Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 173382 vezes)

elson

• Encartado

• *
  • 97
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Garrett T15?
« Responder #135 em: 25 de Agosto, 2010, 19:13:46 »
Afinal o tal T15 é refrigerado a água..  :d_umpf:
E isso iria complicar ainda mais as coisas..  :dry:
Acho que então um seria bom um Garrett T2 (Renault 5, 9, 11, Uno TIE e Delta HF Turbo) ou então o IHI RHB5 VL5/7 do Uno TIE/PGT..  :deal:
Mas a wastegate de cada um destes turbos funciona a uma determinada pressão, certo? Se se quiser uma pressão mais baixa como faz?  :deal:

Boas, esta e a valvula que regula a pressão do turbo, e ela que faz abrir mecanicamente a wastgate. A solução e tentares afinar a valvula de maneira que abra á pressão que tu queres. Por ex esta tem um afinador com rosca no varão... se nao conseguires afinar vais ter que arranjar uma que dê para o que queres... :t_up:
Eu tb ja andei com 0.4 com 0.7 era fix mas com 1 bar :SaiyanSmilie_anim: lool
Quanto ao O\T dez de ja peço desculpa e acho que a moderação ja devia ter apagado, este post destina-se a alterações e dados tecnicos.
Abraços

mas se queres uma coisa mais ou menos... podes deixar estar como esta porque deve estar regulada para 0.7 ou 0.8bar o k ja te vai dar uma pastilha porreira
« Última modificação: 25 de Agosto, 2010, 19:15:52 por elson »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #136 em: 25 de Agosto, 2010, 19:30:26 »
do pouco que sei, sei que têm a borboleta de admissão diferente (se não estou em erro a do 60 tem 30mm e a do 75 tem 38mm), têm cames diferentes, o 60 é spi e o 75 é mpi (e ainda continuo sem saber se é de injecção sequencial ou não), colectores de admissão diferentes, canais de admissão e valvulas maiores, a nivel de interiores não sei porque nunca os abri... é o pouco que sei ;)

ora ai está a resposta correcta  :t_up:

sabendo isso automaticamente sabes as restricções do 60 (tirando os colectores e admissão) se aplicares o mesmo conceito no 75 e mais uns toques facilmente elevas a potencia mais um bocado..

mas para os 95-100cv basta melhores a linha de escape e abrir ligeiramente a borboleta, rebaixar a cabeça e polir as janelas, e por fim subir a pressão de gasolina até ficar no ponto.. não ficara perfeito, bebe bem e só 98, mas ficas com outro carro...

ja agora a arvore de cames do 75 correcta para brincar é a que tem o numero 866 gravado nela, a outra tem ligeiramente menos duração e menos lift para passar nas emissões..

o 75 é de facto injecção sequencial, mas isso não interessa devido apenas ser sequencial ao relanti praticamente, o mesmo com TODOS os motores de injecção sequencial.. a não ser que inventem injectores capazes de abrir e fechar em microsegundos vai se manter assim  :P

há aí qualquer coisa que me escapa...

um turbo a gasolina por dentro é igual ao do diesel;

o que varia às vezes (!!) é o passo do compressor por causa da rotação; aquilo consegue atinigir temperaturas próxiams dos 750º c com facilidade e mantê-las;

a outra diferença muitas vezes (não usualmente) é a válvula para o de gasolina, o resto é treta...

vês o o turbo do 1.3 Mjet e vê bem a que rotação é que o carro "pega" a sério e diz-me qual a diferença para um a gasolina;

quanto aos tubos de escape, a diferença não é tão grande dado que se andarmos em regime pesado num diesel a temperatura atingida é muito semelhante ao de gasolina;

qualquer turbo, trabalha em qualquer lado! as "coisas" á volta dele é que têm de estar a condizer (injectores, bomba, colectores, etc. etc...)

