Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 34408 vezes)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #60 em: 23 de Outubro, 2009, 16:11:29 »
Pelo que me parece são carros de tracção traseira, o que implica que os pneus tenham de ser montados atrás.
Os estudos são bons, mas não são válidos para tudo.

Não quero contrariar/ofender ninguém e todos têm direito à sua opinião, mas lá porque se fez um estudo e se verifica meia dúzia de coisas não quer dizer que se tenha de fazer como eles dizem.

Mais uma vez é a minha opinião.

Sim Carlos, eu tenho quase a certeza absoluta de que se tratam de carros de tracção traseira. São os FORD TAURUS, muito populares na gama baixa da FORD nos Estados Unidos.

E também concordo contigo em relação às conclusões de muitos estudos que se realizam por esse mundo fora. Alguns são de facto muito bem feitos e muito objectivos, outros nem por isso, e conforme já tive oportunidade de referir anteriormente, esses mesmos resultados dos estudos não são a regra geral a aplicar a todas as situações.

Existem sempre excepções, e neste caso em concreto as excepções são os veículos de tracção dianteira com uma tendência subviradora acentuada!

Em contraste com os carros do vídeo que são óbviamente sobreviradores!

Cumps,
Luís

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #61 em: 23 de Outubro, 2009, 16:29:08 »
Lindo foi quando tentei meter 2ª em que o carro começou novamente em "patinagem artística", obrigando a voltar á 1ª e depois veio a curva feita a 5km/h com o carro a fugir de frente. Isto com pneus novos na frente. Imagino se fossem "usados".
Foi o dia de condução mais pavorosa que tive.

Engraçado, que na maioria dos carros, sejam fracos, medianos ou muito potentes, se ele patinar em segunda e eu voltar à primeira ele vai patinar ainda mais, no teu não.

Se um carro patina em 1ª, metes uma 2ª, se patina em 2ª, metes uma 3ª e não o contrário, pois as mudanças baixas têm mais força e binário que as altas.

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #62 em: 23 de Outubro, 2009, 16:43:49 »
Engraçado, que na maioria dos carros, sejam fracos, medianos ou muito potentes, se ele patinar em segunda e eu voltar à primeira ele vai patinar ainda mais, no teu não.

Se um carro patina em 1ª, metes uma 2ª, se patina em 2ª, metes uma 3ª e não o contrário, pois as mudanças baixas têm mais força e binário que as altas.

Fiquem bem.

Eu reduzi na caixa para reduzir a velocidade de ponteiro (baixa pois tinha acabado de arrancar) por causa da curva que vinha depois.
Como ele patinava em 2ª mas á velocidade que ia não podia fazer a curva, reduzi e dei muito menos acelerador porque o carro já tava em movimento, precisando de menos acelerador. Não reduzi e dei mais acelerador, antes pelo contrário, reduzi e dei menos acelerador.
Claro que quanto mais baixa a velocidade de caixa mais "potência" o carro vai ter nas rodas patinando mais.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #63 em: 23 de Outubro, 2009, 17:48:55 »
Boas.

Acabei agora de ler o tópico todo e deixo aqui a minha experiência.

Eu quando troco pneus é sempre os 4, e explico porquê.

A cada 10000km rodo os pneus de modo a que os 4 tenham um desgaste idêntico, e um comportamento idêntico, isso não é sinónimo de ter graveto ou não.

Por exemplo, o meu Bravo (155cv e 230Nm) leva 44600km feitos com pneus Continental Sport Contat 3 (a gama desportiva desta marca, logo os mais macios, ou seja desgaste mais rápido), com 22,5cm de largura e com apenas 13,5cm de flanco, por outras palavras 225/40 R18.

Neste carro, a segurança está num patamar de excelência, devido à suspenção desportiva e à segurança activa que engloba ABS com EBD (repartição da travagem pelas 4 rodas), ASR proactivo (actua antes da perda de tracção), e do ESP (controlo de estabilidade não desligável).

É praticamente impossível com as ajudas ligadas, e mesmo provocando a traseira, que o carro perca a traseira, pois o ESP assume o controle do carro e corrige a trajectória, já tentei fazer piões com o carro e senti na pele o ESP, é audível em situações de intervenção bruta.

Quanto aos pneus, são também  um contribuinte de excelência para o comportamento deste carro, apesar de em piso molhado, mesmo sendo bons, são bastante largos e logo mais susceptíveis a aquaplanning do que por exemplo pneus da medida do 600.

