Autor Tópico: Mudanças/Embreagem  (Lida 11671 vezes)

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
Mudanças/Embreagem
« em: 28 de Outubro, 2009, 02:16:34 »
Boa Noite Camaradas fiatistas,

O meu problema é o seguinte: comprei em Agosto deste ano um Grand Punto 1.2 Free, mas estou a ter algumas dificuldades em relação ás engrenagens, ou seja, quando meto a marcha-atrás ela arranha quase sempre.... Não se será de o carro ainda ser novo( 4000KM) e precisa de mais rodagem, ou se é mesmo problema deste. As outras marchas entram bem. Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado
Abraço Tricolore...

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Mudanças/Embreagem
« Responder #1 em: 28 de Outubro, 2009, 03:25:23 »
Pode ser só uma questão de afinação. Vai à Fiat.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #2 em: 28 de Outubro, 2009, 10:20:20 »
é um problema conhecido desde que fizeram asneira em 99 ao alterarem o volante de motor nos motores FIRE..

se ainda tem aproveita a garantia...

começa por ser a marcha-atras e sdepois começa a hesitar sempre que arrancas em primeira..

até agora não conheço ninguem com uma solução viavel, a Fiat apenas te coloca uma embraiagem modificada e resolve o problema durante uns tempos..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #3 em: 28 de Outubro, 2009, 10:52:52 »
Bem, uma coisa é certa, em quase todos os carros a marcha atrás é a única mudança que não é sincronizada.

Por isso é muito natural que se for metida sem que o veio primário da caixa esteja completamente imobilizado, ela "arranhe" ao entrar!

Se houver o cuidado de carregar bem a fundo no pedal da embreagem, e esperar 1 ou 2 segundos até que o veio primário deixe de girar por completo a mudança não "arranha", ou não deve "arranhar".

Mas no teu caso concreto pode de facto tratar-se de um defeito de fabrico, conforme referiu o Smokeme, que tu podes e deves, reclamar ao abrigo da garantia!

Cumps,

« Última modificação: 06 de Novembro, 2009, 15:03:57 por Bigluisao »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #4 em: 28 de Outubro, 2009, 11:05:11 »
Bem, uma coisa é certa, em quase todos os carros a marcha atrás é a única mudança que não é sincronizada.

Por isso é muito natural que se for metida sem que o veio primário da caixa esteja completamente imobilizado, ela "arranhe" ao entrar!

Se houver o cuidado de carregar bem a fundo no pedal da embraiagem, e esperar 1 ou 2 segundos até que o veio primário deixe de girar por completo a mudança não "arranha", ou não deve "arranhar".

Mas no teu caso concreto pode de facto tratar-se de um defeito de fabrico, conforme referiu o Smokeme, que tu podes e deves, reclamar ao abrigo da garantia!

Cumps,

o problema é conhecido desde que entrou o punto mk2, no entanto a Fiat manteu o sitema igual sem razões obvias.. qualquer motor FIRE anterior a 99 não tem problemas desses, a unica diferença é o volante do motor e embraiagem..

A caixa de velocidades ja é conhecida no grupo e relactivamente fiavel, o problema geralmente é mesmo a embraiagem não desacoplar a 100% do motor..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 28 de Outubro, 2009, 12:26:52 »
o problema é conhecido desde que entrou o punto mk2, no entanto a Fiat manteu o sitema igual sem razões obvias.. qualquer motor FIRE anterior a 99 não tem problemas desses, a unica diferença é o volante do motor e embraiagem..

A caixa de velocidades ja é conhecida no grupo e relactivamente fiavel, o problema geralmente é mesmo a embraiagem não desacoplar a 100% do motor..

o meu 1.2 a caixa arranha na marcha-atrás, 1ª, 2ª, 3ª 4ª e 5ª e é de 92.....

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #6 em: 28 de Outubro, 2009, 12:45:22 »
o meu 1.2 a caixa arranha na marcha-atrás, 1ª, 2ª, 3ª 4ª e 5ª e é de 92.....

Tu já tens é essa caixa toda..."Estragada"!!! ^_^ ^_^

Na minha Dobló o motor é o 1.28v, e a marcha atrás só arranha se eu não tiver cuidado a engata-la!

