Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 34480 vezes)

Ricardo fonseca

• Giannini

• *
  • 394
    • http://
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #75 em: 26 de Outubro, 2009, 00:04:15 »
boas pessoal  só agora vi o tópico mas mas vou dar a minha opinião para min os pneus novos deve ser colocados  sempre no local da tracção e onde o carro pede mas aderência mas como a maioria das viatura  ligeiras  são tracção  dianteira e o local que se deve colo calos vou dar um ex as viaturas mais modernas já tem  ABS  por essa razão agora os fabricantes de pneus vem dizer que e melhor por os pneus novos atrás «««porque com pneus velhos ou novos a frente estas viaturas com ABS travão na mesma se for uma viatura sem o sistema sem ABS  acontece como me aconteceu travo e eh como não tive se travão e sempre em frente  «««««« pessoal não vamos por as culpas nos pneus a culpa e sempre nossa porque se estamos a chegar a uma curva perigosa antes dela há  sinais «««« se esta a chover não podemos andar a velocidade  como quando esta tempo vão «««« já me aconteceu 3 situações  que fugiu a viatura 1 traseira e 2 dianteira porque eu sei que não estava com a condução adequada aos dias EN questão por acaso não aconteceu nada de grave mas só por sorte por isso continuo a por os pneus novos a frente e os usados a traz ««« se uma viatura tiver que fugir atrás tanto foze com novos  como  usados  comps  :mellow: :mellow: :mellow:

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #76 em: 26 de Outubro, 2009, 00:32:09 »
boas pessoal  só agora vi o tópico mas mas vou dar a minha opinião para min os pneus novos deve ser colocados  sempre no local da tracção e onde o carro pede mas aderência mas como a maioria das viatura  ligeiras  são tracção  dianteira e o local que se deve colo calos vou dar um ex as viaturas mais modernas já tem  ABS  por essa razão agora os fabricantes de pneus vem dizer que e melhor por os pneus novos atrás «««porque com pneus velhos ou novos a frente estas viaturas com ABS travão na mesma se for uma viatura sem o sistema sem ABS  acontece como me aconteceu travo e eh como não tive se travão e sempre em frente  «««««« pessoal não vamos por as culpas nos pneus a culpa e sempre nossa porque se estamos a chegar a uma curva perigosa antes dela há  sinais «««« se esta a chover não podemos andar a velocidade  como quando esta tempo vão «««« já me aconteceu 3 situações  que fugiu a viatura 1 traseira e 2 dianteira porque eu sei que não estava com a condução adequada aos dias EN questão por acaso não aconteceu nada de grave mas só por sorte por isso continuo a por os pneus novos a frente e os usados a traz ««« se uma viatura tiver que fugir atrás tanto foze com novos  como  usados  comps  :mellow: :mellow: :mellow:

Discordo totalmente.
A traseira fugirá sempre mais e primeiro do que a frente independentemente do carro ser de tracção (frente) ou de propulsão (trás).

Se fizeres um curso de condução defensiva ou avançada (eu já fiz 3) vais ver que mudas de opinião.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #77 em: 26 de Outubro, 2009, 01:29:05 »
Acho que me vou repetir, mas cá vai:

Os pneus são muito importantes, portanto não há cá novos atrás ou frente ou o que seja.
Têm que estar sempre em bom estado
Quando estiverem a precisar ponham 2 no eixo que precise... claro que nos carros FWD gasta mais na frente; e quanto mais potente o carro mais gasta.
Por vezes 4 vezes mais do que atrás.

Estar a trocar pneus Frente / Trás é deitar dinheiro fora com calibragens e alinhamentos, excepto num caso:
- Quando o carro é para trocar e os pneus na frente não aguentam os Kms que vão fazer, pelo que "a meio" se trocam da Frente para Trás.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
« Responder #78 em: 26 de Outubro, 2009, 02:08:58 »
Estar a trocar pneus Frente / Trás é deitar dinheiro fora com calibragens e alinhamentos

Concordo.
Também concordo contigo quando falas em mudar várias vezes os da frente mantendo os de trás, mas não podemos esquecer o factor tempo. Os de trás podem ainda ter bom piso mas estarem ressequidos e aí têm de ser os 4 novos.
Eu disse "os melhores a trás" àqueles que defendem a troca frente/trás, em relação ao nome do tópico, já pode dar más interpretações.
GT ABARTH, o meu actual concessionário, defende a tua e minha teoria de manter os de trás e substituir os da frente quando necessário. É assim que tenho os dois carros e efectivamente (como é natural) tenho os menos gastos a trás.

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #79 em: 26 de Outubro, 2009, 11:17:52 »
Discordo totalmente.
A traseira fugirá sempre mais e primeiro do que a frente independentemente do carro ser de tracção (frente) ou de propulsão (trás).

Se fizeres um curso de condução defensiva ou avançada (eu já fiz 3) vais ver que mudas de opinião.

Em molhado a minha frente ganha vida própria. A traseira vai sempre certinha.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #80 em: 26 de Outubro, 2009, 11:52:21 »
Boas.

Isto será sempre uma discussão sem final à vista.

Eu faço e continuarei a fazer da mesma maneira... a cada 10000km rodo pneus.

Assim todos desgastam por igual e quando troco, troco por 4 novos, ou seja a aderência é idêntica nos dois eixos..

Tenho-me dado bem em segurança e durabilidade com esta operação, e não gasto dinheiro em alinhamentos calibragens, faço por vezes quando me apetece, mas não que o carro precise pois isso nota-se na condução. Isso faria de qualquer maneira, o alinhar e calibrar.

Fiquem bem, e bons kms com segurança.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #81 em: 26 de Outubro, 2009, 12:25:48 »
Tenho visto quem troque os pneus de trás para a frente quando os da frente estão próximos do limite e os traseiros ainda a meio pau, não por uma questão de segurança, mas para adiarem a compra de um par de pneus  :rolleyes:
Mas concordo que isso não seja o mais seguro a fazer, pois existem carros cujos pneus traseiros já têm vários anos e estão podres e mais parecem plástico do que borracha.
Píu bello, píu amarelo : Fiat Cinquecento   

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #82 em: 26 de Outubro, 2009, 12:41:52 »
A rotação de pneus não é para isso.

Compras 4 pneus novos...

Aos 10000km, os da frente estão um pouco mais gastos, rodas.

Aos 20000km estão os 4 iguais, rodas.

Aos 30000km, os da frente estão um pouco mais gastos, rodas.

Aos 40000km estão os 4 iguais, trocas por novos se for caso disso, senão continuas a fazer a rotação.

Pneus com pouco rasto ou ressequidos nunca devem ser usados, porque é o unico contacto que um carro tem ao solo!

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #83 em: 26 de Outubro, 2009, 13:30:01 »
Sim a rotação de pneus não é para isso, é para manter um desgaste equilibrado dos 4 pneus. Mas a verdade é que existe quem ande com os pneus da frente quase até ficarem carecas, e depois para adiarem a compra de pneus novos colocam os traseiros à frente, que por vezes já têm anos e anos. Isso é algo que eu não faço, aliás, os pneus são uma coisa com a qual sou muito cuidadoso - assim que ficam gastos ou ressequidos troco logo por outro par.
Não vale a pena por em risco a nossa segurança e a dos outros utilizadores da estrada para se pouparem alguns euros! ^_^

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #84 em: 26 de Outubro, 2009, 13:43:23 »
Exacto, e as tais recomendações das marcas de pneu são mesmo devido a isso.

Observa:

Tens os pneus quase carecas na frente, onde já notas falta de tracção e de aderência e atrás estão quase "novos". Quando os rodas nessas situações, o equilibrio vai-se inverter, pois ficas com "aderência" na frente e completamente ingovernável atrás.

A histório dos maus e bons, é maior desgaste e menos desgaste, um pneu mau é que nunca!

Fiquem bem.

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #85 em: 26 de Outubro, 2009, 13:51:25 »
Exacto, e as tais recomendações das marcas de pneu são mesmo devido a isso.

Observa:

Tens os pneus quase carecas na frente, onde já notas falta de tracção e de aderência e atrás estão quase "novos". Quando os rodas nessas situações, o equilibrio vai-se inverter, pois ficas com "aderência" na frente e completamente ingovernável atrás.

A histório dos maus e bons, é maior desgaste e menos desgaste, um pneu mau é que nunca!

Fiquem bem.

Concordo plenamente. É que há alguma gente que olha para os pneus e tem em conta apenas a profundidade do piso, esquecendo-se de que por vezes ter muito piso não significa que o pneu não esteja todo podre e empenado.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #86 em: 26 de Outubro, 2009, 14:25:44 »
E aí lanço o repto.

Tenho 4 pneus, dois em bom estado e dois quase nas lonas. Não posso comprar pneus nesta altura... como proceder?

Colocar os 2 piores atrás?
Colocar os 2 piores à frente?

Acho que se formos mais radicais, pneus novos e pneus quase nas lonas, as marcas fazem sentido, digo eu!

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
« Responder #87 em: 26 de Outubro, 2009, 15:06:23 »
E aí lanço o repto.

Tenho 4 pneus, dois em bom estado e dois quase nas lonas. Não posso comprar pneus nesta altura... como proceder?

Colocar os 2 piores atrás?
Colocar os 2 piores à frente?

Acho que se formos mais radicais, pneus novos e pneus quase nas lonas, as marcas fazem sentido, digo eu!

Respondendo directamente ao teu repto: Os dois pneus nas lonas postos à frente.
Respondendo ao teu repto com rigor: Encosto o carro.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #88 em: 26 de Outubro, 2009, 15:16:09 »
Pois, infelizmente há muito boa gente a fazer isso, andar com os pneus nas lonas e pior colocar os maus na traseira.

Então agora com chuva... e depois queixam-se do tempo e dos acidentes!!!

Eu geralmente troco os 4 antes do "mau estado", pois não quero ter manteiga nas rodas.

Fica bem.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #89 em: 26 de Outubro, 2009, 15:41:40 »
Em molhado a minha frente ganha vida própria. A traseira vai sempre certinha.

Exactamente como acontece com a minha! É o comportamento típico dos subviradores e não há nada a fazer porque o defeito está no chassis, ou melhor no conjunto da suspensão dianteira.

A melhor forma de atenuar o problema, é montar os melhores pneus e amortecedores possíveis, e andar sempre com muito cuidado em piso molhado ou escorregadio.

Cumps,
Luís