aliás, como teoria, agarras num turbo de um TD, metes um carburador num carro a injecção e montas isso tudo e afinas tudo quase à unha...

como um diesel não produz vacuo não precisa de vedantes estanques como a gasolina, as pas não precisam de ser uma liga tão resistente por as temperaturas serem mais baixas.. no fim tens um turbo capaz de ser produzido mais barato, dai a diferença de preços entre os turbos gasolina e diesel.. obviamente que um turbo novo da para usar em qualquer motor, eles so cortam despesa em carros de origem.. tambem da para rectificar um turbo de um diesel para specs de gasolina...

acho que no fundo num projectos destes a duração do turbo vai ser o minimo que interessa  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Garrett T2 VS IHI RHB5 VL5/7
« Responder #137 em: 25 de Agosto, 2010, 19:45:25 »
Então e como sei se a wastegate de cada turbo é afinável ou não?
É fácil de arranjar uma afinável e trocar se a original não for?

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #138 em: 25 de Agosto, 2010, 19:54:20 »
Então e como sei se a wastegate de cada turbo é afinável ou não?
É fácil de arranjar uma afinável e trocar se a original não for?

quando tem porca da para afinar, quando não tem porca da para afinar dobrando o eixo... da sempre para afinar de uma forma ou outra  :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #139 em: 25 de Agosto, 2010, 19:58:12 »
quando tem porca da para afinar, quando não tem porca da para afinar dobrando o eixo... da sempre para afinar de uma forma ou outra  :t_up:

Pois, estive agora a vasculhar a net e pelo que vi o pressoal quando a wastegate não tem porca para afinar, ou faz rosca e aplica a porca ou então troca a wastegate..  :D

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #140 em: 25 de Agosto, 2010, 23:34:23 »
Andei este tempo todo a pesquisar e pareceu-me que o T15 do Hyundai Scoupe GT e o T2 do Uno Tie, Lancia Delta HF Turbo e Renault 5, 9 e 11 são todos refrigerados a água.. Serão mesmo ou eu é que percebi mal?  :wacko:
« Última modificação: 25 de Agosto, 2010, 23:42:53 por abarth_hp »

BooT

• Giannini

• *
  • 318
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #141 em: 26 de Agosto, 2010, 00:53:14 »
o 75 é de facto injecção sequencial, mas isso não interessa devido apenas ser sequencial ao relanti praticamente, o mesmo com TODOS os motores de injecção sequencial.. a não ser que inventem injectores capazes de abrir e fechar em microsegundos vai se manter assim  :P

pronto... lá me vais fazer ir mudar de cabeça :P vou experimentar fazer a cablagem para os 4 injectores e ver se aquilo se aguenta. se funcionar, depois é trabalhar a cabeça e montar ;) tenho lá tudo, só não montei por causa dessa duvida dos injectores.

fazendo aqui um little offtopic/side project:
e se deixar os 5 injectores?  :d_grin: ficava fofo... até certa rotação trabalhava em spi, apartir de XXXXrpm ficava em mpi (4 injectores) e em altas ficavam os 5 :D e depois afogava-se LOL
precisava era de mais pressão na gasolina.

tenho o material todo:
1 injector spi do 60
4 injectores mpi do 75
cabeça, colector de admissão e rampa de injectores do 75 (tenho que confirmar se tenho a rampa)
relés e microcontrolador
e bomba de gasolina do thema 2.0Tie

só tenho que perder um bocado de tempo

parece-vos viavel?

