Autor Tópico: Vias de Alta Ocupação  (Lida 3996 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Vias de Alta Ocupação
« em: 17 de Setembro, 2009, 19:03:55 »
Lisboa e Porto vão ter «Vias de Alta Ocupação»

As «Vias de Alta Ocupação» poderão funcionar em simultâneo com as vias para transportes públicos (BUS) em acessos com pelo menos três faixas de rodagem

A partir do próximo ano, os acessos às cidades de Lisboa e Porto vão ganhar vias próprias para veículos com dois ou mais ocupantes, com o objectivo de desincentivar o uso do transporte individual, incentivar a utilização do transporte colectivo, bem como os modos de partilha de veículos (carpooling).

Estes corredores especiais poderão funcionar em simultâneo com as vias para transportes públicos (BUS) em acessos com pelo menos três faixas de rodagem.

No caso da cidade de Lisboa, segundo disse à Lusa Francisco Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, que participa na coordenação do programa de execução da região de Lisboa e Vale do Tejo, todos os acessos deverão ganhar este corredor, à excepção da auto-estrada do Sul (A2).

"Estas vias serão introduzidas em todos os acessos à cidade, desde a auto-estrada de Cascais [A5], até ao IC19 [Sintra-Lisboa], passando pela auto-estrada do Norte [A1), à excepção da Auto-estrada do Sul, que pelas suas características, como termina em ponte, foi excluída", explicou.

Francisco Ferreira explicou que a intenção é ter "corredores próprios para estes veículos, com troços ainda por seleccionar e que funcionarão apenas durante o período de ponta da manhã".

"A entrada nas cidades é mais complicada do que a saída. Quase toda a gente entra no período entre as 08:00 e as 10:00, mas a saída do emprego é mais espaçada no tempo, entre as 16:00 e as 20:00", explicou.

Segundo a calendarização prevista, o período experimental em Lisboa deverá começar em Junho de 2010 e prolongar-se por oito meses, até Janeiro de 2011.

Além de veículos com dois ou mais ocupantes e de transportes públicos, este corredor especial poderá ser utilizado por veículos eléctricos, por serem os únicos sem emissões atmosféricas e porque são os que apresentam melhor desempenho ambiental em espaço urbano.

O objectivo das «Vias de Alta Ocupação» é proporcionar uma viagem mais rápida durante os períodos mais congestionados de trânsito, desincentivar o uso do transporte individual e incentivar a utilização do transporte colectivo, bem como os modos de partilha de veículos (carpooling).

Fonte: AutoPortal

stargazer

• Moretti

• *
  • 170

Masculino
Re:Vias de Alta Ocupação
« Responder #1 em: 17 de Setembro, 2009, 22:07:35 »
Boa ideia, sem dúvida, apesr de eu ir protrabalho quase sempre sozinho...

No entanto, parece que já tou a ver os "artistas" todos... :P

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #2 em: 18 de Setembro, 2009, 00:32:39 »
quote]

Sou totalmente contra.
Onde está a liberdade?
Não chega já todos os impostos sobre os carros?
Se levar a mulher e um filho posso passar mas se os for buscar, não?

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #3 em: 18 de Setembro, 2009, 09:04:17 »

Sou totalmente contra.
Onde está a liberdade?
Não chega já todos os impostos sobre os carros?
Se levar a mulher e um filho posso passar mas se os for buscar, não?

tens uma certa razão  :mellow:

e a meu ver esta inclusão, chamemos-lhe assim "bem como os modos de partilha de veículos (carpooling) vai dar que falar, conhecendo a nossa maneira de ser e de reagir com certas situações  :rolleyes: :rolleyes:
« Última modificação: 18 de Setembro, 2009, 09:52:32 por sousart »

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #4 em: 18 de Setembro, 2009, 09:50:51 »
Eu acho uma boa medida!

Positivo:
- Menos emissões de CO2.
- Menos trânsito
- Divisão do trânsito (pelos 2 tipos de vias) e quiçá maior fluidez nas vias normais e nas de alta ocupação.

Negativo:
- Daqui a uns tempos as vias de alta ocupação estarão sobrelotadas, mas pode ser que nessa altura haja menos carros a circular, o que faz com que as vias de alta ocupação deixem de fazer sentido a não ser que se aumentem.
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #5 em: 18 de Setembro, 2009, 17:55:49 »
É desta que o Barroso compra a boneca  :lol:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
« Responder #6 em: 18 de Setembro, 2009, 18:00:39 »
É desta que o Barroso compra a boneca  :lol:

eheh.

Será só ele?
Eu também sou candidato.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #7 em: 23 de Setembro, 2009, 10:25:28 »
ja pensaram que é a unica maneira de uniformizar e poder fiscalizar esta medida?

párem de pensar com o umbigo! ou são como os tipos que estacionam nos lugares de gravidas por terem uma criança de 10 anos no carro? ah e tal tenho cadeirinha!

