Autor Tópico: As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL  (Lida 24227 vezes)

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
« Responder #30 em: 14 de Março, 2010, 21:36:22 »
tenho um tórico de 60 litros e consegue encher 59 !

maximo ou util?

um deposito de gpl so deve encher 80% da capacidade maxima por razões de segurança, o gas expande com o calor  :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #31 em: 14 de Março, 2010, 23:31:39 »
máximo de 60 e util de 59....

só encho mesmo antes de fazer no minimo de 50 Km duma vez;

não encho no Verão..

kdcmar

• Recem chegado

• *
  • 3

Masculino
« Responder #32 em: 16 de Abril, 2010, 04:10:45 »
Depois de ler todo o tópico, cheguei á conclusão de que concordo com algumas afirmações, e entendo outras.
Á uns anos se estivesse a ver este mesmo tópico, a minha opinião seria totalmente contrária.
Á uns anitos 4+- fui apanhado pela BT com uma criança de 3 anos ao colo, e a minha mulher a conduzir uma Peugeot 307 comercial, presumo que estejam a adivinhar o desfecho, como o trajecto foi pequeno e os agentes compreensivos (sim, nem todos são "feios, porcos e maus") pediram-me a identificação (que não trazia comigo) e acabaram por me deixar seguir... a pé claro. Conclusão, á que comprar uma viatura de 5 lugares para que pudesse levar a dita criança sem que volta-se a ter chatices. Uma vez que pretendia uma viatura para uma situação esporádica, mas que nos faculta-se algum conforto para algumas viagens que pudessem surgir, optámos por um Renault Laguna 1.6 a gasolina.
Como a vida dá algumas voltas, a minha mulher optou por começar a trabalhar por conta própria passados uns tempos. Á que entregar a peugeot ao antigo patrão e... optar pela troca do laguna, mas... para quem está a começar uma firma nova os €€€'s abundam e depois de ver-mos algumas viaturas e ouvirmos alguns clientes... optamos por colocar o Laguna a GPL (bonito, eu que sempre fui contra o GPL, lá vai o carro falhar, lá se vai arrastar e não desenvolve, os estacionamentos, os consumos apesar de mais barato, vou derreter a cabeça num instante, etc, etc).
Após questionar algumas casas aqui da zona que poderiam fazer a transformação foram-me dados 2 tipos de orçamentos, um para a colocação do sistema apenas com 1 injector de GPL (entre 800€ e os 950€) e outro para a colocação de 1 injector por cilindro (entre 1500€ e os 1700€). Optei pela segunda opção.
Conclusão:
Antes de mais nada, a satisfação de ver que em Portugal nem tudo é mau, tal como costumo dizer, as peças novas também tem problemas, mas o profissionalismo vê-se quando toca a resolver esses problemas e felizmente a casa que optei para a instalação foi impecável, tinha uma anomalia numa das válvulas que provoca a comutação de GPL para gasolina quando ele falta que rapidamente foi substituída, aproveito para dar mais uma vez o meu obrigado ao Mário da Fuselcar em Aveiro
Com este sistema a perca de potencia é muito reduzida (mal se nota com o carro a subir na A25 e A/C ligado)
Os consumos aumentaram, passaram de 7,5 de média para 8 litros (valores aproximados e que variam conforme o estado de espírito e convenhamos que o laguna é um carro demasiado pesado para o motor 1.6 de 100cv, mas mesmo assim se conduzir com o objectivo dos consumos chego aos 5,8 a 6 l)
Tendo em conta o preço do gpl os 1600€ da instalação do sistema rapidamente foram recuperados e já á muito que estão a dar lucro.
O Laguna já leva cerca de 160 000 quilómetros a gás nestes 2,5 a 3anos sem qualquer tipo de problemas
A minha mulher cismou comprar uma viatura comercial, até por uma questão de despesas da firma com a qual se recusa a andar, porque apesar de ser a gasóleo, mais pequena e segundo o fabricante extremamente económica ela gasta o dobro em combustível, o que para quem faz "uns quilómetros" dá uma certa diferença na carteira.
Arranca de manhã a gasolina e quando o carro aquece comuta para gás de forma automática, nunca tendo qualquer problema a pegar seja de verão ou inverno e sem falhas.
A roda suplente ficou na garagem (optei por um depósito tórico no sitio da roda suplente) o que também não faz grande diferença tendo em conta que ela não sabe mudar um pneu (também nunca precisou, é mais fácil ligar para mim para que eu o vá mudar) e em casos extremos ela que chame a assistência em viagem até porque para quem não saiba, em viaturas ligeiras o pneu suplente não é obrigatório.
Os estacionamentos apesar da condicionante, anda-se mais 30segundos a 1 minuto a pé mas também se estaciona (isto em casos pontuais).
Optei por um depósito de 60 litros (cabia deixei ficar) mas era para levar de 50, nunca tive problemas em encontrar postos de abastecimento, excepto quando vou a Espanha (raramente lá vou e se fizer 400 ou 500 quilómetros a gasolina eu cá já vou poupando para isso, mas também porque nunca me preocupei em saber onde abastecer, porque também lá existem postos que inclusivamente tem o adaptador para o bocal de enchimento português que é diferente do espanhol)
Meus amigos, é certo que o carro para fins comerciais possa até desvalorizar pelo cepticismo português referente ao GPL, mas... também feitas as contas, já poupei para tudo isso.
Como alguém já aqui disse, o maior defeito foi não ter aderido mais cedo.
Experimentem, e vão ver que tal como eu mudei de opinião, também a maior parte de vocês vai acabar por mudar.
Desiludido com a minha
Fiat Fiorino Qubo 1.3 Multijet de 2009

