Autor Tópico: Turbo a aplicar no uno TD  (Lida 12560 vezes)

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
Turbo a aplicar no uno TD
« em: 09 de Abril, 2010, 20:31:00 »
Boas,

Sou dono de um uno 1.4TD já com algumas modificações e tenho a seguinte duvida, de momento tenho o turbo de um turbo i.e. MKII mas queria por um turbo maior na viatura mas sem grandes alterações ou melhor alterações sem se queimar muito euro, se alguem souber de um turbo maior para aplicar no uno TD agradecia ou tiver algum para venda era bom posso entregar á retoma um turbo de origem do TD com colectores  :yeah:

cumprimentos 

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: Turbo a aplicar no uno TD
« Responder #1 em: 09 de Abril, 2010, 20:40:10 »
mas esse te turbo não pode ser "apertado"??

rui r.

• Giannini

• *
  • 381
« Responder #2 em: 09 de Abril, 2010, 21:13:12 »
O ideal é hibridares o turbo do Turbo ie (gatter T2) fazes uma coisa maior e fica mais engraçado em altas, e se o teu turbo tiver em condições acabas por gastar menos.
Punto TD70 - stock
Punto GT3 Stage 1 made by MGV (2xx cvs - xxx Nm)
Honda Dylan 125cc

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #3 em: 10 de Abril, 2010, 07:34:35 »
mas esse te turbo não pode ser "apertado"??

apertado??? eu já tinha pensado falar com a MBpower ou alguem do ramo para mandar hibridar o meu turbo do i.e. mas se houvesse algum turbo plug and play era ujma hipotese....mas secalhar vai mesmo para hibridar se tiverem contactos para o serviço era fixe...depois tenho outro problema aproveito o topico para relatar...a caixa de velocidades já n dá mais :/ alguem já alterou alguma caixa?

cumprimentos

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #4 em: 10 de Abril, 2010, 16:06:05 »
Não te dou muito tempo de vida a esse motor.
Lê bem o ke te disse...
Poe-te a esticar isso ke é uma kestão de tempo para teres novidades.
Estouras isso ke é um espanto, assim do nada e quando menos esperas fod**-te.
Depois não digas ke o motor é fuleiro, que não presta, que não aguenta, ke não faz kilometros, etc.
Não vou entrar em promenores :d_smokin:
Tu logo me dizes, ou seija:
Vou comessar a ver topicos teus a perguntar isto e akilo em relação a duvidas ou kestões relacionadas com o carro.
Sabes, é ke eu "brinco" com Unos á cerca de 10 anos, cunheço-os tão bem :d_grin:
Não te eskecas ke esse carro tem pelo menos 17 anos, se for da idade do meu.
É um 1.4 de 70 e tal cavalos.
Voces inspiram-se com o raio da agulha do turbo a dar voltas, devem pensar ke teem aí um motor de um volvo antigo ou de uma nissan ou mitsobicho canter....
CASAL BOSS Rulez ! ! !

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #5 em: 10 de Abril, 2010, 18:09:22 »
rmace eu nunca irei dizer que o motor do uno é foleiro pq fdx tomára carros mais recentes aguentarem o que o meu uno aguentou  :palmas: :palmas: no mes que o comprei alterei-o de motor, mais pressão de injectores, pressão de turbo 1.2 constante, debito na bomba, avanço na bomba , eu nunca irei dizer mal daquele motor e ainda hoje á malta a gabar o meu uno que nunca tinham visto uma carica assim (dado os anos que tem 1992)

aceito o teu concelho de bom grado mas tb sou um gajo que tem cuidado com a viatura gosto de acelerar ás vezes...mas gosto de ter os meus meios de transporte sempre com alma =) e o que me dá mais gozo é o carro com os anos que tem fazer o que faz :) ando apenas a querer fazer mais um bocado naquele motor mas antes do turbo ainda vou aplicar o IC grande

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #6 em: 10 de Abril, 2010, 22:46:03 »
Men, tou-te a dizer isso porke tenho um TD á perto de 10 anos.

Cunheço os Unos de cor.

Sei de casos ke o carro não fez 40.000 Km´s

E carros novos.

