Autor Tópico: Abriu a caça á multa!  (Lida 56090 vezes)

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #15 em: 16 de Março, 2010, 18:15:49 »
Vocês estão a confundir algo: uma coisa é a aplicação e o fazer cumprir o código, através de vários procedimentos, neste caso controlo por radar. Outra é a justiça dos limites de velocidade... e aí concordo, que em muitos casos os limites são desajustados! Mesmo!
Agora, apesar de não concordar, e não concordo com muitas leis e regras, se existem eu cumpro... e quando falho se tiver de lavar com uma multa, levo e pago! Não reclamo. E já levei, na circunvalação (Porto), junto ao Magalhães Lemos! Ia a 74km/h...
Concordo com a totalidade do post do GT ABARTH.
Os outros, desculpem, mas eu não disse que concordo, nemo mencionei, que acho bem este tipo de controlo em detrimento do que vocês mencionaram, das asneiradas em estrada, ultrapassagens em continuo, etc!
Aliás, em vários tópicos aqui no fórum, já defendi esse controlo e mencionei que deveriam ser muito mais apertados! Mas isso não implica que estes sejam descurados ou abandonados. Não. Infelizmente o tipíco conductor só aprende quando lhe vão ao bolso... e se não aprende, devia!
Mais campanhas? Sim! Mais qualidade na instrução? Sim! Exames mais exigentes? Sim!
Mas eu nao não sou selectivo, no que ao controlo efectivo nas estradas, cidades, localidades, pelas autoridades, diz respeito! Desde que as façam... não me interessa se é ali, acolá, por radar, atrás dum arbusto, na auto estrada, no beco... eu gostava é que a fizessem mais, e nos mais variados sítios. Já estou farto de ver o pessoal a fugir e deixar de passar em certos sítios, a certas alturas do mês, porque já sabem que a PSP lá costuma estar...
Elemento surpresa é o melhor!
Eu vivo em Gaia, e já os vi: na rotunda junto ao Gaia Shopping (habitual), na N222, em Sto Ovideo... e a duzentos metros de minha casa, depois de uma curva, onde me mandaram encostar e me multaram por ter o amarelo da matricula já desbatido! Pimba... vou reclamar de quê? Que deviam multar os meninos do tuning que á noite costumam ir para um bar próximo fazer barulho? Claro que deviam... mas a multa que me deram foi justa...
Caça á multa seria se provocassem as situações... o que não é o caso!
Desculpem lá, bude e Bigluisão...
« Última modificação: 16 de Março, 2010, 18:32:39 por BladeRunner »

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #16 em: 16 de Março, 2010, 18:24:33 »
É caça à multa, sim senhor. :maufeitio:

Eu, como técnico de condução sou totalmente contra esta fobia de radares e limitações aos condutores. Multem as asneiras e faltas de respeito seja a 0 ou a 200Km/h, mas não a velocidade por si. Eu defendo o conceito de velocidade relativa e 100% de punição para o desrespeito das mais elementares regras de bom senso.

:nhedaxe:, neste local das imagens (ou noutro), se um gajo fôr a 45 Km/h leva com a ripa e se ultrapassar um risco contínuo, inverter a marcha por cima do passeio, não respeitar a distância ao carro da frente ou outra asneira, só porque vai a 39Km/h não é punido? :nhedaxe: O radar é cego e o chui está ali só a manipular a máquina.

Desculpa lá, BladeRunner, mas, pela primeira vez, estou 100% em desacordo contigo. Ah e não me venhas com essa de que se fosses apanhado ali entre os 40 e os 50 Km/h que aceitavas na boa.

Outros exemplos que os radares não vêem: Ultrapassagem pela direita; circulação na faixa da esquerda; ruído excessivo;

Outro exemplo da total ineficácia dos radares e caso de ridículo: Túnel do Marquês, em Lisboa. É o local do país com mais multas por excesso de velocidade, no entanto, não há lá acidentes. Principalmente no sentido em que se sobe, deviam pura e simplesmente acabar com a m***a do radar ou regulá-lo para 65 ou 70. Até em termos ambientais é prejudicial o limite de 50, porque obriga a ir pelo menos uma mudança abaixo, aumentando com isso as emissões poluentes. A fluidez do trânsito é boa em todos os sentidos, inclusivê no grau de atenção dos condutores e isso é segurança. Portanto andar, às escondidas, a multar por meia dùzia de Km/h a mais é CAÇA À MULTA, SIM.