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #33 em: 16 de Abril, 2010, 14:03:03 »
Depois de ler o que escreveste KDCMAR, resta-me acrescentar que para mim ias a presidente da republica :-)
Como deves ter lido aqui neste mesmo topico, eu cá já a cerca de 13 anos que ando a GPL, e acabei de comprar agora um carro novo, e pimba, desde á 15 dias que já se encontra a GPL...

Quando colegas de trabalho, amigos, familiares falam e me perguntam coisas sobre GPL, conssumos, preços etc etc etc, dizem assim, epá realmente, isso compensa, vou mas é optar por carro a GPL para a proxima dizem todos eles, mas já ouço isto á 13 anos de muitos amigos e familiares, e ate hoje, só apenas um deles me seguio os passos.

Todos falam falam falam, mas na hora de comprar carro, lá vão eles para o gasoleo :-)

O markting do gasoleo em portugal/europa é muito forte, e interessa ás marcas venderem carros com motores a gasoleo... e todos sabemos porque :-)

Resta ao conssumidos fazer contas, pesquisar e optar pelo combustivel contrario, porque... ainda não encontrei nenhum vendedor de carros/marca que não tente vender carros com motor a gasoleo, em detior de outro combustivel, e porque ?? Todos sabemos porque :-)

Agora já tenho muitos amigos que dizem... Epá vou é esperar pelos carros eletricos, mais um aninho e troco o meu por um eletrico, dizem eles...
Outra bomboca que ai vem :-)

Eu cá respondo assim, epá, para mim carro eletrico só daqui por uns 20 anos, e mesmo assim ainda meto as minhas duvidas...!!

O MARKTING É FANTASTICO E FAZ COISAS MARAVILHOSAS...

GPL  :wub:

old124

• Moretti

• *
  • 168

Masculino
« Responder #34 em: 17 de Abril, 2010, 21:44:34 »
Estou de acordo com os dois users anteriores. Só tenho a dizer bem com o usar GPL. Um amigo cá de casa tem um Citroen BX 14 a GPL. É dos poucos que não se preocupa com os kilometros que tem de fazer, pois o que o carro gasta é tão pouco que não conta para o orçamento. Agora tudo depende da qualidade da instalação, e do sistema de alimentação de origem do carro. Seja de aspiração simples ou injecção monoponto ou multiponto. Tive, antes do Y 10 , um Dedra a GPL 1.6 , que gastava GPL á tonta, pois o sistema estava mal feito, quanto a mim. A gasolina funcionava a injecção monoponto, mas a GPL era aspiração simples e fazia consumos na ordem dos 14\16 L\100 klm o que achava exagerado.Em questão de força e velocidade era igual.
Para terminar, já me apercebi á algum tempo, que, se disserem mal de alguma coisa toda a gente acredita, mas, se disserem bem , desconfiam, e pensam que temos algum interesse por tráz.
È como no emprego. Se 1 pessoa disser ao chefe que fulano não é bom trabalhador, ele acredita, mas se 10 disserem que esse fulano é bom ele não acredita e fica com um pé atráz.

