora os pneus sejam das partes mais importantes porque é a unica coisa que liga o carro ao chão, se o conjunto chassi/suspensão não for o melhor,nada a fazer.Os pneus novos nos carros de cá de casa são sempre colocados á frente e até agora nenhum problema.A traseira não se controla, mas se esta é leve, mesmo com bons pneus (novos) a aderencia será pouca.Tendo em atenção o estado do piso e mudando assim que cheguem ás marcas, acho que não é razão para grandes preocupações. (Digo eu que só conduzo há 3 anos)E ter sempre pneus "usados" á frente (os que vêm de trás), convém lembrar que a frente é mais pesada que a traseira e precisa de um bom pneu para poder ter poder de tracção, senão é o mesmo que arrancar em cima de gelo.(o Terios tem 62.000 e os pneus de trás ainda são os mesmo de fábrica, e penso que chegam e bem aos 70.000)
O melhor piso deve estar onde existe menos peso para compensar! Todos os estudos recentes o dizem. No eixo frontal, na grande maioria das vezes, temos o motor, tracção e direcção, logo o jogo com menor profundidade de piso deve ser ia colocado! Menos piso compensado pelo peso do motor e poder de tracção!Quase todas as oficinas o praticam, agora, e muitas têm até á vista as recomendações das marcas, que aconselham isto!
E depois ao ter maior peso á frente convém ter mais aderencia para o poder controlar porque uma vez em movimento custa mais a controlar/parar. Apesar de de se ter o controlo da direcção se não há aderencia nada feito; ele segue em frente.E mais, os carros travam mais da frente pelo peso. Um pneu com menos piso tem menos aderencia. A traseira é certo que pode "dançar" mais um bocadinho, mas com alguma prática, aprende-se a controlá-la numa travagem a fundo.
Pela minha experiencia pessoal, em dias de chuva se os pneus da frente estiverem mais gastos, o carro começa a alargar a trajectoria e em travagens ou arranques em subida patina. recentemente pus 2 pneus novos atras no meu uno e os da frente estavam com o piso a chegar a marca legal, quando choveu pela primeira vez, num arranque de semaforo o carro patinava e n saia do sitio, agora coloquei os novos a frente e esta 5 *, os outros atras nao dao chatices, isto numa condução normal sem exageros...
Um tema que já gastou muita tinta em discussões:http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp
Eu cá desde um belo dia... Pneus novos, sempre atrás! E mais nada...Lucas, o teu Seicento patina a arrancar não porque os pneus são novos ou velhos, mas sim porque é muito leve! O Cinquecento é a mesma coisa... Agora uma coisa é certa... Fugir de frente é muito diferente de fugir de traseira... E olha que o meu fugiu muita vez de frente, e só uma vez de traseira... E quando fugiu de traseira, dei um pião que até fiquei maluco! :ph34r:
carro de tracção dianteira:se os pneus detrás ainda estão a meio e têm piso bom, ponho os novos à frente que mais tarde ou mais cedo, os da frente vão se gastar e nessa altura troco com os detrás !carro de tracção traseira:sempre atrás !NOTA:um carro com pneus carecas atrás com tracção dianteira, nem para pericia dá !!!!!