É caça à multa, sim senhor. Eu, como técnico de condução sou totalmente contra esta fobia de radares e limitações aos condutores. Multem as asneiras e faltas de respeito seja a 0 ou a 200Km/h, mas não a velocidade por si. Eu defendo o conceito de velocidade relativa e 100% de punição para o desrespeito das mais elementares regras de bom senso. , neste local das imagens (ou noutro), se um gajo fôr a 45 Km/h leva com a ripa e se ultrapassar um risco contínuo, inverter a marcha por cima do passeio, não respeitar a distância ao carro da frente ou outra asneira, só porque vai a 39Km/h não é punido? O radar é cego e o chui está ali só a manipular a máquina. Desculpa lá, BladeRunner, mas, pela primeira vez, estou 100% em desacordo contigo. Ah e não me venhas com essa de que se fosses apanhado ali entre os 40 e os 50 Km/h que aceitavas na boa.Outros exemplos que os radares não vêem: Ultrapassagem pela direita; circulação na faixa da esquerda; ruído excessivo;Outro exemplo da total ineficácia dos radares e caso de ridículo: Túnel do Marquês, em Lisboa. É o local do país com mais multas por excesso de velocidade, no entanto, não há lá acidentes. Principalmente no sentido em que se sobe, deviam pura e simplesmente acabar com a m***a do radar ou regulá-lo para 65 ou 70. Até em termos ambientais é prejudicial o limite de 50, porque obriga a ir pelo menos uma mudança abaixo, aumentando com isso as emissões poluentes. A fluidez do trânsito é boa em todos os sentidos, inclusivê no grau de atenção dos condutores e isso é segurança. Portanto andar, às escondidas, a multar por meia dùzia de Km/h a mais é CAÇA À MULTA, SIM.
Eu na velocidade acho que é simplesmente a maneira mais fácil de multar, quando existem coisas muito piores.Irritam-me as jogadas que se fizeram, exemplo:Estradas Nacionais que já eram muito "boas" e melhoradas, por vezes com 3 ou 4 faixas e cujo limite era 90.Com a construção de AE's equivalentes à antiga estrada, os limites passaram para 50 e não 90... tendo nós que ir em 2ª Quer dizer, quando só existia a estrada, com mais movimento do que agora era 90, depois passam para 50 simplesmente para desencorajar a malta de fazer a estrada e ir à AE.Ou seja, fazem as AE's com o nosso dinheiro, metade vai para esquerdo, desaparece para as algibeiras dos do costume e depois o resto da vida pagamos portagens por uma coisa que já pagamos, mas o dinheiro das portagens vai parar outra vez aos bolsos dos do costume.Quem andar a mais de 50 em largas rectas onde antes era permitido 90 está sujeito a ser multado!Claro que está na lei, mas está mal.Os limites deviam ser revistos.Por toda a Europa o limite nas cidades é de 50... mas eu em qualquer grande cidade da Europa só vejo é toda a gente naquelas avenidas a andar a 100 ou mais, quer seja Lisboa, Madrid, Paris.Em Itália andam mesmo muito depressa.
Eu vivo em Gaia, e já os vi: na rotunda junto ao Gaia Shopping (habitual), na N222, em Sto Ovideo... e a duzentos metros de minha casa, depois de uma curva, onde me mandaram encostar e me multaram por ter o amarelo da matriculo já desbatido! Pimba... vou reclamar de quê? Que deviam multar os meninos do tuning que á noite costumam ir para um bar próximo fazer barulho? Claro que deviam... mas a multa que me deram foi justa...Caça á multa seria se provocassem as situações... o que não é o caso! Desculpem lá, bude e Bigluisão...
Eu quero mas é que o código da estrada se f.... não encho nem o c... a gulosos nem faço tanta m..... que ponha alguma vez em perigo alguém !segundo: para mim acabava a chulice dos parquimetros e espetava-os na cabeça do filho do Mário Soares que os inventou em Lisboa !3º a função primária da policia é precaver e não resolver (se bem que é o que são obrigados!)o código da estrada é para cumprir, mas DESDE QUE SE POSSA, porque há coisas que já não estão dentro da realidade, assim como há coisas que deveriam ser actualizadas.Tenho dito ! e chega de sexo dos Anjos !!!!!!!!!!!!
... para mim acabava a chulice dos parquimetros e espetava-os na cabeça do filho do Mário Soares que os inventou em Lisboa !... o código da estrada é para cumprir, mas DESDE QUE SE POSSA, porque há coisas que já não estão dentro da realidade, assim como há coisas que deveriam ser actualizadas.
Lá está... a raiz do mal é, a meu ver, o desnorte na aplicação de limites em função de zonas e qualidade das estradas! Mas estamos em Portugal, onde se constroi sem planeamento, com inclinações erradas, com limites desaquados, etc.Mas atenção... que ir a centos e tal numa av. da boavista, com aquela quantidade de cruzamentos... e pessoal a passar amarelos/avermelhados.Mas sei, como o GT ABARTH diz, que por regra, a PSP regula os seus radares para valores uns 20/25km/h acima dos limites. Logo ai já esta a facilitar, portanto...
Agora se apanho uma Av. Boavista com quase 6 kms em recta sem carros ou uma circunvalação por vezes ando mesmo a *50.Aliás com um Uno 1100 em 1991 descia a mesma a *70 Outros tempos.
Em 1985 subi a Av. da Boavista a 170 num Mini Cooper S dum Eng. que trabalhou para a Ferrari. E fiz um furo no radiador...