Estes motores NÃO GOSTAM DE SER ESTICADOS

NÃO gostam de andar no prego :d_umpf:

Tem cuidado, no meio de 7 Unos daki da zona, colegas de trabalho, amigos, etc. o meu é filho unico :d_umpf:

Estouraram todos.

O ultimo estourou a caminho do algarve, até oleo saíu pelo escape :boxing_smiley: :boxing_smiley:

Se sabes andar e sabes o ke fazes, tem cuidado, esse motor aguenta muito mas é melindroso.

Ja vi unos iguais ao meu com perto de 400 mil e a trabalhar ke era um regalo.

Pegavam a frio ke pareciam carros a gasolina.

Na oficina onde trabalhava, ao lado tava outra ke era chapa e pintura, o filho do pintor, já estourou um motor.

Era o original  do carro, já vai no 2º.

O pai deu-lhe o carro e ele fez 50.000 km´s com o carro, estourou-o.

Pro por a trabalhar em frio era um castigo.

Era eu ke assistia o carro na oficina onde trabalhava, vi o motor a morrer aos poucos.

Foi até ele chegar lá de reboque :d_umpf:

Etc. etc.
« Última modificação: 10 de Abril, 2010, 22:50:14 por RMace »
CASAL BOSS Rulez ! ! !

crex

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #7 em: 10 de Abril, 2010, 23:09:03 »
RMace quais era o setup desses uno td?

arrep1ado és do clubdtr?
« Última modificação: 10 de Abril, 2010, 23:11:26 por crex »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #8 em: 11 de Abril, 2010, 03:21:01 »
Se sabes andar e sabes o ke fazes, tem cuidado, esse motor aguenta muito mas é melindroso.

Tb tenho um TD, aliás.. cá em casa há 2  :)

Especifica melhor o melindroso, se é em termos de utilização mais agressiva ou de alterar débitos/pressões do turbo. A ideia que tenho é que, alterado ou não, o problema é malta que não deixa o motor ganhar temperatura antes de puxar, e desligar logo o carro depois de um valente esticanço. Outra ideia que tenho é que pode-se abusar andar aos "esticansos" mas não durante muito tempo seguido... e então andar de pé a fundo em autoestrada assim em contínuo é para esquecer.. Concordas comigo? É esse o tipo de utilização que te referes quando dizes que pode ser melindroso?

Outra pergunta (e desculpem o offtopic), achas que é desaconselhavel ter a bomba injectora com um pouco mais de débito e meter tb o turbo a fazer 1.1~1.2 bar (por via duma torneira)?

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #9 em: 11 de Abril, 2010, 11:53:23 »
O carro aguenta 1 bar, não aguenta é andar no prego muito tempo seguido... muita atenção á temperatura de óleo.. desaconselho vivamente a deixá-lo passar além do primeiro traço acima de meio do manómetro..

Enquanto tive o meu, tive vários testemunhos do que é o motor destes carros.. o meu andou bastante tempo a sofrer, fazia cerca de 1.6 ou 1.7bars, tinha débito na bomba e um ligeiro avanço. Andava que se desalmava!

2 mecânicos que conheço já me falaram de repararem motores destes em que as cambotas estavam literalmente azuis da temperatura, aquecem demasiado e o pessoal ignora a temperatura de óleo... não se esqueçam que ao contrário do uno turbo i.e., este turbo não tem passagem de água e tende a aquecer muito mais... assim como tudo o que estiver em contacto com ele.. aumentem o radiador de óleo.

O 1.4 TD aguenta 1 bar, a bomba n convém ser mexida "á cão" (e aqui sei do que falo)  assim como andar a avançá-la é um erro... bate muito mais a frio e em termos de ganhos é ilusão.. Querem mexer de jeito, gastem dinheiro e mandem afinar a bomba com a indicação que o carro é para andar no estalo.. vão conseguir consumos razoáveis e um carro relativamente fiável.

Conheço quem andou com um meses e meses com um turbo de iveco todo cansado e débito na bomba, ele andava ao lado de um turbo ie de origem até esgotar 3ª.
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #10 em: 11 de Abril, 2010, 13:27:31 »
Já que falaste de temp de óleo.. eu so costumo puxar depois do ponteiro entrar na escala (60º), nunca ou muito raramente deixo passar do meio (100º) e nunca desligo o carro sem que o ponteiro baixe pelo menos até ao 1º traço mais largo (80º). Sigo isto à risca.

