Autor Tópico: Pneus Seicento Sport  (Lida 16767 vezes)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Pneus Seicento Sport
« em: 30 de Setembro, 2009, 20:05:45 »
Tema bastante discutido, já sei. Fiz uma pesquisa e li alguns tópicos, uns mais na diagonal que outros, mas não vi a minha dúvida respondida em lado nenhum...

Como já referi algures, fui ver preços de pneus.
A medida 145/70 R13 é para a jante de ferro.
Na medida 165/55 R13 existem Pirelli e Nankang (por valores em torno dos 75€)
Na medida 155/65, encontrei Kumho a 41€ cada, mas não me lembro da referencia
Na medida 155/70, havia a ~80€, mas não me lembro da marca. Têm o problema de ficarem muito juntos e poderem raspar em algum lado.

A comprar a jante de 14", os pneus que tenho no livrete rondam os 120€ cada um  :angry:

Assim sendo, a minha pergunta é: O que acham dos Kumho em seco ou molhado? (Já passaram alguns pelos carros da casa e nada a apontar)

Isto a propósito de ir mudar os Nankang que tenho á frente para guardar para o Verão (são bastante bons em seco).
« Última modificação: 30 de Setembro, 2009, 20:11:16 por CarlosLucas »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re:Pneus Seicento Sport
« Responder #1 em: 01 de Outubro, 2009, 00:53:47 »
Os Nankang na medida 165/55 R13 70H CN na pneucity estão a 43 euros.... :mellow: :mellow:

Mesmo em medidas diferentes,não fogem muito disso.... ;)

O meu Thema tem Nankang e até agora 5 estrelas...em seco ou molhado.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #2 em: 01 de Outubro, 2009, 13:34:47 »
Talvez porque o Thema tem o dobro do peso do Seicento.

Este racioínio (meu) está correcto?:
Como o carro é leve, um pneu largo não vai escoar a água com tanta facilidade (o carro "flutua") como um pneu mais estreito (neste caso -1cm).

A pneucity não envia para a Madeira, senão já tinha comprado. Se mandam, o preço do transporte deve ficar igual. A vantagem é a maior variedade.
« Última modificação: 02 de Outubro, 2009, 09:05:46 por CarlosLucas »

User N.º 3792

ccseicento

• Piccolo

• *
  • 48
« Responder #3 em: 04 de Outubro, 2009, 14:09:00 »
Olá pessoal, passei agora por essa dúvida. Optei por uns Pirelli 165/55 que comprei na garagem de Poço do Bispo. Foi o sitio mais barato de todos os que pesquisei e digo-vos que valem a pena!NAO COMPREM NANKANG!Era os pneus que tinha e cheguei ao fim com o carro a derrapar na chuva e a 40Klm/h a não conseguir parar o carro, deslizava que parecia manteiga.Esses pneus são muito rijos e de desgaste fácil. Não gostei. São mesmo muito inseguros. E eu não uso o carro para fazer rallys, por isso isto é so um conselho!

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #4 em: 04 de Outubro, 2009, 16:04:48 »
Olá pessoal, passei agora por essa dúvida. Optei por uns Pirelli 165/55 que comprei na garagem de Poço do Bispo. Foi o sitio mais barato de todos os que pesquisei e digo-vos que valem a pena!NAO COMPREM NANKANG!Era os pneus que tinha e cheguei ao fim com o carro a derrapar na chuva e a 40Klm/h a não conseguir parar o carro, deslizava que parecia manteiga.Esses pneus são muito rijos e de desgaste fácil. Não gostei. São mesmo muito inseguros. E eu não uso o carro para fazer rallys, por isso isto é so um conselho!

Esses Pirelli são os P7000 que é os que vêm de fábrica nos Seicento Sport. O problema é que por cá, para além de serem dificeis de encontrar, quando se encontra, são sempre acima de 70€ cada um (isto pelo preço mais baixo).
Quanto ao desgaste dos Nankang, não acho que seja muito rápido. Estes têm ~1ano e ~10.000 e ainda têm piso para mais uns quantos mil (ainda estão longe de atingir meio piso). Quanto a derrapar, estes fartam-se de me fazer perder a paciência e estão ainda em boas condições.

Agora mais uma dúvida: Posso ter atrás 165/55 R13 e á frente 155/65 R13? Ambas estão no livrete. Sei que têm de ser iguais por eixo agora entre frente e trás não faço ideia.

User N.º 3792

moreira_89

• Moretti

• *
  • 237

Masculino
  • Texto Pessoal
    vermelhão na estrada
« Responder #5 em: 04 de Outubro, 2009, 17:49:44 »
os meus nakang em piso molhado são um perigo

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #6 em: 04 de Outubro, 2009, 23:31:53 »
Deixa vir a chuva a sério e já vão ver os Pirelli a deslizar tal e qual os Nankang! :P

Na chuva só com prudência se vai a bom porto!!!  :ph34r:

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #7 em: 05 de Outubro, 2009, 04:48:45 »
Eu tenho visto as vossas várias referencias (em vários tópicos) a carros a fugir, patinar ou deslizar de frente em piso molhado. Vejo que trocam ideias sobre pneus desta e daquela marca. Desculpem mas eu vou ser muito directo. As viaturas de que se queixam têm de ter algum problema para além dos pneus.

O carro não estará empenado?
Verificaram a convergência, o sopé, o camber, etc?
Os pneus estão a rolar no sentido correcto?
Usam a mudança correcta?
Não entendam isto como crítica, mas é que não consigo entender a facilidade de perda de controlo que relatam.
Nos meus 27 anos de carta e por volta de um milhão de Kms, em variadíssimos automóveis, isso nunca me aconteceu.