Em arranques rápidos, em piso seco os Continental não "estrabuxam", mas com o piso molhado, se arrancar com os 230Nm no chão, provavelmente se não quiser passar vergonhas, tenho que lhe colocar uma segunda para ele ganhar tracção e seguir a sua marcha, neste caso se tivesse pneus mais estreitos o problema seria pior.

O Bravo pesa 1275kg, e o peso aliado aos pneus (largos e macios) e à suspenção (desportiva, rígida e baixa), tem um bom comportamento em qualquer situação, apesar de à chuva, por regra não inventar muito, mas isso não quer dizer que eu tenha que andar a dormir na estrada, apenas faço uma condução mais defensiva, e nada de golpes violentos na direcção.

Quanto ao fugir de frente (acima escrevi o fugir de traseira, que o ESP não deixa), o ASR proactivo dá o seu contributo, mas em condições precárias, basta levantar o pé que o problema resolve-se facilmente, pois o fugir de frente está directamente relacionado com a excessiva velocidade para os pneus e tracção existentes no momento.

CarlosLucas, acho muito estranho os teus comentários, por isso leva-me a crer que esses pneus nem para bicicleta prestam, pois é no piso molhado que os pneus estreitos envergonham os largos, pois a menor superfície em contacto com o solo, escoa melhor a agua e minimiza o aquaplanning, é ver Unos e companhia a passar pro gamas altas no piso molhado.

Falando de outros carros que já conduzi, sem ajudas electrónicas, suspenções desportivas ou pneus de gama alta, é sempre mais fácil controlar um carro que foge de frente, basta levantar o pé, do que um carro que foge de traseira, pois aí já tem que ser com pericia ao volante e não com os pedais.

Quanto aos melhores atrás, terás sempre mais problemas de fugir de frente ou mesmo de patinar nas mudanças baixas, pois o 500/600 é muito leve e patina que se desunha, mas essas situações são facilmente controláveis. Agora se os melhores estiverem na frente, aí minimizas os problemas das fugas de frente, ou patinagem, mas aumentas a probabilidade de fugir de traseira, pois é um eixo muito mais leve, logo mais solto, e em caso de fugir de traseira, é bom que sejam um piloto experiente, pois não é fácil controlar uma traseira descontrolada.

Eu num Clio com 175/60 R14 (Michelin Energy) sem ajudas electrónicas, em piso molhado, devido a um separador batido para a minha faixa de rodagem, que me obrigou a "guinar" o voltante, entrou em despiste (a traseira queria ultrapassar a frente), e mesmo tentando contrabrecar sem usar os pedais, ao fim de algumas contra-brequagens perdi o control e depois de dois piões só parei quando bati no rail da berma, a cerca de 200m do local onde "guinei" pela primeira vez o volante. Ah e os pneus estavam os 4 em bom estado.

Os melhores atrás são apenas uma tentativa de minimizar situações como as que referi no parágrafo anterior.

Aconselho a rodar pneus a cada 10000km, de forma a que o desgaste seja homogéneo, e verão que quando forem trocar os 4 pneus, não vão pagar mais por isso, pois se não rodassem, à muito que já tinham pago metade do que vão pagar agora, ou seja, não gastam mais por isso e melhoram a segurança do veículo em todas as situações, e os pneus não chegam a ficar plástico com o passar dos anos, pois desgastam.

Lembrem-se que o unico contacto que temos com o solo é os pneus, por isso na hora de trocar de pneus convém serem de borracha e não de plástico, pois o barato pode ficar caro, se há coisa onde eu não poupo é nos pneus, pois a poupança pode ficar cara, muito cara, e olhem que cada pneu para o meu é de cerca 150€.

Poupem no combustível, ou até em revisões fora da marca, pois o que pode acontecer é ficarem apeados (eu meto combustível nos hipers, logo isto é uma forma de falar), do que nos pneus pois os 50€ ou 100€ que poupam podem ficar caros num acidente, que pode ser só chapa ou infelizmente algo mais.

CarlosLucas, bem, esses pneus devem ser péssimos mesmo, troca-os o quanto antes e verás que os teus receios serão minimizados e muito.

Fiquem bem e bons kms em segurança.

PS. Já agora, podem ver preços e testes aos mais variados pneus em http://www.pneucity.com

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #64 em: 23 de Outubro, 2009, 19:07:32 »
Boas,

Amigo Pedro Escudeiro, concordo inteiramente contigo em praticamente tudo o que disseste. Curiosamente eu também vivi uma situação semelhante à tua, com um Clio que me deixou virado no sentido contrário, aquele em que eu circulava. Felizmente no meu caso e por grande, sorte não houve nenhuma consequência daí resultante.