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #35 em: 17 de Abril, 2010, 22:04:32 »
o problema de não ter  GPL é ter que deixar o carro ao relento !!!!!!! maldição......e usar aquele dístico parvo....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #36 em: 18 de Abril, 2010, 21:05:54 »
O maior defeito do GPL para mim é não haver cá  :boxing_smiley:
Nunca me interessei em pesquisar por não haver mas vou lendo os tópicos que cá aparecem. Quando vier para cá, se tiver o dinheiro e der para colocar...

Em 1000Kms/mês pelas minhas contas:
7,5 lts/100 a gasolina
8 a 10 a GPL porque ia me preocupar (ainda) menos com consumos
ao fim de uma ano gastava 1200€ de gasolina (a 1,30€) e 670€ de GPL (a 0,7€). 530€ de poupança por ano, em 3 anos poupo 1590€

Vai desvalorizar o carro? A FIAT tem (infelizmente) tanta má fama que não ia fazer muita diferença.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #37 em: 18 de Abril, 2010, 21:08:54 »
o problema de não ter  GPL é ter que deixar o carro ao relento !!!!!!! maldição......e usar aquele dístico parvo....

só tu!!

mim não !!!

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #38 em: 18 de Abril, 2010, 21:26:47 »
então porque conta la?

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #39 em: 18 de Abril, 2010, 21:40:23 »
Se calhar vale a pena andar sem dístico se isso permitir estacionar numa garagem. Afinal de contas se ninguém souber...
Sabem quanto é a multa por andar sem dístico? Já ouvi dizer que seria 60€. É verdade?

Eu tenho um Uno TD que gasta 5.8L/100 reais, a andar sem ser com a preocupação de poupar gasóleo. Como sempre quis ter um turbo IE, tenho andado com uma ideia na cabeça: turbo IE a gás!  :P

A questão é que um carro a gasolina faz mais variação de consumo entre andar depressa ou devagar que o diesel que gasta quase o mesmo... Portanto tenho ideia que um GPL fará mais diferença nos consumos que um diesel entre andar com cuidado ou não.. É verdade?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #40 em: 18 de Abril, 2010, 21:57:08 »
então porque conta la?

se andares sem distico nota-se que é a gás???

e se fores para dentro de um parqueamento aberto, mas com cobertura do tipo Continente há problema??

depois um carro actual a gás deita menos CO que a gasolina...

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #41 em: 18 de Abril, 2010, 22:19:34 »
Sim a multa é 60€, as multas estao divididas em 3, leve, grave e muito grave, 60€, 120€ e 240€(minimo) que é o que é sempre aplicado, excepto se for a tribunal ;-)

Andar sem autocolante é leve, logo 60€, acho que ate hoje nniguem foi multado :-)

Eu no Bravo nao uso autocolante, estaciono em todo o lado ;-)

Ainda agora á tarde estive no forum Almada... e Pimba la dentro !!

:wub: GPL

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #42 em: 18 de Abril, 2010, 22:25:07 »
huum, sim nao se repara,

mas realmente tens razão !

fborges

• Moretti

• *
  • 175

Masculino
« Responder #43 em: 20 de Abril, 2010, 15:24:34 »
Enquanto que no nosso país se mantém a obrigatoriedade do autocolante azul, a proibição de estacionar em parques fechados, a subida dos preços a querer acompanhar o diesel e gasolina, nas terras de sua magestade a realidade/mentalidade é totalmente o oposto como se pode ver na reportagem da CNN.

Smart LPG on CNN World Business Today - Quality - 06-03-200

Ao contrário dos veículos a gasolina e gasóleo, os veículos a GPL estacionam de graça por causa da quase nula emissão de partículas e óxidos de azoto de forma a diminuir a poluição no centro de Londres.

Cpts
FIAT Marea Weekend 1.6 16V a GPL

Inglês

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #44 em: 21 de Abril, 2010, 02:25:13 »
Muito honestamente, para mim, uma conversão GPL num carro desportivo, é a mesma coisa que suspensão desportiva num carro luxuoso...