Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 173300 vezes)

BooT

• Giannini

• *
  • 318
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #60 em: 24 de Agosto, 2010, 03:34:36 »
yah... por essas contas, ora..
60cv de origem + 15cv da linha de escape e colectores + 5cv do filtro + 10cv das cames + 5cv da borboleta e pressão = 95cv ;)

ontopic:
ora parece que o Y10 Turbo usa um IHI RHB5, o Charade GTti usa um IHI RHB51 e do Smart Roadster não encontro nada

edit: foste mais rápido :P

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #61 em: 24 de Agosto, 2010, 03:34:55 »
ah.. sei quem é ;)

se for de borla ou muito barato, apito já :P

Sabes que isso do barato e relativo, mas se tiveres em conta uma das melhores pessoas do pais ao preço das mais baratas... pode-se dizer relação preço qualidade bestial!!!... aparece :t_up:

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #62 em: 24 de Agosto, 2010, 03:46:02 »
Sabes que isso do barato e relativo, mas se tiveres em conta uma das melhores pessoas do pais ao preço das mais baratas... pode-se dizer relação preço qualidade bestial!!!... aparece :t_up:

um dia passo aí... tenho é que arranjar as rodas primeiro... acima dos 130kmh vibram demasiado, tenho que mandar reparar.

ontopic:
abarth... acho que o problema desses IHI é já serem "antigos", tirando isso acho que servem para os gastos ;)

outra coisa.. como é com a linha de escape? já ouvi dizer que nos turbinados quer-se linha directa, sem panelas, nada, simplesmente um tubo até à traseira do carro. isto confirma-se? o próprio turbo faz a backpressure?

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #63 em: 24 de Agosto, 2010, 03:52:22 »
um dia passo aí... tenho é que arranjar as rodas primeiro... acima dos 130kmh vibram demasiado, tenho que mandar reparar.

ontopic:
abarth... acho que o problema desses IHI é já serem "antigos", tirando isso acho que servem para os gastos ;)

outra coisa.. como é com a linha de escape? já ouvi dizer que nos turbinados quer-se linha directa, sem panelas, nada, simplesmente um tubo até à traseira do carro. isto confirma-se? o próprio turbo faz a backpressure?

A linha de escape era para discutir após a escolha do turbo!  :P
Mas posso dizer que backpressure é só para NA, em turbo não interessa..  8)
E pelo menos panela final tens que ter senão é um baskeiro..  :lol:
Num turbo tem é que se ter linha de maior diâmetro, eu diria aí uns 55mm..  ;)

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #64 em: 24 de Agosto, 2010, 04:03:00 »
o mês passado fiquei com a panela na mão e só a pude reparar no fim de semana... andei uma semana inteira com basicamente um tubo desde o motor até à roda traseira LOL... às vezes era giro, em tuneis e portagens.. mas estar parado nos sinais à noite, arrancar o mais devagar possivel quase sem tocar no acelerador e a carrinha da gnr acender logo os pirilampos, sucks

mas curiosamente no thema 2.0Tie, sem linha de escape (só tinha até ao flexivel), fazia menos barulho que o 1.2

relativamente ao diametro, há prai formulas para calcular isso?

edit: vou-me deitar que isto já não são horas :P mais logo já cá apareço

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #65 em: 24 de Agosto, 2010, 04:08:32 »
Não sei se há fórmulas para isso do diâmetro.. Acho que o pessoal se baseia na experiência de outros e pelo que os carros turbo trazem de origem..
O problema dos turbos antigos (em especial o tal IHI RHB5) é o quê mesmo? Dificuldade de arranjar em bom estado? Ou são de concepção desactualizada?

(Acho que esta fica para amanhã)  :P

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #66 em: 24 de Agosto, 2010, 11:31:17 »
deixem-me la mandar dois ou tres bitaites

primeiro, a potencia tipica maxima (rule of thumb) num NA sem usar peças feitas de unobtanium nem investir em bequilhas de platina são os 100hp/L ou seja num 1242 com uma preparação "tipica" devemos poder chegar aos 120+/- hp, não me choca nada

segundo dizer que uma cames da 10 cavalos ou que da 5 ou que da 30, depende do perfil/diagrama dela e de tudo o resto que a rodeia, não irá dar o rendimento pretendido se o sistema de injecção/alimentação não estiver dimensionado para ela, nem tão pouco se o motor não tiver a compressão necessária

terceiro, um turbo necessita de alguma backpressure, caso contrario terá uma vida curta e uma morte prematura, o barulho de um motor turbo sem panela é menor que um NA sem panela porque o turbo abafa o barulho, serve ao fim e ao cabo de silenciador, no meu Thema só tenho a panela final e é bastante livre (especifica para Thema) e o barulho embora diferente dos outros themas não é exagerado, apenas soa como um coupé ou um integrale, no 127, quando tive só a panela final de duas saídas (para o motor de origem era livre, para o motor preparado era restritiva) o barulho era insuportavel em viagem, tive de por uma segunda panela para poder fazer viagens
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

kimo

• Moderação
  • Abarth

• 3650

Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
« Responder #67 em: 24 de Agosto, 2010, 12:27:34 »
3º - com 2.500 € em vez de se arranjar potência para o carro, compra-se já um carro com 200 cv!

nao era má ideia ... mas fora as banheiras da volvo 850 nao tou a ver outro carro com 200cv a 2500€ eh eh eh
« Última modificação: 24 de Agosto, 2010, 12:54:35 por kimo »

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #68 em: 24 de Agosto, 2010, 12:42:34 »
Luke gostei desses bitaites, é isso que faz a coisa andar para a frente!  :t_up:
Agora o que cada um faz com o seu dinheiro não é para aqui chamado. Se me apetecer pegar em 3000€ e comprar um relógio ou turbinar o meu Punto, é problema meu. Ainda não pedia dinheiro a ninguém. :P
Mas agora volto a perguntar, o problema dos turbos antigos (em especial o tal IHI RHB5) é o quê mesmo? Dificuldade de arranjar em bom estado? Ou são de concepção desactualizada?  :deal:

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #69 em: 24 de Agosto, 2010, 13:07:24 »
back :D

penso que deve ser a dificuldade em primeiro encontrar um, depois encontrá-lo em bom estado... e sim, talvez sejam já um bocado desactualizados. não sei se ainda continuam em produção ou se foi daquela decada. talvez seja mais facil encontrar o gt15 ou 17 em boas condições e mais barato.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #70 em: 24 de Agosto, 2010, 13:27:16 »
eu percebo a piada de ter algo unico, e sim és livre de fazer o que queres com o teu dinheiro, no entanto um carro não é só motor, se tirares esses 120 cavalos que queres com turbo, como vais curvar, como vais parar?

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #71 em: 24 de Agosto, 2010, 13:48:15 »
ele está-se a informar aos poucos... ainda vamos no turbo e linha... ainda falta a parte da electronica, reforços, etc... depois de se saber a viabilidade do projecto, passar para a segurança (que acho que seja o mais facil).
basicamente é por a travagem do modelo superior, visto ser um mk2, por a travagem do hgt, uns amortecedores e molas melhores, barras anti-aproximação e anti-roll ;) só aqui já gasta uns milinhos

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #72 em: 24 de Agosto, 2010, 13:54:41 »
Bem deixo só aqui mais uma posta e vou-me,pelo que percebi discutir opções neste tópico é fazer off topic....

Colocar um turbo num 8V para chegar aos 120cvs não cabe na cabeça de ninguém,além de nunca passar em IPO,é preciso perceber minimamente o que se quer fazer...

No meu Y ,chegou-se a essa potencia facilmente,andou 38000kms até passar para a maria e ficar um pouco menos bruto, passou em 3 IPO sem espinhas nem amizades...

Quem andou nele sabe o que anda,ficou fiável e não teve problemas nenhuns.

Mas pronto,eu é que não percebo nada disto...bota turbo e força nisso... :uikabom:

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #73 em: 24 de Agosto, 2010, 14:09:06 »
Bem deixo só aqui mais uma posta e vou-me,pelo que percebi discutir opções neste tópico é fazer off topic....

Colocar um turbo num 8V para chegar aos 120cvs não cabe na cabeça de ninguém,além de nunca passar em IPO,é preciso perceber minimamente o que se quer fazer...

No meu Y ,chegou-se a essa potencia facilmente,andou 38000kms até passar para a maria e ficar um pouco menos bruto, passou em 3 IPO sem espinhas nem amizades...

Quem andou nele sabe o que anda,ficou fiável e não teve problemas nenhuns.

Mas pronto,eu é que não percebo nada disto...bota turbo e força nisso... :uikabom:

eu posso corroborar, estava "estupido" o raio do Y

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #74 em: 24 de Agosto, 2010, 14:50:59 »
É esse o espírito!  :tasla:
Ora bem o Charade GTTi vinha com IHI RHB3 ou IHI RHB5, o Y10Turbo IHI RHB5, assim como o Punto GT e o Uno Tie..  :mcool:
A mim parece-me é que este IHI RHB5 é uma boa opção..  :D
O do Smart Roadster não pode ser visto que os colectores e a turbina são a mesma peça..  :huh:

o turbo i.e vem com o ihi vl5 e o punto gt vem com o ihi vl7

atençao escape directo nem sempre e assim como dizem , os carros turbo presisam de alguma back presure na linha se nao os turbos vao a vida muito rapido no gt se meteres so tubo tem melhor acelaraçao perde e cerca de 10 a 20kmh de velocidade de ponta.
« Última modificação: 24 de Agosto, 2010, 14:56:21 por italianjob »
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI