Autor Tópico: Maserati Ghibli  (Lida 21627 vezes)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Maserati Ghibli
« Responder #30 em: 19 de Agosto, 2013, 14:28:56 »
Não sei qual é o problema do diesel...mas são mentalidades!
Se saisse um Ferrari com motor diesel do género dos carros LeMans, ninguém mais dizia uma palavra sobre os diesel...

A Ferrari tem tido bom senso.

A jogada com a Maserati é arriscada, mas pronto. Pode ser que consiga evitar o que aconteceu com a Porsche.

O problema principal do diesel é a massificação dos modelos, que se enquadravam numa perspectiva de raros e "exóticos".
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #31 em: 19 de Agosto, 2013, 14:36:26 »
Não será bem assim

Primeiro há que ter em atenção que o poder calorifrico do gasóleo é menor que da gasolina, logo aí há essa desvantagem, logo nunca poderá ser comparada na mesma cilindrada pois há desvantagem para o diesel, há uns cálculos para se puder comparar devidamente.

No entanto, mesmo na mesma cilindrada a gota já se vê à rasca...

BMW 335i vs 335d - Side by side

335i 302cv vs 335d 282cv...e a diferença de andamento é pouca..se pusermos então um 335d vs 535i, o cenário muda.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #32 em: 19 de Agosto, 2013, 14:45:42 »
A Ferrari tem tido bom senso.

A jogada com a Maserati é arriscada, mas pronto. Pode ser que consiga evitar o que aconteceu com a Porsche.

O problema principal do diesel é a massificação dos modelos, que se enquadravam numa perspectiva de raros e "exóticos".

Se a Ferrari fizesse algo ao nível dos motores da LeMans, não me importava nada que tivessem diesel.
Agora um carro só é exótico se for a gasolina? loool isso é que não percebo...a mecânica é tão nobre como o ciclo otto, ok não faz o barulho que nos deixa doidos, mas tem um andamento impressionante também.
A Porsche para mim nunca esteve no patamar da Ferrari, Lamborghini, etc, nem a Maserati está nesse patamar.
O diesel acenta muitissimo bem na Maserati e só vai ajudar a marca a vender e aumentar o seu poder, é preferivel ver os alemães a vender que nem pães quentes e os outros a dizerem: ao menos não usamos diesel?
As vendas aumentam a criatividade da marca e consequentemente melhores máquinas, o resultado é haver Porsche teóricamente mais fracos que Ferrari e na estrada dão um baile ao Ferrari...
Adorava ver em cada esquina um Maserati em vez dos Porsche...mas são pensamentos!

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #33 em: 19 de Agosto, 2013, 16:22:26 »
Não estava a falar na perspectiva de só ser exótico se for a gasolina, mas por acaso não existem exóticos Diesel.

O problema é a massificação porque o volume aumenta. E casos de banalização como os "Jipes Porsche".

A Maserati teve e tem exóticos.
Claro que estes modelos a sair aos milhares e com versões Diesel também, não vão ser Exóticos.
Vão para já ficar no patamar dos Jaguares actuais.

Os Maseratis até agora estavam apenas equiparados com os Aston Martins.

Entendo a jogada do grupo FIAT: ir para cima dos 3 Alemães a jogar carta forte: Maserati.
Podia ser feito com a Alfa Romeo, mas com a Maserati é sem dúvida carta forte.

Não estou é certo se a longo prazo a coisa será boa.
É que o Quattroporte tinha um estatuto único: era para poucos, pois poucos estavam dispostos a usar um V8 a gasolina, apesar de curiosamente até haver muitos em Portugal, mais do que se pensa; mas efectivamente nem é comparado com Mercedes, BMW's, Audi's, porque jogava numa liga à parte.
Em termos práticos jogava.
Podias estar indeciso entre um Mercedes em um BMW, mas entre eles e Maserati não. Não entrava na equação.
Ou então quem escolhia Maserati era aquilo e nem pensava nas outras berlinas.

Agora, com versões Diesel, a comparação acontecerá, já haverá ligas semelhantes.
Assim sendo também é meu desejo, apesar de ser impossível, que o Maserati passasse a ser a berlina de luxo dominante nas nossas ruas e estradas, como são hoje as dos 3 Alemães, depois de nos anos 70 ter sido o Jaguar XJ6.
Mas era engraçado o Ghibli tomar o lugar do XJ6.

Stilo Abarth

Punto GT3

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #34 em: 19 de Agosto, 2013, 16:30:55 »
Então no fundo partilhas a minha opinião!

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #35 em: 19 de Agosto, 2013, 16:53:24 »
Então no fundo partilhas a minha opinião!

Não sei bem. Totalmente não.

Eu não concebo certos tipos de veículo Diesel por exemplo, para mim não fazem sentido e compraria então outro tipo de viatura.

Concebo em veículos de carga.
Concebo em carros ligeiros de passageiros mais convencionais, principalmente se rolarem bastante.

Preferir... é outra questão. Só prefiro o mesmo modelo a Diesel em relação a Otto se efectivamente a prestação for substâncialmente maior.
Arriscava a dizer algo na ordem do 3:2. 