E já que falamos em turbos.. tb há o turbo do PUNTO td mk1, que penso vir de origem a fazer 1.2 bar se não estou enganado. N sei se esse (do punto) é refrigerado a água como o do TIE.. É que o do TIE de origem faz 0.75 bar.

Rafael

• Piccolo

• *
  • 29

Masculino
« Responder #11 em: 11 de Abril, 2010, 14:14:28 »
O uno TD é uma bomba :)

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #12 em: 11 de Abril, 2010, 17:44:50 »
RMace quais era o setup desses uno td?

arrep1ado és do clubdtr?

o proprio :)

o meu uno já fez magias de ficar turbo e colectores incandescentes....quando ia ao norte com ele tinha que parar "n" vezes para limpar a matricula por causa da fumaça :/

agora vou aplicar o radiador de gasoleo e o IC maior é só o que me falta antes do turbo

Rmace tb sei que aquilo é um 1.4 com material pouco fiavel para derreter...mas tenho o exemplo em casa de um toledo de 110cv alterado com IC, turbo grande, linha de escape, race 520, repro, radiador de oleo, radiador de gasoleo e n aguentou metade do que o meu uno aguentou LOL UNO AO PODER :P

vou por aqui o meu uno a dar umas gasadas para voces verem

Uno Barraca Sport

crex

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #13 em: 11 de Abril, 2010, 22:46:46 »
O carro aguenta 1 bar, não aguenta é andar no prego muito tempo seguido... muita atenção á temperatura de óleo.. desaconselho vivamente a deixá-lo passar além do primeiro traço acima de meio do manómetro..

Enquanto tive o meu, tive vários testemunhos do que é o motor destes carros.. o meu andou bastante tempo a sofrer, fazia cerca de 1.6 ou 1.7bars, tinha débito na bomba e um ligeiro avanço. Andava que se desalmava!

2 mecânicos que conheço já me falaram de repararem motores destes em que as cambotas estavam literalmente azuis da temperatura, aquecem demasiado e o pessoal ignora a temperatura de óleo... não se esqueçam que ao contrário do uno turbo i.e., este turbo não tem passagem de água e tende a aquecer muito mais... assim como tudo o que estiver em contacto com ele.. aumentem o radiador de óleo.

O 1.4 TD aguenta 1 bar, a bomba n convém ser mexida "á cão" (e aqui sei do que falo)  assim como andar a avançá-la é um erro... bate muito mais a frio e em termos de ganhos é ilusão.. Querem mexer de jeito, gastem dinheiro e mandem afinar a bomba com a indicação que o carro é para andar no estalo.. vão conseguir consumos razoáveis e um carro relativamente fiável.

Conheço quem andou com um meses e meses com um turbo de iveco todo cansado e débito na bomba, ele andava ao lado de um turbo ie de origem até esgotar 3ª.

ora aqui esta um bom comentario, é isto mesmo  e utilizem óleos 100% sinteticos custa mas vale a pena para alterações, e nunca avancem a bomba pois é certo a morte do motor.

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #14 em: 12 de Abril, 2010, 20:55:38 »
o proprio :)

o meu uno já fez magias de ficar turbo e colectores incandescentes....quando ia ao norte com ele tinha que parar "n" vezes para limpar a matricula por causa da fumaça :/

agora vou aplicar o radiador de gasoleo e o IC maior é só o que me falta antes do turbo

Rmace tb sei que aquilo é um 1.4 com material pouco fiavel para derreter...mas tenho o exemplo em casa de um toledo de 110cv alterado com IC, turbo grande, linha de escape, race 520, repro, radiador de oleo, radiador de gasoleo e n aguentou metade do que o meu uno aguentou LOL UNO AO PODER :P

vou por aqui o meu uno a dar umas gasadas para voces verem

Uno Barraca Sport

Da-lhe mais gaz assim, tas no bom caminho :d_grin:

Cada vez mais, são menos os Uno´s TD´s em estado impecavel, acho ke o meu vai ganhar mercado devido á raridade :lol:
« Última modificação: 12 de Abril, 2010, 21:02:58 por RMace »
CASAL BOSS Rulez ! ! !