Eu na velocidade acho que é simplesmente a maneira mais fácil de multar, quando existem coisas muito piores.

Irritam-me as jogadas que se fizeram, exemplo:
Estradas Nacionais que já eram muito "boas" e melhoradas, por vezes com 3 ou 4 faixas e cujo limite era 90.
Com a construção de AE's equivalentes à antiga estrada, os limites passaram para 50 e não 90... tendo nós que ir em 2ª  :lol:

Quer dizer, quando só existia a estrada, com mais movimento do que agora era 90, depois passam para 50 simplesmente para desencorajar a malta de fazer a estrada e ir à AE.
Ou seja, fazem as AE's com o nosso dinheiro, metade vai para esquerdo, desaparece para as algibeiras dos do costume e depois o resto da vida pagamos portagens por uma coisa que já pagamos, mas o dinheiro das portagens vai parar outra vez aos bolsos dos do costume.

Quem andar a mais de 50 em largas rectas onde antes era permitido 90 está sujeito a ser multado!
Claro que está na lei, mas está mal.
Os limites deviam ser revistos.
Por toda a Europa o limite nas cidades é de 50... mas eu em qualquer grande cidade da Europa só vejo é toda a gente naquelas avenidas a andar a 100 ou mais, quer seja Lisboa, Madrid, Paris.
Em Itália  :lol: andam mesmo muito depressa.

Epá, vocês os dois disseram tudo! E tiraram-me as palavras do texto! :laugh:

Era precisamente isso que eu queria ressalvar, é que existem infracções e infracções!

E esta é uma das de menor importância, porque a diferença de velocidades a que se circula normalmente por esta via é insignificante e não acarreta nenhumas consequências graves para ninguém.

Acções como esta, a meu ver não constituem a forma correcta e adequada de se evitar uma infracção! Isto porque em primeiro lugar a obrigação das autoridades é prevenir, educar, esclarecer os condutores orienta-los e ajuda-los da melhor forma possível, pelo menos é que eles apregoam quando vão para a TV dar entrevistas sobre as suas actuações!

Em último lugar mas também de grande importância então vem a repressão, com a consequente punição, que em grande parte dos casos é bem aplicada e merecida!

Se consideram que a zona em causa é de alto risco e que se verifica um numero elevado de acidentes com consequências graves, então apliquem radares fixos com câmaras fotográficas e fixem um limite para que todos o cumpram!

Essa eu entendo que será a maneira acertada de resolver a situação!

Cumps,
Luís

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #17 em: 16 de Março, 2010, 18:40:04 »
Eu vivo em Gaia, e já os vi: na rotunda junto ao Gaia Shopping (habitual), na N222, em Sto Ovideo... e a duzentos metros de minha casa, depois de uma curva, onde me mandaram encostar e me multaram por ter o amarelo da matriculo já desbatido! Pimba... vou reclamar de quê? Que deviam multar os meninos do tuning que á noite costumam ir para um bar próximo fazer barulho? Claro que deviam... mas a multa que me deram foi justa...
Caça á multa seria se provocassem as situações... o que não é o caso!
Desculpem lá, bude e Bigluisão...

Ó BladeRunner, tu és de uma passividade assustadora!!

É claro que deves reclamar e nunca te deves conformar com situações como esta que relatas-te!!!

Isso é completamente absurdo e é mais um exemplo flagrante de "caça" à multa, que é o que as nossas autoridades melhor sabem fazer, aliás fico convencido que é mesmo só, o que sabem fazer!!!

