origem para origem?
estamos a falar de cortar a mudança ou chegar ao vermelho muito lentamente?quanto ao resto ja vi que é fruta a mais para perceberes... tens dados concretos como afr, egt, temp de admissão etc? é que dinamometro de peida não é fiavel.. o turbo vai debitar mais volume mas menos caudal isto porque o ar expande seriamente quando comprimido, o thema de origem numa escafia facilmente atinge uma temperatura de admissão de 80-90ºC o que causa EGT bem perto dos limites, aumentas a pressão o que sobe ainda mais a temperatura de admissão e basta uma ligeira falha algures para no minimo derreter as valvulas ou o piston.15seg a 2bar nesse turbo é pico, constante nunca la vai a alta rotação.. tens de te lembrar que pressão do turbo não tem nada a ver com ar debitado, pressão é meramente uma medida de restrição.. soprares numa palhinha debita mais pressão que de boca aberta mas ha uma enorme diferença de caudal.a grande vantagem de nitro sobre os turbos é que é frio e arrefece a admissão, dai se poder usar em motores quase de origem com bons ganhos e sem grandes estragos.. as desvantagens são bem conhecidas..
Nop,o meu Thema rebentou com a junta da cabeça,agora o GT safa-se de certeza.....
Vamos lá lançar a confusão outra vez!!! Oh Bruno pah... Então no PuntoPT tens um post a dizer que com o Thema, até aos 200km/h nem um Coupé 20V Turbo te leva a melhor e depois aqui dizes que o Punto GT te parece mais rápido que o Thema...Depreendo, pela lógica, que achas que o GT anda ali taco a taco com o Coupé!??? Abraço!
É pá se é pá confusão,no site da Competiauto onde se vende,o Thema faz 230cvs em overboost...
Dados de fábrica:Punto GT 0-100km/h - 7,9sCoupé 20V Turbo 0-100km/h - 6,5sQuase 1 segundo e meio de diferença... A 100km/h anda-se 42 metros num segundo e meio... Na gíria diria que levavas 2 autocarros! Claro que isto é tudo teoria! Na realidade há muitos outros factores que temos de ter em conta! Abraço!
nao era pico ou nao ser pico , eu nao arriscava era ficar mais de 15 segundos com o pe la em baicho .ele fazia 2.5 pico em altas ficava em 2 bar e nao descia mais. se desce-se mais so mesmo la para o corte.nao foi so o meu dinamometro de peida que testei xD ouve muita gente a andar no carro nao houve ninguem que nao fica-se de boca aberta com aquilo (especialmente os que iam nobanco de tras que nao tinha cintos xD)digo-te que o carro estava a andar muito mais a 2 bar que a 1 por este simples motivo .testei com um porsche 996 de 300cv andei na trazeira dele ate mais ou menus 140kmh e dai para a frente ainda consegui meter-me lado a lado e ainda meti o fucinho do caro ha frente.dai eu dizer a diferença dos 2 bar para 1 foi gigantesca. é que assim nao da mesmo para explicar , era sentares-te no carro e depis vias .quanto ao arrefecer a temperatura da admiçao, ja inventaram o aquamist.o nito é muito violento .toda a gente que conhexo que teve nitro derreteu o motor.bom para brincar , mas dura pouco tempo. a explosao é muito mais violenta , tens uma potencia imediata ,extremamente superior , conhexo ate 2 carros que dobraram as bielas e ja nao éram as originais.os outros todos furaram os pistons.
que junta tinhas? origem? ou ja tinhas outra?se ja era outra que marca? ja nao é o primeiro 16v turbo carregado que vejo a partir uma junta.
