Autor Tópico: Punto 6 Speed Híbrido  (Lida 77674 vezes)

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
Re: Motor Fire 75 Punto mk1
« Responder #75 em: 04 de Outubro, 2010, 16:42:25 »
Vou substituir essa treta toda LB . E claro que só quando saberei o que realmente está ali ...
Mas a ideia é mesmo refazer o motor ( segmentos, bronzes e afins ... ) , fico mais seguro e sei que não dá raia tão cedo .
De qualquer forma não tenho pressa nisto , se demorar alguns meses , que seja ! Tenho procurado na net manuais de performance em motores NA , mas não tenho tido sorte na procura ...  :angry:
Tens ideia onde poderei mandar fazer umas relas em inox , cobre ou assim ... ??

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #76 em: 04 de Outubro, 2010, 17:54:14 »
relas em inox para que? tudo bem limpinho e com paraflu, nunca vais ter ferrugem no circuito
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #77 em: 04 de Outubro, 2010, 19:36:47 »
Já agora , como hei-de tirar toda a ferrugem que tem no circuito da água ?
Já tive a desmontar e aquilo tá uma tragédia , parece que anda com água del canudo desde novo ...  :o :o

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #78 em: 04 de Outubro, 2010, 20:49:48 »
Os Puntos MK1 e Y de 86cv pouco menos bebem que um 1400 Turbo i.e.

O Punto 75 é mais económico.

Falo em todo o tipo de utilização, não é a 120 em 5ª.

tinha um punto 75mk1, troquei o motor e caixa pelo 16v e por fim foi estampado.. as minhas medias são do meu uso em motores com 0kms, não estou a falr de flano que tem o 75 faz X e flano com o 16v faz Y..

com o punto 1.9D faço medias de 4-4,5l/100 por isso não me considero com pe pesado em carros fracos, ou anda ou é economico, os dois é impossivel  :lol:

quanto a limpar o motor basta ir a um torneiro ou alguem que tenha tanque quente, uma noite la dentro e fica como novo, tem é de ser TODO desmanchado que so o bloco e cabeça la podem ir e mesmo a cabeça a que ter cuidado que é corrosivo para aluminio..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #79 em: 04 de Outubro, 2010, 21:16:03 »
Pois é pessoal , já desarmei o motor praticamente todo .
Pude verificar que está bastante bom , estou muito satisfeito com a compra . Tem aquelas chanatices do costume , tipo condutas da água cheias de ferrugem , encontrei só um parafuso moído (embora não afecte o funcionamento do motor) .
A junta da colaça estava boa , os bronzes das bielas também , não medi a ovalização dos cilindros pois não tenho ferramentas para isso ...  :wacko:
Encontrei também uma tira de silicone numa das condutas de água do bloco . Mas saiu facilmente ... Devia tar lá a entupir aquela treta há que tempos ...  :point:
De resto , estive a ver a cabeça com uma régua e não está empenada , assim como o bloco ! Não faço ideia se o motor já tinha sido aberto alguma vez ou não ...
O que reparei e posso garantir é que a bomba da água era de origem , o termostato também . A correia já tinha sido mudada e não era original ...
Agora é começar as hostilidades ! Juntar material para reconstruir o bicho e estudar o que realmente será feito para subir a performance  :d_grin: :d_grin:
Deixo-vos algumas fotos que é disso que o povo gosta !  :t_up:

Início dos trabalhos

Bloco

Cabeça

Junta

Pistões + Bielas

Aqui já tudo arrumadinho à espera de limpeza  :sombrero:

Fatta dizer que tudo isto se tornou possível graças a esta prenda de anos do BAFOOOOO !!!  :d_grin: :d_grin: :d_grin:

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #80 em: 04 de Outubro, 2010, 22:22:38 »
És um cromo.  :point:

Obrigar a rapariga a fotografar enquanto metias as mãos no trabalho.

Luvinhas e tudo. Vá lá de Latex, o Barroso é luva de flanela  :d_grin:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #81 em: 04 de Outubro, 2010, 22:35:48 »
agarra no bloco e manda areá-lo; tira a tinta e a ferrugem

essas bielas são para levar bronzes agora, por isso depois é só equilibrá-las!

manda rectificar essa cambota em minimos e bronzes novos!

volante para rectificar e manda equlibrar junto com a cambota ao mesmo tempo

tira o peso do volante e tira as décimas que indiquei à cabeça;

aconselho vivamente que mandes rectificar as camisas e metas pistons novos ou em alternativa segmentos novos e mandas de novo encamisar....(é carito...)

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #82 em: 05 de Outubro, 2010, 03:02:08 »
agarra no bloco e manda areá-lo; tira a tinta e a ferrugem

essas bielas são para levar bronzes agora, por isso depois é só equilibrá-las!

manda rectificar essa cambota em minimos e bronzes novos!

volante para rectificar e manda equlibrar junto com a cambota ao mesmo tempo

tira o peso do volante e tira as décimas que indiquei à cabeça;

aconselho vivamente que mandes rectificar as camisas e metas pistons novos ou em alternativa segmentos novos e mandas de novo encamisar....(é carito...)

LB o que queres dizer com rectificar a cambota em mínimos ?
Rectificá-la para a medida mínima ? Que bronzes devo usar depois disso ?
Comprar pistões novos fica um bocado ( bastante ) fora do meu orçamento ... É um investimento muito alto ... Mas segmentos novos vai levar com certeza !  :t_up:
Se os cilindros estiverem com as medidas dentro dos limites não preciso encamisar pois não ? Não sei muito bem como isso funciona ...
Para tratar o bloco e a cabeça ( limpeza , etc ... ) estou a pensar recorrer à Cromagem Pinheiro aqui ao lado em Gaia . Já li uma boa reportagem sobre eles na Motor Clássico . Agora têm um tratamento qualquer dedicado a blocos e afins ... Para além disso têm o tal tratamento de jacto de areia de que falas Barroso  :t_up:
Resumindo e concluindo , estou ainda numa fase embrionária do processo de construcção deste motor ... Tenho que me informar melhor sobre as casas mais indicadas para alguns processos e ainda como irei encomendar a árvore de cames da Colombo & Bariani ...  :deal: :deal:
Pedir preços de material na FIAT e na concorrência , avaliar marcas . etc ... Que trabalhão ...  :sombrero: :sombrero:

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #83 em: 05 de Outubro, 2010, 10:07:32 »
tu tiraste as bielas da cambota, por isso eu levava-a ao torneiro para rectificar e por novas capas e ver se isso ficava apenas com 0.10 (no minimo isso há-de estar muito suavmente ovalizado)

agora abrir motor e tirar tudo para fora e só mete segmentos, faz 10.000 e acabou-se outra vez; das duas uma: ou encamisas de novo e então já só metes os segmentos nesses pstons ou o torneiro abre um pouco e metes psitons uma medida acima; (fala com o Costa Peças em Lisboa e vê se ele tem pistons de rectificação para isso; para mim arranjou-me e não foram nada caros..)

depois as bielas tem obrigartoriamente de levar bronzes novos senão a reparação não presta...pura e simples..

o bloco das duas uma: ou é areado ou vai ao bidon do tetracloreto... há para aí umas firmas disso; mas assim que lá for tem que ir à rectificação!!!

também te irão dizer quando medirem isso que não vale a pena se calhar meter outros bronzes porque está dentro da medida, etc, etc... mas o que é certo é que essas reparações são sempre para desenrascar e não para durar..
e depois a história dos segmentos que assim fica bem... etc..

se não calhas a ter desmontado as bielas da cambota, aí isso poderia ter durado mais, caso as capas estivessem boas, mas como já desmontaste tudo....

uma coisa: essa árvore de cames de origem é muito boa !

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #84 em: 05 de Outubro, 2010, 12:41:46 »
Vou optar pelo que me dizes e encamisar o bloco . Se me dizes que sem isso o motor não dura , confio em ti ! Quero uma coisa bem feita em todos os aspectos !  :fiat:
Ontem à noite fiz uma incursão pelo ebay à procura de pistons novos e não é que encontro uns novinhos de origem para este motor ??!  :d_grin: :d_grin: Têm segmentos e tudo !  :t_up:
Não achei caros , mas custaram 3 vezes o que paguei pelo motor ...  :lol: :lol: Encomendei e só me falta fazer a transferência pelo paypal . Sexta-feira o gajo deve enviá-los cá para casa !  :t_up:
Mas explica-me pf em que consiste exactamente encamisar um cilindro Barroso ? Já ouvi falar muitas vezes , mas não sei ao certo como funciona esse processo ...  :mellow: Eles abrem o cilindro e metem uma espécie de helicoid gigante para tornear de novo para a medida que quisermos ?? É essa a imagem que tenho de encamisar ...
Quanto aos bronzes de bielas e cambota , vai levar novos claro .
Aconselhas-me a poupar o guito da cames e manter a de origem ?

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #85 em: 05 de Outubro, 2010, 12:51:53 »
LB..... Na tua cabeça, parece-te que tendo o bloco pouco desgaste, seja necessário meter pistões e encamisar?

Fazer 10.000 com segmentos novos?

WTF?

A menos que o rapaz vá andar a fazer 10.000 rpm com cames e essa cangalhada toda... o que não me parece :OMG:
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

A.Velez

• Banido
  • Vignale

• *
  • 871
« Responder #86 em: 05 de Outubro, 2010, 15:24:16 »
Parabéns, boa base , força para o projecto, cuidado com os euros, boa continuação  .  A.V.