Foi numa estrada de paralelos ao entrar numa curva, esta tinha uma grande poça de gasóleo que não era visível e como tal ao passar com as rodas traseiras por cima dela a traseira fugiu de imediato, de tal forma que mal me apercebi do que tinha acontecido, pois não tive tempo de fazer absolutamente nada a não ser deixar-me ir, e só quando já estava totalmente do outro lado e todo virado é que meti o pé ao travão e fiquei perfeitamente alinhado, mas em sentido contrário!!

Isto com os 4 pneus novos (era um carro de serviço com apenas 3000km)!

No teu caso tu trocas os pneus da frente com os de trás de 10.000 em 10.000km. Está correcto em tempos também já fiz isso.

Só que houve uma ocasião em que me esqueci e quando fui os trocar já tinham decorrido 18.000km e os de trás estavam novos (mais de 2/3) enquanto os da frente estavam já nas marcas de substituição ( a Dobló à frente "devora" pneus).

Por isso, nessa ocasião optei por meter os novos à frente até pelos constantes problemas de aderência em piso molhado, especialmente nas curvas. Porque no nosso caso (meu e do Carlos Lucas ), uma coisa é certa, se a traseira nos fugir por qualquer motivo, a frente já fugiu muito antes!!

Para uma Dobló fugir de traseira só se usares o travão de mão!!!

Aproveito a ocasião par vos dizer, que já no início do próximo mês vou meter 2 novos pneus à frente na Dobló, os que tenho neste momento com meio piso ficaram vidrados e tornaram-se extremamente perigosos. Desta vez vou experimentar uns PIRELLI Cinturato P4, e poi vedremo!!

Cumps,
Luís

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #65 em: 23 de Outubro, 2009, 21:44:20 »
CarlosLucas, acho muito estranho os teus comentários, por isso leva-me a crer que esses pneus nem para bicicleta prestam, pois é no piso molhado que os pneus estreitos envergonham os largos, pois a menor superfície em contacto com o solo, escoa melhor a agua e minimiza o aquaplanning, é ver Unos e companhia a passar pro gamas altas no piso molhado.

Acredita que só para um triciclo servem. E pelo facto de serem largos acho que é meio caminho andado para o mau comportamento em molhado. Mas são largos para o carro que é. Ao pé dos pneus do Bravo os meus são de bicicleta (165/55 13"). Estes são os mais largos permitidos pelo livrete. Exactamente por isso abri um tópico algures a perguntar pelos Kumho em 155/65 13" que foram os únicos que encontrei para o carro nesta medida. Salvo erro, os Uno têm pneus mais estreitos como 145/70?

A cada 10000km rodo os pneus de modo a que os 4 tenham um desgaste idêntico, e um comportamento idêntico, isso não é sinónimo de ter graveto ou não.

Eu nem sei o que faça. Os pneus de trás estão algures perto de meio piso, que é os que estavam na frente quando comprei o carro. Os da frente (que eu meti) têm algures 10.000  e ainda têm mais de meio piso. Acho que se deixar assim, vou acabar por mudar os 4 ao mesmo tempo. Ou se estes com o tempo de chuva derem em chatear muito, vão logo os 4 antes do Natal e ficam estes para o verão que por acaso são uma maravilha. Normalmente os carros de cá de casa vão rodando os pneus, mas neste caso nem sei o que faça.
A traseira, mesmo em molhado, nunca me deu problemas mesmo com os pneus em questão. Agora a frente...

Por isso, nessa ocasião optei por meter os novos à frente até pelos constantes problemas de aderência em piso molhado, especialmente nas curvas. Porque no nosso caso (meu e do Carlos Lucas ), uma coisa é certa, se a traseira nos fugir por qualquer motivo, a frente já fugiu muito antes!!

Nem mais. Não quero que a traseira algum dia resolva "ir passear" mas se for caso disso, provavelmente a frente já deve ter ido primeiro.
« Última modificação: 23 de Outubro, 2009, 21:46:40 por CarlosLucas »

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #66 em: 23 de Outubro, 2009, 21:48:45 »
E já agora, vou colocar num post separado para que não se perca no meio do meu texto anterior:

É permitido ter pneus á frente numa medida diferente dos de trás, estando ambos no livrete e sendo ambos iguais por eixo, apesar de no livrete não especificar quais os de trás e quais os da frente?