vamos la entao . a 0.8 de turbo no thema o punto gt anda lado a lado ou ate um pouco ha frente.agora com o overbost ligado , pronto ja é outra coisa, so o liguei a semana passada. e realmente os 0.4 de presao extra foi uma grande diferença (apensar de no manual dizer que o thema s2 faz 1.6bar)mas isso ja éoutra historia.olha e se te disser que ja andei de coupe 20vt e digo o gt de arranque anda ela por ela ate aos 100.se procurarem no forum punto evolution ate explico isso quando andei no 20v turbo. ate aos 100 nao achei nada de especial , o meu com menus potencia faz o mesmo ou pouco menus , dos 100 aos 200 comexa a ficar com um andamento diferente , dos 200 para cima nunca tinha visto um 2000 turbo como aquele.sorprendeu-me mais em AE do que em arranque e saida.quanto ha potencia , mas tu queres ver? QUEM É QUE AQUI ME DISSE QUE O THEMA S2 FAZ 220 230CV EM OVERBOST?E QUE OS 185 E A POTENCIA NORMAL SEM OVERBOST? E ATE TINHAM DITO QUE FAZIA CERCA DE 340 DE BIANRIO , MAS ESSE DESMENTI EU POIS O MANUAL DIZ QUE FAZ 320 EM OVERBOST. quanto as preformances , nunca testei lado a lado , raramente ando com o thema agora ando ai 3 dias por semana se tanto.mas como esta agora da noçao de abalar mais rapido que o coupe ate aos 200 . dos 200 para cima nem tento .mas nao faço do carro um aviao autentico anda muito bem para a potencia que tem, ate porque carros com 300 400cv ando eu muito diariamente. e digamos que o voo que pretendo ir buscar é so um pouco mais do dobro do thema. dai vender tudo o que passe pelas minhas maos , menus o gt.a meu ver se me derem um thema ou um kappa a troca do punto nao trocava. pode ser mais carro o thema e o kappa , mas nao tem aquele caracter do gt.
como é que dizes que não era pico se nunca andaste mais de 15seg?num motor bem mexido passa ligeiramente dos 300cv mas não é só aumentar pressão, picos nos 1,3-1,5bar com afr bem afinado...testar com carros mais potentes não é teste no meu livro a não ser que o conductor não seja um variavel...aquamist etc é BS, carro bem afinado não requer agua na admissão.a unica coisa que dura pouco em nitro é a carga das garrafas, o resto é absolutamente má instalação.é rarissimo este motor queimar juntas, quando queimam sem ser por aquecimento é SEMPRE por detonação...o coupe 20VT de origem para origem com o thema é simplesmente uma enrabadela ao thema o thema de origem faz 0,95bar como pressão maxima, nenhum faz 1,6bar de origem, a 1,6bar ja tens o corte de ignição...não sei que manual tens mas não deve ser do s2...é de salientar que as medidas de 0-100kmh no thema são efectuadas com 2 ocupantes (conductor e passageiro), 20kg de carga e deposito atestado claramente indicado no manual.
o pah ou nao me estou a explicar bem ou nao sei.a consegues fazer um pico de presao no corte?a 200 as 5500 ou 6000 rpm achas que ainda vais em pico de presao.15 segundos é muito tempo. vai ao forum da lancia e mais gente tem manuais e dizer 1.6bar de presao, mas eu ja meto aqui uma copia do manual a dizer presao maxima de sobre alimentaçao 1.6baré pah eu sempre me basiei assim , comparar com carros que sei que tem mais motor que eu , mas preformance que eu . num porsche nao é presiso muito para se andar rapido.quanto as juntas ja vi 3 themas , 1 evo , 1 coupe a queimar a junta. por acaso foram todos este ano . o evo , o coupe e 1 thema estavam de origem.
pico é algo que não é continuo, um turbo produz sempre um pico de pressão que por norma é controlado pela wastegate.. se pedires mais ar do que o turbo consegue debitar a velocidade do ar atinge velocidade sonica e aquece, quando se abusa a esse ponto acaba por derreter as pas do turbo.. é conhecida como choke line num mapa do compressor, se olhares bem para o mapa desse tubo verás que 2bar ja fica bem pra lá dessa linha