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O twinair não vai vingar apenas e só porque consume muito. Ver teste da semana da autohoje e autofoco.Um carro que pesa escassos 800 kg, um motor com 900cc, motor de 85cv ( nem estamos a falar do 105!!!) consumir de média 7.1 é muita fruta. Polui pouco mas tem que se andar mais vezes que o normal na bomba...qual o sentido? Deixar de poluir o ambiente e a carteira?Não obrigado.Passo.
Pah, tem que ter faísca, ou não presta. ^_^
pois mas essa treta do Multiair nã é invenção nenhuma Fiat...isso já existe há anos na BMW
Como é que um carro a gasolina com turbo pode ser mais económico?Não é.Entrando em acção o turbo, entra mais ar. Tem que entrar também mais gasolina, para manter a mistura.
Se assim for, como se explica por exemplo no caso de dois motores iguais, apenas um tem turbo e outro não, falo dos Lancia Kappa 2.0 20v. a gasolina, neste caso o modelo com turbo consegue consumos mais baixos.
Qual 1.3 mjet? O mk 2b.
2 razões, primeira regra geral tem mais potencia e requer menos esforço para acelarações, segunda, abaixo do regime de funcionamento do turbo e em cruise é mais economico devido a eficiencia volumetrica superior..
Sem turbo o motor pode ter maior taxa de compressão, por exemplo é normal por volta de 10:1.Comparado com o "mesmo" motor turbinado, o motor não turbinado, abaixo da faixa de utilização do turbo não é mais eficiente?Pergunto eu.
Estás a falar do VALVETRONIC.A diferença principal, para além de uma maior fiabilidade (teórica) do sistema da FIAT, é que no sistema da BMW só o timing e a abertura da válvula são variáveis. No MULTIAIR para além desses dois mecanismos, a propria geometria da cames varia de acordo com as necessidades do motor.De qualquer forma, a tecnologia aqui referida é o TWINAIR, que alia o MULTIAIR a uma arquitectura de motor completamente nova, o bicilindrico de baixa cilindrada + turbo. E isso, que eu saiba, é completamente inovador no mercado automóvel.
pois... é o sistema da BMW junto com o sistema VTEC que por acaso esse sistema já existia no Alfa 75 e que não passa de Marketing de cada marca .... e um dia destes ainda hás-de ouvir em injecção multiponto sequencial chamado "multiplus-air a todo o gás" (ou outra coisa qualquer tipo multi qualquer coisa...) para gasolina que já apareceu nos sitemas a GPL há mais de 10 anos... invenção em cima de invenção e toda a gente lhe chama nomes..
Pondo um pouco de lado a discussão sobre os turbos e os consumos...Andaram aqueles carolas dos engenheiros da FPT a queimar os neurónios sei lá quantos meses, a desenvolver esta tecnologia, que por acaso entrou agora no mercado e já está a ganhar prémios de reconhecida importância. (ver http://www.promotor.co.za/live/2010/10/fiats-twinair-engine-wins-technobest-2010-prize/) Quando afinal podiam ter contratado meia dúzia de jornalistas portugueses para testar "a cena" e ver logo que afinal não presta e não vale a pena... Olha o dinheirão que se tinha poupado!!!Eh pah... Eu para algumas coisas já não tenho paciência! Deve ser da idade!Abraço a todos!
Então suponho que os consumos indicados pelas revistas automóvel são todos longe da realidade. Em milhares de testes os milhares de jornalista inventaram nos consumos ou calcularam mal deve ser o CB. Se os consumos anunciados pela marca estão errados como toda gente sabe, se os jornalistas não sabem aferir ou anda na escafia com o carro como é que se sabe o consumo real de um carro novo? Como é que fazemos? Temos que fazer um teste drive? Mas o carro tb tem poucos Km como é que fazemos?Repare que o consumo anunciado é de 4(+/-) e eles verificam que o consumo é de 7, isto é merecedor de um prémio? Motor reconhecido? Deviam era ter vergonha de terem um motor de tirar agua a consumir como um motor de 160cv, sim porque o consumo que indicam consume um 1.4 TSI tem o consumo deste "motor". Este motor é bom unicamente porque polui pouco.E ainda por cima praticam um preço que parece que estamos a comprar um carro com um motor de homem.