Não teria sido mais correcto da parte dos agentes, terem-te feito apenas uma chamada de atenção, a qual ficaria evidentemente registada, e deixavam-te seguir sem mais nada?
E caso tu um dia mais tarde fosses de novo mandado parar, e não tivesses ainda corrigido o problema da matricula sem o amarelo, aí então teriam mais que razão para multar!

Agora da forma como foi, para mim foi só pura "caça" à multa e mais nada.

Se tu achas por bem concordar com situações dessas, eu não e no teu lugar reclamava por todos os meios, nem que fosse para a televisão manifestar-me...

É por existir grande passividade do nosso povo face a situações como esta, que as coisas chegaram a este ponto em que se tornaram escandalosas e revoltantes.

Cumps,
Luís

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
« Responder #18 em: 16 de Março, 2010, 19:08:52 »
Se fosse uma situação de uma manobra... que houvesse opção de díscutir sob várias prespectivas. Agora aquilo era factual... nem gosto de apelar á boa vontade dos agentes, sei lá, talvez por ter um grau de exigência assimilado desde o serviço militar. No cumprimento de uma missão ou dever não devem existir "zonas cinzentas"... ou é preto ou é branco!
Eu conheço uma amiga que se gaba de nunca ter sido multada por falar ao telemóvel enquanto conduz. Já foi parada três vezes e das três vezes escapou com um sorriso e um pedido de desculpas e promessa de nunca mais... blá, blá! Eu sempre a critiquei por fazer isso. Ora que moral tinha eu se também tivesse optado por apelar á boa vontade do agente, tal e coisa? É que essa minha amiga gaba-se e orgulha-se... e é o reflexo de muita gente que ai anda.
Por isso digo e repito: muitos dos que são apanhados a 50km/h numa zona de 40km/h talvez achem isso estranho porque... talvez passem noutras de 50km/h a 80km/h ou mais e nunca apanharam uma multa! E foram apanhar uma por uma cena menor...
A justiça, para mim e neste contexto, não importa em que "prato" é servida... desde que o seja!
E não sou passivo, podes ter certeza!  :D
Apenas não aplico graduação á aplicação, através destes controlos, das acções da PSP/BT, etc. Para mim, desde que ao abrigo da lei, deve ser aplicada em geral, sempre, sem prejuizo de local, altura, etc! Se a atenção deve incidir em sítios de maior risco? Sim, concordo, mas como já disse e repito, sem prejuizo de outras situações tal como a objecto deste tópico!
A todos, em todos os sítios e todas as alturas!
Infelizmente, e é reflexo do comportamento da grande maioria dos condutores, isto não vai lá com chamadas de atenção! Basta ver a quantidade de pessoas apanhadas várias vezes a conduzir sem carta...
 :t_up:

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #19 em: 16 de Março, 2010, 19:15:55 »
Eu não tenho problema em confessar que ando muito acima dos limites, principalmente em cidade.
Mas também sei que a polícia mete aquilo por exemplo para 80 Km/h, já para não levar secas e discussões de multar pessoas a 55 que lhes caiem logo com a cantiga que antes era 60.

Mas sei que de vez em quando ando não a 50 mas a *50 dentro da cidade, mas atenção!!! Tento sempre adequar a velocidade ás condições da via.
Quando passo por acaso numa rua de paralelos estragados vocês até se riam... ás vezes vou mesmo a 5 ou 10 km/h e quero que quem apita se lixe... não estou para estragar os carros.

Agora se apanho uma Av. Boavista com quase 6 kms em recta sem carros ou uma circunvalação por vezes ando mesmo a *50.
Aliás com um Uno 1100 em 1991 descia a mesma a *70  :blush:
Outros tempos.

A circunvalação antigamente servia para toda a gente e não havias VCI, VRI, IC24, Ponte do Freixo, A4, A3, A29, IC1  :lol: ... tudo passava lá... e o limite era 90 claro... porque antes nem havia e era 90 mas os primeiros radares só existiram em 1980, mas capazes de funcionar de noite só em 1988 julgo.

Para quem conhece, digam-me se não é uma verdadeira barbaridade o limite na recta dos Caolinos ser 50 e é sempre lá que metem o radar, se bem que só multam acima de 80... mas arre! Andar a 50 naquela recta?