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #8 em: 05 de Outubro, 2009, 08:25:12 »
Se o carro foi empenado, foi bem desempenado porque os paineis estão alinhados. O que poderá indicar que apanhou algum toque é o pisca frontal esquerdo deixar entrar alguma humidade.
A direcção foi alinhada e todos os pontos da mesma foram vistos.
Os pneus rolam no sentido correcto
Mudança correcta, acho que sim, até porque com chuva nem me atrevo a ir além de uma 3ª, sendo as rotundas em 2ª quase que sem acelerador.

Não entendo como crítica, mas sim como uma opinião.

Outra coisa que também pode ajudar para este comportamento "estranho" é o carro ser alto (ao solo) e leve, em nada contribuindo para a estabilidade. Mas neste momento, um conjunto novo de molas que o rebaixem é impossív€€L.

Reparei estes dias que ele tem mais tendência a fugir quando a estrada tem água (durante uma chuvada). Quando está apenas molhada o comportamento altera-se significativamente para melhor, o que me leva a pensar que os rasgos não escoem bem a água (e o pneu ser largo ainda menos ajuda). Terá alguma coisa a ver?

O meu pai tem também alguma experiencia de condução (30 anos e muitos kms em muitos carros diferentes desde minis a camiões) e diz que o carro não pode fugir como eu digo, mas também não tem grandes vontades de o conduzir com chuva para o verificar.
Certo é que ele também reclama que a L200 que ele conduz (RWD de '87) é um perigo em chuva por ser leve de trás. Ele já ficou várias vezes atravessado na estrada e eu, apesar de não andar muito com ela, nunca tal me aconteceu, mesmo em chuva.

User N.º 3792

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #9 em: 05 de Outubro, 2009, 08:34:29 »
Eu tenho as jantes 14 no meu 175/50/14 e a semana passada o animal a 60km/h atravesou-se todo quando travei.
Resultado á frente tenho Pirelli P6000 e a traz tenho uns outros quaisqueres que nem sei o que é aquilo.
Os de traz secos e em curva numa travagem forte mesmo devagar vão virar o carro.
Obrigado

Toze

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #10 em: 05 de Outubro, 2009, 08:44:54 »
Eu tenho as jantes 14 no meu 175/50/14 e a semana passada o animal a 60km/h atravesou-se todo quando travei.
Resultado á frente tenho Pirelli P6000 e a traz tenho uns outros quaisqueres que nem sei o que é aquilo.
Os de traz secos e em curva numa travagem forte mesmo devagar vão virar o carro.

Tou a ver que a jante de 14" então de nada me ia servir.
Já fiz travagem a fundo em curva (70 - 0 numa via rápida que por sorte tinha visibilidade senão apanhava o carro mesmo em cima da curva e nem tempo de pensar em travar se ia ter) e apenas sentia que a traseira se movia quando as rodas bloqueavam por estar a fazer muita força no travão. Aliviava e voltava a travar (fazendo um papel parecido ao ABS) e ela voltava ao lugar.

User N.º 3792

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #11 em: 05 de Outubro, 2009, 09:28:02 »
Quer dizer...não é do tamanho da jante mas sim do bom estado dos pneus, os meus estão secos...os da frente são novos.
Obrigado

Toze

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #12 em: 05 de Outubro, 2009, 17:39:02 »
Não entendo como crítica, mas sim como uma opinião.

Ainda bem que entendes, porque eu quero ajudar. Alguns users reagem mal quando tenho uma opinião forte.
Pelos vistos, o teu pai tem a mesma opinião que eu, o comportamento que descreves não é normal. Quanto à L 200, é normal que tenha tendência a sobreviragem.

Não me recordo exactamente das medidas de pneu que tens, mas tal como disseste, pneu largo não é bom em chuva.

Mesmo nos meus cursos avançados na CR&M, incluindo na zona de pista propositadamente escorregadia,  foi sempre a traseira que se descompõs primeiro.

Se não fosse de tão longe, ia eu fazer uma avaliação da situação.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #13 em: 06 de Outubro, 2009, 14:27:56 »
Boas,

A minha Dobló não tem nenhum empeno e sofre do mesmo problema, experiência de condução a mim também não me falta, conduzo à 40 anos de tudo o que é carro e camião e já me aconteceram muitas situações do género (era melhor se em todo este tempo não tivesse já vivido de tudo um pouco!). Com o mesmo modelo de carro nuns acontecia e noutros já não, e quase sempre tinha a ver com alterações de suspenção (mola/amortecedor) ou então marca e modelo de pneus, eram sempre estes os factores determinantes.

No caso concreto de que o Carlos Lucas e eu nos queixamos tem a ver com a distribuição de massas e o tipo de suspenção (geometria, ângulos de camber e caster) e também muito, mas muito mesmo, a ver com os pneus!

Eu sei por experiência própria que ao colocar um pneu ligeiramente mais largo melhora a aderência em curva e nas travagens a baixas velocidades, mas por outro lado piora em velocidades mais elevadas com piso muito molhado por causa do aquaplaning. Mas até aqui isto não é uma regra sagrada, é muito subjectivo porque tem muito a ver também com a mistura da borracha e o rasto do pneu, ou seja 2 pneus diferentes (marcas e modelos) mas com a mesma largura, um deles pode ter mais tendência a entrar em aquaplaning do que o outro, precisamente por causa destes 2 factores que referi.

Ainda no que respeita a pneus para chuva, até hoje ainda não conheço nenhuns melhores do que os Uniroyal, sempre que conduzo carros com estes pneus em piso molhado o comportamento do carro melhora muito em relação ao que é considerado "normal", e pelo que pude ver os preços nem são dos mais caros.

Cumps,
Luís

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #14 em: 06 de Outubro, 2009, 14:32:41 »
Luis,basta lembrar do slogan dos Uniroyal... :wacko: :wacko:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT