Afinal o tal T15 é refrigerado a água.. E isso iria complicar ainda mais as coisas.. Acho que então um seria bom um Garrett T2 (Renault 5, 9, 11, Uno TIE e Delta HF Turbo) ou então o IHI RHB5 VL5/7 do Uno TIE/PGT.. Mas a wastegate de cada um destes turbos funciona a uma determinada pressão, certo? Se se quiser uma pressão mais baixa como faz?
do pouco que sei, sei que têm a borboleta de admissão diferente (se não estou em erro a do 60 tem 30mm e a do 75 tem 38mm), têm cames diferentes, o 60 é spi e o 75 é mpi (e ainda continuo sem saber se é de injecção sequencial ou não), colectores de admissão diferentes, canais de admissão e valvulas maiores, a nivel de interiores não sei porque nunca os abri... é o pouco que sei
há aí qualquer coisa que me escapa...um turbo a gasolina por dentro é igual ao do diesel;o que varia às vezes (!!) é o passo do compressor por causa da rotação; aquilo consegue atinigir temperaturas próxiams dos 750º c com facilidade e mantê-las;a outra diferença muitas vezes (não usualmente) é a válvula para o de gasolina, o resto é treta...vês o o turbo do 1.3 Mjet e vê bem a que rotação é que o carro "pega" a sério e diz-me qual a diferença para um a gasolina;quanto aos tubos de escape, a diferença não é tão grande dado que se andarmos em regime pesado num diesel a temperatura atingida é muito semelhante ao de gasolina;qualquer turbo, trabalha em qualquer lado! as "coisas" á volta dele é que têm de estar a condizer (injectores, bomba, colectores, etc. etc...)aliás, como teoria, agarras num turbo de um TD, metes um carburador num carro a injecção e montas isso tudo e afinas tudo quase à unha...
Então e como sei se a wastegate de cada turbo é afinável ou não?É fácil de arranjar uma afinável e trocar se a original não for?
quando tem porca da para afinar, quando não tem porca da para afinar dobrando o eixo... da sempre para afinar de uma forma ou outra
o 75 é de facto injecção sequencial, mas isso não interessa devido apenas ser sequencial ao relanti praticamente, o mesmo com TODOS os motores de injecção sequencial.. a não ser que inventem injectores capazes de abrir e fechar em microsegundos vai se manter assim
o turbo do turbo i.e , punto gt delta hf turbo sao todos refrigerados a agua , os renault nao sei mas acho que tambem sao.mas nao vejo qual o problema disso vais buscar agua a um tubo antes do radidor e ou depois. o de baicho ligas na parte de cima do turbo , e o que sai do turbo ligas no de cima do radiador . simples. mais complicado é ir buscar oleo para o turbo mas tambem se faz ou no senso de presao de oleo ou com uma bolacha no filtro de oleo.
o turbo deve ser intercalado depois do motor no circuito de agua