Os Smart ForTwo têm medidas diferentes, mas nunca vi o livrete de um.

User N.º 3792

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #67 em: 23 de Outubro, 2009, 22:27:04 »

Fiquem bem.

Tenho um cinquecento sport e em piso molhado se ele patinar em 1º, meter a 2º só ajuda se não acelerar, caso contrário sinto a roda a patinar mais! São carros muito leves e o piso molhado acentua a falta de aderência. Agora em piso seco é como dizes, uma mudança mais alta resolve, em piso molhado nem sempre pois mesmo tendo menos binário disponível nas rodas isso não implica que este não seja suficiente para vencer o atrito estático.
Cumps
Píu bello, píu amarelo : Fiat Cinquecento   

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #68 em: 23 de Outubro, 2009, 22:37:51 »
Agora no arranque o que interessa é que a força aplicada não seja superior à força de atrito, e aí a maior largura do pneu trás vantagem, pois podes contar com um coeficiente de atrito maior logo mais aderencia... penso eu de que...

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #69 em: 24 de Outubro, 2009, 08:14:06 »
Agora no arranque o que interessa é que a força aplicada não seja superior à força de atrito, e aí a maior largura do pneu trás vantagem, pois podes contar com um coeficiente de atrito maior logo mais aderencia... penso eu de que...

Em seco sim (até dá para fazer fumo). Em molhado não  :angry: . Em piso molhado, quanto mais largo é o pneu, mais dificuldade tem em escoar a água e ainda associado ao baixo peso do carro, é quase como se não tivesse nada em cima do pneu, daí querer colocar uns mais estreitos apenas na frente, mas não sei se posso.
O único remédio é arrancar apenas com o acelerador necessário para o carro não ir abaixo e colocar-se em movimento à mesma velocidade que um caracol, e depois ir acelerando muito lentamente.

User N.º 3792

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #70 em: 24 de Outubro, 2009, 11:43:48 »
Boas.

Eu no meu caso, e como os pneus são largos, em piso seco a primeira mesmo a esmagar o acelarador não patina (o ASR não o permite), mas em piso molhado já sinto alguma falta de tracção e aí se meter uma segunda o problema é facilmente resolvido. (isto com 155cv e 230Nm em 22,5cm de piso).

No caso do Clio, sem ajudas, acontecia o mesmo, mas mesmo em piso seco, aí era sempre com segunda quando queria arrancar rápido, e mesmo assim queimava pneu, mas aí os pneus mais macios fazem milagres. (75cv e 105Nm em 17,5cm de piso).

No Stilo, como era a diesel, a pachorra do fumarolas não o deixava arrancar rápido, só por volta das 1800rpm ele acordava. (115cv e 255Nm em 20,5cm de piso.)

Fiquem bem.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #71 em: 24 de Outubro, 2009, 11:47:13 »
É permitido ter pneus á frente numa medida diferente dos de trás, estando ambos no livrete e sendo ambos iguais por eixo, apesar de no livrete não especificar quais os de trás e quais os da frente?

Eu penso que sim, mas em que ter medidas exactamente iguais e serem pneus iguais no mesmo eixo, e estarem no livrete.

Mas confirma em alguma IPO de preferência.

Fica bem.

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #72 em: 24 de Outubro, 2009, 13:06:01 »
Eu penso que sim, mas em que ter medidas exactamente iguais e serem pneus iguais no mesmo eixo, e estarem no livrete.

Mas confirma em alguma IPO de preferência.

Fica bem.

Tipo não tenho a certeza, mas lembro me que no 200sx que a minha mãe teve no livrete tinha:
195/65R15 ( na secção pneumáticos)
e tinha também nas anotações especiais:
"ou 205/50R16 (frt) e 225/45R16 (tr)
No smart do meu tio também faz referência aos pneus de diferentes medidas atrás e à frente, pelo que se calhar tenhas que ter essa anotação no livrete para poder passar na inspecção....
MAS  não tenho a certeza, quando for a inspecção com algum carro vou me informar disso...
Cumps malta

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #73 em: 24 de Outubro, 2009, 16:01:52 »
Nesse caso então retiro o que disse. ;)

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #74 em: 24 de Outubro, 2009, 16:29:07 »
Nesse caso então retiro o que disse. ;)

Epa 3º feira já devo ter confirmação se realmente é possível ou não ter diferentes medidas no eixo posterior e no anterior, é que eu também não tenho a certeza de que seja possível ou não passar na ipo com medidas diferentes num e noutro eixo.
Cumps malta