Mas que raio de coerência!!!

Tanto se pode andar a 90 no Alentejo na recta de Alpalhão com 11 Kms, De Arronches para Campo Maior que são só duas rectas infinitas, como na Serra da Estrela ou Serra da Lousã... onde é 90 na mesma e ai poucos carros conseguem chegar a 90 em qualquer ponto dessas Serras.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
« Responder #20 em: 16 de Março, 2010, 19:46:02 »
Lá está... a raiz do mal é, a meu ver, o desnorte na aplicação de limites em função de zonas e qualidade das estradas! Mas estamos em Portugal, onde se constroi sem planeamento, com inclinações erradas, com limites desaquados, etc.
Mas atenção... que ir a centos e tal numa av. da boavista, com aquela quantidade de cruzamentos... e pessoal a passar amarelos/avermelhados.
Mas sei, como o GT ABARTH diz, que por regra, a PSP regula os seus radares para valores uns 20/25km/h acima dos limites. Logo ai já esta a facilitar, portanto...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #21 em: 16 de Março, 2010, 21:37:12 »
Eu quero mas é que o código da estrada se f....

não encho nem o c... a gulosos nem faço tanta m..... que ponha alguma vez em perigo alguém !

segundo: para mim acabava a chulice dos parquimetros e espetava-os na cabeça do filho do Mário Soares que os inventou em Lisboa !

3º a função primária da policia é precaver e não resolver (se bem que é o que são obrigados!)

o código da estrada é para cumprir, mas DESDE QUE SE POSSA, porque há coisas que já não estão dentro da realidade, assim como há coisas que deveriam ser actualizadas.

Tenho dito ! e chega de sexo dos Anjos !!!!!!!!!!!!

BladeRunner

• Vignale

• *
  • 861
  • Texto Pessoal
« Responder #22 em: 16 de Março, 2010, 21:45:27 »
Eu quero mas é que o código da estrada se f....

não encho nem o c... a gulosos nem faço tanta m..... que ponha alguma vez em perigo alguém !

segundo: para mim acabava a chulice dos parquimetros e espetava-os na cabeça do filho do Mário Soares que os inventou em Lisboa !

3º a função primária da policia é precaver e não resolver (se bem que é o que são obrigados!)

o código da estrada é para cumprir, mas DESDE QUE SE POSSA, porque há coisas que já não estão dentro da realidade, assim como há coisas que deveriam ser actualizadas.

Tenho dito ! e chega de sexo dos Anjos !!!!!!!!!!!!
Hail to Anarchy! :wacko:

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #23 em: 16 de Março, 2010, 22:42:29 »
Antigamente eu avisava os outros condutores quando via radares/operações stop, mas a dada altura, pensei... :sombrero: isto das multas é mais um imposto, há quem defenda este tipo de coisas, muito bem!!
Hoje em dia eu não aviso ninguém, aliás, acho que deviam lá cair todos e muitas vezes, pena não ser todos os dias, eu se cair também pago, tudo em prol das finanças publicas!! :charge:

"É a vida..."

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #24 em: 16 de Março, 2010, 22:43:33 »
"Anarquia é o melhor estado de ordem"

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #25 em: 16 de Março, 2010, 23:11:04 »
... para mim acabava a chulice dos parquimetros e espetava-os na cabeça do filho do Mário Soares que os inventou em Lisboa !

... o código da estrada é para cumprir, mas DESDE QUE SE POSSA, porque há coisas que já não estão dentro da realidade, assim como há coisas que deveriam ser actualizadas.

Muito bem.

