Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 34405 vezes)

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« em: 11 de Setembro, 2009, 17:30:23 »
Um tema que já gastou muita tinta em discussões:

http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #1 em: 11 de Setembro, 2009, 17:42:47 »
Se o carro é de tracção á frente, ao ter pneus lisos não irá ter a aderencia necessária para um arranque.
Embora os pneus sejam das partes mais importantes porque é a unica coisa que liga o carro ao chão, se o conjunto chassi/suspensão não for o melhor,nada a fazer.
Os pneus novos nos carros de cá de casa são sempre colocados á frente e até agora nenhum problema.
A traseira não se controla, mas se esta é leve, mesmo com bons pneus (novos) a aderencia será pouca.
Tendo em atenção o estado do piso e mudando assim que cheguem ás marcas, acho que não é razão para grandes preocupações. (Digo eu que só conduzo há 3 anos)

E ter sempre pneus "usados" á frente (os que vêm de trás), convém lembrar que a frente é mais pesada que a traseira e precisa de um bom pneu para poder ter poder de tracção, senão é o mesmo que arrancar em cima de gelo.

(o Terios tem 62.000 e os pneus de trás ainda são os mesmo de fábrica, e penso que chegam e bem aos 70.000)
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 11 de Setembro, 2009, 17:50:29 »
Se o carro é de tracção á frente, ao ter pneus lisos não irá ter a aderencia necessária para um arranque.
Embora os pneus sejam das partes mais importantes porque é a unica coisa que liga o carro ao chão, se o conjunto chassi/suspensão não for o melhor,nada a fazer.
Os pneus novos nos carros de cá de casa são sempre colocados á frente e até agora nenhum problema.
A traseira não se controla, mas se esta é leve, mesmo com bons pneus (novos) a aderencia será pouca.
Tendo em atenção o estado do piso e mudando assim que cheguem ás marcas, acho que não é razão para grandes preocupações. (Digo eu que só conduzo há 3 anos)

E ter sempre pneus "usados" á frente (os que vêm de trás), convém lembrar que a frente é mais pesada que a traseira e precisa de um bom pneu para poder ter poder de tracção, senão é o mesmo que arrancar em cima de gelo.

(o Terios tem 62.000 e os pneus de trás ainda são os mesmo de fábrica, e penso que chegam e bem aos 70.000)
O melhor piso deve estar onde existe menos peso para compensar! Todos os estudos recentes o dizem. No eixo frontal, na grande maioria das vezes, temos o motor, tracção e direcção, logo o jogo com menor profundidade de piso deve ser aí colocado! Menos piso compensado pelo peso do motor e poder de tracção!
Quase todas as oficinas o praticam, agora, e muitas têm até á vista as recomendações das marcas, que aconselham isto!
« Última modificação: 04 de Março, 2010, 15:40:07 por BladeRunner »

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #3 em: 11 de Setembro, 2009, 18:03:10 »
O melhor piso deve estar onde existe menos peso para compensar! Todos os estudos recentes o dizem. No eixo frontal, na grande maioria das vezes, temos o motor, tracção e direcção, logo o jogo com menor profundidade de piso deve ser ia colocado! Menos piso compensado pelo peso do motor e poder de tracção!
Quase todas as oficinas o praticam, agora, e muitas têm até á vista as recomendações das marcas, que aconselham isto!

Não digo que não, mas dou um exemplo concreto:
O meu Seicento levou pneus novos á frente e ficou mais razoável a nível de poder de tracção em arranque. Os pneus começaram a gastar e agora em arranque ele já patina novamente.
Os de trás eram os que estavam á frente e a traseira continua com a mesma aderencia. Pelo menos da forma como conduzo não noto diferença.

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #4 em: 11 de Setembro, 2009, 18:12:43 »
E depois ao ter maior peso á frente convém ter mais aderencia para o poder controlar porque uma vez em movimento custa mais a controlar/parar. Apesar de de se ter o controlo da direcção se não há aderencia nada feito; ele segue em frente.
E mais, os carros travam mais da frente pelo peso. Um pneu com menos piso tem menos aderencia. A traseira é certo que pode "dançar" mais um bocadinho, mas com alguma prática, aprende-se a controlá-la numa travagem a fundo.
« Última modificação: 11 de Setembro, 2009, 18:18:34 por CarlosLucas »

User N.º 3792

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #5 em: 11 de Setembro, 2009, 20:31:30 »
Pela minha experiencia pessoal, em dias de chuva se os pneus da frente estiverem mais gastos, o carro começa a alargar a trajectoria e em travagens ou arranques em subida patina. recentemente pus 2 pneus novos atras no meu uno e os da frente estavam com o piso a chegar a marca legal, quando choveu pela primeira vez, num arranque de semaforo o carro patinava e n saia do sitio, agora coloquei os novos a frente e esta 5 *, os outros atras nao dao chatices, isto numa condução normal sem exageros...