No grupo FIAT, eu distribuiria de outra forma os modelos pelas marcas do grupo, mas isso sou eu.
E a Maserati não poria com Diesel, poria outras.
Uma vez que assim decidiram, agora é apoiar, porque é sempre bom carros como os Maseratis  :wub:

FIAT
Lancia
Autobianchi
Abarth
Alfa Romeo
Innocenti
IVECO
Maserati
Ferrari
Isotta-Faschini
Chrysler
Dodge
MOPAR
SRT
Ram
Jeep

Stilo Abarth

Punto GT3

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #36 em: 19 de Agosto, 2013, 17:00:34 »
Pronto, lá está a mentalidade que motor a gasóleo só para consumos e grandes distâncias...depois esquecem-se que o diesel já está à frente da gota na competição, mas pronto são mentalidades!

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #37 em: 19 de Agosto, 2013, 17:08:09 »
FIAT
Lancia
Autobianchi
Abarth
Alfa Romeo
Innocenti
IVECO
Maserati
Ferrari
Isotta-Faschini
Chrysler
Dodge
MOPAR
SRT
Ram
Jeep

Uma pequena explicação.
A Innocenti (ou Zastava ou Yugo, mas Innocenti soa melhor e tem mais cartaz) podia servir para fazer um pouco o inverso que a Renault faz.
A Renault faz Renaults antigos ou low-cost na Roménia e marca como Dacia.
Mas no Brasil esses modelos são marcados Renault.
Aqui a sugestão é seguir o caminho uma vez feito com a Innocenti Elba = FIAT Duna (carrinha Uno Brasileira) vendida como Innocenti na Europa.
Alguns modelos Brasileiros podiam ser vendidos assim na Europa.
A Palio já foi como FIAT, mas esse tipo de modelos poderia ser Innocenti.

Abarth são os FIAT's apimentados, mas também poderiam ser de mais marcas.
Terem isso sim o exclusivo de algo como parecido com o antigo Bertone X1/9.

Autobianchi: para mim os Lancias pequenos deviam ter continuado sempre Autobianchis.

Isotta-Fraschini: se enventualmente se voltar a pensar num veículo de Hiper Luxo, a Isotta deveria ser ressuscitada, como a Mercedes fez com a Maybach.
Isto para a Liga Rolls-Royce, que continua lá.
Isto desde que a Duesemberg e a Isotta-Fraschini desapareceram, a RR tem esse nicho.
A Isotta foi a melhor entre as melhores!!!

Básicamente a gama dos principais veículos deveria ser distribuida por segmentos usando a FIAT, Lancia e Alfa Romeo.
Não faz assim tanto tempo e o grupo tinha as coisas perfeitamente visíveis nesse aspecto no segmento D:

FIAT já não estava presente.
Estava a Lancia com Lybra para uma linha mais clássica.
Estava a ALFA com 156 para uma linha mais desportiva.

A coisa é simples:
FIAT para mercado mais normal (nem em todos os mercados faz sentido) e sem segredos nem grandes trabalhos: na Europa Dodge Dart = FIAT Mirafiori.
STOP, para. Já está.
Mirafiori 170/TC soa bem? 1.4  :d_grin:

Lancia mais requintado pelo lado do luxo.

ALFA mais desportivo, diferindo em questão importante: RWD em vez dos FIAT e Lancia FWD.

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #38 em: 19 de Agosto, 2013, 17:20:42 »
Pronto, lá está a mentalidade que motor a gasóleo só para consumos e grandes distâncias...depois esquecem-se que o diesel já está à frente da gota na competição, mas pronto são mentalidades!

Não, isso é apenas uma questão de preço distorcida pela fiscalidade.
Mas fosse esse o problema e há uma coisa chamada GPL e a economia já não justifica Diesel por si só.
O que eu queria dizer são por exemplo duas coisas: não faz sentido comprar um segmento B diesel para fazer 500 kms por mês, como muitos, só para cada vez que vão a uma bomba meterem 20 € de gasóleo em vez de 30 € de gasolina, esquecendo o resto.
Certo tipo de carros não faz qualquer sentido Diesel. Pequenos Spiders por exemplo.

Borgata: sem querer que leves a mal: não venhas com competição com o exemplo dos carros de Le Mans com o triplo das cilindradas e dezenas de turbos.
Se é para isso... não vale a pena. Até porque vai acabar.
Isso é argumento de chavalada de "20 anos" que compra um carro e confunde otto com TURBO Diesel e depois gosta é de TURBO e não de Diesel e não sabe, para (não sei porque razão) validar escolhas.
É evidente que os carros de Le Mans se ao motor Otto for permitida a mesma cilindrada, turbos e pressões, restritores, não havia sequer comparação possível, mesmo parando muito mais vezes nas boxes.
A ordem seria de quase o dobro da potência.

Na estrada um 2000 Turbo Diesel é um carro que anda bem sim.
Mas um 2000 Turbo a gasolina é algo muito acima como sabes.
Como um faz suponhamos 200cv, outro faz 300cv.