Porque de resto consigo engrenar a marcha atrás quantas vezes eu quiser, sem arranhar.

Tenho um Ford Fiesta que é exactamente a mesma coisa, no que respeita à marcha atrás
Cumps,
Luís

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #7 em: 28 de Outubro, 2009, 13:16:39 »
Metam a 2a e depois a marcha-atrás.... ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 28 de Outubro, 2009, 14:26:52 »
o truque é meter sempre segunda antes de meter primeira

e antes de meter marcha atras meter segunda tb ou primeira, para alinhar a caixa
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #9 em: 28 de Outubro, 2009, 16:55:40 »
o truque é meter sempre segunda antes de meter primeira

e antes de meter marcha atras meter segunda tb ou primeira, para alinhar a caixa

Exactamente, mas isso é o que habitualmente se faz quando a mudança não quer entrar.

Mas para que não arranhe ao engrenar, não é necessário esse procedimento, a não ser que a caixa já tenha muio desgaste!

Cumps,
Luís
« Última modificação: 06 de Novembro, 2009, 15:05:15 por Bigluisao »

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
« Responder #10 em: 29 de Outubro, 2009, 00:31:07 »
Boa noite a todos,

Mais uma vez obrigado a todos pelas vossas opiniões, mas respondendo ao Bigluisao ao carregar no pedal e esperar 1, 2 segundos e engatar a marcha-atras não estou a desgastar a embreagem?
Para eu não arranhar a meter essa mudança tenho que ir com a manete toda para a direita simular que vou meter, voltar a posição de ponto morto e meter, assim ela não arranha.... mas tendo 2 anos de garantia de fábrica, pois comprei novo, não perdia nada em dar um saltinho.

Obrigado a todos....
Abraço Tricolore...

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #11 em: 29 de Outubro, 2009, 01:52:35 »
.... mas tendo 2 anos de garantia de fábrica, pois comprei novo, não perdia nada em dar um saltinho.

Claro. Proteger sempre o nosso carrinho.

moreira_89

• Moretti

• *
  • 237

Masculino
  • Texto Pessoal
    vermelhão na estrada
« Responder #12 em: 29 de Outubro, 2009, 08:46:01 »
no meu uno para meter a marcha-atrás para não arranhar meto a 1ª depois marcha-atrás.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #13 em: 29 de Outubro, 2009, 09:29:58 »
Boa noite a todos,

Mais uma vez obrigado a todos pelas vossas opiniões, mas respondendo ao Bigluisao ao carregar no pedal e esperar 1, 2 segundos e engatar a marcha-atras não estou a desgastar a embreagem?
Para eu não arranhar a meter essa mudança tenho que ir com a manete toda para a direita simular que vou meter, voltar a posição de ponto morto e meter, assim ela não arranha.... mas tendo 2 anos de garantia de fábrica, pois comprei novo, não perdia nada em dar um saltinho.

Obrigado a todos....

É claro que no teu caso deves ir à marca e reclamar ao abrigo da garantia, assim resolves logo o problema de vez.

No entanto podes estar descansado que a embreagem não se desgasta só por carregar a fundo o pedal durante 2 ou mais segundos, a embreagem desgasta-se muito mais depressa é quando fazes o chamado "ponto de embreagem", isso sim queima a embreagem rapidamente!!

Evita fazer "ponto de embreagem" sempre que puderes, desengata o carro e usa o travão de pé ou de mão.

Cumps,
Luís

« Última modificação: 06 de Novembro, 2009, 15:06:16 por Bigluisao »

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
« Responder #14 em: 01 de Novembro, 2009, 15:11:30 »
Boas Pessoal,

Desculpem só responder agora, obrigado pela dica,mas raramente faço ponto de embraiagem, uma ou duas vezes aquando de uma subida íngreme. Já agora, o ponto de embraiagem e quando o pedal embraiagem e pressionado mais o de acelerador, conseguindo um equilíbrio?
Quanto á garantia passei na sexta e o meu espanto foi a falência de um dia para o outro, não há carros, tudo fechado. Vou contactar  a Fiat Portugal amanha para ver o que dizem.

Obrigado
Abraço Tricolore...