E depois ao ter maior peso á frente convém ter mais aderencia para o poder controlar porque uma vez em movimento custa mais a controlar/parar. Apesar de de se ter o controlo da direcção se não há aderencia nada feito; ele segue em frente.
E mais, os carros travam mais da frente pelo peso. Um pneu com menos piso tem menos aderencia. A traseira é certo que pode "dançar" mais um bocadinho, mas com alguma prática, aprende-se a controlá-la numa travagem a fundo.

FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #6 em: 11 de Setembro, 2009, 20:50:30 »
se ele faz isso a arrancar com os pneus nesse estado,nao imagino quando  chegar a uma curva em dia de chuva....

Menos peso,mais possibilidade de fugir isso vai ter..

O melhor mesmo é trocar esses pneus
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #7 em: 11 de Setembro, 2009, 23:45:45 »
Pela minha experiencia pessoal, em dias de chuva se os pneus da frente estiverem mais gastos, o carro começa a alargar a trajectoria e em travagens ou arranques em subida patina. recentemente pus 2 pneus novos atras no meu uno e os da frente estavam com o piso a chegar a marca legal, quando choveu pela primeira vez, num arranque de semaforo o carro patinava e n saia do sitio, agora coloquei os novos a frente e esta 5 *, os outros atras nao dao chatices, isto numa condução normal sem exageros...

O que se passa com o meu é a mesma coisa, excepto que mesmo com pneus praticamente novos, num dia de chuva, perdi um verde e tive de esperar para o seguinte lado a lado com um rapaz num corsa com o mesmo problema (os Nankang para chuva  :angry: ). Mal o semáforo dos peões passou para vermelho tentámos começar a nos mover. O corsa por ter mais peso passou-me, mas notava-se que as rodas andavam mais que o carro. Lindo foi quando tentei meter 2ª em que o carro começou novamente em "patinagem artística", obrigando a voltar á 1ª e depois veio a curva feita a 5km/h com o carro a fugir de frente. Isto com pneus novos na frente. Imagino se fossem "usados".
Foi o dia de condução mais pavorosa que tive.

E normalmente com chuva, o carro transforma-se num papa-reformas para ser conduzido minimamente em segurança.

User N.º 3792

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #8 em: 12 de Setembro, 2009, 00:02:36 »
Um tema que já gastou muita tinta em discussões:

http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp

BladeRunner, estás em grande. Nunca é demais debater este tema.
Nos tais cursos de que te falei, eu aprendi a dominar a traseira em situações de ausência de aderência. Mesmo assim prefiro os pneus melhores a trás, principalmente no meu HGT que tem uma má distribuição de pesos entre eixos.

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #9 em: 12 de Setembro, 2009, 00:15:47 »
Eu cá desde um belo dia... Pneus novos, sempre atrás! E mais nada...

Lucas, o teu Seicento patina a arrancar não porque os pneus são novos ou velhos, mas sim porque é muito leve! O Cinquecento é a mesma coisa... Agora uma coisa é certa... Fugir de frente é muito diferente de fugir de traseira... E olha que o meu fugiu muita vez de frente, e só uma vez de traseira... E quando fugiu de traseira, dei um pião que até fiquei maluco!  :ph34r:
« Última modificação: 12 de Setembro, 2009, 00:18:11 por PeteCunha »

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #10 em: 12 de Setembro, 2009, 00:53:58 »
Eu cá desde um belo dia... Pneus novos, sempre atrás! E mais nada...

Lucas, o teu Seicento patina a arrancar não porque os pneus são novos ou velhos, mas sim porque é muito leve! O Cinquecento é a mesma coisa... Agora uma coisa é certa... Fugir de frente é muito diferente de fugir de traseira... E olha que o meu fugiu muita vez de frente, e só uma vez de traseira... E quando fugiu de traseira, dei um pião que até fiquei maluco!  :ph34r:

Se ele patina por ser leve, se os pneus não têm aderencia é a festa total  :mellow:
Das vezes que praticamente perdi o controlo do carro, foi de frente e senti mais dificuldade em controlar a frente, que começou a saltitar do que na vez que me fugiu de trás que com um jeitinho no volante e no acelerador endireitou sem problemas, mesmo com os pneus de trás já com um certo uso em cima.
Neste aspecto acho que tem também a ver com a forma de conduzir de cada um e o modo como preferem a aderencia.