Turbo Diesel conseguiu equiparar-se sim a NA Otto de cilindradas semelhantes.
Sendo os dois turbinados, volta a não haver comparação possível.

Stilo Abarth

Punto GT3

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #39 em: 19 de Agosto, 2013, 17:51:31 »
GT Abarth, se és amante de carro e com alguns conhecimentos de mecânica, como queres comparar água com o vinho?
O combustivel por si só é mais fraco, como queres fazer comparações ao mesmo nível?

A água para se elevar ao vinho tem de levar mais coisas certo? O diesel é a mesma coisa...fazes a devida comparação, e a gasolina perde, ponto.
Agora se formos pelo caminho leigo claro, 2.0 Turbo Otto e 2.0 Turbo Diesel, claro...otto wins.

Queres moca, 1 copo de whiskey e 1 de vinho...sim claro...40% vs 12%...

Mas não me adianto mais neste assunto que nunca dá em nada.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #40 em: 19 de Agosto, 2013, 18:09:48 »
Evidente que não dá em nada, porque só é comparável em condições muito diferentes como bem sabes e qualquer pessoa que ande nisto dos carros.

Os Diesel TURBO já estarem equiparados em carros de Rua nas prestações a Otto NA já é muito bom e foi uma grande evolução.

Depois sendo equiparados, uns têm a vantagem de precisarem de menos combustível, outros a vantagem de darem mais prazer e muitas vezes com o brinde do som.

Eu pessoalmente para preferir a versão Diesel tem que ser substâncialmente mais forte:

Exemplos para estado de origem claro: Punto TD70 em relação ao 55, mas em relação ao 75 e 85 já não.

156 1.9 JTD 150 em relação ao 1.6 120, mas em relação ao 1.8 e muito menos 2.0 já não.

Há quem tenha outros gostos de condução mesmo em si, tirando a parte económica do preço dos combustíveis e prefira Diesel para prestações semelhantes.
Havia ainda quem preferia Diesel por ir a baixo com menos facilidade em pontos de embraiagem.

Stilo Abarth

Punto GT3

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
« Responder #41 em: 19 de Agosto, 2013, 23:10:52 »

Eu sou exactamente da mesma opinião que o GT Abarth, pois se o Diesel é igual ou superior ao Otto então coloco uma questão: porque é que ninguém corre com motores Diesel na Fórmula 1?

É verdade que um 335d consegue acompanhar um 335i, mas apenas em linha recta, pois quando chegam as curvas o seu motor mais pesado começa a criar subviragem (ainda por cima estando colocado no eixo dianteiro).

Sou fã de Otto e nada tenho contra o Diesel, mas penso que ainda é demasiado cedo para usar estes motores em modelos desportivos.

Também sou da opinião que o Ghibli não deveria ter recebido versão Diesel, deixando esse motor para o futuro ALFA Romeo que será construído usando a base da Maserati. E se era para se fazer um Maserati Diesel que começasse nos 300cv para manter alguma exclusividade.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #42 em: 20 de Agosto, 2013, 00:06:08 »
Eu preferia que fosse entre Lancia / ALFA a oferta Diesel.

Mas uma vez que o grupo decidiu avançar com uma cartada tão forte como a Maserati, tenho que apoiar.
Claro que a aura desses carros será da igualha da actual Jaguar e não da actual Aston Martin.

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #43 em: 20 de Agosto, 2013, 00:11:18 »
Eu sou exactamente da mesma opinião que o GT Abarth, pois se o Diesel é igual ou superior ao Otto então coloco uma questão: porque é que ninguém corre com motores Diesel na Fórmula 1?

Nem é essa a questão.
Só se corre com Diesel porque se criou espaço para tal e regras para tal.

Chegou a haver no WTCC.
Em rallies alguma coisa também.

TT faz mais sentido.

Le Mans é mesmo porque existe uma categoria para tal e "por acaso" a mais livre, evidentemente. E assim são carros para ganhar.
Primeiro Peugeot e Audi, agora Audi.

Coisas que vão contra o desportivismo.
As regras e regulamentos deviam ser livres dentro do determinado e não criar regras para carros A e carros B, C, D.
Devia haver várias categorias, mas não beneficiar / descriminar por ciclo de funcionamento.
Já o tinham feito com a Mazda e o seu Wankel  :smash:
Mas como o Diesel é para promoção do eixo Berlim-Paris mantem-se esta discriminação.

Stilo Abarth

Punto GT3

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #44 em: 20 de Agosto, 2013, 11:50:06 »
Whatever...
Não querem perceber, não percebam é convosco!
Não sei a dificuldade de perceber que nada esta a ser discriminado, se correm lado a lado, é porque estão equiparados, que eu saiba o Leon TDI não ganhou as corridas todas...
Quando um dia perceberam que para estarem equiparados o diesel precisa de mais cc e sobrealimentação e que ao estarem equiparados o diesel é superior, falamos.
É aqui que não chegam, pois toda a gente sabe que otto é otto