Tenham civismo, entendam as medidas que são propostas, não cedam á calunia facil e destruídora.
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #8 em: 23 de Setembro, 2009, 10:43:26 »
Eu acho uma boa medida!

Positivo:
- Menos emissões de CO2.
- Menos trânsito
- Divisão do trânsito (pelos 2 tipos de vias) e quiçá maior fluidez nas vias normais e nas de alta ocupação.

Negativo:
- Daqui a uns tempos as vias de alta ocupação estarão sobrelotadas, mas pode ser que nessa altura haja menos carros a circular, o que faz com que as vias de alta ocupação deixem de fazer sentido a não ser que se aumentem.

Concordo, mas não acredito que vá funcionar. Este tipo de medida funciona quando as estradas são desenvolvidas para isso desde o principio, as adaptações nunca funcionam bem.

Faz-me lembrar quando fizeram a faixa Bus na 2ª Circular.

Depois há outra questão que não contribui para o sucesso da iniciativa. Eu trabalho das 8 da manha a não sei a que horas saio, ou seja, é complicado arranjar alguém que queira entrar comigo mas que depois não se importe de regressar de transportes públicos a casa.
small sports car...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #9 em: 23 de Setembro, 2009, 12:03:39 »
Boas.

A minha opinião vai de encontro à do Bizarro.

Eu já usei estas vias de Ocupação em Madrid e lá as vias estáo preparadas para isso, ou seja, 4 vias, 2 normais e 2 de Ocupação separadas por separador excepto nas  entradas e saídas.

Isso em Lisboa existe? Vias preparadas para isso?

Falam do reduzir o trânsito e a poluição, talvez... mas se apenas vão cortar uma via para fazer uma faixa de ocupação como se fez no Euro3004 na 2ª Circular a emenda será pior que o soneto.

Passo a explicar:

A1 (Alverca - Sacavém) e depois 2ª Circular por exemplo

Tem 3 vias, vias essas que chegam a ter 8km de fila, se retirarem uma via os 8km passarão a ser 12km ou mais, mesmo descontando os utilizadores da via de ocupação.

Depois, ao contrário de Espanha em que os horários são quase todos iguais, em Portugal existem horários muito dispares, eu por exemplo entro por volta das 10h, mas nem sempre sei a que horas saio... pode ser entre as 18h e as 21h, ou 23h, 0h ou 2h... como poderei combinar o mesmo trajecto com alguém.

Aceito esta decisão mas cheira-me que se o estado for pelo mais fácil (cortar uma das vias) isto vai piorar! e até para os transportes públicos, pois os autocarros e taxis vão ter que partilhar a via com automóveis com 2 passageiros.

Lembro em Madrid, as única Vias de ocupação eram em avenidas com 4 vias, exemplo:

( [ b ] n ! n [ s ] o ! o [sc] o ! o [ s ] n ! n [ b ]  )

b = berma
n = via normal
s = separador
o = via de ocupação
sc= separador central
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #10 em: 23 de Setembro, 2009, 23:15:52 »
Em Madrid para além disso existe uma AE que são "3".
De manhã 2 entram em Madrid.
De tarde 2 saiem de Madrid.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #11 em: 24 de Setembro, 2009, 10:40:13 »
Pois Paulo... mas nós em Lisboa estamos "escaldados" com a faixa de BUS na 2ª Circular no tempo do EURO2004.

Resultado: TRÂNSITO CAÓTICO!

Por isso, "roubar" uma via só vai piorar ainda mais a situação e piorar a poluição, pois mesmo que se reduzam o número de carros, os "poucos" que ficam ficaram mais engarrafados e logo a poluir mais... se por acaso se aderir em massa a essas vias, então rapidamente se esgotaram pois será como na Ponte 25 de Abril... tens o transito compacto nas portagens, e compacto mas um pouco melhor na Via Verde.

Isto tem que ser feito de raiz!
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #12 em: 24 de Setembro, 2009, 14:24:52 »
Inventam tudo menos uma via exclusiva dos transportes de emergência médica, tenho dito!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
« Responder #13 em: 24 de Setembro, 2009, 16:14:51 »
Pois Paulo... mas nós em Lisboa estamos "escaldados" com a faixa de BUS na 2ª Circular no tempo do EURO2004.

Resultado: TRÂNSITO CAÓTICO!

Por isso, "roubar" uma via só vai piorar ainda mais a situação e piorar a poluição...

É só para atacar ainda mais o automóvel e fazer "fachada". Esquecem-se é que o automóvel continua a ser a galinha de ovos de ouro do governo. O automóvel é um simbolo de qualidade de vida e de progresso, inclusivé no orçamento de estado.

Parem de atacar o automóvel e melhorem as outras coisas, como as vias e os pisos e os transportes.
Criem condições para que se possa comprar carros novos menos poluentes. Assim todos viveremos melhor e o estado continua a ter receita.