Os condutores pagam para andar e pagam por estarem parados, mesmo sendo residentes na zona. :nhedaxe: :nhedaxe: :nhedaxe: Abaixo Emel e companhia. Chulos. Ainda por cima são descriminatórios na escolha dos funcionários, preferem, aos Portugueses, emigrantes de leste e África. E são estes que andam a multar-nos.:nhedaxe: :nhedaxe: :nhedaxe:

O código da estrada é feito por uns senhores sentados à secretária e que, se por mero acaso conduzem, são os primeiros a desrespeitá-lo. As leis para serem entendidas e respeitadas têm de ser justas e adquadas à realidade.
« Última modificação: 16 de Março, 2010, 23:13:22 por bude »

Ambrosio

• Piccolo

• *
  • 56

Masculino
« Responder #26 em: 16 de Março, 2010, 23:27:26 »
Bom tópico. Podíamos estar aqui a discutir eternamente que nunca seria um tema consensual. Porquê?

1º- Como tudo, começa pela educação e há uns tempos a esta parte esta em vês de ser implementada tem sido muito negligenciada e com isto o civismo e o respeito pelo próximo.

2º- O ensino da condução onde se dá ênfase à semântica dos sinais em detrimento do real conhecimento dos mesmos e na condução se enfatiza o virar na perpendicular nos cruzamentos em detrimento dos procedimentos em piso molhado,etc.

3º- A falta de discernimento na colocação da sinalética em alguns casos.

4ª- Errar é humano, mas é aqui nesta fase que compete a quem fiscaliza, se volta a errar quando as autoridades as vão "explorar" em vês de as tentar alterar junto das autoridades competentes. Locais de maior sinistralidade quer por manobras ou excesso de velocidade, etc aí sim é onde as autoridades devem autuar com mão pesada.

Já nem aqui vou mencionar outro factor que é a má concepção e ou má conservação das vias que não vem ao caso neste momento.

Resumindo, não sou Santo e julgo não os haver, mesmo os que conduzindo devagarinho se julgam Santos... há no meu entender um grave défice de consciência cívica de ambas as partes o que fecha o círculo e nos devolve ao primeiro ponto, a educação.

+    -  Pedro Dantas - Lisboa

PJMiranda

• Piccolo

• *
  • 32

Masculino
« Responder #27 em: 16 de Março, 2010, 23:28:32 »
Lá está... a raiz do mal é, a meu ver, o desnorte na aplicação de limites em função de zonas e qualidade das estradas! Mas estamos em Portugal, onde se constroi sem planeamento, com inclinações erradas, com limites desaquados, etc.
Mas atenção... que ir a centos e tal numa av. da boavista, com aquela quantidade de cruzamentos... e pessoal a passar amarelos/avermelhados.
Mas sei, como o GT ABARTH diz, que por regra, a PSP regula os seus radares para valores uns 20/25km/h acima dos limites. Logo ai já esta a facilitar, portanto...

Totalmente de acordo!
Concordo plenamente com um controlo, por parte das autoridades, racional em vez de um desmesurado como muitas vezes assistimos.
 :t_up:
Fiat Uno 1.1 ie
Fiat Punto MK2b 80 16V
Fiat Stilo MW 1.4 16V

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #28 em: 17 de Março, 2010, 00:15:41 »
Agora se apanho uma Av. Boavista com quase 6 kms em recta sem carros ou uma circunvalação por vezes ando mesmo a *50.
Aliás com um Uno 1100 em 1991 descia a mesma a *70  :blush:
Outros tempos.

Em 1985 subi a Av. da Boavista a 170 num Mini Cooper S dum Eng. que trabalhou para a Ferrari. E fiz um furo no radiador... :D

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #29 em: 17 de Março, 2010, 01:59:56 »
Em 1985 subi a Av. da Boavista a 170 num Mini Cooper S dum Eng. que trabalhou para a Ferrari. E fiz um furo no radiador... :D

Pois... é o que dava  :lol:

O Uno 1100 dava 170 a descer com a 4ª a 6700/6800 (Tiveste um 60SL é isso).

O Cooper S tem mais 15cv e menos 200 kg, dá isso a subir  :yeah:

Era o que dava!!!

Suponho que tenhas estoirado junto de onde agora se fazem os encontros.
Em 1985 os primeiros semáforos de quem sobe eram só na Antunes Guimarães, penso que metidos ai em 1980.

Mas no tempo do Salazar eram 6 kms sem semáforos.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0