User N.º 3792

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #11 em: 12 de Setembro, 2009, 08:51:35 »
carro de tracção dianteira:

se os pneus detrás ainda estão a meio e têm piso bom, ponho os novos à frente que mais tarde ou mais cedo, os da frente vão se gastar e nessa altura troco com os detrás !

carro de tracção traseira:

sempre atrás !

NOTA:

um carro com pneus carecas atrás com tracção dianteira, nem para pericia dá !!!!!

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #12 em: 12 de Setembro, 2009, 12:04:49 »

se os pneus detrás ainda estão a meio e têm piso bom, ponho os novos à frente que mais tarde ou mais cedo, os da frente vão se gastar e nessa altura troco com os detrás !

sempre atrás !

NOTA:

um carro com pneus carecas atrás com tracção dianteira, nem para pericia dá !!!!!

Boas,

Eu sou da mesma opinião, pela minha experiência pessoal noto que se o carro for de tracção traseira, convém colocar os pneus novos atrás, quando o carro é de tracção dianteira como é agora o meu caso, os pneus novos vão sempre para frente.

Há 6 anos atrás eu tive um Volvo de tracção traseira, e nunca em nenhuma ocasião me fugiu de frente, era sempre de traseira!

Se os pneus montados atrás estivessem bons (novos), conseguia controlar-se com relativa facilidade, mas se já estivessem para com menos de meio piso ficava sem nenhuma hipótese de o controlar!

Com a minha Dobló acontece-me que em curvas apertadas ou rotundas com piso molhado a tendência é sempre para sair de frente, independentemente do estado dos pneus! Por isso é que quando meto pneus novos no meu caso, vão sempre para a frente, assim mantenho a frente o mais controlada possível.

A traseira se tiver que fugir tanto foge com bons, como com maus pneus, a mim já me aconteceu das 2 formas, e tem mais a ver com o carro que for ou com o modo como se conduz, do que com os pneus.

Cumps,
Luís
« Última modificação: 12 de Setembro, 2009, 15:45:36 por Bigluisao »

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
« Responder #13 em: 12 de Setembro, 2009, 12:06:35 »

sempre atrás !

NOTA:

Conclusão a retirar: As principais marcas de pneus estão erradas! Anos e anos a testar, fabricar e o mais comum dos condutores continua a achar que a velha teoria é que prevalece!
Primeiro: Estamos a discutir uma norma adoptada pelas principais marcas de pneus... para a condução normal do dia a dia e em viagem, para a grande maioria dos veiculos que têm tracção dianteira!
Segundo: A lógica... o peso do motor compensa o menor piso dos pneus, por isso o melhor piso deve estar no eixo com menor peso a suportar! É simples e lógico! A traseira é mais leve, não tem tracção nem direcção... logo deve-se compensar com pneus com bom piso... a dianteira, tem o peso do motor e tracção e direcção, logo o par com menos piso deverá estar, compensado com o peso do motor!
Nós sabemos que a grande maioria dos condutores são profissionais ao nível dos pilotos de rally e F1, logo sabem como controlar uma traseira ligeira e solta... :lol: mas os condutores normais talvez não tenham tanta perícia assim, por isso os fabricantes, as oficinas e já os constructores adoptaram esta regra.
No que aos veiculos com tracção traseira e preparados para provas de perícia diz respeito... é diferente e depende das próprias afinações, do tempo, da pista, do piloto, etc!
 :mellow:

uno45s_bb

• Encartado

• *
  • 138
« Responder #14 em: 12 de Setembro, 2009, 12:19:13 »
Boas pessoal.

Sobre este topico tenho a dizer o seguinte é muito interresante e cada um tera a sua opinião com base na sua propria experiencia. Eu pessoalmente quando mudo de pneus é sempre 4 novos, não gosto de andar com pneus novos num eixo e usados no outro. Normalmente a troca de pneus da-se com o subsidio de ferias ou de natal, depende ^_^ B).

Um off-topic, com chuva e piso molhado a minha perdição é o parque de estacionamento da praia de carcavelos (o de terra batida), normalmente tenho de gastar depois cerca de 5€ e uma hora nas lavagens para tirar toda a terra e sujidade que se aloja no carro e nas cavas das rodas!!!!  :rolleyes: :wacko:

Abraço