Obs.  Quando tenho algum tempo e leio estas ideias e opiniões  , fico logo com a ideia que entendo cada vez menos de mecânica, quando se desmancha um motor a peça devemos montar o mais numero de peças novas possível, bloco rectificado ou quando possível encamisado, pistons novos, segmentos, apoios, juntas, rectificar a cambota e todas as faces  do bloco e cabeça, etc, etc… neste caso o motor pode ser desmanchado a balda …

Quando se quer  poupar alguns Euros , e aproveitar algumas  peças, a fase de desmontagens e mais importante, assim espero que tenha marcado tudo material por numero de cilindros, se não foi tido em conta este factor, não estou a ver como vai ser possível reutilizar algum material.
« Última modificação: 05 de Outubro, 2010, 15:52:13 por A.Velez »
A.V.  - 

.(____).
(ô\_!_/ô)
 U" "" "U

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #87 em: 05 de Outubro, 2010, 16:52:44 »
LB..... Na tua cabeça, parece-te que tendo o bloco pouco desgaste, seja necessário meter pistões e encamisar?

Fazer 10.000 com segmentos novos?

WTF?
A menos que o rapaz vá andar a fazer 10.000 rpm com cames e essa cangalhada toda... o que não me parece :OMG:

olha uma coisinha: eu já me fartei de ouvir os mecânicos a dizer mete-se só os segmentos e fica bom e dura e blá, blá, blá... mas o que eu vi nesses motores todos depois foi ou pistons marados, o motor come óleo não se sabe de onde, gripou, ouve-se a bater, etc. etc....
se ele desmontou tudo, que achas que se deve fazer ?? montar segmentos novos, bronzes novos a olhómetro e depois como não parece ter folga, siga???
ou faz-se já o trabalho final com uma despesa grande ou gasta-se menos e depois gasta-se o restante numa reparação como esta?????

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #88 em: 05 de Outubro, 2010, 17:03:57 »
e mais.... no sitio onde tenho o meu estão lá dois carros(ões) ...

um que pôs só segmentos e outro que está a reparar na totalidade....

o 1º estourou um piston (não se sabe como, né??) e foi há 10.000 e não andou a puxar muito, mas só o facto de por segmentos sem por bronzes nas bielas, matou-o partindo-o e os outros têm todos folga; agora gasta noutra reparação!
o 2º quando lhe tiraram a cabeça já as camisas têm folga com calo cá em cima; agora vai a reparar por completo e só depois de de desmontar a cambota junta com os as bielas e pistons agarrados é que se vai ver se aquilo tem folga ou não; se tiver leva, senão tiver não leva!!
isto das duas uma: ou uma pessoa usa o motor até ao fim e não o abre, ou quando abre gasta o dinheiro duma vez mas fica servido até daqui a 150.000 Km... o resto que disserem pelo meio, para mim é musica ..... Pagas mais agora mas pagas menos depois -> SIMPLES!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #89 em: 05 de Outubro, 2010, 17:11:05 »
Vou optar pelo que me dizes e encamisar o bloco . Se me dizes que sem isso o motor não dura , confio em ti ! Quero uma coisa bem feita em todos os aspectos !  :fiat:
Ontem à noite fiz uma incursão pelo ebay à procura de pistons novos e não é que encontro uns novinhos de origem para este motor ??!  :d_grin: :d_grin: Têm segmentos e tudo !  :t_up:
Não achei caros , mas custaram 3 vezes o que paguei pelo motor ...  :lol: :lol: Encomendei e só me falta fazer a transferência pelo paypal . Sexta-feira o gajo deve enviá-los cá para casa !  :t_up:
Mas explica-me pf em que consiste exactamente encamisar um cilindro Barroso ? Já ouvi falar muitas vezes , mas não sei ao certo como funciona esse processo ...  :mellow: Eles abrem o cilindro e metem uma espécie de helicoid gigante para tornear de novo para a medida que quisermos ?? É essa a imagem que tenho de encamisar ...
Quanto aos bronzes de bielas e cambota , vai levar novos claro .
Aconselhas-me a poupar o guito da cames e manter a de origem ?

encamisar é por uma camisa nova em cada um dos cilindros
é um "tubo" de aço fino à volta do piston que o torneiro escava no bloco onde depois este tubo entra à pressão e fica da medida de origem que lá se encontrava; aí não compras pistons mas sim segmentos novos só e montas os pistons que tens e poupas!
mas não compres já nada sem falares com Costa Peças ou outro que te arranje pistons, porque 1º vais ter que levar o bloco ao torneiro para ele te dizer qual a medida deles ou se vale a pena encamisar;

PORTANTO NÃO GASTAS DINHEIRO NENHUM SEM LEVARES O BLOCO AO TORNEIRO!!!