0 - 3000rpm - spi
3000 - 5000 - mpi
5000 - ...... - smpi

edit: caguem lá nisso... o colector do 75 é dryflow, ia-se atrofiar todo a funcionar com só em spi em baixas (falo por experiencia propria). portanto iria ficar até às 5000 com os 4 do mpi e daí pra cima com os 5 ;) aquilo em altas é tudo sugado, não deve chegar a fazer poça no colector :P

voltando ao tópico...
abarth_hp.. se não estou em erro, tenho lá um GT15 proveniente de um diesel, tenta saber preços de "converter" aquilo para gasolina e pode ser que te compense. está bom e com poucos km. tenho lá muitos GT17 com menos de 5km mas são de geometria variavel.

quanto ao "problema" do arrefecimento do turbo... ou metes outro reservatório, bomba de água e radiador, ou mudas as tubagens de origem... metes uns T a ir ao turbo e vir... deve resolver o problema
« Última modificação: 26 de Agosto, 2010, 01:27:17 por BooT »

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #142 em: 26 de Agosto, 2010, 01:19:36 »
Afinal o tal T15 é refrigerado a água..  :d_umpf:
E isso iria complicar ainda mais as coisas..  :dry:
Acho que então um seria bom um Garrett T2 (Renault 5, 9, 11, Uno TIE e Delta HF Turbo) ou então o IHI RHB5 VL5/7 do Uno TIE/PGT..  :deal:
Mas a wastegate de cada um destes turbos funciona a uma determinada pressão, certo? Se se quiser uma pressão mais baixa como faz?  :deal:

o turbo do turbo i.e , punto gt delta hf turbo sao todos refrigerados a agua , os renault nao sei mas acho que tambem sao.
mas nao vejo qual o problema disso vais buscar agua a um tubo antes do radidor e ou depois.
o de baicho ligas na parte de cima do turbo , e o que sai do turbo ligas no de cima do radiador . simples. mais complicado é ir buscar oleo para o turbo mas tambem se faz ou no senso de presao de oleo ou com uma bolacha no filtro de oleo.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #143 em: 26 de Agosto, 2010, 01:37:46 »
o turbo do turbo i.e , punto gt delta hf turbo sao todos refrigerados a agua , os renault nao sei mas acho que tambem sao.
mas nao vejo qual o problema disso vais buscar agua a um tubo antes do radidor e ou depois.
o de baicho ligas na parte de cima do turbo , e o que sai do turbo ligas no de cima do radiador . simples. mais complicado é ir buscar oleo para o turbo mas tambem se faz ou no senso de presao de oleo ou com uma bolacha no filtro de oleo.

Pois, já vi que a maioria dos turbos são refrigerados a água.. Não estava a contar com isto por acaso..  :(
Mas o dos primeiros R5 não era, só que mudaram porque partiam muito.. Então após estes anos todos encontrar um desses em boa condição era mesmo filme..  :P
Como é o percurso da "água" no circuito de refrigeração de um carro turbo originalmente refrigerado a água?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - T15/T2 refrigerados a água ou não?
« Responder #144 em: 26 de Agosto, 2010, 10:20:58 »
o turbo deve ser intercalado depois do motor no circuito de agua
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #145 em: 26 de Agosto, 2010, 13:31:54 »
o turbo deve ser intercalado depois do motor no circuito de agua

Então faz-se um T após o motor para ligar ao turbo, mas onde se liga o tubo de saída da água do turbo?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #146 em: 26 de Agosto, 2010, 13:40:46 »
eu intercalava mesmo... mas nada como observar um carro turbo e ver

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #147 em: 26 de Agosto, 2010, 13:46:23 »
depende se tem diametro para passar o caudal total ou não... provavelmente não tem...

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #148 em: 26 de Agosto, 2010, 14:04:40 »
é assim no gt o turbo vai buscar agua au tubo metalico que liga a bomba que é onde se encontra a agua mais fria (digamos assim) e o retorno ele faz no proprio bloco tem um furo onde se liga o tubo de retorno.
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #149 em: 26 de Agosto, 2010, 14:14:41 »
umas fotos para exempleficar .
o tubo metalico e de alimentaçao de oleo , o retono ele faz directamemte no carter que nao o tinha montado na altura.

o tubo de boracha que vez no bloco e o de retorno da agua.

fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI