Autor Tópico: Punto GT vs Lancia Thema  (Lida 157366 vezes)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Punto GT vs Lancia Thema
« Responder #195 em: 23 de Novembro, 2010, 13:37:44 »
boost como o caneco ás 9000... parece-me bastante "viável" :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #196 em: 23 de Novembro, 2010, 14:10:58 »
boost como o caneco ás 9000... parece-me bastante "viável" :)

viavel ao nao nunca parou .
apesar de agora ja anda com internos reforçados .
nesse video era internos de origem ainda. so dos pistons para cima e que foi tudo mudado.
valvulas, molas das valvulas, e cames.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #197 em: 23 de Novembro, 2010, 14:38:24 »
Boas.

Não andei ainda com um Thema, mas na CRIL com o Bravo já testei com um Punto GT,e é verdade que o Bravo anda mais, tal como o Thema andará ainda mais, mas... o Punto é mais brusco a arrancar e não duvido que os primeiros metros sejam do Punto mesmo com menos potência.

O teste foi simples:

Entrada na CRIL a 60km/h e pisar a fundo em modo SPORT (230nm às 3000rpm), e seguir até ao fim da CRIL em Algés.

O que me recordo é que o Bravo encostou-me ao banco, mas o Punto aproximou-se da minha traseira de forma ameaçadora, e só acima dos 160km/h o Bravo começou a mostrar o maior binário e potência superior, pois de arranque bruto, o Punto levou a dianteira e só depois o Bravo se afasta.

Entre o Bravo (155cv 230Nm) e o Stilo Abarth (170cv 221Nm) é parecido, o Bravo sai primeiro mas depois em altas é do Stilo.

O Thema deverá ser também "papado" nos primeiros metros de arranque, pois embora tenha maior potência, tem uma massa a movimentar maior, assim como um maior peso e aerodinâmica mais fraca. Claro está que em 4ª e por aí acima o Punto fica para trás pois aí já embalaram e a potência fala mais alto.

Volto a frizar que não experimentei o andamento do Thema, mas deverá ter comportamentos parecidos com os outros, pois o peso é superior e a aerodinâmica é inferior à do Punto.

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #198 em: 23 de Novembro, 2010, 14:41:53 »
Boas.

Não andei ainda com um Thema, mas na CRIL com o Bravo já testei com um Punto GT,e é verdade que o Bravo anda mais, tal como o Thema andará ainda mais, mas... o Punto é mais brusco a arrancar e não duvido que os primeiros metros sejam do Punto mesmo com menos potência.

O teste foi simples:

Entrada na CRIL a 60km/h e pisar a fundo em modo SPORT (230nm às 3000rpm), e seguir até ao fim da CRIL em Algés.

O que me recordo é que o Bravo encostou-me ao banco, mas o Punto aproximou-se da minha traseira de forma ameaçadora, e só acima dos 160km/h o Bravo começou a mostrar o maior binário e potência superior, pois de arranque bruto, o Punto levou a dianteira e só depois o Bravo se afasta.

Entre o Bravo (155cv 230Nm) e o Stilo Abarth (170cv 221Nm) é parecido, o Bravo sai primeiro mas depois em altas é do Stilo.

O Thema deverá ser também "papado" nos primeiros metros de arranque, pois embora tenha maior potência, tem uma massa a movimentar maior, assim como um maior peso e aerodinâmica mais fraca. Claro está que em 4ª e por aí acima o Punto fica para trás pois aí já embalaram e a potência fala mais alto.

Volto a frizar que não experimentei o andamento do Thema, mas deverá ter comportamentos parecidos com os outros, pois o peso é superior e a aerodinâmica é inferior à do Punto.

Fiquem bem.

:t_up:
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #199 em: 23 de Novembro, 2010, 15:19:37 »
Falam falam e eu não os vejo a fazer nada!!! :) :) :)

Ainda me falta andar num punto gt e num uno turbo ie... Mas o Thema tem um belo arranque... :) Quando for o comparativo avisem, que eu quero ver! :) ehehehhe

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #200 em: 23 de Novembro, 2010, 20:19:07 »
Boas.

O teste foi simples:

Fiquem bem.

onde foste buscar a ideia da aerodinamica do thema ser inferior a do punto?

lancia thema
drag coefficient cx 0.31
Height (In) 51.9
Width (In) 66.7
Frontal Area (ft^2) 19.5
Cda 6.23

fiat punto gt
drag coefficient cx 0.30
Height (In) 57.0
Width (In) 64.0
Frontal Area (ft^2) 20.99
Cda 6.35

como da para ver o thema é mais largo mas mais baixo o que lhe da uma area frontal inferior a do punto e nega a vantagem que o punto tem em termos de coefficient..

quanto ao GT com 300cv não acho nada de mais, o thema tambem consegue debitar imensa potencia com internos de origem, a questão é fiabilidade, o limite de 300-320cv são a potencia que se pode debitar sem ter de pensar que vai estoirar um piston... é o que chamamos de margem de segurança ou vulgo "limites"..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #201 em: 23 de Novembro, 2010, 20:42:15 »
gostava de ver um GT com 300 cv´s.............

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #202 em: 23 de Novembro, 2010, 20:42:46 »
Boas.

O teste foi simples:

Fiquem bem.

Olhe que não...olhe que não...

Eu refiro me sempre no caso de ambos estarem de origem, o Thema ganha em tudo, seja em arranque seja no que for, a diferença é pouca por isso há quem tenha duvidas.
Oki perde nos consumos :P

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #203 em: 23 de Novembro, 2010, 20:55:53 »
gostava de ver um GT com 300 cv´s.............

imagino a utilidade, baixa aderencia, pneus estreitos e sem autoblocante... depois baixo peso e travões manhosos e aderencia em curva  :dry:

se reparares bem os pneus mais largos que consegues meter no gt é quase o que o thema calça de origem  :P

Olhe que não...olhe que não...

Eu refiro me sempre no caso de ambos estarem de origem, o Thema ganha em tudo, seja em arranque seja no que for, a diferença é pouca por isso há quem tenha duvidas.
Oki perde nos consumos :P

olha que mesmo ai não tenho tanto a certeza, um punto para acompanhar um thema tem de beber bem, alterados então deve andar elas por elas..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #204 em: 24 de Novembro, 2010, 11:04:33 »
bluecat, não te esqueças que o thema pesa 1285kg, mas tem 320Nm eh pah.. eu concebo que no maximo os primeiros metros sejam do punto, e mesmo assim tenho grandes duvidas, porque se o thema souber arrancar acho que nem isso ;) ja é muito dos condutores

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #205 em: 24 de Novembro, 2010, 14:14:22 »
imagino a utilidade, baixa aderencia, pneus estreitos e sem autoblocante... depois baixo peso e travões manhosos e aderencia em curva  :dry:

se reparares bem os pneus mais largos que consegues meter no gt é quase o que o thema calça de origem  :P

olha que mesmo ai não tenho tanto a certeza, um punto para acompanhar um thema tem de beber bem, alterados então deve andar elas por elas..

vai tudo dos pneus que tens a calçar . o thema nao patina tanto porque tem uma caixa muito longa uma 1ª a dar 70kmh  , mete-lhe relaçoes curtas de caixa e vais ver se nao escava so de afundar o acelarador.

é assim se formos pelos travoes, autoblocante pneus etc o thema e o punto sao quase iguais.
e nao me venham ha o punto nao trava. porque é mentira , trava e bem .

e quanto a esse gt que meti em cima com 300cv tem slicks , foi um preparaçao feita para bater muitos carros com o dobro da potencia , nao e dar presao e esta bom xD

puntos em drag vejo muitos , ate com motores 2000cc , mas themas nem 1.
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #206 em: 24 de Novembro, 2010, 14:17:17 »
haa luke ja te tinha mostrado o video , do punto com motor 2000cc contra o punto motor 1.4 .
e ate esgotar 2 e um bocado da 3ª andaram lado a lado . so dai para a frente é que nao ha milagres. dobro da potencia mesmo peso .
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #207 em: 24 de Novembro, 2010, 14:38:06 »
errado, o 2000 tem que necessáriamente ter mais aderencia pelo maior peso nas rodas de tracção

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #208 em: 24 de Novembro, 2010, 14:49:45 »
errado, o 2000 tem que necessáriamente ter mais aderencia pelo maior peso nas rodas de tracção

é pah rapaz tao teimoso  xD

toma la a maior aderencia do motor 2000cc

http://www.youtube.com/watch?v=oRLDW5_x5d4
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #209 em: 24 de Novembro, 2010, 15:08:49 »
primeiro não arrancaram ao mesmo tempo, depois a questão é que arrancar em andamento só traduz reprises, mantenho o que disse, mais peso nas rodas motrizes = mais tracção